quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Justiça de Iguatu determina retorno do vereador Louro da Barra ao cargo


A juíza Ana Carolina Montenegro Cavalcante, respondendo pela 1ª Vara da 
Comarca de Iguatu, concedeu liminar em mandado de segurança, 
suspendendo os efeitos do decreto legislativo Nº 51/2017, de autoria da Mesa 
Diretora da Câmara Municipal, que afastou o vereador Louro da Barra de suas 
funções de parlamentar por um prazo de 30 dias. 

A ação foi protocolada pelo vereador Louro da Barra, através do advogado 
Fabrício Moreira. 

"A mesa diretora da Câmara de Iguatu, lamentavelmente, insiste em querer 
suspender sem o devido processo legal, e de forma unilateral, um mandato 
eletivo emanado do voto popular", disse o advogado do parlamentar, Fabrício 
Moreira.

O Advogado Fabrício Moreira considerou a decisão da Mesa
Diretora da Câmara de arbitrária e inoportuna.















O vereador Louro da Barra foi afastado do exercício do seu mandato  
parlamentar no dia 16 de novembro do ano em curso, por decorrência de 
discussão travada no interior da Casa Legislativa entre o impetrante e o 
vereador Joaquim Ribeiro do Nascimento, mais conhecido por Joaquim do Pezão.

Trecho da decisão: (...defiro a tutela de urgência reclamada, para 
efeito de suspender os efeitos do Decreto Legislativo n. 
51/2017, determinando à autoridade coatora proceda à 
recondução do impetrante ao exercício do mandato eletivo de vereador).

"Fico muito feliz por essa decisão da Justiça, afinal, entendo que não pratiquei 
nenhum ato que desabone a minha conduta moral como parlamentar, e nem 
contra as pessoas que através do voto popular, me escolheram para 
representá-las na Câmara de Iguatu. Quero também deixar meus 
agradecimentos ao advogado Fabrício Moreira que também soube conduzir o 
trâmite dessa ação para que eu pudesse ter os meus direitos devolvidos", 
disse o parlamentar.

sábado, 25 de novembro de 2017

O ENTARDECER DE LIMA CAMPOS\ICÓ - CEARÁ


DO BOB!

Resultado de imagem para roberto jefferson

"Toda prisão é desonrosa, põe o homem de joelhos, faz dele um zumbi, sem alma. Você imagina você ter sua vida decidida de fora para dentro o tempo todo.

Então não vejo nenhum privilégio para o Genoíno. Está sofrendo, está doente. Já não é mais um homem jovem e pode se aposentar. Não vejo manobra, não vejo golpe. Eu, se presidente do PTB em atividade, recomendaria meu partido votar a favor da aposentadoria".

(Roberto Jefferson, delator do mensalão).

Pra refletir!

"Uma pessoa de valor nunca é ingrata".

(Johann Goethe).

NEM VIGIA NEM PROFESSOR.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas tocando instrumentos musicais e atividades ao ar livre

A política sempre foi palco, também, para todo tipo de anedotas. Debaixo ou atrás dos palanques, em comícios, quem tiver boa memória saberá escrever alguns riscados, deve anotar um livro inteiro somente de passagens pitorescas.

Em Icó, particularmente, já escrevi dezenas de “causos”, todos verdadeiros, porém, um enfeite aqui e acolá, para animar o fato.

O matutino “Tribuna do Ceará”, criou por nossa sugestão juntamente com outros colegas jornalistas que militavam na Assembleia Legislativa do Estado, um espaço especial para todos os “causos” do Ceará.

Era um sucesso!

#Pois bem!

Em 1998, o agropecuarista Neto Nunes era prefeito de Icó. Com carisma fácil e respostas bem ao estilo de nosso camponês dos sois cotidianos do Icó, nunca deixava uma pergunta sem resposta.

Respondia tudo na “bucha”, como diz o jargão popular.

E daí surgiu muitos fatos!

Certo dia, no ano referido, estava havendo um problema com “professores” da escola do ensino fundamental do conjunto BETA, perímetro irrigado Icó Lima-Campos; dessarte, com a transferência para outros setores de alguns mestres.

José Santana, irrigante, poeta e líder sindical, chamou alguns militantes políticos e, com bandeiras do MST e do PT, resolveram protestar fechando a escola e assentando alguns poucos naquele local.

Os diretores da escola insistiram para por fim ao movimento. Os líderes não aceitavam e mantinham o protesto.

Após muitos queixumes, de um lado e de outro, resolveram chamar o chefe do Palácio da Alforria, ou seja, o prefeito Neto Nunes.

Instalado o debate para por fim ao problema, Neto Nunes tem a palavra:

- “José Santana, o senhor é professor? O senhor é vigia?”. A resposta do líder sindical, lógico, foi afirmar "que não era uma coisa nem outra".

- “Então, saia da escola junto com esses outros aí, que não são vigias nem professores, e deixe o povo estudar”, disse Nunes.

Sem entendimento ideológico, as lideranças do MST e PT, resolveram então, encerrar o evento e protesto.

E os rebeldes ideológicos cederam ao apelo e permitiram que os professores retornassem aos seus locais de trabalho e origem.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

”Um ano após morte de Fidel, reformas travam”.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
MACÁRIO BATISTA

- A morte do ex-presidente cubano Fidel Castro completa um ano hoje. 

A celebração em memória do líder revolucionário deverá ser discreta, em uma Cuba prestes a passar por um processo eleitoral que culminará na nomeação de um novo presidente, envolvida em uma conjuntura de recessão e estancamento de reformas, além da renovada hostilidade com os EUA. 

Na avaliação do economista cubano Pavel Vidal, que atuou no Banco Central de Cuba e no Centro de Estudos da Economia Cubana, as reformas econômicas e sociais iniciadas pelo presidente Raúl Castro em 2010 “acabaram sendo graduais e irregulares demais”. 

Em agosto, por exemplo, foi suspensa a emissão de licenças para o trabalho autônomo em mais de 20 atividades – e alguns tipo de autorização do tipo foram eliminadas. Em julho, Havana ajustou sua previsão de crescimento de 2% para 1%. Mas, de acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Cuba deverá crescer 0,5% – e alguns economistas preveem taxas negativas. 

O ex-diplomata cubano Carlos Alzugaray ressaltou que houve “atrasos” em metas estipuladas pelo governo: descentralização estatal, maior abertura ao setor privado e unificação monetária – em Cuba, há duas moedas, o desvalorizado peso cubano (CUP), usado para pagar a maioria dos salários no país, e o peso conversível (CUC), que tem o valor equivalente ao dólar e serve para comprar mercadorias não subsidiadas. 

Na política, segundo Alzugaray, prevalece “a velha mentalidade”. Ao assumir o segundo mandato, em 2013, que termina em fevereiro, Raúl anunciou que seria seu último período no poder. A expectativa é que o primeiro-vice-presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, o suceda – o que confirma a prevalência da antiga política. 

Paralelamente, a ascensão de Donald Trump à presidência dos EUA fez piorar as relações de Havana com Washington.

(Por Macário Batista, Jornalista de "O Estado").

Caso o PSDB não lance candidato no Ceará, Domingos Filho encara desafio

Resultado de imagem para domingos filho
Nos bastidores, corre a avaliação dando conta do seguinte quadro: 
- Caso o PSDB se recuse a encabeçar uma chapa para o Governo do Ceará, já haveria um nome disposto a ir para o “sacrifício”: Domingos Filho.
O argumento é que o ex-presidente da Assembleia, ex-vice-governador e ex-presidente do extinto Tribunal de Contas dos Municípios(TCM), tem disposição e motivos suficientes para encarar a dura parada.
De quebra, ganharia as condições para reeleger o filho, Domingos Neto, deputado federal. Sem ser filiado, o conselheiro sem conselho de contas controla o PSD no Ceará. 
(Do Jornalista Fábio Campos).

Comarca de Icó encerra Pauta de Júris

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O Tribunal Popular do Júri da Comarca de Icó, encerrou na última quinta-feira(23) a tarde, a pauta das sessões de julgamento de réus acusados de crimes dolosos contra a vida.

A Sessão do Júri foi presidida pelo Juiz de Direito, Dr. Francisco Ireilton Bezerra Freire; o Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça, Dr. Daniel Formiga Porto e a defesa do réu foi realizada pelo advogado Dr. Fabrício Moreira da Costa.

Na foto com Djaceli Amâncio(Assessor); Andrea Jovanna (Assistente Ministerial) e a estudante de direito, Patrícia Rolim Lima.

O Ministério Público apresentou a tese de homicídio duplamente qualificado, enquanto a defesa postulou pela desclassificação para homicídio simples.

(Do Icó Na Rede)

71 municípios estão sem receber o Garantia Safra


Em meio a um ano de grave situação de estiagem no Estado, milhares de agricultores não conseguiram receber um dos principais subsídios que os asseguram melhor qualidade de vida. Atualmente, 71 municípios que solicitaram os repasses do programa Garantia Safra estão sem receber os recursos por parte do Governo Federal, afetando diretamente 117.366 mil cearenses. A União cancelou repasses que, no total, somam cerca de R$ 99 milhões para a população.

Em setembro, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) chegou a liberar o pagamento da safra 2016/2017 para dez município do Ceará (Iguatu, Iracema, Jaguaribe, Jardim, Jati, Jucás, Limoeiro do Norte, Penaforte, Quixelô, e São João do Jaguaribe). No entanto, nem todas as 180 cidades que assinaram o Termo de Adesão ao Garantia Safra, em abril, foram selecionadas.

Na lista de não contemplados consta até mesmo municípios em que, há poucos meses, sofriam com condições climáticas cruéis. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), publicada em julho, aponta que municípios como Amontada, Ararendá e Ipaporanga são regiões afetadas por seca severa e que necessitam de auxílio Federal. Entretanto, os mesmos estados não foram agraciados com o crédito rural, afetando diretamente 3.381 moradores destas regiões.

De acordo com a Sead, o pagamento é feito quando há perda de pelo menos 50% da produção do agricultor devido às condições climáticas. Segundo o prefeito de Pedra Branca, Antônio Góis, o Governo Federal constatou, por meio de um sistema, que havia chovido o suficiente nos municípios, fato que não comprometeria a perda das safras por parte dos moradores. O prefeito aponta que, nos doze anos que o município é contemplado pelo programa, essa é a primeira vez que ocorre a suspensão. No total, o município conta com 3.432 moradores que contam - ou contavam - com o auxílio financeiro oferecido pelo programa, de R$ 850, costumeiramente divididos em cinco parcelas consecutivas.

Laudo

O gestor acrescenta que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram laudos comprovando que não choveu na região, contrariando o suposto parecer vindo de Brasília. "Em Pedra Branca não choveu absolutamente nada. Isso atrapalha a economia, porque em um ano de seca desses é um dinheiro importante que deixa de entrar. Cada agricultor tem direito a esse valor e isso pesa para o município e para o bolso dos moradores, que já estão em dificuldade", lamenta. Além disso, o prefeito afirma que a Operação Carro-Pipa tem atuação "muito precária" na zona rural do município. "Falta verba e há constantes greves. A situação está muito difícil para o povo", afirma Antônio Góis.

Segundo Antônio, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) está articulando politicamente para que a questão seja debatida em Brasília, por meio do senador Eunício Oliveira (PMDB).

No entanto, ainda não há previsão se, de fato, os recursos serão liberados e quais as perspectivas para 2018.

DN Online

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

VEREADOR QUER REGULAMENTAR ACESSO A LAN HOUSE EM ICÓ

Resultado de imagem para eliseu amancio
ELISEU AMÂNCIO
O vereador Eliseu Amâncio(PMN), após encontro com lideranças comunitárias que desenvolvem atividades em defesa de Crianças e Adolescentes no Município de Icó, estará apresentando Projeto de Lei para regulamentar acessos a Lan Houses na cidade.

Segundo o parlamentar, o acesso sem cadastro dos usuários as redes mundiais de internet-computador, proporciona atualmente a liberdade exagerada para todo tipo de patrocínio ilícito, desde a pedofilia contra crianças e perfis falsos para extorquir cidadãos”.

O meu interesse é garantir segurança a todos, gerando conforto jurídico aos proprietários de lan houses, e evitando a exposição fácil de vítimas indefesas de bandidos que utilizam as redes sociais para todo tipo de crime, explicou Eliseu Amâncio.


O projeto obriga que o comerciante que é proprietário de lan houses, anote o nome completo dos usuários, verificando suas identidades, bem como registrando quais os computadores que eles utilizaram durante o dia.

"Em caso de suspeita de crimes, com essa organização das lan houses, a polícia judiciária chegará aos criminosos com maior agilidade e precisão", argumenta o vereador. 

Prefeito Roberto Cláudio sanciona a Lei do Silêncio

BLOG DO ROBERTO MOREIRA
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), sancionou, na manhã desta quarta-feira, no Paço Municipal, a nova Lei do Silêncio, resultado amplo debate com diversos setores envolvidos com a temática e após aprovada em redação final. A nova Lei do Silêncio foi fruto da Comissão Especial Vida e Arte, instalada no dia 26 de julho pelo presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PDT).
Presidida pelo vereador Dr. Eron (PP) e com relatoria do vereador Michel Lins (PPS), o colegiado ouviu diversos setores da área pública e da sociedade, tais como Agefis, Seuma, Ministério Público, Sindicato dos Músicos, Abrasel, Ordem dos Músicos do Brasil, representantes das empresas promotoras de eventos e das casas de shows, dentre outros.
Falando no ato, o prefeito Roberto Cláudio ressaltou a importância dessa lei ter sido construída a várias mãos: “Quando uma lei nasce do anseio da população e é encampada por um coletivo, reunindo várias comissões, vereadores, entidades públicas e a sociedade civil organizada, torna-se o que há de melhor na legislação. As melhores leis nascem assim”.
Já o presidente da Comissão Vida e Arte, vereador Dr. Eron (PP), afirmou: “Estou muito feliz por ter participado da construção dessa lei, é um ganho para toda a cidade”. O relator Michel Lins (PPS) observou que todos ganham com essa revisão legal: “Temos que olhar para a música não só como diversão e cultura, mas também como desenvolvimento econômico para a cidade de Fortaleza e para nosso turismo em geral”.
DETALHE – Durante o evento, o pequeno Miguel, de apenas sete anos, filho do Vereador Michel Lins, tocou bateria, recebendo elogios dos presentes por sua performance musical.
(Foto – Divulgação)

CERVEJA ESPECIAL PRODUZIDA EM ICÓ COMEÇA A GANHAR MERCADO

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, texto

A Cerveja Especial Buguello, produzida e engarrafada no município de Icó, começa a expandir suas vendas e ganhar mercado em restaurantes e bares locais.

Prefeitos do Ceará pedem apoio de Eunício para ações municipalistas


O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu nesta terça-feira (21) o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), Gadyel Gonçalves, um grupo de prefeitos cearenses e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski. Na pauta do encontro, projetos de interesse municipais, como o veto 30/2017, que suspende pontos da lei 13.485/2017, que parcela e concede descontos às dívidas previdenciárias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O presidente Eunício colocou a matéria na pauta do Congresso e pretende analisá-la amanhã (22), em sessão do Congresso, marcada para as 17h. O parlamentar informou que busca junto ao governo e base aliada um entendimento sobre o assunto.

Os prefeitos ainda pediram apoio do senador para que, junto ao governo, ele possa reforçar a luta por um crédito extra emergencial para os municípios. Os gestores solicitam aporte de R$ 4 bilhões para que as prefeituras consigam organizar suas finanças até o final do ano.

De acordo com o prefeito de São Benedito e presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, muitas prefeituras estão com dificuldade de fechar suas folhas de pagamento e de pagar o 13º salário dos funcionários. Para ele, o esforço de Eunício para a derrubada do veto ao dispositivo que permitiu a redistribuição do ISS para o local do consumo, direcionando mais recursos para os municípios, sinaliza a dedicação do parlamentar em defender a pauta municipalista.

Viemos primeiramente agradecer por tudo que ele tem feito pelos municípios. A questão da derrubada do veto do ISS foi uma grande vitória para os municípios. Hoje enfrentamos um grande problema financeiro. Lá no nosso estado, a gente tem dados de que quase 50 municípios já não estão conseguindo colocar sua folha em dias. Por isso a gente tem procurado o presidente do senado e ele tem dado essa grande contribuição para os municípios, estamos saindo daqui otimistas”, disse.

O prefeito de Mombaça (CE), Ecildo Filho, também reconheceu a atuação de Eunício a favor da pauta municipalista. Para ele, as articulações e liderança do senador cearense tem viabilizado projetos importantes para as pequenas e médias cidades. “Senador tem ajudado muito os municípios do estado do Ceará, ele tem feito um trabalho sem olhar a cor partidária, e isso reflete nos investimentos que estão chegando no Ceará. Está chegando através de um recurso para a saúde, através dos cursos de medicina, através dos Institutos Federais de Ensino, através dessa questão do ministério da Integração que tem liberado muito recurso para o Ceará. Ele é o nosso maior parceiro e maior defensor da causa municipalista”, reconheceu.

Cursos de medicina

Durante o encontro, o presidente do Congresso confirmou que os cinco cursos de medicina anunciados pelo ministério da Educação no mês de agosto, estão confirmados para serem instalados nas cidades de Iguatu, Crateús, Itapipoca, Quixadá e Russas, todas no Ceará.

Os prefeitos de todo o país participam de uma grande mobilização, em Brasília, nesta terça e quarta-feira em busca de recursos para as cidades. Além de saírem em defesa da pauta municipalista no legislativo, eles também fazem reuniões com órgãos do executivo federal e agendaram uma reunião com a presidência da República, que ocorrerá amanhã de manhã.

(Do Roberto Moreira).

POETA MOACIR BRASIL PROMOVE MAIS UMA NOITADA DE VIOLA

A imagem pode conter: texto

O radialista e poeta, Moacir Brasil, estará promovendo no próximo dia 25 de novembro de 2017, às 20h, na sede da Casa de Câmara Cadeia no Largo do Théberge em Icó, a "12ª Noitada de Viola".  

Neste ano estarão se apresentando os poetas-repentistas Hipólito Moura, Jonas Bezerra e Antônio Hélio.

Marconiza Brasil está na coordenação do evento, que já faz parte do calendário oficial da cultura e tradições icoenses.     

Deputado Federal Domingos Neto propõe mudanças no Código Penal Brasileiro

Irracionais?

A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

Fico tentando entender como uma pessoa em sã consciência, consegue atravessar em uma motocicleta por cima da "Praça do Largo do Théberge", em alta velocidade em detrimento a idosos, jovens, adolescentes, que praticam cooper no local.

Além de crianças que brincam no Largo do Théberge em Icó.

Anotem as placas das motocicletas e passem à Gloriosa Polícia Militar, igualmente, à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, assento em nossa comarca.

Urge uma providência! E faz tempo!

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Célula de mediação de conflitos será implantada em Icó



A Vice-Governadoria do Estado do Ceará e o Município de Icó, estarão celebrando convênio para implantar nas escolas municipais icoenses, uma "Célula de Mediação de Conflitos".

A primeira formação para estudar, debater e implantar o núcleo, ocorreu na última semana, em Fortaleza, dos dias 6 a 10 de novembro de 2017, onde a Secretaria Municipal da Educação de Icó, enviou três técnicas para participarem do encontro, dentre elas, as professoras Francisca Jorge de Sousa, Gilmara Menezes Costa e a assistente social Efigênia Mota.

"Foi uma semana de muito conhecimento, onde saímos de lá trazendo na bagagem novos aprendizados e no coração a expectativa, a esperança de implantar a célula de mediação de conflitos e a construção da paz em nosso município de Icó", ressaltou a professora Gilmara Menezes Costa.

A formação aconteceu em Fortaleza e contou com a presença de vários municípios do Ceará.

DEUSIMAR E O SINAL VERMELHO!



Essa quem conta é Richard Lopes que adora Deusimar de Oliveira, nosso carrasco do tucunaré.

Ei-lo:

Deusimar de Oliveira, nosso vibrante radialista, iniciou novo trabalho, em caráter experimental, à época, na Lima-Campos-FM.

Empolgado, soltou a seguinte pérola:

- "Estou esperando apenas o sinal vermelho para começar a trabalhar com todo vapor".

Crítico, Lopes foi logo ligando:

- "Deusimar, vermelho é sinal de pare. Espere o verde que é melhor".

(Do livro de Causos do advogado e contista Fabrício Moreira da Costa).

Análise


A imagem pode conter: 1 pessoa

A discussão sobre a violência crescente em nossa federação, principalmente no Ceará, não se resolve apenas flexibilizando o "Estatudo do Desarmamento".

O tema é complexo, urgente, e se movimenta em várias áreas de nossa sociedade e da pirâmide social atual.

O atuante Deputado Estadual Aly Aguiar, jornalista que milita há décadas e conhece todos os bastidores desse espinhoso caminho, chamou os seus pares analisar o caos na segurança pública, que pasme, está banhando de lágrimas e sangue o nosso Ceará - Do Sertão à Capital.

Mas o discurso a ermo, as vezes levado para o viés partidário, diante do sofrimento da nossa gente, tem confundido a opinião pública acerca dessa temática.

Afinal, "o medo de um mal, pode nos conduzir a um mal maior".

Uni-vos, icoenses!

Falta-nos neste torrão amado do Icó, sertão resseguido do Vale do Salgado do Ceará, emprego e renda, já que nossas maiores fontes de renda - o turismo religioso, cultural e do patrimônio histórico urbano, ainda continuam totalmente adormecidas, apesar do esforço gigantesco de nossa Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Ana Glesse e do apoio incondicional de nossa prefeita Laís Nunes.

Nossa secretária tem perfil extraordinário, capacidade de comunicação, e tem mente aberta para o mundo. Ana, pensa grande! Sabe fazer e acontecer, e tem compromisso, diga-se!

Porém, uma certeza inconteste da falência dessas indústrias do desenvolvimento em nossa sédula cidade, é a prova que após uma pane na Caixa Econômica, agência creditícia responsável pelo pagamento dos Servidores Públicos icoenses, por apenas 5 dias de atraso dos créditos dos funcionários municipais, este torrão parou. SURTOU!

E temos quase 70 mil habitantes. Servidores no caminho de 3 mil pessoas. Por analogia, parece, pelos relatos de fim do mundo, era como se toda comunidade fosse dependente do Palácio da Alforria e, dele, de alguma forma se locumpletasse.

O que é de todo lamentável, já que somos uma cidade tricentenária, e esperar apenas pelo poder público para fazer o Município se movimentar, é uma contradição do que se espera para o futuro de nossas gerações.

Deus seja louvado!

*Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista.

CASTANHÃO ESTÁ QUASE SECO

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

Seis anos de seca inclemente estão derrotando o maior açude público do país. Com 3,3% da capacidade, Castanhão atinge volume morto.

Onde havia água, vacas pastam. E o mato cresce. E é possível ver também parte dos escombros da cidade velha de Jaguaribara, antes submersos.

O Açude Castanhão, responsável pelo abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, entrou no chamado volume morto, desde o dia 13 passado.

E foi confirmado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em nota.

E AGORA?
Com capacidade de 6,7 bilhões de metros cúbicos, o Açúde Castanhão cheio abastece Fortaleza, a Região Metropolitana e o Vale do Jaguaribe por três anos.

Encheu até a tampa em 2003 e 2004. E depois em 2009. Aí foi seca sem fim, sem reposição. E de lá para cá usamos a água sem economia. O resultado é dos mais dramáticos. O maior de todos os açudes está nos estertores, praticamente seco.

Para chegar à capital a água viaja por canais de integração, percorrendo 250 KM.

O pouquinho que resta acaba em Janeiro. 
VOLUME MORTO
Também chamado de reserva técnica – é a água que fica abaixo do nível da captação, e não foi programada para ser usada no dia a dia. Existe como “poupança” em caso de emergência. Não há separação física entre a água do volume morto e a do volume útil. É a mesma água, apenas num nível mais profundo.

FOTO 1
Castanhão seco (13.11.2017) by Kid Júnior
FOTO 2
Castanhão cheio (2009) 
Divulgação DNOCS

Texto do jornalista Cláudio Teran

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

*RESPEITEM O ICÓ, POR FAVOR!

A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

Alguns icoenses movidos por interesses contrariados e por desejos partidários que restaram “infelizes” através das urnas, nas eleições municipais de 2016, acham que o mundo todo presta, menos o Icó, cidade onde cotidianamente vivem.

Realmente, parece que é um vício doentio falar mal da nossa tricentenária cidade, onde sopram os ventos do Aracati e do Mossoró, ao bel prazer, simplesmente!.  

Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas em Iguatu, Tauá, citando alguns exemplos, o povo de lá maximiza os positivos, enquanto neste torrão do Vale do Salgado, se eterniza os negativos, repita-se, sempre pela motivação e peleja partidária sem fim.

O palanque permanece em todos os quadrantes armado, bem como o anúncio de candidaturas precocemente lançadas em rádios, redes sociais, de deputado estadual a federal para 2018, e, até mesmo, uma dezena de vias políticas articulada ao Palácio da Alforria, dantes residência do nefasto Nogueira Acioly, oligarca nascido em Icó, que governou o Ceará entre 1896 e 1912 com apoio do governo federal.

E como essas candidaturas não têm musculatura própria, o caminho mais fácil é atacar o Palácio da Alforria com falsas e genéricas notícias, e por inconseqüência – igualmente, a busca frenética de quererem desqualificar a prefeita de todos os icoenses, ou da maioria, já que alguns poucos se negam a qualquer entendimento que busquem a civilidade.

Em Icó, na vida partidária, já fiz parte da bancada da oposição e situação; e quando estava distante do Palácio da Alforria, jamais emporcalhei o nome e imagem da nossa querida cidade, por algum sentimento ou interesse divergente pessoal ou coletivo, em detrimento a marca maior que é a Ribeira do Salgado dos Icós.

As fotografias das belezas naturais, do patrimônio histórico, cultural e religioso já as espalhei ao mundo em demasia, há décadas faço isso com o maior dos entusiasmos. E isso independe de quem é o prefeito ou a prefeita.   

As redes sociais é um campo fértil para a divulgação da discussão plural acerca de várias temáticas, mas a perversidade dos interesses contrariados de alguns poucos, que o diga o caso recente da pane no sistema técnico da Caixa Econômica Federal e, o pagamento dos Servidores Públicos de Icó, demonstraram o tanto quanto somos pobres de autoestima, responsabilidade, compromisso, palavras essas incendiadas por tocadores da teoria do caos de “quanto pior melhor”.

Procure semear otimismo! E nas eleições futuras, muito distantes ainda e que coisas boas ocorrerão até lá, o povo sábio saberá escolher e observar facilmente quem trabalha de verdade.

O povo saberá, pontualmente, apontar que plantou o caos e deseja tirar proveito dele.       

Finalmente, digo o que penso, com esperança! Penso no que faço, com fé! Faço o que devo fazer, com amor!

*Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista.   

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Balachoca, o ex-assessor palaciano

Manoel Viana, conhecido por Balachoca, trabalhava com o ex-prefeito de Icó, de 2013 a 2016.

Carismático e querido por todo mundo, Manoel Viana também era político, e, como tal, também gostava de fazer "promessas".

Certo dia, em um restaurante de Icó, encontrou-se por acaso com o vereador Daniel do SAAE, que fazia oposição sistemática ao então prefeito icoense, que era candidato a reeleição, à época.

O vereador, já em clima pré-eleitoral, cuidou de pedir uns votos para Manoel, no seu intuito de reeleger-se.

E recebeu a resposta no ato:

- "Não posso ajudá-lo Daniel, porque você é da oposição ao meu prefeito; mas como você é gente boa, vou pedir a uma rapariga minha que tenho ali pra votar".

(Do livro de Causos do advogado e contista Fabrício Moreira da Costa).

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Pôr do sol no Centro Histórico de Icó é cenário do lançamento oficial do Festival ICOZEIRO 2017

Os últimos raios sertanejos no Centro Histórico da tombada cidade de Icó, o Largo do Théberge, vistos do Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro [CACPAMM], no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia.

No feriado desta quarta-feira [15] da Proclamação da República, este será o cenário de lançamento do VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017, evento gratuito de artes integradas que acontecerá entre os dias 18 e 30 de dezembro deste ano e que recebeu na última edição, em 2016, público estimado em 22 mil pessoas. 

Denominado "Icozeiro Sunset - Celebrando a vida", o lançamento do VII Festival ICOZEIRO será realizado a partir das 16h, gratuitamente, na entrada recuada do prédio tombado pelo IPHAN e visa confraternizar artistas, público e produção do evento, além de anunciar a contagem regressiva de um mês para a maratona cultural. O público é convidado a ir de branco.


PROGRAMAÇÃOÀs 16h, no final da tarde, o Grupo Aliar abre a programação cultural, com uma mistura de MPB e Pop, em uma apresentação até as 17h.

A seguir, será a vez de um momento de reflexão, entre 17h e 18h, através de uma roda de conversa com a participação do curso de Bacharelado em História da Universidade Federal do Cariri [UFCA] e do Instituto de Estudos do Semiárido [IESA]. 

A professora Polliana Luna Barreto, da disciplina de Gestão do Patrimônio e da coordenação de Estágio do curso, mediará o debate sobre as ações realizadas pelas disciplinas de Estágio 1 e 2 na preparação e execução do Projeto Festival ICOZEIRO 2017, com a participação de dois estudantes estagiários e um membro da Associação AMICÓ / Festival ICOZEIRO.

A seguir, às 19h, as apresentações serão retomadas com o Pop/Rock, MPB e Gospel do cantor Genivan Lima e a música instrumental do Quinteto de Metais Ikós. 

Haverá exposição "Arte com Sustentabilidade", do professor César Holanda, e haverá espaço aberto para intervenções artísticas durante a programação.

O Icozeiro Sunset - Celebrando a vida é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ], entidade privada sem fins lucrativos com atuação cultural criada em 2010, e conta com o apoio logístico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó.

FESTIVAL ICOZEIRO - Realizado desde 2011 no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no secular prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó, o evento de artes integradas se consolida a cada ano e já recebeu um público total estimado em 75 mil pessoas nas seis edições realizadas.

O evento conta, anualmente, com diversificada programação, com a presença das linguagens de música, dança, circo, literatura, artesanato, comidas típicas, oficina, workhop, exposição e palestra.

Estão também presentes as ações paralelas, como o Troféu Louro Verde [pessoa física, pessoa jurídica e escola com atuação na questão ambiental] e o Concurso Literário Icoense [CLIC] poeta José de Oliveira Neto, que visa fomentar o fazer literário, além da Virada Cultural.

O Festival Icozeiro visa promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município e dos municípios vizinhos.

O projeto-evento representou o Ceará e foi finalista do 30º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN], em 2017, na categoria IV - "excelência em gestão compartilhada do patrimônio".

* Com informações do VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017 [Fotos: Divulgação].

(COPIADO DO ICÓ É NOTÍCIA).