No início de 2018, moradores do Distrito Sede de Lima Campos - no Município de Icó, procuraram a prefeita Laís Nunes com o fim de solicitar sua intervenção junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas(DNOCS), haja vista que a Barragem do Açude que tem o mesmo nome da localidade apresentava grandes erosões em suas estruturas e, daí, estava deixando em pânico os munícipes locais.
A prefeita, atenda e solícita as reclamações, de logo enviou à Lima Campos uma comissão de técnicos para avaliar a situação em referência, coordenados pelo então Secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Arquiteto Edjalma Moreira.
Da visita in loco, foi elaborado um documento demonstrando, pois, as erosões e problemas na Barragem.
Laís Nunes, mesmo sabendo que o equipamento público é Federal, bem como, que foge a sua competência enquanto prefeita, mas levando em consideração a possível gravidade e angústias dos limacapenses, oficiou o DNOCS em Fortaleza solicitando a liberação daquele órgão, para a prefeitura assumir, doravante, as reformas detectadas na Barragem.
Porém, recebeu por escrito a resposta, igualmente, através do Diretor local do DNOCS - Sr. Freitas, "que a prefeitura de Icó não tinha autorização para a intervenção na Barragem, pois foge sua jurisdição e, também, recursos federais já estavam garantidos à obra".
Está é a única verdade, o resto apenas politicagem barata, de quem não sabe de nada, a não ser criticar a tudo e a todos.
A prefeita coube dentro dos seus limites, a intervenção junto ao órgão federal competente, feito administrativo e político diga-se, buscado por diversas vezes no ano de 2018.
Os servidores do DNOCS de Icó, informam também, que existe uma grande proteção no meio da barragem de Lima Campos e, que para o caso concreto, não a possibilidade de qualquer perigo.
Espera-se uma solução e, por enquanto Lima Campos não tem como virar uma tragédia como Brumadinho, em Minas Gerais, pois nem água temos em seu açude, índice mais baixo de toda sua existência.
*Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e procurador do município de Icó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.