terça-feira, 26 de outubro de 2021

O Ceará Iluminado! - O meu artigo para o Portal Opinião.



Em recente pesquisa e discussão com uma caravana de Secretários da Prefeitura de Icó que seguiu à Fortaleza, junto ao Governo do Estado do Ceará, restou esclarecido que somos uma região bem luminosa, inclusive, o município icoense tem uma verdadeira "usina de calor" em funcionamento durante todo o ano.

Não é por coincidência, nesses tempos de valores de altas cobranças nas contas de energia elétrica mensal dos domicílios das famílias, dos comércios, empresas e indústrias, que duas multinacionais de grande vulto estão se instalando na municipalidade icoense: Projeto Bom Jardim I e III.

A grita é geral quanto aos valores cobrados na energia elétrica, acrescidos da contribuição de iluminação pública (CIP), que varia mensalmente e que tem pesado sobremaneira no orçamento final das famílias. 

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) abriu uma carta de crédito para que cidadãos que pretendem instalar em sua residência ou comércio compra das Placas de Energia Solar.

Em que pese o equipamento ainda ser considerado para a região do semiárido nordestino expressivo em seus valores, os consumidores atestam que vale a pena o investimento. 

Energia Solar

A energia solar funciona a partir de placas solares que captam luz, empregando o calor dos raios solares para geração de eletricidade (em sistemas de energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica) ou aquecimento de líquidos (energia solar térmica). O projeto de energia limpa e renovável é considerado de baixo potencial poluidor-degradador.

Segundo matéria veiculada pela mídia oficial do Governo do Estado do Ceará, a unidade de Milagres entrará em operação em 2022, com capacidade de 202 MW e receberá um investimento de R$ 600 milhões. Já o parque do município de Icó, terá potência de 265 MW e um investimento de R$ 820 milhões. Os projetos, na fase das obras, vão gerar cerca de 1.400 empregos diretos afora os indiretos.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, no mês de fevereiro, os pareceres favoráveis da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) ao projeto do complexo de usinas de energia solar para o município de Icó. 

Junto a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, tramita também um projeto de autoria do Deputado Estadual Oriel Filho, que indica ao Governo do Estado, a instalação de placas de Energia Solar para todos os seus equipamentos públicos.

É uma experiência que tem sido levada à prática, em alguns estados e municípios da federação e se esperam bons resultados para mudar essa grave situação que ajuda esvaziar o bolso do cidadão. 

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista para o PORTAL OPINIÃO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.