Os últimos raios sertanejos no Centro Histórico da tombada cidade de Icó, o Largo do Théberge, vistos do Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro [CACPAMM], no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia.
No feriado desta quarta-feira [15] da Proclamação da República, este será o cenário de lançamento do VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017, evento gratuito de artes integradas que acontecerá entre os dias 18 e 30 de dezembro deste ano e que recebeu na última edição, em 2016, público estimado em 22 mil pessoas.
Denominado "Icozeiro Sunset - Celebrando a vida", o lançamento do VII Festival ICOZEIRO será realizado a partir das 16h, gratuitamente, na entrada recuada do prédio tombado pelo IPHAN e visa confraternizar artistas, público e produção do evento, além de anunciar a contagem regressiva de um mês para a maratona cultural. O público é convidado a ir de branco.
PROGRAMAÇÃO - Às 16h, no final da tarde, o Grupo Aliar abre a programação cultural, com uma mistura de MPB e Pop, em uma apresentação até as 17h.
A seguir, será a vez de um momento de reflexão, entre 17h e 18h, através de uma roda de conversa com a participação do curso de Bacharelado em História da Universidade Federal do Cariri [UFCA] e do Instituto de Estudos do Semiárido [IESA].
A professora Polliana Luna Barreto, da disciplina de Gestão do Patrimônio e da coordenação de Estágio do curso, mediará o debate sobre as ações realizadas pelas disciplinas de Estágio 1 e 2 na preparação e execução do Projeto Festival ICOZEIRO 2017, com a participação de dois estudantes estagiários e um membro da Associação AMICÓ / Festival ICOZEIRO.
A seguir, às 19h, as apresentações serão retomadas com o Pop/Rock, MPB e Gospel do cantor Genivan Lima e a música instrumental do Quinteto de Metais Ikós.
Haverá exposição "Arte com Sustentabilidade", do professor César Holanda, e haverá espaço aberto para intervenções artísticas durante a programação.
O Icozeiro Sunset - Celebrando a vida é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ], entidade privada sem fins lucrativos com atuação cultural criada em 2010, e conta com o apoio logístico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó.
FESTIVAL ICOZEIRO - Realizado desde 2011 no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no secular prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó, o evento de artes integradas se consolida a cada ano e já recebeu um público total estimado em 75 mil pessoas nas seis edições realizadas.
O evento conta, anualmente, com diversificada programação, com a presença das linguagens de música, dança, circo, literatura, artesanato, comidas típicas, oficina, workhop, exposição e palestra.
Estão também presentes as ações paralelas, como o Troféu Louro Verde [pessoa física, pessoa jurídica e escola com atuação na questão ambiental] e o Concurso Literário Icoense [CLIC] poeta José de Oliveira Neto, que visa fomentar o fazer literário, além da Virada Cultural.
O Festival Icozeiro visa promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município e dos municípios vizinhos.
O projeto-evento representou o Ceará e foi finalista do 30º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN], em 2017, na categoria IV - "excelência em gestão compartilhada do patrimônio".
* Com informações do VII Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2017 [Fotos: Divulgação].
(COPIADO DO ICÓ É NOTÍCIA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.