quarta-feira, 27 de outubro de 2021

INDÚSTRIA DE MULTAS?



Sou um militante há décadas do trânsito seguro, da paz e do direito inalienável à vida. 

Até porque em nossa federação, as estatísticas são uma verdadeira tragédia em acidentes automobilísticos, grande parte com óbitos e enfermidades permanentes, também há décadas e mais alguns anos a fio, sem uma solução definitiva.

Índices, aliás, gigantescos em se tratando de acidentes com motocicletas que lotam hospitais e causam um enorme prejuízo aos entes públicos, sejam municipais ou estaduais.

Considera-se tudo isto uma verdadeira guerra, onde o fuzil e balas que matam, na verdade, são as suas próprias mãos ao volante. 

Dirigir embriagado, em alta velocidade, não respeitar semáforos e logradouros públicos, igualmente a legislação de trânsito como um todo devem ser regras, jamais exceção como é a prática em nosso cotidiano.

Se respeitar a regras de trânsito, que conserva a sua vida e dos seus, é dever de cidadania também clamada pelos cidadãos, porque a insistência em fazer exatamente tudo ao contrário?

Porém, é sabido também por todos que os órgãos de trânsito são os equipamentos que mais arrecadam vultosos valores aos governos.

A gritaria é geral da sociedade, leia-se dos motoristas de automóveis e motocicletas, sempre quando a engenharia de trânsito é levada a efeito nos centros urbanos, principalmente, cometendo excessos e passam a bater demasiadamente, vias aplicação de multas, no bolso de todos.

Em Fortaleza, por exemplo, vez por outra é sacudida suas avenidas e ruas com novas sinalizações horizontais e verticais, sem qualquer informação aos motoristas e transeuntes.

Ouvi no Programa Momento Político há pouco que na rua Joaquim Nabuco - sentido praia - as placas marcam 20 e 30km de velocidade máxima permitida; absurdo e sem sentido lógico. 

Com essa velocidade, totalmente impossível, a regra do bom trânsito se transforma tão-somente em uma grande e voraz INDÚSTRIA DE MULTAS.

Com a palavra o prefeito de todos os cearenses, o estimado líder Dr. José Sarto!

Essa é uma discussão para adultos e cidadãos!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista para o PORTAL OPINIÃO).

🎼Olha que coisa mais linda e mais cheia de graça🎶🎶 #IcóCE

 


terça-feira, 26 de outubro de 2021

EMPATIA DIANTE DO SOL



Cenário do cotidiano dos nossos sertões cearense, onde diferente de alguns, existe empatia entre pais e filhos, amigos e parceiros, o povo e o sol que clareia a vida. Mesmo, sendo de forma tão simples, pura, mas com a doçura do amor.

Fotos: Macário Batista.

O Ceará Iluminado! - O meu artigo para o Portal Opinião.



Em recente pesquisa e discussão com uma caravana de Secretários da Prefeitura de Icó que seguiu à Fortaleza, junto ao Governo do Estado do Ceará, restou esclarecido que somos uma região bem luminosa, inclusive, o município icoense tem uma verdadeira "usina de calor" em funcionamento durante todo o ano.

Não é por coincidência, nesses tempos de valores de altas cobranças nas contas de energia elétrica mensal dos domicílios das famílias, dos comércios, empresas e indústrias, que duas multinacionais de grande vulto estão se instalando na municipalidade icoense: Projeto Bom Jardim I e III.

A grita é geral quanto aos valores cobrados na energia elétrica, acrescidos da contribuição de iluminação pública (CIP), que varia mensalmente e que tem pesado sobremaneira no orçamento final das famílias. 

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) abriu uma carta de crédito para que cidadãos que pretendem instalar em sua residência ou comércio compra das Placas de Energia Solar.

Em que pese o equipamento ainda ser considerado para a região do semiárido nordestino expressivo em seus valores, os consumidores atestam que vale a pena o investimento. 

Energia Solar

A energia solar funciona a partir de placas solares que captam luz, empregando o calor dos raios solares para geração de eletricidade (em sistemas de energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica) ou aquecimento de líquidos (energia solar térmica). O projeto de energia limpa e renovável é considerado de baixo potencial poluidor-degradador.

Segundo matéria veiculada pela mídia oficial do Governo do Estado do Ceará, a unidade de Milagres entrará em operação em 2022, com capacidade de 202 MW e receberá um investimento de R$ 600 milhões. Já o parque do município de Icó, terá potência de 265 MW e um investimento de R$ 820 milhões. Os projetos, na fase das obras, vão gerar cerca de 1.400 empregos diretos afora os indiretos.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, no mês de fevereiro, os pareceres favoráveis da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) ao projeto do complexo de usinas de energia solar para o município de Icó. 

Junto a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, tramita também um projeto de autoria do Deputado Estadual Oriel Filho, que indica ao Governo do Estado, a instalação de placas de Energia Solar para todos os seus equipamentos públicos.

É uma experiência que tem sido levada à prática, em alguns estados e municípios da federação e se esperam bons resultados para mudar essa grave situação que ajuda esvaziar o bolso do cidadão. 

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista para o PORTAL OPINIÃO).

Fazendo arminha, gritando Olavo tem razão e Mito...Mito, Globo lixo, esquerdopata, comunista, fora STF, vá pra Venezuela e Cuba, acho que baixa...!

 


terça-feira, 19 de outubro de 2021

ADVOGADO KLEBER COLARES É CANDIDATO ÚNICO À SUBSECÇÃO DA OAB DO VALE DO SALGADO



O ADVOGADO ICOENSE, KLEBER COLARES, É CANDIDATO ÚNICO À SUBSECÇÃO DA OAB DO VALE DO SALGADO. A ELEIÇÃO ESTÁ PREVISTA, EM TODO O ESTADO DO CEARÁ, PARA O PRÓXIMO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2021.

Com o slogan "Por uma advocacia forte e unida!", a gestão pretende ser reeleita e dá continuidade as ações que já vêm sendo implantadas com êxito, inclusive, com a construção da sede regional própria da instituição localizada em Icó.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

COLÉGIO SENHOR DO BONFIM



Visitei o imponente Colégio Senhor do Bonfim em Icó há alguns dias para refletir o cenário da vida de adolescente que naquele belo ambiente puder compartilhar.

Boas recordações senti em cada recanto de seus longos corredores, de suas salas, cantinas, quadra de esporte e na Capela do Sagrado Coração de Jesus.

E me ecoa uma frase do professor e memorialista Miguel Porfírio:

- "povo sem memória é povo sem história ".

Foto: Foto: Wesley Alves/Fotografar.

O Muro de Berlim!



A estupidez dos homens e a crueldade dos que jamais perdoam seus contendores, sejam eles vencedores ou vencidos, acabaram criando o Muro de Berlim, uma vergonha que faz o mundo inteiro, até hoje, virar o nariz e se contorcer de dores no estômago diante dos fatos. 

O holocausto dividiu pais, filhos, maridos, avós, primos, amigos, irmãos. Não só os separou, mas dividiu de uma forma comprometedora com os próprios sentimentos humanos que deveriam, independente de cor, credo religioso ou político, lutar por suas convicções, mas jamais matar por elas. 

Foi isso que fez a Alemanha escolher uns e outros irmãos, separando-os em castas distintas como se fossem homens e mulheres de primeira e segunda, jamais filhos da mesma pátria, da mesma terra, da mesma língua, dos mesmos encantos e culturas.

Só que, um dia, diante de tudo o que relato, para repensar o episódio e não cairmos na burrice de repeti-lo, os alemães entenderam que não eram alemães do oeste e do leste. Que não eram alemães e alemães, mas somente “alemães”, uma raça que orgulha a humanidade de tê-la irmã. 

Foi então que derrubaram o muro. Derrubaram o muro em todas as formas, inclusive moralmente. Derrubaram o muro que separava irmãos e até pensamentos, nunca os sentimentos de irmãos e filhos da pátria-mãe que deveria, como em todas as nações, envaidecer os filhos. E os alemães voltaram a lutar por objetivos comuns. 

A discutir os interesses dos antigos “lado de lá e lado de cá”, unindo as necessidades e as riquezas, os prazeres e os desejos, a fome e a opulência, os adeuses e as saudades e mais, mais que tudo, as verdades de cada um, como uma verdade única.

O calor da disputa política, muitas vezes, separou famílias, amigos e irmãos.

Os vencidos, enraivecidos ilógicos na natureza política, continuam de barraca (Comitê) armada, canhões apontados, armas à mão, incentivando intrigas e a discórdia, criando o mal-estar que se abateu sobre nossa irmandade, inaugurando a estupidez e a crueldade de um novo Muro de Berlim, desta vez, no Brasil comandado por Bolsonaro e os seus filhos. 

Somos filhos do Brasil e disso não abriremos mão. 

Os cruéis e de coração enfezado serão incapazes de entender que a vida, como dizia o poeta, “é a arte do encontro, embora hajam tantos desencontros pela vida”.

(Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista para o PORTAL OPINIÃO).

Assembleia Itinerante leva serviços à população de Icó ao longo da semana; veja programação



O projeto Assembleia Itinerante leva uma programação diversificada voltada aos moradores de Icó, no interior do Ceará, durante esta semana. Entre as ações, estão oficinas de reciclagem, distribuição de materiais educativos e disponibilidade de serviços de emissão de RG, CPF, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho Digital e Declaração do NIS, por meio do Caminhão do Cidadão. 

O equipamento, da Secretaria de Proteção Social, estará em Icó nos dias 19, 20, 21, de 8h às 12h e de 14h às 17h. atendendo à população. 

A Assembleia Itinerante é um projeto da Assembleia Legislativa do Ceará que leva as atividades legislativas aos municípios cearenses. Na quinta-feira (21), a sessão plenária e demais atividades legislativas ocorrerão no Teatro da Ribeira dos Icós. 

No fim de setembro, a Assembleia Itinerante já havia visitado o município de Itapipoca, com uma série de serviços à população. A iniciativa de levar o projeto ao Icó foi do deputado estadual Oriel Filho.

Veja a programação completa:

TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS - LARGO DO THEBERGE;

Dia 19 de outubro - terça-feira:

  • 09h - 10h: Saúde Vocal do Professor (ALECE), palestrante: Henrique Jorge Martins Bezerra);
  • 10h - 11h: Oficina Despertar (ALECE) - Núcleo de Saúde Mental e Núcleo de Prática Sistêmica Restaurativa – palestrantes: Carina Nogueira Diógenes e Maria Isabel Saldanha Martins);
  • 15h - 16h: Educação Ambiental e Coleta Seletiva/Desenvolvimento Sustentável e Certificações Ambientais (SEMA);
  • 16h - 17h: Saúde Vocal do Professor (ALECE) - palestrante: Henrique Jorge Martins Bezerra);
  • 17h - 18h: Direção Segura para Motociclistas (DETRAN), dia 20 de outubro.

Dia 20 de outubro - quarta-feira:

  • 08h - 10h: Educação Financeira (SEBRAE);
  • 09h - 10h: Higiene Bucal para um Sorriso Saudável (ALECE),  palestrantes – Antonio Ernanni de Magalhães Sousa);
  • 10h - 11h: Pilates e Ginástica Laboral – (ALECE),  palestrantes Magda Pinheiro Feitosa, Ana Carolina Furtado e Silva, Marjory Paixão Mendonça e Adriângela de Oliveira Cardoso);
  • 15h - 16h: Educação Ambiental e Coleta Seletiva/Desenvolvimento Sustentável e Certificações Ambientais (SEMA);
  • 16h - 18h: Ceará de Todes! Diálogo sobre as Políticas para LGBT + e seus Avanços no Ceará (Secretária Proteção Social do Ceará - Coordenadoria de Políticas LGBT+);
  • 19h - 20h: Direção Segura para Motociclistas (DETRAN), dia 21 de outubro.

Dia 21 de outubro - quinta-feira: 

  • 09h - 11h: Outubro Rosa (SESC);
  • 11h - 12h: Mediação: Uma Ferramenta de Gestão de Conflito (ALECE - Núcleo de Mediação e Gestão de Conflito (ALECE - palestrantes Eveline Freire e Raísa Pontes);

PROGRAMAÇÃO NA TENDA CENTRAL DE CONVIVÊNCIA:

Dia 19 de outubro - terça-feira: 

  • 09h - 11h: Oficina de Reciclagem (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA);
  • 15h - 17h: Oficina de Reciclagem (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA);

Dia 20 de outubro - quarta-feira:

  • 09h - 11h: Oficina de Reciclagem (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA);
  • 16h - 18h - Roda de Conversa sobre Relacionamento Abusivo (ALECE) - Procuradoria Especial da Mulher)

Dia 21 de outubro - quinta-feira:

  • 09h - 11h: Oficina de Reciclagem (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA); 

PROGRAMAÇÃO TEATRO MUNICIPAL RIBEIRA DOS ICÓS

Dia 19 de outubro - terça-feira: 

  • Abertura: 16h – Apresentação da Banda Municipal de Icó;
  • 16h30 – Apresentação dos artistas selecionados dos municípios da Região Centro Sul, nas categorias: Humor, MPB Autoral, Cultura Popular, Repente e Cantoria;
  • 16h40 às 21h50 -  Apresentações artísticas dos municípios de Icó, Baixio, Cariús, Cedro, Acopiara, Umari, Catarina e Saboeiro. 

Dia 20 de outubro – quarta-feira: 

  • 08h - 11h50: Apresentações artísticas dos municípios de Ipaumirim, Jucás, Quixelô e Iguatu;
  • 15h50: Plenária da Frente Parlamentar para Cultura.
  • 16h - 17h: Fórum de Cultura e Turismo do Centro Sul e Vale do Salgado – Solenidade de diplomação de 3 mestres da cultura e o reconhecimento de 19 fazedores da cultura como patrimônio cultural imaterial da região do Icó, Iguatu, Orós e Acopiara.
  • 18h30h - 18h50: Apresentação da Fundação Raimundo Fagner.
  • 19h: Apresentação dos selecionados dos municípios nas categorias: Humor, MPB Autoral, Cultura Popular, Repente e Cantoria. 
  • 19h - 20h30: Apresentações artísticas dos municípios de Acopiara e Orós. 

 Dia 21 de outubro – quinta-feira:

  • Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Região do Vale do Salgado;
  • 9h – 16h – Realização da Sessão Plenária Ordinária e da Sessão Solene para premiação do Festival de Arte e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará– Região Vale do Salgado). 

BOMBEIROS 

  • Dias 19, 20/10: 9h às 12h/15h às 18h;
  • Dia 21/10: 8h ás 12h: Palestra Prevenção no Lar (acidentes com crianças e idosos; incêndio em residência, comércio e vegetação; acidentes com animais peçonhentos; queimaduras; choque elétrico; hemorragias e engasgos).

 DEPARTAMENTO DE SAÚDE ALECE 

  • Dias 19, 20, 21/10, 9h às 12h – 15h às 17 - Hipertensão e Diabetes/aferição de pressão arterial e glicemia (profissionais Ana Fábia Salgado de Almeida, Lúcia de Fátima Nogueira, Andressa Maria Costa Mororó).

COORDENADORIA LGBT+ DO CEARÁ 

  • Dias 19, 20/10: 9:00 às 12h/15h às 18h dia 21/10: 8h ás 12h;
  • Distribuição de materiais educativos/informativos acerca dos direitos humanos da População LGBT+; Distribuição de preservativos; Orientação acerca dos mecanismos de denúncia contra LGBTfobia. 

SEBRAE 

  • Dias 19, 20/10: 9h às 12h/15h às 18h; dia 21/10: 8h às 12h.

DETRAN:

  • Educação para o trânsito com atividades para público infantil dias 19, 20/10: 9h às 12h/15h às 18h, dia 21/10: 8h ás 12h.

IMPRENSA/ALECE: 

  • Divulgação ao vivo do evento nas mídias sociais, televisão e rádio Assembleia;
  • Divulgação das ações do Conselho e Altos Estudos e Assuntos Estratégicos; INESP; Projeto Alcance; Comitê de Prevenção à Mortalidade Juvenil;
  • Dias 19, 20/10: 9h às 12h/15h às 18h dia 21/10: 8h ás 12h. 

SEMA 

  • Atendimento ao Programa Agente Jovem Ambiental; Atendimento aos Consórcios Públicos de Resíduos da Região Centro-Sul;
  • Doação de mudas: entrega de folders e cartilhas educativas; Doação de coleiras; divulgação sobre promoção e bem estar animal. Atendimento ao público: registro de sugestões, elogios, denúncias, reclamações ou solicitações de serviços; dias 19, 20/10: 9h às 12h/15h às 18h dia 21/10: 8h ás 12h. 

PROGRAMAÇÃO DAS UNIDADES MÓVEIS 

  • SENAI: Gastronomia Cursos na área de Gastronomia dia 19/10: Pães Recheados 8h às 12h/14h e às 17h. dia 20/10: Bolos Comerciais: 8h às 12h/14h às 17h, dia 21/10: Biscoitos Caseiros 8h às 12:h:  
  • SESI: DENTISTA. Atendimento odontológico:

Dias 19, 20, 21/10 

Dias 19, 20/10: 8h às 12h/15h às 17h;

Dia 21/10: 8h ás 12h

SPS: CAMINHÃO DO CIDADÃO:

  • Serviços de emissão de RG, CPF, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho Digital, Declaração do NIS, dias 19, 20, 21 de outubro dias 19, 20, 21/10: 8h às 12h/14h às 17h;

 SPS: UNIDADE DE ATENDIMENTO DA POLÍTICA SOBRE DROGAS: dias 19/10 - 8h às 12h/14h e às 17h.

(DO PORTAL OPINIÃO).


quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Esperando os ventos do Aracati. Estão chegando mais cedo em Icó. Foto: Alberto Oliveira.

 


Eleitos os melhores prefeitos do Ceará de 2021

 

A votação teve sua apuração com os votos de mais de 33 mil pessoas através da internet e pelo voto de 51 jurados selecionados através de profissionais da imprensa, representantes de entidades, políticos e demais autoridades do Estado do Ceará, sendo o capitaneada pelo publicitário Roberto Farias e seu filho, Leonardo Farias da PPE – Publicidade, Promoções e Eventos.

É sua 34º edição. 

A apuração dos votos foi realizada na manhã de hoje, 14, na sala das comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi presidida pelo jornalista Antônio Viana.

Os 36 prefeitos escolhidos conquistaram os votos dos jurados através de sua avaliação e dos critérios de probidade administrativa, projetos viabilizados, indicadores sociais, obras realizadas, prestação de contas apresentadas, convênios de cooperação técnica, divulgação, dentre outros.

O campeão da edição 2021 em 1º lugar foi o município de Redenção, com 31 votos, seguido por Canindé em 2º com 28 votos; 3º o município de Mombaça, também com 28 votos e o 4º o município de Icó, com 27 votos.

Os demais municípios que conquistaram expressiva votação através da internet e do corpo de jurados foram: Icó (27), Granja (27), Tauá (27), Boa Viagem (26), Camocim (26), Umirim (25), Quixadá (24), Tabuleiro do Norte (23), Crato (22), Sobral (22), Jijoca de Jericoacoara (22), Fortaleza (20), São Gonçalo do Amarante (20), Cedro (19), Eusébio (19), Itapipoca (19), Chorozinho (18), Caucaia (17), Jaguaretama (17), Piquet Carneiro (17), Várzea Alegre (17), Aracoiaba (16), Maracanaú (15), Orós (15), Aquiraz (14), Banabuiú (14), Guaramiranga (14), Horizonte (14), Itarema (14), Itaitinga (14), Parambu (14), Quixeramobim (14) e Quixeré (14).

A festa de entrega dos diplomas acontece no dia 22 de novembro, no La Maison Dunas, em Fortaleza. A solenidade será realizada a partir das 20 horas.

Eleição da Policlínica é anulada em Icó



A eleição para escolha da presidência do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Icó, no Centro-Sul, foi anulada pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (13), por suspeitas de fraude no processo.

A escolha aconteceu no último dia 11 de outubro, com a presença dos sete representantes dos municípios integrantes do grupo (Baixio, lpaumirim, Umari, Lavras da Mangabeira, Cedro, Orós e Icó).

“Na ocasião, declarou-se vencedor o Município de Baixio, por 07 votos a 06, sendo que o peso de 05 votos do Estado do Ceará foi para o Município de Baixio, além do próprio voto desse ente e do voto do Município Cedro, sendo que os demais municípios votaram em Umari, inclusive Icó, que possui o peso de 02 votos”, destaca ofício assinado pelo secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

Ainda conforme o documento, “a equipe técnica transmitiu dados equivocados” ao secretário da Saúde, conduta que está sendo investigada.

- “Houve empate entre os Municípios de Baixio e de Umari nos Índices de Mortalidade Infantil e de Mortalidade Materna, havendo o desempate no critério relativo ao percentual de recursos próprios aplicados em saúde, obtido no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde”, explica.

Desta forma, o voto do Estado foi para o município de Baixio - parecer que foi anulado pela decisão assinada hoje (13).

Segundo o documento, uma nova Assembleia deve ser convocada, em até 72 horas, entre os municípios do Consórcio.

(DO PORTAL OPINIÃO).

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Assembleia Itinerante



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará se instala no histórico município icoense, às margens do Rio Salgado, no próximo dia 21 de outubro de 2021 pela manhã. Deputados, jornalistas, lideranças políticas e comunitárias já confirmaram presenças. Os debates serão no Teatro da Ribeira dos Icós, de 1860, o mais antigo do Estado. Além do ambiente político de grande alcance para o dia 21, a ALCE colocará à disposição da população várias prestações de serviços totalmente gratuitos.

Foto: Mateus Leandro.
- (Da coluna do Jornalista Macário Batista, em O Estado).

Louvemos


Hoje é feriado nacional onde celebramos homenagens às crianças do Brasil e, também, para louvar Nossa Senhora Aparecida.


Em Icó, nesta terça-feira, pode-se caminhar despido, como um dia fizeram os nossos desbravadores índios que habitavam nas largas várzeas deste rincão cearense. Ruas estão vazias...

E eu, como o último dos moicanos, resolvi permanecer no solo que um dia pisou o presidente João Figueiredo, bebendo água de cuia do cacimbão de Zuquinha Pastor - no sítio Piauizinho -, e enfezado que só ele reafirmou, à época, que preferia "o cheiro do seu cavalo Manga Larga que o de gente".

Levou de presente do Icó uma sela bem montada pra sua besta brasilense que, logo depois, foi inaugurada na Granja do Torto, tugúrio campal do Presidente da República em Brasília.

A pureza de uma criança



Em 2000, Neto Nunes e eu fomos candidatos à reeleição para a prefeitura de Icó. O adversário era o médico Dr. Cardoso Mota.

Chegamos em uma residência no bairro Josefa Campos Monteiro para expor nossas ações e, logicamente, pedir os votos no pleito em curso. Estávamos em campanha eleitoral naquele dia.

Um simpático casal nos atendeu. A esposa estava com uma criança, em torno de 5 anos de idade em seu colo maternal.

Daí perguntei:

"É neto?".

A criança antes calada, respondeu no ato:

- "Não, papai e mamãe votam com Dr. Cardoso".

Assunto encerrado, o voto esclarecido e perdido.

Fomos à casa seguinte!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Icó



Olha que voo lindo que fotografou do alto nosso Largo do Théberge em Icó, a Igreja de São José, os casarios, sobradões em estilo barroco autêntico sertanejo, igualmente, nossos pesados telhados que são lambidos todas as noites a partir das 21h pelos ventos do Aracati.

Bom dia!


Foto pátio interno do Colégio Senhor do Bonfim.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

IMPRESADÃO

Esqueci do imprensadão, acordei bem cedo como sempre, fiz o café e, enfim, lembrei que não tem o que fazer nas ruas largas e becos estreitos do Icó.

Segundo o meu vizinho, o Gago de Guiomar, foi comprar os pães na padaria do Zé Sarmento, as ruas estão vazias. O povo viajou. E a crise?

Crise é coisa inventada por comunista segundo Bolsonaro, ao falar pro seus, num curralzinho ao lado de sua casa em Brasília. Então, deixo as portas semiabertas, e ligo o rádio.

De um lado o Luzenor de Oliveira que, com a polidez de sempre, fala em aposentadoria rural, comenta os trovões e os relâmpagos da política nacional, e avisa que estamos em véspera de feriado religioso.

Do outro, Donizete Arruda pensando ser ainda do PC do B do Patinhas, toca fogo no Ceará achando que é Nero.

Antônio Viana, na rádio Cidade-AM, em Fortaleza, também já se manifestou. Nesse momento entrevista um ex-vereador de Tejuçuoca e para agradar afirma:

- "se é ex, por certo, merece ser ouvido porque já foi alguma coisa no passado". Assiste razão o Viana. O homem foi tudo e hoje não é mais nada.

Mas lembrando aqui o irreverente Newton Pedrosa, vamos passar a primeira marcha, pedir licença pro Bastião e buzinar pi bi pi pi bi pi.

A segunda, graças a Deus, nasceu com saúde e paz!

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Empresas de sovacos e as Licitações?



A Licitação é o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. 

Já o contrato é o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que há um acordo para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas.

Hoje temos a Lei 8.166/93 que regulamenta todo esse processo solene. Porém, em breve, deverá entrar de forma atualizada a Lei 14.133/2021. 

O que mudou? 

Praticamente nada! 

O tema que trago a discussão aquece as páginas dos jornais e os meios de comunicação do Ceará nessa semana, haja vista uma grande operação que ocorreu no município de Madalena, aqui no Estado. 

A suposta irregularidade, segundo se relata, é que uma empresa emprestou vultosos valores à campanha eleitoral da prefeita do Município madalense e, doravante eleita, a gestora facilitaria a entrada - mesmo por certame público - do agiota para ganhar alguns trocados na municipalidade. 

A investigação aponta que em parte o acerto deu certo. Mas, furou ao final, quando ocorreu o distrato e a empresa foi expulsa da "prestação dos serviços". 

Daí veio a denúncia do empresário contra si, contra alguns e a Polícia e o Ministério Público agora procuram por todos. 

É sabido dessa genérica prática nefasta Brasil afora. O que é de todo lamentável. 

Empresas, algumas um verdadeiro shopping center que se vende de tudo um pouco para os entes públicos e outras tantas sequer têm um funcionário, uma sede de escritório e patrimônio compatível com o tamanho da responsabilidade e dos serviços que irão prestar. 

Em Icó, o atuante Promotor de Justiça, Dr. Luiz Alcântara, à época com assento na Comarca, denominou esses esquemas de "empresas de sovacos". 

Ou seja, a sede da empresa era tão-somente um bloco de notas fiscais debaixo dos braços dos pseudo-empresários.

Em dia de licitação, seja pra qual serviço for, o povo observava - sem contudo entender - dezenas desses empresários na porta da Licitação dos Municípios. Comenta-se, inclusive, que tem região com ônibus fretados para conduzir "os empresários" aos certames públicos licitatórios. 

Os prefeitos não têm culpa em sua grande maioria, mas o legislador que produziu as letras dessa Lei de Licitação, com certeza é cúmplice. 

O resultado disso: obras sem qualidade, sem conclusão, escândalos que ganham as páginas dos jornais e emporcalham a imagem das gestões e da classe política. 

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista para o Portal OPINIÃO).

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

GRUPO BETÂNIA EM ICÓ


Na manhã da última quarta-feira (5) no município de Morada Nova, a convite do Grupo Betânia, a prefeita de Icó Laís Nunes e sua equipe, participaram da inauguração da primeira fábrica de leite em pó do Ceará.

"A Betânia é uma grande parceira na geração de emprego e renda no Nordeste e também no município de Icó, com instalação de tanques de leite para os produtores", afirmou Laís Nunes.

Em Icó, a Betânia tem 21 tanques de resfriamento de leite recebendo em torno de 21 mil litros de leite/dia.

"Aproveitamos o momento para para também conversar com os representantes do Grupo para parabenizar pelo empreendimento e manifestar nosso interesse em receber apoio para fortalecer a Bacia Leiteira de nosso município", disse a prefeita.

Estiveram também presentes, o líder político Neto Nunes, o secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, e o assessor de Desenvolvimento Econômico, Marcos Barreto.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Luiz Gondim!



Luiz Nogueira Gordim, cidadão de tradicional e respeitada família icoense, aposentado, nas horas vagas com sua capanga por baixo do braço vendia relógios, ouro e outros objetos para completar sua renda mensal.

Cavaquista e pitoresco muitas vezes, se irritava com facilidade ao ser chamado de "Luiz Cutruco" ou observar alguém dando "pitacos" em suas jogadas de gamão.

Gamão é um jogo muito antigo, praticado entre duas pessoas que utilizam um tabuleiro especial, um par de dados, 15 peças pretas para um dos jogadores e 15 peças brancas para o outro, e que é bem popular em Icó.

Pois bem; Luiz sempre era visto jogando Gamão nos calçadões de Icó - ou pela manhã bem cedo ou no finalzinho de tarde -, com os senhores Ivanildo e Dr. Hermano Limeira, José Acácio, Manoel Ramos, dentre outros cidadãos.

Nos finais de semana, outros amigos da cidade, também os chamavam pra jogar. E ele jogava bem. Para vencê-lo, só tinha uma chance: roubar Luiz no jogo. E roubar em jogo, sempre é possível, seja em qual modalidade. Quando não o faz o concorrente, cuida o juiz de fazê-lo!

Num sábado ensolarado qualquer do Icó, Luiz Cutruco - como era por demais conhecido -, foi convidado por um comerciante amigo para algumas partidas de Gamão. Até aí tudo bem...!

Lá pras tantas, perdendo as jogadas, o comerciante deu início as provocações para tirar Luiz da concentração e mudar o placar das jogadas, apontadas por alguns feijões ou milho.

"Bora Cutruco; véi de um olho verde e outro azul; vendedor de relógio e ouro do Paraguai", insistia.

Zangado, o que já era bem natural, Luiz não se conteve:

- "Deixe de encher meu saco, seu corno safado, e vamos jogar. Seu corno", reagiu ele.

A esposa do amigo comerciante, ouvindo atentamente a discussão, pediu explicações:

- "Mas Seu Luiz, respeito tanto o senhor em minha casa, e o senhor chamando meu esposo toda hora de corno safado?".

Luiz explicou o mal entendido na mesma tocada:

- "A senhora é uma dama de respeito e honesta. Ele é um corno safado mesmo, mas é de uma rapariga que ele tem há dez anos lá no Posto Novo".

Nesse dia, Luiz deu causa para o jogo de gamão se encerrar antes do tempo previsto, como não era costume!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista)

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Assembleia Itinerante vem ao Icó

 


A Assembleia Itinerante estará em Icó no próximo dia 21 de Outubro de 2021, onde as suas atividades e a sessão plenária serão realizadas no Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo do Estado do Ceará.

A iniciativa de levar a Assembleia ao Município icoense foi do Deputado Estadual Oriel Filho.

Além dos serviços prestados pela Assembleia, a população contará ainda com diversas unidades móveis com cursos e orientações ao público pelo Estado e parceiros.

 

 

Imperdível, Sobral...!

 


Seu Lunga do Juazeiro




Joaquim dos Santos (Lunga) foi candidato a vereador em Juazeiro do Norte, Ceará. Teve apenas 273 votos, à época. Os jornalistas Roberto Bulhões e Rosane Quezado, foram ouvir Lunga depois da eleição.

E Lunga gritou:

- Roubaram meus votos. E foi na apuração. Ganhei 200 pares de chinelo de Cirilo Duarte, 100 redes de seu Dedé, 100 dentaduras de Reginaldo, 400 sacos de cimento de Salviano e 400 sandália de Severino Duarte e 100 cortes de tecidos de Carlos Cruz.

"Ora, distribuí 1.300 coisas com os eleitores. Como só tive 273 votos? Me roubaram!". Essa resposta deu nos jornais e gerou grande repercussão.

E o Juiz Eleitoral do Juazeiro do Norte, que anos depois tomou posse como Desembargador, o Dr. Suenon Bastos Mota (in memorian), viu aquilo e mandou intimar Lunga. Lunga foi com o advogado Sérgio Gurgel. Gurgel, orientou Lunga.

O juiz perguntou sobre o publicado:

- "Seu Joaquim dos Santos, o senhor disse isso?". Lunga olhou pro advogado, coçou a cabeça, virou pra Dr. Suenon e afirmou:

- "Seu doutor, o advogado mandou eu negar, mas não sei mentir. Eu disse e repito: Fui roubado", afirmou.

O Juiz passou a régua e fechou a conta.

- "Não se pode punir um homem honesto".

(Por Macário Batista, jornalista).

Erinaldo Dantas!

 


O momento nos exige não somente honestidade, competência e compromisso, mas equilíbrio e maturidade!

Na foto, meu primogênito Renan Moreira (bacharel em direito) e o presidente da OAB-Estadual, Dr. Erinaldo Dantas!

MACÁRIO BATISTA



Quase nunca, quase, falo de mim. Se conto causos onde me autocito, kkk, é que estava no meio e fica impossível não dizer. Se fiz a foto e não apareço, é que estava por trás da lente.

Os amigos, por pura generosidade e especial carinho é que me proporcionam até lembranças de mim mesmo. Aí fico todo pimpão, como agora, onde o querido professor doutor Fabrício Moreira, Príncipe das Barrancas do Salgado, Guardião-Mór do Largo do Théberge, Bastonário do Bar no canto do Palácio do Barão do Crato, Conde Inefável e suave das largas avenidas e becos estreitos do Icó, nos faz relembranças de caminhos corridos à cata das histórias que coroaram a vida de um homem do bem, nosso saudoso Orial Nunes.

Aí eu faço que nem Seu Boneco, na Escolinha do Professor Raimundo..."Vou pra galera..."

Jornalista Macário Batista, com os talentosos irmãos Bulhões - Júnior e Yório, foram a Serra do Camará conversar com o nosso povo em 2018; conhecer as vilas, sítios, lugarejos e veredas, suas histórias reais dos sertões secos do Icó.

(Do blog do jornalista Macário Batista).