segunda-feira, 31 de maio de 2010

FABRÍCIO EM FOTO: 1o. DE MAIO DE 1993.

A FOTO ACIMA É DO PRIMEIRO DE MAIO DE 1993. AO FUNDO, LOURIVAL DO SINDICATO, ATUAL PRESIDENTE DO STR. DO LADO ESQUERDO, O EX-VEREADOR JÚNIOR ABREU, QUE GENTILMENTE MEU CEDEU ESTA FOTO. JÁ SE PASSARAM 17 ANOS.

FABRÍCIO EM FOTOS. JOGO BRASIL X PERU.


JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA, NO CASTELÃO, EM FORTALEZA (CE). 1988. TRANSMISSÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE TAUÁ. PARTICIPEI, AO VIVO, COMO COMENTARISTA. NA ÉPOCA, EU ENTENDIA DO RISCADO. HOJE, APENAS TORÇO PELO CEARÁ.

POVO BRASILEIRO!

POR ARTHUR ANDRADE.

GATO ESCALDADO!

Em dezembro de 2004, exerci o meu último mês de mandato eletivo, na condição de vice-prefeito do Icó e de candidato a prefeito vencido naquelas eleições municipais.

Muitos sumiram após a esfrega eleitoral. Desapareceram do mundo político, à época. Só os amigos verdadeiros continuaram ali na trincheira.

Fiquei em Icó, vencendo desafios e solidário aos amigos que eram humilhados no seu campo de trabalho e, por consequencia, recebia o nosso empolgado apoio em todos os níveis.

Retornei a advocacia com todas as minhas forças. Até porque, é a minha formação profissional, sustento dos meus filhos, porto seguro da minha cidadania.

Passaram-se os anos. Continuei com minha mesma postura e coragem.

Em 2005, um grupo de pessoas, dizendo-se independentes e com a disposição de criar fatos novos em Icó, principalmente na renovação da postura administrativa, criou-se a chamada “terceira via”.

Apostei na ideia.

Ocorre, que ao chegar próximo as eleições de 2006, a maioria sumiu; uns se entregaram a Cardoso Mota, então prefeito, outros tantos foram votar em Neto Nunes.

Uma decepção. Criaram o movimento para se dar(em) bem. Fiquei sozinho vendo a carruagem passar.

Em 2008, me preparei para deixar a vida pública em definitivo. Porém, por chamamento dos amigos, resolvi novamente participar daquele certame eleitoral, votando em Jaime Júnior para prefeito, Alcides Costa para vereador.
Ambos, também, embora com boa votação, não chegaram eleitos ao final da disputa.

Agora vem 2010. Novas eleições se aproximam.

Os convites para votar em “a” e “b” chegam todos os dias. A quem agradeço pela confiança. Mas, como diz no ditado popular, “gato escaldado não entra na mesma água fria”.

Estou ouvindo os amigos. Vamos ter os nossos candidatos para todos os cargos eletivos vindouros, sem a necessidade, doravante, de unir-se a quaisquer discursos mesquinho, decorado, ou de interesses escusos.

Em momento oportuno e breve, chamarei os meus para conversar e informar os nomes daqueles que irei sufragar nas urnas.

Tranquilo, com serenidade, teremos o nosso espaço.

Como sempre!!!

CULTURA EM IGUATU: PROJETO BAIÃO NA FEIRA.

O projeto Baião na Feira, em sua terceira edição, é realizado todo último sábado de cada mês, e vem agradando a população que tem comparecido ao local, para conhecer e apreciar o melhor da cultura iguatuense. O projeto é realizado pela Secretaria da Cultura e Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal de Iguatu, e tem o objetivo de valorizar, despertar e divulgar a cultura regional do município, promovendo o encontro de artistas locais.

Sanfoneiros, repentistas, emboladores, poetas e outros gêneros, todo o final de mês disputam entre si um espaço para apresentarem seus dons e a sua arte, transformando dessa forma aquele espaço físico num celeiro de cultura e folclore . É perceptível a satisfação com que esses artistas da cultura se dividem nos espaços, em meio à feira livre do município, que é realizada aos sábados, nas imediações do mercado público municipal, onde é montado um palco com aproximdamente 12 metros quadrados em forma de tenda.

O projeto Baião na Feira, na sua segunda edição, recebeu a visita do prefeito Agenor Neto, onde o mesmo demonstrou grande satisfação pela oportunidade dada aos artistas de mostrarem seus talentos através da música, do cordel e repente, no som da sanfona, do triângulo, zabumba e pandeiro. Desde então, o evento passou a ser transmitido pela rádio Liberdade de Iguatu, que dispôs de 90 minutos da sua programação para inserir mais um instrumento de divulgação da cultura de nossa região.

De acordo com o coordenador de cultura do município, Michel Prudêncio, nesta edição, muitos artistas estiveram procurando a secretaria em busca de agendar um espaço para se apresentarem durante o evento, que sempre se inicia as 8hs da manhã e prossegue até o meio dia. São 240 minutos de muito forró, cantoria, poesias e outros gêneros.

Nesta semana alguns nomes bastantes conhecidos nos meios artísticos da cidade estiveram por lá. Citando alguns: o sanfoneiro Geová Fernandes; Antonio Ozório com a sua sanfona de oito baixos (pé-de-bode); os repentistas Chico Alves e seu Filho Jonas Bezerra; o poeta Murilo Barroso, autor de vários títulos em cordéis, e vários outros nomes da cultura local.

(fonte: IGUATU NOTÍCIAS.)

FRASE DA SEMANA!!!

"AS CRÍTICAS, SE EXCESSIVAS, É AGONIA DE MAU PERDEDOR".

HOMENAGEM JUSTA - ICÓ É CAPA DO DN COM OS 150 ANOS DO TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS.

MEMÓRIA EM CENA. ESSA É UMA DAS MANCHETES QUE ESTAMPAM O DIÁRIO DO NORDESTE DESTE DOMINGO (30) E QUE LEVAM O ICÓ CULTURAL AO CEARÁ.DE MANEIRA DIFERENTE, POSITIVA E ESPERANÇOSA É MOSTRADO O ICÓ POUCO ENALTECIDO, POR MEIO DE SUA CULTURA, REPRESENTADO POR UM SENHOR DE 150 ANOS CUJO NOME É TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS.

COM O DESTAQUE PARA ESTE ESPAÇO CÊNICO, QUE COMPLETA EM 2010 SEU SESQUICENTENÁRIO, O DN DOMINICAL SE DEBRUÇA SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO MUNICIPAL E POR QUEM O CONSTRUIU, CADA ARTISTA E FOMENTADOR CULTURAL ICOENSE.

A REPORTAGEM ESPECIAL DO CADERNO 3 SE DEDICA AOS TRÊS TEATROS-MONUMENTOS DO CEARÁ, QUE ARREDONDAM SUAS IDADES NESTE ANO: TEATRO JOSÉ DE ALENCAR-FORTALEZA (100 ANOS), TEATRO SÃO JOÃO-SOBRAL (130 ANOS) E TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS (150 ANOS).

DAS TRÊS CASAS DE ESPETÁCULOS, A DE ICÓ TEVE UMA VIDA ESPECIAL, MARCADO POR DIFICULDADES E NÃO PASSOU POR SUA ÉPOCA DE OURO, POR CONTA DE FATOS ENCADEADOS.

CÓLERA. MORTE DE PEDRO THÉBERGE (IDEALIZADOR). SECA PROLONGADA (1877-1879), DECADÊNCIA DE ICÓ E ABANDONO DO ESPAÇO.O DIÁRIO TRAZ TRÊS MATÉRIAS SOBRE O TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS.

POR CAMINHOS DE PEDRA. MAIS ANTIGA CASA DAS ARTES CÊNICAS DO CEARÁ, O TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS TEVE UMA EXISTÊNCIA MARCADA POR DIFICULDADES E PERÍODOS DE ABANDONO.

SOBREVIVENTE DAS INTEMPÉRIES, SE MANTÉM ATIVO E SURPREENDENTEMENTE BEM CONSERVADO; O GRANDE PALCO DA VIDA. MAIS QUE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS, OS TEATROS DE ICÓ E SOBRAL SÃO CONSIDERADOS, NESTAS CIDADES, REDUTOS ACOLHEDORES.

NÃO FALTAM HISTÓRIAS DE VIDA QUE PASSAM POR ALI, PELO PALCO, POR TRÁS DAS CORTINAS, NO LUGAR DA PLATEIA OU DO LADO DE FORA, NA CALÇADA. EM ICÓ, O CADERNO 3 OUVIU HISTÓRIAS DE ATORES OCASIONAIS, DOS TEMPOS DO FAMOSO WALFRIDO MONTEIRO, AMANTE DO TEATRO E AGITADOR DA CENA LOCAL.

NA IMINÊNCIA DA FESTA. COMEMORAÇÕES NOS TEATROS CENTENÁRIOS DO CEARÁ JÁ COMEÇARAM. NO ENTANTO, É A PARTIR DAS CELEBRAÇÕES NO TJA, NO DIA 17, QUE AS AÇÕES CONJUNTAS, NAS TRÊS CIDADES, SERÃO DEFINIDAS.

FONTE: DIÁRIO DO NODESTE\ICÓ É NOTÍCIA.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PREFEITO DO ICÓ SERÁ OBRIGADO A INSTALAR LUZ DA FUNARTE.

Várias entidades icoense(s), inclusive pessoas que trabalham com artes e teatro locais, encaminharam hoje (27\05\2010), por escrito a promotora de justiça do Icó, Dra. Kamila Ferraz Brito, representação contra o ex-prefeito Cardoso Mota, Secretária de Cultura, Jecquélia Alcântara e o atual prefeito Marcos Nunes, com pedido de OBRIGAÇÃO DE FAZER, haja vista omissão do Poder Executivo Municipal de Icó, em instalar a LUZ CINEMATOGRÁFICA do Teatro da Ribeira dos Icós.

Conforme convênio da FUNARTE\MINC, do Governo Federal, repassados ao município do Icó, totaliza-se vinte e nove caixas de equipamentos, desde o dia 26 de julho de 2006, mas sem a devida instalação.

O prazo da instalação da LUZ CINEMATOGRÁFICA, no Teatro do Icó, tinha um prazo não superior de seis (6) meses.

Lamentavelmente, passaram-se 4 (quatro) anos e os equipamentos de LUZ, chegados ao Icó, continuam guardados em caixas da mesma forma que foram entregues a municipalidade.

A problemática, agora, encontra-se nas mãos da justiça.

MUI AMIGOS!

Criei este canto de página para escrever, criticar, elogiar, discutir temas, inclusive defender aquilo que acho certo e\ou errado, bem como exercitar meu raciocínio.

Este singelo, porém entusiasmado blog, já faz parte do cotidiano icoense, dos meus amigos espalhados pela federação, que buscam notícias plurais, diversas, mas relacionadas ao Icó.

Dentro deste espaço, existe um mural de recados. Porém, tive que colocar um “moderador”, pois, uma meia dúzia estava utilizando-o apenas para anarquizar e emporcalhar a vida pessoal de alguns.

Tive até problemas, com algumas pessoas da cidade, por conta das postagens no mural. Mostrei que não tive culpa. Tirei o mural do “ar”, voltando, repita-se, com moderador.

Ocorre, que não entendo muito bem desta parafernália que é a mídia, internet, etc...

Neste sentido, fiz uma parceria com o talentoso jovem RAFFAEL NOJOSA, para que este faça as operações do mural e outros blocos do blog.

Para surpresa nossa, tendo em vista que o mural estava com problemas, detectamos ao liberá-lo, várias mensagens, todas de dois IP’s conhecidos, me agredindo da pior forma.

O mais interessante, diga-se de passagem, é que os proprietários dos IP’s e, por certo, das mensagens selvagens contra minha pessoa, “eram considerados meus amigos”.

Nem preciso comentar.

QUE O TEMPO SEJA, NOVAMENTE, O SENHOR DA RAZÃO!!!.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

II FEMAFI 2010 - FEIRA MUNICIPAL DA AGRICULTURA FAMILIAR.




ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 25 DE MAIO DE 2010, A SEGUNDA SEMAFI - FERIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA FAMILIAR DE ICÓ-CEARÁ, NO PÁTIO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA/EMATERCE.

ESTE EVENTO TEM POR FINALIDADE DIVULGAR AS AÇÕES QUE ENVOLVEM A AGRICULTURA FAMILIAR EM ICÓ, ABRANGENDO DIVERSOS FATORES COMO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E, A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS VOLTADOS PARA O AUTO CONSUMO DAS FAMÍLIAS.

UMA DAS PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DISSO É A FIXAÇÃO DO HOMEM DO CAMPO NO MEIO RURAL.

O EVENTO CONTOU COM OS SEGUINTES PARCEIROS: MDA/CONAB/SEAP/SECRETARIA DAS CIDADES/BANCOS DO BRASIL E DO NORDESTE ENTRE OUTROS.

NO LOCAL SE ENCONTRAM OS DIVERSOS PRODUTOS CULTIVADOS EM ICÓ TAIS COMO: FEIJÃO, MILHO, MEL, FRUTAS E HORTALIÇAS.
(SITE DA PM\ICÓ).

terça-feira, 25 de maio de 2010

LIMA-CAMPOS E ICOZINHO ESTÃO DE FORA DAS EMANCIPAÇÕES.

Os dois maiores distritos emancipáveis do Icó (CE), Lima-Campos e Icozinho, estão de fora do projeto de emancipações do Estado do Ceará.

A decisão foi discutida na segunda-feira, na comissão especial, da Assembléia Legislativa do Estado.

Segundo os deputados e os técnicos envolvidos na questão, Lima-Campos e Icozinho, não preenchem os pré-requisitos para se tornarem municípios.

Então, se confirmou o que já sabíamos: não existem distritos no Icó com condições de se tornarem independentes.

Voltaremos ao assunto.
____________________________________________
Distritos.
Ao todo, os 19 distritos que atenderam todos os requisitos (população, viabilidade econômica e infraestrutura).
Jurema (Caucaia), Pajuçara (Maracanaú), Antônio Diogo (Redenção), Santa Tereza do Trici (Tauá), Mineirolândia (Pedra Branca), Ponta da Serra (Crato), Palestina (Mauriti), Santa Felícia (Acopiara), São João do Aruaru (Morada Nova), São Pedro do Norte (Jucás), Sucesso (Tamboril), Nova Floresta Feiticeiro (Jaguaribe), Itapebussu (Maranguape), Amanari (Maranguape), Juritianha (Acaraú), José de Alencar (Iguatu), Iguape (Aquiraz), Lisieux/Macarau (Santa Quitéria) e Parajuru (Beberibe).
Fonte: Diário do Nordeste.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CULTURA: POR VANDO RODRIGUES.

SERÁ REALIZADO NOS DIAS 28, 29 E 30 DE MAIO\2010, A 2ª MOSTRA DE ARTE E CULTURA DA REGIÃO CENTRO SUL E VALE DO SALGADO, UMA REALIZAÇÃO DO FÓRUM DA CULTURA E DO TURISMO DA REGIÃO.

PROGRAMA RUBENS BRASIL COM MUDANÇAS EM SEUS HORÁRIOS.

O programa Rubens Brasil (ICÓ\CE), veiculado na emissora Brasil-FM (106,7), de segunda a sexta, no horário do meio-dia, a partir desta semana sofrerá mudanças em seu funcionamento.

O programa é líder absoluto, segundo todas as pesquisas de opinião pública realizadas em Icó (CE), onde interage com a sociedade e discute todos os temas, com críticas e sugestões.

Pois bem, antenado com a legislação eleitoral vigente, bem como o calendário local e nacional, já que este ano teremos Icó Junino, FORRRICÓ, Copa do Mundo e eleições gerais, dentre outros eventos que vão fazer surgir discussões acalouradas, a administração da RÁDIO BRASIL-FM, resolveu, então, que o programa que é de maior audiência, ficará nos horários de 12 às 14h, observando, pois, com muita responsabilidade os fatos.

BLOG “ICÓ É NOTÍCIA” ENTREVISTA VEREADORES DO ICÓ.

(foto: Victor Luiz e Ítalo da Paz).
O blog ICÓ É NOTÍCIA (www.icoenoticia.com), através de seus repórteres, está entrevistando semanalmente os vereadores do município de Icó (CE).

A entrevista segue em dois blocos. No primeiro espaço, o parlamentar discorre sobre seu trabalho e desempenho político partidário. No segundo momento, responde perguntas e analisa o quadro eleitoral, administrativo, bem como expõe seu ponto de vista aos ledores e eleitores da municipalidade icoense.

O projeto teve inicio semana passada, com a vereadora Maria do Cal (PSL), única representante feminina na Câmara de Vereadores do Icó.

Hoje, o blog ICÓ É NOTÍCIA, trás a entrevista do vereador Ítalo da Paz (DEM), também ouvido em dois blocos de perguntas e respostas.

Vale a pena conferir.


CINEMA AS QUINTAS COM O "CINE DOS ICÓS".

Teve início, no último dia 13 de maio, o "Cine dos Icós", no Teatro da Ribeira dos Icós. Uma oportunidade de reativar o antigo cinema de Icó, que também se localizava neste Teatro secular.

Com esta boa novidade para a comunidade icoense, a estreia foi com o curta "A Sentença do Pau Brasil", cuja direção é de Francis Vale. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, representantes do IPHAN e da população local.

O diretor do curta esteve presente durante o início das atividades do Cine Clube e falou sobre o filme e o trabalho audiovisual cearense. Além disso, também esteve presente Altino Afonso, que dedica boa parte da sua vida na pesquisa histórica de Icó, e coordenou o debate após a apresentação da película. "A Sentença do Pau Brasil" conta conta uma das lendas de Icó.

PROGRAMAÇÃO - Após a abertura oficial, o "Cine dos Icós" estará funcionando todas as quintas-feiras, às 19hs, no Teatro Municipal. EM breve, traremos a programação de cada sessão bem como de todo o mês.

PROJETO - O Cine clube implantado em Icó faz parte de um projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC), cujo objetivo é implantar salas de exibição digital em 28 cidades históricas brsileiras, das quais fazem parte o Icó, Aracati e Sobral.

A parceria foi assinada em dezembro de 2009 e procura promover a cultura cinematográfica levando a experiência do cinema até em locais que ainda não existem salas de exibição. A instalação da sala acontece em espaços geridos pelo Iphan ou pelas prefeituras, secretarias de cultura locais ou sociedade civil, em parceria com o Iphan.

O acompanhamento do projeto será feito pela Secretaria do Audiovisual que forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um representativo catálogo do cinema nacional. Logo após a exibição dos filmes estão previstos debates e outras atividades, para estimular a reflexão e um convite à participação da população
Com informações do blog Icó Cultural\Icó é Notícia.

domingo, 23 de maio de 2010

PREFEITO DE IGUATU RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL.


O prefeito de Iguatu, Agenor Neto participa de mais uma Missão Internacional para conhecer novas culturas e projetos que possam ser absorvidos e desenvolvidos no município, adequando-os à realidade iguatuense.
Entre os dias 24 e 28 de maio de 2010, o chefe do executivo estará participando do 7º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal, na cidade de Seixal, em Portugal. Além de receber mais uma premiação internacional, agora devido às políticas públicas desenvolvidas de maneira sustentável.

O Seminário Binacional é promovido e organizado pelo Instituto Ambiental Biosfera, Guanandi Instituto de Renovação Social – GIRS, contando com o apoio da Câmara Municipal do Seixal (Portugal) e a colaboração da Universidade Autônoma de Lisboa, com o objetivo apresentar aos prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e parlamentares brasileiros os avanços alcançados nos diversos setores que compõem a gestão pública municipal do Seixal, incluída entre as cidades com melhor qualidade de vida em Portugal.

Durante cinco dias a delegação brasileira terá a oportunidade de conhecer tanto as políticas públicas e as diretrizes governamentais, quanto os projetos e programas empreendidos com sucesso pela administração daquela que é considerada uma cidade-modelo portuguesa.
Contemplando enfoques sobre gestão pública municipal, o Seminário abrange as áreas de planejamento urbano, infraestrutura, meio ambiente, saneamento, educação, cultura, saúde, esporte, bem-estar social, transporte, segurança pública, turismo, tecnologia da informação e responsabilidade social.

Na agenda técnica estão incluídas palestras e mesas redondas, com discussões e debates, além de visitas técnicas a projetos das municipalidades do Seixal, Lisboa e Setúbal, além de cidades vizinhas. Também haverá uma agenda complementar de visitas culturais e turísticas.

Está prevista ainda, mas não confirmada, uma audiência especial do prefeito Agenor Neto e da delegação brasileira, junto ao Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.

Agenor Neto falou sobre este momento especial, “esta será mais uma oportunidade para que Iguatu possa fazer intercâmbio com propostas de desenvolvimento sustentável que são exemplos para o mundo. Esta região portuguesa tem notório crescimento acompanhado da melhora da qualidade de vida da população, espero que possa conhecer ótimos projetos e levar para o meu Iguatu”, afirmou.

Durante o evento o gestor iguatuense irá receber o prêmio de destaque em Práticas Sustentáveis na gestão – adotação de políticas públicas desenvolvidas de maneira sustentável e dentro de que o pacto global das Nações Unidades considera Responsabilidade Social, unindo três fatores: meio ambiente, social e econômico.

(DO IGUATU NOTÍCIAS).

quinta-feira, 20 de maio de 2010

OS VENTOS...

Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar...

Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que érealmente nosso, nunca se vai para sempre...

A "SIMPATIA" DE VITAL DE FREITAS.



Vital de Freitas é homem de bem do Icó. Aposentado, percorre o dia todo conversando com as pessoas, contando anedotas e fazendo mágicas.

No mais, critica todos os políticos da cidade, onde no seu juízo são todos velhacos, mentirosos e sem compromisso.

Ocorre, que nosso Vital de Freitas, também é entendido de remédios e de “simpatia” da cura.

Conta-se, que certo dia, um transeunte do Icó encontrou com Vital no mercado velho, ponto de encontro de muitos.

- Vital, o que faço com meu cachorro, pois já levei ao veterinário e ele não fica bom? –

Tenho uma “simpatia” que é melhor do que remédio, respondeu nosso personagem.

Pois conte, pediu o amigo ansioso por melhoras para seu cachorro.

- Você levante o cachorro três vezes e, daí, chama o nome do maior político velhaco do Icó -.

Passado alguns dias, eis que os “homens” se encontram, novamente, no mercado.

- E aí caro amigo, o cachorro ficou curado? –

Que nada seu Vital, o cachorro morreu, respondeu todo triste.

- Mas, afinal, qual foi o nome do político velhaco que você falou quando levantou o cachorro? -, perguntou Vital.

Chamei pelo o nome de Francisco da Silva.

- Há, por isso deu errado. A dose que você usou foi para elefante. Para seu cachorrinho precisava chamar apenas pelo o nome de Manoel da Graça -, assinalou Vital de Freitas.

(Causos do Icó).

quarta-feira, 19 de maio de 2010

VEREADOR ZÉ DE CREUZA SERÁ REEMPOSSADO NOVAMENTE.

O vereador José Meldo Dias, o Zé de Creuza, através de uma ação cautelar promovida pelo Ministério Público Eleitoral, acolhida pelo juízo eleitoral icoense no último dia 19\05\2010, será reempossado novamente como vereador do Município de Icó, no lugar de Evandro Juvino, considerado inelegível.

Evandro Juvino tinha tomado posse ilegalmente, semana passada, na Câmara Municipal de Icó, por ordem individual do vereador-presidente Ricardo Nunes.

Maiores detalhes amanhã.

DEU NO BLOG ICÓ É NOTÍCIA.

O BLOG ICÓ É NOTÍCIA, ATRAVÉS DE ENQUETE DURANTE TODO O MÊS, PERGUNTOU AOS SEUS LEDORES:

- QUAL A ÁREA QUE DEVE TER MAIS ATENÇÃO EM ICÓ?

RESPOSTA: SAÚDE – 67%.

CONCLUSÃO: A SAÚDE PÚBLICA DO ICÓ É UM CAOS.

BANDIDO GERA EMPREGO?

Esta máxima é do sambista DRICÓ, carioca da gema, que atualmente mantém um quadro de tradições regionais, no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.

Veja, segundo Dricó, alguns empregos que a bandidagem proporciona:

- Ao promotor de justiça, para fazer sua caveira e lhe denunciar;

- Ao advogado para defender e tentar soltar;

- Ao juiz para julgar;

- Ao carcereiro, para vigiá-lo;

- Ao policial para prendê-lo;

- Ao comerciante, para vender ao governo arroz, feijão, etc, para alimentá-lo.

E por aí vai...

AMIZADE!!!


RENAN: 12 ANOS DE AMOR.

QUEM ANIVERSARIA NO DIA DE HOJE (19\05\2010), É O MEU QUERIDO FILHO PRIMOGÊNITO E GRANDE AMOR DE NOSSA VIDA, RENAN SOUSA MOREIRA DA COSTA.

DISCRETO, SIMPÁTICO, E DE BEM COM A VIDA, RESERVA-SE A COMEMORAR O NATALÍCIO EM FAMÍLIA, COM AS BENÇÃOS DO MESTRE JESUS DE NAZARÉ E DE SEUS PAIS CORUJAS.

PASSARAM-SE 12 ANOS.

QUE VENHAM TANTOS OUTROS, COM SAÚDE, PAZ, AMOR E FRATERNIDADE RECÍPROCA.

PARABÉNS!

terça-feira, 18 de maio de 2010

RETROSPECTIVA: ELEIÇÕES 2004 EM ICÓ.



O PEDINTE!!!

No ano passado, por convite de amigos, em uma cidade do Vale do Jaguaribe, estive participando do PROJETO GOVERNO INTERANTE, onde o Governador Cid Gomes (PSB), leva aos municípios do Ceará todos os seus secretários, ouvindo as pessoas, assinando ordens de serviços e interagindo com a comunidade local.

Após os atos solenes, a caravana se dirigiu a um clube local, onde foi servido almoço, inclusive discussões mais amiúde com as lideranças políticas locais e estaduais.

Daí inicia a nossa história.

Em Icó, é fato público e notório, existe uma legião de pedintes, uns por necessidade outros tantos por mania e vício, que se acostumou a admoestar as pessoas em restaurantes, bares, festas e encontros sociais.

São os chamados “malandros futebol clube”, que na insistência, levam alguns trocados para deixar as pessoas em paz.

Em Icó, repito, ninguém consegue tomar um refrigerante, uma cerveja, ou participar de qualquer festividade, sem aparecer três ou quatro pedintes para encher seu saco.

Pois bem, ao sair do almoço no Vale do Jaguaribe, acompanhado de vários políticos regionais, apareceu “um chato” para pedir insistentemente.

Pois bem, “um” político amigo, já cansado daquela situação, foi taxativo com o pedinte: “rapaz tenho certeza que você não é desta cidade, pois, aqui não existe ninguém de forma veemente pedindo aos políticos e a qualquer pessoa, qualquer tostão. Aqui se pede desenvolvimento, trabalho e renda. Você deve ser do Icó ou de Acopiara”.

O político amigo tinha razão.

O homem da história em discussão era do Icó, acostumado com esmola e enganação, bem como enganar os outros também com falsa promessa de apoio.

NADA COMO O TEMPO...




LENDAS ICOENSES: OS MISTÉRIOS DO SOBRADO DO BARÃO.

Ali, vizinho à Igreja do Bonfim viveu, por mais de cinquenta anos, Bernardo Duarte Brandão, o Barão do Crato, sua irmã dona Maria do Rosário, e muitos escravos e escravas, até 1880, quando o Barão morreu em Paris.
Daí por diante, só lendas, morcegos e fantasmas, habitaram a velha edificação, até 1920, quando passou a ser habitado por gente viva novamente.
As tradições contam que o seu Dú era implacável com seus escravos e que muitos e muitas infelizes, ele pessoalmente supliciava, impiedosamente, e os torturava de forma tal, até o sangue correr, de tantas chicotadas e maltratos cruéis, que só o silêncio da história é contumaz testemunha .
Dizem que muitos negros foram mortos pelos castigos aplicados pelo Barão, que os feitores enterravam no quintal do sobrado, ou nas margens arenosas do Rio Salgado, cúmplices dos assassinatos, que a lei e a fé encobriam. Não se sabe ao certo se isso era verdade ou simplesmente calúnias dos seus inimigos, que não eram poucos.
Mas, a deduzir pelos terríveis tempos da escravidão, certamente era não seria o único senhor de escravos a não praticar tais perversidades contra os negros. Restaria à arqueoligia moderna comprovar, ou não, esses fatos.Pairavam ainda fofocas maldosas e caluniosas.
Seja contra sua pessoas ou seus parentes. Uma delas era que Bernardo tentara casar-se com a própria irmã, inclusive pedindo licença à Santa Sé, fato que a história não confirma. Todavia os dois morreram solteiros e sem filhos, vivendo um eterno amor platônico, na solidão de irmãos. Ele na política e suas políticas, e nas arengas com os Dias do Icó, ela nos bordados, nos tricôs e nas ladainhas sem fim.
Dizem que dona Maria do Rosário, já com a idade avançada, vez por outra, já em Fortaleza, onde passou a morar, ia ao Cemitério São João Batista, fazer crochê ou tricô ao lado do túmulo do amado irmão. Se amor se concretizou, com essas almas gêmeas, foi somente na eternidade, após a morte de ambos, em outro plano de existência, que não podemos compreender.
A lenda mais corrente sobre o sobrado é a existência de um porão secreto e de um túnel que ligava o sobrado ao Teatro, ambos em esquinas da Rua das Almas. Ainda hoje restam resquícios de um antigo porão existente no sobrado.

Quanto ao túnel este foi fruto da imaginação popular. A criação dessa estória foi coisa já do século XX, mas nascida da mente dos velhos escravos, talvez até o Barão alimentasse algumas lendas sobre si.
O Teatro foi construído em 1860 e o barão morreu em 19 de junho de 1880. O sobrado já tinha quase um século de existência, portanto uma e outra edificação não tinham nada a ver uma com a outra.
O certo é que o porão existiu e este foi construído para guardar as riquezas, com medo de saques, inclusive saques feitos por ocasião da Confederação do Equador (1824), quanto os irmãos Alencar e seus seguidores obrigavam aos cidadãos ricos a contribuírem com pesadas taxas para a causa separatista.
O porão, na verdade, era um cubículo de mais ou menos um metro quadrado, situado abaixo do assoalho de tábua corrida, no quarto contíguo à sala de visitas imediatamente encostado à parede. Entrava-se nele por um alçapão disfarçado no tabuado. Possivelmente descia-se por alguma escada, em pé, ou talvez por uma corda.
Neste caso, quem por ali descia era um escravo da confiança da família e o barão nunca esteve neste porão, sabendo somente o que deixava lá em baixo: Objetos de valor e moedas de ouro e prata, que “dariam p'ra encher uns três ou quatro pares de caçoás”. Joaquim Ferreira (1889-1976) comprou o sobrado por volta de 1920, muito estragado, pois este estava fechado desde a morte de “Seu Dú”.
Tinha a fama de mal assombrado. Tio Ferreira, era marido de minha tia-avó Odécia, ocasionalmente, quando crianças, os visitávamos, mostrava-nos o local exato do alçapão.
O porão não mais existia quando ele comprou o sobrado, certamente o próprio seu Dú o mandou demolir, mas restavam pistas, tanto no madeirame, quando na tijoleira do piso do primeiro andar, onde á época (por volta de 1970/80) morava dona Joaninha, sua irmã.
Vez por outra, disse-me uma vez tia Odécia, ouvia passos no sobrado, um toque no violão que ficava por sobre o sofá de palhinhas da sala, e aqui e ali alguma badalada do sino da torre da Igreja do Senhor do Bonfim, pois o sobrado é contíguo à igreja.
Certa vez, estando eu com eles, olhando da janela da sala de jantar, para uma coruja e seus filhotes, que se alojara na torre do Bonfim, o sino tocou, uma, duas badaladas... Ninguém estava por lá.
Tio Ferreira olhou de rabo de olho para Tia Odécia e me levaram rapidamente, sem nada comentar, pra tomar café com bolo. Eram seis horas da tarde!Há quem diga que ainda hoje se escutam gemidos e guizos de correntes no Sobrado do Barão.
Quem passa pela calçada, perto das portas que dão para as ruas, ainda ouvem, aqui e ali essas assombrações noturnas. Há quem diga que já viu nas horas-mortas, quando as janelas estão semi-abertas, ou mesmo fechadas, às vezes uma mulher, às vezes um homem ou às vezes os dois, nos balcões, como a contemplar a Rua Larga.

PARA ENTENDER O SOBRADO E O BARÃO.
O Sobrado do Barão do Crato: Essa construção constitui no conjunto arquitetônico do Icó, o que mais atrai a atenção. Sobre essa construção tipicamente colonial pairam lendas e velhas estórias de assombrações e desejos proibidos.
Esse imóvel pertenceu originalmente a Bernardo Duarte Brandão (Iço 15.07.1832 – Paris 19.07.1880), o 1º Barão do Crato, cujo título obteve do Imperador Pedro II. Em estilo colonial, com se janelas e respectivas portas que se abrem para o exterior, foi construído ao lado da Igreja do Bonfim, o que de já demonstra o poderio de seu proprietário.
Não obstante sua aparência parecer mais antiga, foi construído no início do Século XIX. Foi abandonado por mais de meio século por seus proprietários e herdeiros, razão pela qual sua estrutura externa ter permanecido intacta, sendo adquirido pelo Telegrafista Ferreira, para sua residência familiar.

Bernardo Duarte Brandão, o Barão do Crato, nasceu em 15 de Julho de 1832 em Icó, Província do Ceará e morreu em Paris em 19 de Junho de 1880.
Era filho de Bernardo Duarte Brandão, rico fazendeiro das terras da Ribeira dos Icós. Para alguns geneologistas essa família é de origem pernambucana, tendo como casal patriarca Bernardo Duarte Brandão (Pernambuco-1784) e Dª. Jacinta Augusta de Carvalho Brandão, igualmente natural de Pernambuco, que investiram seus recursos na compra de grandes extensões de terra e na criação do gado pelos sertões do nordeste.

(Postado por Opinion - Washington Luiz Peixoto Vieira).

segunda-feira, 17 de maio de 2010

JORNAL “O POVO” ENTREVISTOU OS JUDEUS DO ICÓ.



O QUASE CENTENÁRIO JORNAL CEARENSE “O POVO”, ESTEVE NESTE FINAL DE SEMANA EM ICÓ (CE), ONDE JUNTAMENTE COM NOSSO FESTEJADO HISTORIADOR AFONSO ALTINO, PROCUROU E ENTREVISTOU VÁRIAS FAMÍLIAS DESCENDENTES DO POVO JUDEU, MAS QUE HABITA NA TERRA DOS ICÓS, INCLUSIVE MANTENDO SEUS COSTUMES RELIGIOSOS.

MAIORES INFORMAÇÕES E MATÉRIA COMPLETA NO CADERNO IMPRESSO DO JORNAL “O POVO”, QUE PUBLICAREMOS NESTE ESPAÇO NO DECORRER DA SEMANA.

PREFEITO DE JUAZEIRO DO NORTE VIRA PERSONAGEM NACIONAL.

Olha só o que escreveu, nesta última segunda-feira, em seu Blog, o jornalista Ricardo Noblat: a trajetória amorosa do prefeito de Juazeiro do Norte, Manuel Santana. Noblat o compara a Odorico Paraguaçu.
Confira:

Escapa à nossa vã filosofia o tanto de coisas que aproximam o prefeito Odorico Paraguaçu, personagem da novela de Dias Gomes “O Bem Amado”, de Manoel Santana (PT), prefeito de Juazeiro do Norte, Ceará, onde José Serra (PSDB), hoje, rezará aos pés da estátua do padre Cícero, a figura messiânica mais poderosa no imaginário dos nordestinos.

Odorico era um espertalhão simpático e bom de lábia? Então o que dizer de Santana – ou melhor: Dr. Santana, 49 anos, médico sanitarista, o primeiro vereador do PT na história de Juazeiro?

Para se eleger prefeito do terceiro maior colégio eleitoral do Estado, ele apenasmente derrotou dois ex-prefeitos e um deputado federal. Obteve 58% dos votos válidos – quase o dobro do que alcançou o segundo colocado. Regada por doses de licor de jenipapo, Odorico mantinha uma relação pouco casta com três mulheres ao mesmo tempo – as irmãs Cajazeiras.

Há pelo menos três mulheres na vida do Dr. Santana, e as três empregadas por ele na prefeitura.

A subsecretária de Governo, de nome Tânia Paiva, é mãe dos três primeiros filhos do prefeito. Atende aos pedidos dos vereadores. Não se deixa intimidar por eles. Oficialmente, a primeira-dama do município é Cristiane Pereira, presidente da Fundação da Criança e Adolescência.

Ela foi casada com o vereador Tarso Magno (PSL), o melhor amigo de Dr. Santana. A amizade entre os dois foi pelo ralo quando Magno descobriu que estava sendo traído. Para lavar sua honra, ofereceu ao Tribunal de Contas dos Municípios 42 denúncias de corrupção contra o prefeito.

A terceira mulher é a ouvidora da prefeitura, Luciana Matos. Licenciou-se do cargo. Saiu para dar à luz a Júlia, filha do prefeito e alvo de mensagem carinhosa postada por ele em seu twitter.

Corre em Juazeiro que Dr. Santana teve mais um filho com outra funcionária graduada da prefeitura. Mas isso talvez não passe de maledicência capaz de afogar o coração do prefeito em desgosto e deceptude. Não é por falta de companhia, pois, que Dr. Santana mora sozinho.

Prefere assim. O exercício do cargo tem-lhe sido penoso.

Eleito com o apoio do ex-prefeito Raimundo Macedo (PSDB), também médico e conhecido como “Raimundinho Gente Fina”, Dr. Santana logo rompeu com ele. Acusou-o de ter quebrado a prefeitura.

O troco foi rápido e pesado para quem se dizia um homem de poucas posses. “Raimundinho Gente Fina” mostrou a amigos comuns recibos no valor de R$ 7 milhões assinados por Dr. Santana enquanto era candidato a prefeito.

Dr. Santana nunca mais falou da herança maldita legada por seu antecessor. Proibiu-o, contudo, de trabalhar no hospital do município. “Raimundinho Gente Fina” atende seus pacientes debaixo de uma frondosa árvore do Hospital e Maternidade São Lucas. Como quem faz aqui paga aqui… A prefeitura também quebrou nas mãos de Dr. Santana.

O balanço do ano passado revela um rombo de R$ 37,4 milhões de restos a pagar. O prefeito esqueceu o que disse em comícios e privatizou oito mercados, um frigorífico e o Hotel Municipal. Em breve será a vez do estádio Romeirão. Só tem um probleminha: tudo está sendo vendido a um único comprador.

O felizardo é o empresário Sílvio Rui, vinculado ao PSDB local, dono de uma empresa de ônibus. “É a melhor privatização do mundo”, escarnece o vereador Magno – sim, aquele que perdeu a mulher para Dr. Santana.

Se dependesse de Magno, o prefeito já teria sido cassado. Magno conseguiu a assinatura de sete colegas e abriu uma CPI contra ele. Dr. Santana tomou os providenciamentos devidos e sustou a CPI. O Ministério Público quer reabri-la. Quer apurar também o desvio de R$ 3 milhões enviados pelo Ministério da Educação para reformar 18 escolas.

Foi para não ser vista ao lado do prefeito que Dilma Rousseff cancelou em abril último a visita à estátua de padre Cícero.

A primazia caberá a Serra. Dr. Santana entrou na sucessão de Lula pelas portas do fundo.

NEM OPOSIÇÃO NEM SITUAÇÃO. MUITO PELO CONTRÁRIO!!!

O título em epígrafe parece uma brincadeira. Porém, o fato é sério e merece do prefeito Marcos Nunes (PMDB) uma tomada de posição firme, urgente, antes que sua já tão combalida administração faleça de vez.

A discussão, novamente, em pauta é a saúde pública em Icó.

O povo tem paciência para esperar reformas em estradas, no prédio da escola, do calçamento, et cétera, mas, registre-se que não suporta mais o abandono sumário da saúde pública em Icó.

Hoje, praticamente temos poucos médicos na urbe, poucos remédios nos postos de saúde (a maioria ainda fechado desde o início da atual gestão), e o hospital regional praticamente abandonado, mais doente do que o próprio paciente.

Pelo discurso da saúde se sustentam durante anos a fio às lideranças mais fluentes do município.

Vejamos um pouco a sinopse abaixo:

A saúde, diga-se de passagem, fez do médico Quilon Peixoto prefeito em duas oportunidades, inclusive ser líder político até os dias atuais.

A saúde fez urgir da zona rural, até então desconhecido, o nosso amigo Oriel Nunes, fazendo dele o vereador mais votado em Icó, à época, prefeito e deputado estadual. Líder até os dias atuais.

A saúde fez de Neto Nunes o primeiro prefeito reeleito da história icoense; o hospital regional o fez imortal no coração do povo, o elegendo deputado estadual, com expressiva votação. Aliás, tenho uma pesquisa recente que aponta Neto Nunes o maior líder do Icó. Não tenho dúvida, foi à saúde, foi o regional de outrora.

A saúde, unindo o discurso dos seus precursores, elegeu nas eleições de 2008 Marcos Nunes e Charles Peixoto, prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Pois bem, agora é a falta de saúde que pode despachar os mandatários de então, nas urnas, para o ostracismo político, se não houver uma tomada de posição verdadeira e sem cores partidárias.

Na prática, dentro do acordo político da “união”, restou para Dr. Quilon Peixoto, a indicação e o comando da saúde em Icó.

A primeira indicação recaiu sobre sua sobrinha Zuila Maciel Peixoto. Pessoa correta e comprometida, mas, não conseguiu domar os projetos de saúde pública na municipalidade. O seu tempo, a frente da secretaria, foi um verdadeiro caos.

Da insuportável situação ali vivenciada, Zuila pediu exoneração. Chegou ao limite.

Mais adiante, ainda do acordo pela indicação, veio à substituição por outro sobrinho, desta feita Dr. Daniel Peixoto, que já tinha sido testado e reprovado no então (des)governo Cardoso Mota. As estatísticas, o caos atual, desmerece qualquer novo comentário.

O fato é que não temos saúde pública em Icó. Seja no regional, nos postos, na zona rural.

O problema é que mexer nos quadros da saúde icoense, atualmente, é atrapalhar a união.

Mas tudo tem um basta. Um chega! Daí é que o limite da péssima situação chegou aos icoenses. É só conversar com o povo nas ruas. Escutem os seus próprios eleitores. Ouvirão as respostas, as críticas, o medo e as dores.

Acho que chegou à hora do próprio Dr. Quilon Peixoto e\ou Charles Peixoto assumirem a titularidade, na condição de secretário de saúde, para alavancar do nada para a saúde que desejamos e merecemos em nosso torrão.

Neste aspecto, não deve existir oposição nem situação, mas tão somente em debate a VIDA HUMANA, que tem sido tratada até os dias atuais com desleixo.

No site transparência, do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM demonstra que o prefeito Marcos Nunes, tem repassado do orçamento municipal e constitucional, as verbas devidas para a saúde em Icó.

Então, não falta dinheiro, falta gestão administrativa.

Finalmente, antes de retornar ao debate em breve, deixo claro que esta conversa é tarefa para adultos, pois, Dr. Daniel não deve encarar a crítica construtiva com ódio, com mensagem de oposição política, até porque resido em Icó, tenho esposa e três filhos, que precisam dos nossos médicos, dos nossos remédios, da nossa saúde funcionando, nem que seja só o básico.

Fiquem com Deus. Estarei orando para que Dr. Quilon, Charles, Neto Nunes, Daniel Peixoto e Marcos Nunes, leiam este artigo e o levem em consideração, antes que seja tarde demais para seus projetos políticos, quiçá a vida do povo icoense que está em discussão, na busca de uma resposta justa.

domingo, 16 de maio de 2010

HOTEL BREJO DAS FREIRAS (PB). DISTA 110KM DO ICÓ.







A ESTÂNCIA TERMAL BREJO DAS FREIRAS, HOTEL DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, FICA LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE, A 40KM DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS (PB).
DISTA 110KM DA TERRA DOS ICÓS.
OFERECE LAZER, REPOUSO, E O MILAGRE DE SUAS ÁGUAS.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

VEREADOR É EMPOSSADO NA “TORA” EM ICÓ.

O vereador Francisco Evandro de Araújo – o Evandro Juvino (PDT), foi considerado inelegível, nas eleições municipais pretéritas, por ter assumido a Prefeitura Municipal de Icó (CE), já que era presidente da câmara de vereadores, à época, no período de seis meses antecedentes ao pleito eleitoral de 2008.

Neste sentido, o Partido dos Trabalhadores de Icó (PT), através do advogado Dr. Kerginaldo Cândido, protocolou em seu desfavor “notícia de inegibilidade”, o que restou ao final acolhida pela justiça eleitoral de Icó, aonde a Dra. Mabel Viana (juíza eleitoral), em sentença declarou o vereador inelegível e ordenou a posse do primeiro suplente de vereador, Senhor José Meldo Dias, o Zé de Creuza.

Em recurso ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE, em Fortaleza (CE), Evandro Juvino também foi declarado inelegível para assumir neste mandato o cargo de vereador de Icó.

Novamente, recorreu ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (DF), tentando reaver o seu mandato de vereador, já tinha conseguido se reeleger nas eleições de 2008.

O advogado Dr. Solano Mota, representando os interesses do vereador José de Creuza, que há um ano e quatro meses estava assumindo o mandato de vereador, com o afastamento de Juvino, vinha acompanhando todo o desenrolar processual, na condição de litisconsorte.

Ocorre, que o TSE entendeu que houve “inadequação da via eleita”, no processo contra Evandro Juvino e, para surpresa do mundo jurídico, restabeleceu o mandato (de Evandro Juvino), numa decisão monocrática, observando que este deveria votar a edilidade icoense.

Porém, tempestivamente, Dr. Solano Mota protocolou “embargos de declarações”, em face daquela nefasta decisão, suspendendo aquele evento jurídico e político.

Há uma semana o TSE, novamente, não acolheu os embargos e deu ganho de causa a Evandro Juvino.

Pois bem, estes são os fatos!

Ocorre, que na justiça todos os atos são solenes, obrigatoriamente. Assim, antes do transito em julgado e dos expedientes formais, da presente ação, o vereador-presidente Ricardo Nunes (PMDB), deu posse na última quinta-feira, de forma ilegal, a Evandro Juvino. Como diz no ditado popular: "NA TORA".

A promotora eleitoral do Icó, Dra. Kamila Ferraz Brito, admoestada pela parte adversa, no seu papel de fiscal da lei, enviou "notificação" recomendando ao presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Nunes, para se abster de dá posse a Evandro Juvino, antes das FORMALIDADES do TSE em Brasília (DF).

Tudo em vão! Além de não acolher a notificação ministerial, deram posse a Evandro Juvino antes mesmo do transito e julgado da ação eleitoral.

Dr. Solano Mota, advogado de Zé de Creuza, apresentou ontem recurso ao Supremo Tribunal Federal – STF, já que a matéria também é de ordem constitucional, bem como reclamação contra os malfeitores da lei em Icó.

Vamos, agora, aguardar o desenrolar do feito eleitoral, para maiores detalhes em breve.

RUBENS BRASIL CONVIDA.

O RADIALISTA E PRESIDENTE DO PARTIDO VERDE DO ICÓ, RUBENS BRASIL, ENVIOU CONVITE A POPULAÇÃO ICOENSE, CONVIDANDO TANTOS QUANTOS, PARA NESTA SEXTA-FEIRA (14\05), ÀS 8H, TOMAR UM CAFÉ DA MANHÃ NO RESTAURANTE CASA GRANDE, NO CENTRO HISTÓRICO ICOENSE, AONDE NA OPORTUNIDADE, A SUA AGREMIAÇÃO POLÍTICA, PATROCINARÁ UMA "PALESTRA" COM O ENGENHEIRO CIVIL, DR. BOTO CRUZ, ACERCA DE MEIO AMBIENTE E ELEIÇÕES 2010.

AGENDA:

PALESTRA: MEIO AMBIENTE E ELEIÇÕES 2010.

PALESTRANTE: DR. BOTO CRUZ.

HORÁRIO: 8H.

LOCAL: RESTAURANTE CASA GRANDE.

ICÓ: SEXTA-FEIRA.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Montagem com a foto de prefeito vira caso de polícia


A Polícia deverá investigar um crime cibernético ocorrido no dia 10 de maio deste ano, envolvendo a montagem de uma fotografia do prefeito de Iguatu, Agenor Neto. Na imagem, o prefeito iguatuense aparece preso e algemado por trás de umas grades.

A montagem fotográfica foi publicada no blog http://diariokatu.blogspot.com, e também no site www.iguatu.org, de responsabilidade do grupo político ligado ao ex-deputado Marcelo Sobreira. Ao tomarem ciência da gravidade dos fatos, os responsáveis trataram de deletar os arquivos dos referidos sites (blogs), o que de nada adiantou, já que o Google trata de arquivá-los no cache dos seus servidores.

Em discurso feito na Assembléia Legislativa do Ceará, ontem, o deputado Osmar Baquit denunciou a gravidade do caso. Ele disse que um dos filhos do prefeito iguatuense ficou transtornado na escola quando um colega de aula o indagou se o seu pai estava preso.

O caso ganhou repercussão. A Câmara Municipal já se antecipou e vai lançar uma nota de repúdio contra esse ato repugnante ocorrido neste município.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

SEM MEIAS PALAVRAS...


NO DIÁRIO DO NORDESTE DESTA QUARTA-FEIRA:
O prefeito Agenor Neto, de Iguatu, viajou a Brasília à cata de recursos para o seu município. No embarque, revelou que um dos seus candidatos ao Senado "é o Dr. Tasso" e indagado sobre o outro "não posso apresentar um candidato para Iguatu sem ter levado benefício para a cidade".

SENTENÇA INUSITADA, INTELIGENTE E ESPIRITUOSA

Esta aconteceu em Minas Gerais (Carmo da Cachoeira).
O juiz Ronaldo Tovani, 31 anos, substituto da comarca de Varginha,ex-promotor de justiça, concedeu liberdade provisória a um sujeito preso emflagrante por ter furtado duas galinhas e ter perguntado ao delegado:"desde quando furto é crime neste Brasil de bandidos?".
O magistrado lavrou então sua sentença em versos:
No dia cinco de outubro
Do ano ainda fluente
Em Carmo da Cachoeira
Terra de boa gente
Ocorreu um fato inédito
Que me deixou descontente.
O jovem Alceu da Costa
Conhecido por 'Rolinha'
Aproveitando a madrugada
Resolveu sair da linha
Subtraindo de outrem
Duas saborosas galinhas.
_______________________
Apanhando um saco plástico
Que ali mesmo encontrou
O agente muito esperto
Escondeu o que furtou
Deixando o local do crime
Da maneira como entrou.
_______________________
O senhor Gabriel Osório
Homem de muito tato
Notando que havia sido
A vítima do grave ato
Procurou a autoridade
Para relatar-lhe o fato.
_______________________
Ante a notícia do crime
A polícia diligente
Tomou as dores de Osório
E formou seu contingente
Um cabo e dois soldados
E quem sabe até um tenente.
_______________________
Assim é que o aparato
Da Polícia Militar
Atendendo a ordem expressa
Do Delegado titular
Não pensou em outra coisa
Senão em capturar.
_______________________
E depois de algum trabalho
O larápio foi encontrado
Num bar foi capturadoNão esboçou reação
Sendo conduzido então
À frente do Delegado.
_______________________
Perguntado pelo furto
Que havia cometido
Respondeu Alceu da Costa
Bastante extrovertido
Desde quando furto é crime
Neste Brasil de bandidos?
_______________________
Ante tão forte argumento
Calou-se o delegado
Mas por dever do seu cargo
O flagrante foi lavrado
Recolhendo à cadeia
Aquele pobre coitado.
________________________
E hoje passado um mês
De ocorrida a prisão
Chega-me às mãos o inquérito
Que me parte o coração
Solto ou deixo preso
Esse mísero ladrão?
_______________________
Soltá-lo é decisão
Que a nossa lei refuta
Pois todos sabem que a lei
É prá pobre, preto e puta...
Por isso peço a Deus
Que norteie minha conduta.
_______________________
É muito justa a lição
Do pai destas Alterosas.
Não deve ficar na prisão
Quem furtou duas penosas,
Se lá também não estão presos
Pessoas bem mais charmosas.
_______________________
Afinal não é tão grave
Aquilo que Alceu fez
Pois nunca foi do governo
Nem seqüestrou o Martinez
E muito menos do gás
Participou alguma vez.
_______________________
Desta forma é que concedo
A esse homem da simplória
Com base no CPP
Liberdade provisória
Para que volte para casa
E passe a viver na glória.
_______________________
Se virar homem honesto
E sair dessa sua trilha
Permaneça em Cachoeira
Ao lado de sua família
Devendo, se ao contrário,
Mudar-se para Brasília!!!
Postado pelo bloguista Hélio Rocha Lima.

terça-feira, 11 de maio de 2010

NOVO TÍTULO DE ELEITOR TERÁ FOTO, CPF, RG E TIPOSANGUÍNEO.


No Fórum Mundial da Democracia Eletrônica a Justiça Brasileira apresenta uma grande novidade, mais uma evolução no sistema de votação pioneiro no mundo e genuinamente brasileiro. E comprova o sucesso internacional alcançado pelo sistema de voto eletrônico desenvolvido no Brasil. Este ano, os participantes do Fórum conhecerão o novo titulo de eleitor com identificação eletrônica que será implantado no país.

A palestra que será proferida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Velloso.

No Fórum Mundial, que acontece até sexta-feira em Ville d\'Issy-les Moulineaux, na França, terá como tema central "Administração e Democracia: uma nova sociedade".

A Justiça Eleitoral brasileira será representada pelo ministro Carlos Velloso, pelo ex-ministro e relator das instruções normativas do referendo, Luiz Carlos Madeira, e pelo secretário de informática do TSE, Paulo Camarão.

Nas duas participações anteriores, o Brasil foi representado pela ministra Ellen Gracie e pelo ex-ministro Fernando Neves.

Titulo com fotografia, CPF, RG...

O novo título de eleitor será confeccionado em papel especial de segurança e terá fotografia, impressão digital eletrônica, registro geral (RG), CPF e o tipo sanguíneo do eleitor.

Segundo Carlos Velloso, a modernização do título vai acabar com o último reduto de fraude eleitoral no Brasil, já que a urna eletrônica eliminou todas as grandes fraudes cometidas no processo eleitoral ao afastar a mão humana do processo de apuração e totalização dos votos.
_____________________________________________________
Em 23 de março de 2009, com o título VOTO SEGURO, escrevi para o Deputado Federal Eunício Oliveira, bem como postei neste canto de página e no Jornal Diário do Nordeste, o seguinte artigo:

VOTO SEGURO

Diz o ditado popular que seguro morreu de velho e desconfiado ainda vive.
Tomando como base essa expressão da cultura de nosso povo, defendo modificação no documento de identificação eleitoral - o título eleitoral.
Essa mudança estabeleceria que a “foto do cidadão” fosse posta no título de eleitor. Isso porque o processo eleitoral brasileiro é repleto de exemplos de fraudes e crimes contra o sagrado direito à escolha direta de nossos representantes no mundo da democracia representativa.
A vontade das urnas foi muitas vezes conspurcada por ações nefastas que violaram e enodoaram a história das eleições em nosso País. Após a reeleição de Fernando Henrique, em discurso feito na Tribuna do Senado da República, o ex-presidente José Sarney, num rompante inédito, colocou em xeque a lisura daquela eleição presidencial.
Sarney, inclusive, suscitou observadores da ONU pra acompanhar de perto o processo eleitoral brasileiro. Recentemente, um enviado da mesma ONU ao Brasil falou da possibilidade de fraude eleitoral com as chamadas urnas eletrônicas.
Anteriormente, o ex-governador Leonel Brizola já havia chamado a atenção para essa mesma possibilidade. Para o velho caudilho, “a urna eletrônica é um instrumento moderno para se fraudar o voto”.
Portanto, motivos não faltam para que defendamos medidas capazes de tornar o “voto ato seguro de cidadania expresso civicamente no dia da eleição”.
Um título com foto facilitaria a identificação do votante, agilizaria o trabalho de mesários e assistentes eleitorais e resultaria em mais uma alternativa para que a fraude não fosse perpetrada pelos inimigos da vontade popular. Eles são muitos.
Espertos estão sempre à espreita esperando o melhor momento para macular a grande essência da democracia que é extrair das urnas os nossos governantes e legisladores.

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE PARA ARQUIVAR DENÚNCIA CONTRA JOSÉ ILO E AGENOR NETO.

O deputado estadual José Ilo Alves Dantas (PSDB) Agenor Neto (PMDB), prefeito de Iguatu, estão livres do processo no qual eram acusados de promoverem, em troca de votos, meios capazes de possibilitar saques do seguro-desemprego através de várias pessoas.

O processo que tramitava contra eles na Justiça Federal foi arquivado por determinação do relator, desembargador federal Geraldo Apoliano, do Tribunal Regional Federal em Recife.O Ministério Público Federal, no dia primeiro de fevereiro deste ano, encaminhou às redações uma notícia dando conta da denúncia que fizera contra o deputado, o prefeito e mais 15 outras pessoas.

Pouco tempo depois, só agora o fato veio ao conhecimento da imprensa, o próprio Ministério Público pediu o arquivamento do processo pelo fato de que os denunciados já haviam sido absolvidos dos mesmos crimes na Justiça Eleitoral.
Denúncia equivocada

Logo após tomar conhecimento da nova denúncia, no dia 03 de fevereiro deste ano, o próprio advogado dos políticos, o Dr. Vicente Aquino, afirmou durante uma entrevista em emissora de rádio que estava havendo um equívoco por parte do Ministério Público Federal, pois o mesmo não tinha conhecimento dos detalhes do caso.

“O Ministério Público Federal denunciou porque não tinham conhecimento de detalhes deste processo, se tivesse um conhecimento mais aprofundado, o órgão não teria feito esta denúncia. Quando fizermos esta defesa e o referido órgão tiver conhecimento total, com certeza irá retirar esta denúncia. Disseram que aconteceu vários crimes e todas as acusações foram julgadas pela justiça e em decisão final, então não há mais o que ser julgado, vejo que houve um equívoco do Ministério Público”, disse o advogado à época.

DEU NO DIÁRIO DO NORDESTE DE HOJE.

PADROEIRA.

E A comunidade católica de Catavento, localizada no distrito de São Vicente, no município de Icó, também rende homenagens a Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade.

A programação religiosa acontece até o dia 31 de maio, quando haverá a coroação da imagem da santa no encerramento.

Na quinta-feira, consagrado à aparição da Virgem Maria aos meninos pastores em Portugal, os moradores de Catavento fazem caminhada pelas ruas da comunidade, além de uma missa solene para louvar a protetora do bem, da família e do amor.

CEO DE ICÓ SERÁ CONSTRUÍDO EM BREVE.

Depois de tanto aguardo e espera, a ideia que estava no papel deve, em pouco tempo, começar a virar realidade. Trata-se do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Icó. Este espaço para a saúde bucal está agora mais próximo da construção.

Isso porque a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou o extrato de contrato (n° 334/2010) no Diário Oficial do Estado de quarta (05), no qual divulgou a empresa vencedora da licitação de execução da obra.
A Consorcio Planos Attica terá seis meses, a contar de 11 de março de 2010, para realizá-la a obra do Centro.

O valor gasto será de R$1.077.645,65 (um milhão, setenta e sete mil reais) e serão pagos em seis parcelas, uma a cada mês. Assinam o documento o secretário de saúde, Dr. João Ananias Vasconcelos Neto, e o representante da empresa que irá construir o prédio.

CEO - Conforme a Sesa, o projeto contempla uma área de aproximadamente 500m² e um total de 41 profissionais trabalhando para realizar cerca 136 atendimentos por dia. O Estado deverá entregar, até o fim de 2010, 16 CEOs. Nas unidades, haverá os serviços de ortodontia, periodontia, prótese, cirurgias, além de serviços especializados como diagnóstico do câncer de boca.
(FONTE: DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO\ICÓ É NOTÍCIA).

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CRIANÇAS ESTÃO DANDO SHOW DE HUMOR NA RÁDIO BRASIL-FM.

As crianças icoenses Clovis Neto e Erla Maria, estão dando um verdadeiro show de humor, na rádio Brasil-FM, contando de improviso piadas de excelente bom gosto.

O que tem chamado mais a atenção, é que além das piadas criativas e inteligentes, as crianças ainda interagem com os ouvintes, como verdadeiros artistas populares.
Clovis Neto é filho de Vânia e Wellington Bandeira. Erla Maria é filha de Cícera Rolim.

Aceitem meus parabéns!!!

COMEMORAÇÃO DO DIA 1o. DE MAIO EM ICÓ.







domingo, 9 de maio de 2010

SIMPLESMENTE MÃE.


PATRÍCIA AGUIAR NA BRASIL-FM.

A SECRETÁRIA DE TURISMO DE FORTALEZA, PATRÍCIA AGUIAR, SERÁ A ENTREVISTADA DESTA SEGUNDA-FEIRA DA BRASIL-FM, NO PROGRAMA RUBENS BRASIL, ONDE ABORDARÁ OS SEUS PROJETOS PARA O PRESENTE E FUTURO DE FORTALEZA, CAPITAL DE TODOS OS CEARENSES.

SIMPÁTICA, SIMPLES, COMPETENTE E EQUILIBRADA, A SUA ENTREVISTA DEMONSTRA TODA SUA QUALIDADE, SEJA COMO LIDERANÇA POLÍTICA, INCLUSIVE COMO MULHER DESTEMIDA E COM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE.

VALE A PENA CONFERIR.

QUINTA CATEGORIA.


A câmara municipal de Icó, formada por dez vereadores eleitos pelo o povo, em tese, deve ser o pilar de sustento da democracia, principalmente do Estado Democrático de Direito.


Infelizmente, há muito não se observa qualquer qualidade de discussão, fiscalização do erário e\ou apresentação de qualquer projeto de lei e de indicação, que justifique quase r$ 200.000,00 (duzentos mil reais), que são repassados constitucionalmente, para pagar os vereadores e o sustento daquele poder legislativo mirim.


Os acontecimentos ocorridos na última quinta-feira, por si só demonstra toda baixaria e nível de quinta categoria, como se diz no jargão popular, que tem sido legado no decorrer dos anos pelos os próprios vereadores, em que pese às poucas e raríssimas exceções.


O vereador-presidente, Ricardo Nunes (PMDB), que seria responsável pela ordem e pela organização dos trabalhos ali reinantes, lamentavelmente, em quase todas as sessões ordinárias do Poder Legislativo do Icó, parte para a baixaria, discute assuntos pessoais da vida comum dos seus próprios colegas, humilha e macula a honra de quem se posta em seu caminho.


É fato em Icó, inclusive em sua própria família, que Ricardo Nunes não tem qualquer equilíbrio pessoal-político para liderar, e por consequência comandar quem seja.


Não é de hoje que Ricardo Nunes sai da regra, como presidente da câmara, para o extremo equivocado das discussões políticas na câmara.


Não aceita ser admoestado, indagado, ou contrariado no ponto de vista. Basta isto, para Ricardo levar o debate para debaixo do tapete, que cheira a lama do tão combalido poder.


A única mulher vereadora, Maria do Cal (PSC), mesmo com sua coragem e disposição, foi duramente agredida em sua honra pessoal, dentro do próprio plenário, pelo vereador-presidente, que chegou a chocar todos os presentes e os seus demais pares.


A situação de arrogância, prepotência, e do termo o “rei sou eu”, chega a impressionar quem conhece que os tempos são outros e merece maior reflexão.


Lamentavelmente, foram os próprios vereadores, da oposição e situação, que elegeram Ricardo Nunes para o seu segundo mandato frente à Presidência da Câmara Municipal de Icó.


Então, cabe somente a eles, o poder de destituí-lo, tendo em vista que o seu comportamento, na chefia do legislativo, de há muito é reclamada e não condiz com a nobreza que a função, com equilibrio, precisa.


Fica o registro.

sábado, 8 de maio de 2010

ORÓS TAMBÉM TEM SEUS “CAUSOS”.

A sessão ordinária da câmara municipal de vereadores, semana pretérita em Orós (CE), foi muita animada.

Em que pese às poucas discussões de conteúdo prepositivo nos legislativos mirins, no Brasil, o pouco que fica, serve pelo menos para as anedotas populares.

Registra-se que um vereador oroense apresentou projeto de lei, para apreciação de seus pares, dando o “nome” de uma praça recém inaugurada pela prefeitura local, de “ANTONIO FAZ-TUDO”.

Até aí tudo bem!

Ocorre, que o vereador Welington Rolim, ex-prefeito da municipalidade, resolveu protestar com toda sua veemência:

“Isto é um absurdo. A única coisa que Antonio Faz-Tudo tinha a ver com esta praça, é que nos seus melhores momentos, ele passava por aqui para dirigir-se ao cabaré local” (sic).

Aqui pra nós, precisa de maiores comentários?

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A PEIA DE AMOR DO LALADO.


(Foto: Lalado de peruca vermelha).

Lalado Costa, uma das figuras mais folclóricas do Icó, conhecido por “Porca Pelada”, já foi notícia em importantes meios de comunicação por seu estilo irreverente, inclusive foi quadro do humorista Mução, nas “Pegadinhas do Mução”.

Lalado é proprietário do barzinho “Porca Pelada”, fincado no centro histórico da urbe, onde se reúnem os “papudinhos” mais conhecidos para ouvir os novos “causos” e contar outros.

Recentemente, depois de 30 (trinta) anos de casado, o nosso Lalado resolve deixar o lar e separar-se oficialmente, pois, segundo os seus colegas, o “home” está apaixonado por outra moça da cidade.

O relato é fato público e notório. Todos sabem, todos comentam como mais uma presepada do Lalado.

Semana passada, Lalado levou uma pequena “surra” da nova mulher. Ficou todo machucado.

Ao chegar ao seu estabelecimento, eis que os “papudinhos” foram logo tirando onda da sua cara e dos fatos que percorreram as ruas.

“Eita Lalado, que coisa feia, tu apanhou da nova mulher?”

“E daí, o que tem de feio nisso? Como não tenho mais pai nem mãe, só posso agora apanhar da minha mulherzinha mesmo”, respondeu Lalado todo desconfiado, mas de cabeça erguida, porém, bem vermelhinha da peia que sofreu.

((Causos do Icó)).