sábado, 30 de outubro de 2010

PRÁ RELAXAR!


A INTELIGÊNCIA DA BABÁ PREGUIÇA.

(DO BLOG DO MACÁRIO).

MASTRO DA BANDEIRA MUNICIPAL EM ICÓ.


A prefeitura municipal de Icó (CE) instalou na última terça-feira, defronte a Faculdade Vale do Salgado e próximo ao contorno giratório que dá acesso a cidade, pela BR-116, um imenso MASTRO com a BANDEIRA do Município.

Comenta-se que será oficialmente entregue quando da inauguração da Praça Padre Cícero, localizada no mesmo espaço, no mês de dezembro próximo.

PELO PRESENTE E FUTURO...


...VOTE DILMA 13.

ADESIVAGEM, PANFLETAGEM E CARREATA PRÓ-DILMA EM ICÓ.

Neste sábado, a partir das 8:00h (manhã), no centro comercial do Icó (Coluna da Hora), os partidos que compõe a base de sustentação da coligação pró-DILMA a presidência da república, estarão realizando uma blitz partidária, aonde pregarão adesivos, distribuirão panfletos e, ao final, carreata pelas ruas da cidade.

É DILMA MEU POVO!!!

DOMINGO VOTE 13. VOTE PELO BRASIL, PELO NORDESTE.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

FESTA DA VITÓRIA!

Na última segunda-feira (25), ocorreu em Icó, carreata e show musical, em comemoração a vitória e reeleição do Deputado Estadual Neto Nunes (PMDB), para a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

O deputado Domingos Filho (PMDB), vice-governador eleito, que veio prestigiar o evento, antes de cumprimentar as pessoas e os eleitos no pleito findo, pediu que todos os icoenses votassem em Dilma para Presidencia da República, no próximo dia 31 de outubro de 2010. O movimento teve início no centro comercial da cidade.

“Temos que eleger esta grande mulher, que é honesta e competente, além de ser a candidata do grande brasileiro Lula. O governador Cid Gomes desejar que todos nós, unidos, possamos dá mais de 80% dos votos a Dilma no Ceará”, disse Domingos Filho.

Já na praça do forricó, localizada no Largo do Théberge, na presença de um público estimado em 20 (vinte) mil pessoas, Domingos Filho, Domingos Neto e Neto Nunes, agradeceram por suas eleições, a vice-governador, deputado federal e estadual, respectivamente(s).

Para não perder a tradição, ao final dos discursos, Domingos Filho e Domingos Neto, pai e filho, formaram um dueto e cantaram uma música de forró para o povo da terra dos icós.





BLOG CONTINUA SENDO MUITO VISITADO.

ONTEM 902 PESSOAS LERAM NOSSAS MATÉRIAS (BRASIL).

NO EXTERIOR:

Visualizações de página por país

Estados Unidos: 112 pessoas.

Holanda: 27 pessoas.

Rússia: 22 pessoas.

Alemanha: 7 pessoas.

Reino Unido: 4 pessoas.

Japão: 3 pessoas.

Portugal: 3 pessoas.

Dinamarca: 2 pessoas.

Romênia: 2 pessoas.


O ICÓ DAS ANTIGAS.(DO ICÓ É NOTÍCIA).
















Diap – Apenas 2 deputados federais do Ceará se elegeram com seus próprios votos.


GUIMARÃES (PT).

DOMINGOS NETO (PSB).

“Um levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) apontou que apenas 35 dos 513 deputados federais eleitos alcançaram individualmente o quociente eleitoral nos seus estados. Em 2006, 32 foram eleitos ou reeleitos com os seus próprios votos, sem precisar dos votos das suas coligações. A informação é da Agência Câmara.

Bahia, Pernambuco e Minas Gerais elegeram cinco parlamentares cada nessa situação. Ceará, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo têm dois eleitos cada. Acre, Distrito Federal, Piauí, Paraná, Rondônia e Roraima contam com um representante cada.

Considerando os partidos, PT e PMDB elegeram sete cada; PSB, cinco; PR, quatro; PSDB, DEM e PP, dois; e PTB, PPS, PDT, PSC, PSol e PCdoB, um.

O humorista Tiririca, que conquistou 1,3 milhão de votos pelo Partido da República em São Paulo, teve votos suficientes para ajudar a eleger mais três deputados de sua coligação.

Por outro lado, deputados com votação expressiva não foram eleitos. No Rio Grande do Sul, a deputada Luciana Genro (Psol) não conseguiu ser reeleita, apesar de ter recebido 129 mil votos — a deputada não eleita mais votada do Brasil.

Para o líder do Psol na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), o sistema atual cria distorções “monstruosas” quando se trata de coligações partidárias, porque nem sempre o candidato “puxado” segue a mesma ideologia do mais votado.”

(Do Eliomar).

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MEMÓRIA: DIA DO MUNICÍPIO DE ICÓ DE 1981- FALECIA DONA LOURDES PEIXOTO.

No dia do município de Icó, em 1981 não houve festa, falecera no dia 24 de outubro, na véspera do natalício municipal, dona Maria de Lourdes Peixoto Farias, mãe do então prefeito municipal Dr. Quilon Peixoto Farias.



As exéquias ocorreram naquele 25 de outubro, que seria um dia festivo. Todas as festividades foram canceladas, e o silêncio pairou sobre a cidade. Com as vestes de Nossa Senhora de Lourdes, em branco e faixa azul, o sepultamento ocorreu no dia seguinte, seja no dia do município, após missa de corpo presente na matriz da Expectação.São passados 29 anos da morte de dona Lourdes.



Uma senhora alegre, simpática e bondosa. Desde que teve problemas com a “gota”, doença que afetava gerações da família passou a usar permanentemente a cadeira de rodas e, assim passava as tardes, em sua janela da casa da rua grande, conversando com os transeuntes, rindo dos causos do dia a dia.


Hoje o casarão permanece intacto, zelado por suas filhas, Edvalda e Edialeda, e a janela de dona Lourdes, sempre aberta, guarda a lembrança dessa grande pessoa que foi dona Lourdes.Dona Lourdes era a filha caçula de Manoel Peixoto de Medeiros e de Maria Amélia Hermes Carneiro Monteiro Peixoto. Foi casada com o tabelião João Farias dos Santos, mãe de 10 filhos: Edwiges, Edmundo, Edvalda, Edialeda, Edilza, Quilon, Francisco (Chiquinho), Ana (Anira), Edeuza e Edmir.

(POR Washington Luiz Peixoto Vieira).

RONDA DO QUARTEIRÃO: EM BOAS MÃOS.

Já falei, neste canto de página, do sucesso que tem sido a implantação do Projeto Ronda do Quarteirão, da Secretaria de Segurança Pública do Estado Ceará, em nosso município.

São duas equipes, com dois potentes veículos; bom armamento e quase trinta novos policiais militares, a disposição 24h de nossos munícipes.

Importante esclarecer, que já existe na urbe, uma sensação enorme de segurança, inclusive, os mais jovens (alguns), ainda imaturos que praticam pequenos delitos, já entenderam que chegou a hora da cidadania vencer a violência.

As cadeiras nas calçadas, que é habito comum de nossa gente, espalhadas nas ruas largas do Icó, já adicionaram em seus bate-papos, em suas conversas informais, em seus “causos”, e no bom cafezinho das tardes e finais de noite, o nome RONDA DO QUARTEIRÃO.

É só no que se fala, principalmente, porque estava ocorrendo muitos furtos e pequenos roubos, ultimamente, que incomodavam não só as autoridades, mais os cidadãos.

Ainda falta muito, é verdade. Mas já é um bom começo.

Ademais, além do trabalho extraordinário posto em prática até o momento pelo RONDA, o seu comandante em Icó, Sargento Genival, é um bom quadro da ciosa Polícia Militar do Ceará; educado, desportista, músico, comprometido com a causa da segurança, bom esposo e pai de família, deve refletir, sobremaneira, nos seus subordinados para que tudo dê sequencia sem problemas.

Então, deixo os parabéns e a certeza que o projeto vai continuar fluindo bem, para alegria de todas as mulheres e homens de bem do Icó.

Nos bastidores!

Nos bastidores fala-se muito que a partir do mês de novembro, o governador Cid Gomes (PSB) vai começar a colocar no papel, a nova composição de seu secretariado. Em pelo menos 80% de seus auxiliares mais diretos, ele vai mexer.

Dos atuais secretários, Bismark Maia (Turismo) fica com certeza.

Mauro Filho deixará novamente a Assembléia Legislativa e retornará para a Secretaria da Fazenda, onde fez um ótimo trabalho. Arialdo Pinho, o braço direito de Cid, também continuará na poderosa pasta da Casa Civil.

E anote aí: o deputado Roberto Claúdio, poderá vir do legislativo para assumir a Secretaria de Saúde.

Já o secretário Roberto Monteiro deixará a turbulenta Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. E em seu lugar, entra outro delegado da Polícia Federal, muito provavelmente, de fora do Estado do Ceará.
O que é certo é que vários deputados estaduais serão chamados para servir o governo como secretários.
Assim, abre-se o caminho para o vice-governador Professor Pinheiro, muito leal a Cid, assumir o seu mandato parlamentar. Além de Pinheiro, Daniel Oliveira, sobrinho do senador eleito Eunício Oliveira (PMDB), assumirá, sem muito trabalho para isso, a função de deputado estadual.

O PMDB, por sua vez, terá quatro representantes no Palácio Adauto Bezerra (Lucílvio Girão, Neto Nunes, Carlomano Marques e Daniel Oliveira).

Estas são algumas previsões, mas o Blog continuará informando sobre as possíveis mudanças no secretariado do governador Cid Gomes.

Fala-se que um deputado federal bem votado poderá vir a integrar a equipe estadual a partir de 01 de janeiro. É esperar para conferir!

(DO BLOG DO VOLTAIRE XAVIER\JORNALISTA).

HOJE EM ICÓ.

ESTARÃO HOJE EM ICÓ, NAS FESTIVIDADES DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, DOMINGOS FILHO (VICE-GOVERNADOR ELEITO); DOMINGOS NETO (DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO DO ESTADO) E PATRÍCIA AGUIAR, SECRETÁRIA DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.

Especial 168 anos - O Icó além das datas históricas.

Claro que o título não quer esquecer dos momentos importantes, nem deixar de lado cada data que faz parte da História de Icó, e consequentemente da História do Ceará.

Contudo, é importante destacar e ressaltar quem fez e quem faz história de Icó: Os icoenses, sejam eles naturais ou de adoção. E não são poucos.
Falar de icoenses de ontem e de hoje, que estão no município ou longe dele (às vezes muito longe mesmo!) é buscar a essência da icoensidade. Este termo, na verdade, é um neologismo. Criamos esta palavra para tentar entender o que é ser icoense. Há palavras para se traduzir o que é isso? E palavras para se colocar neste espaço? Creio que não. Às duas perguntas.

Na verdade, o icoense e seu modo de ser ultrapassam a fronteira das letras aqui escritas.

Desde o Agricultor que se encontra em Icozinho, em seu trabalho árduo e digno, àquela Dona de Casa que está preparando a galinha de capoeira para o almoço da família, lá em Lima Campos. Mas pode ser também o estudante, o jovem que tenta seu futuro, e que mora no Cascudo. Ou ainda a moça que vai à missa ou ao culto no fim de semana na cidade, agradecer a Deus.

E para não deixar de fora, você icoense, que lê este texto, neste momento, em Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Juazeiro do Norte, Belo Horizonte, Brasília-DF, enfim, no Brasil como um todo.

Também incluo aí, se este for o seu caso, os que estão nos Estados Unidos, Portugal, Itália, Reino Unido e outros países. Icoenses distantes entre si e espalhados pelo mundo, mas unidos por um pensamento, coração e pela internet.

Dá para se ver que em cada realidade diferente citada aqui, nos mais diversos lugares, está a icoensidade. Este modo de ser do icoenses que tem suas aspirações, sonhos, batalhas diárias, conquistas, derrotas, mas sobretudo o aprendizado.

A possibilidade de, a cada dia, torcer por um dia melhor para si, para sua família, para o Icó.Além desses sentimentos, não podemos (nem devemos) deixar de citar do que faz do Icó um lugar diferente.

Mesmo com suas difculdades estruturais, possui um povo de alegria contagiante, de amizade e de acolhimento inesquecível. De gastronomia inigualável e de muitas saudades para quem mora fora ou já veio alguma vez e pretende retornar.

Pode ter certeza, se a saudade tem nome, e isso icoenses que moram fora sabem, ela tem tem três letras fortes em seu coração: ICÓ! Este pequeno nome representa muito além do que as palavras podem definir, em seus dicionários. Assim também é com o repicar dos sinos das igrejas seculares desta trisecular Ribeira do Salgado.

E é por isso que nesta segunda-feira, dia 25 de outubro de 2010, que nós, filhos desta andrajosa Princesa dos Sertões Nordestinos, lhe homenageamos.
Uma data para lembrar de nós mesmos e de nossas estórias que fizeram parte da história de Icó. Sem dúvida nenhuma, há um pouco de cada um de nós nos becos, ruas e ruelas do Icó.

E há muito do Icó em nós, seja na infância, adolescência, juventude, vida adulta ou velhice, ou tudo isso junto.

Sem mais palavras, aqui fica a recordação de um filho desta terra, que torce e deseja por dias mais felizes para seu povo, em especial aos residentes no município.

Passando por Cruzeirinho, Lima Campos, Pedrinhas, São Vicente, Icozinho e a cidade de Icó, a todos os icoenses. Pois a Princesa aguarda retornar ao seu trono de direito e de fato.

Yuri Guedes de Lavor - Jornalista Icó é Notícia.

HOJE A NOSSA QUERIDA ICÓ COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA. PARABÉNS!!!








(fotos: ARTHUR ANDRADE).







domingo, 24 de outubro de 2010

MORRE EX-PREFEITO CHICO ARISTIDES.

Por: Roberta Farias.

Na madrugada deste domingo (24), o ex-prefeito do município de Lavras da Mangabeira, distante 434 Km de Fortaleza, foi vítima de falência múltipla de órgãos.

Em 2009, Francisco Aristides Ferreira, conhecido como Chico Aristides, esteve acometido de um Acidente Vascular Cerebral – AVC.
Ele estava internado no Hospital Monte Klinikum, na capital. Após entrar em coma, junto a um quadro de diabetes, prostração e insuficiência renal, o resultado foi o colapso acontecido na madrugada de hoje.

O sepultamento será em Lavras da Mangabeira, nesta segunda-feira (25). O corpo será velado na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer. Autoridades da região e, eleitores do ex-gestor do município em três oportunidades, prometem acompanhar os ritos do funeral.

RANNA: ANIVERSARIANTE DO DIA.

Discreta, às vezes silenciosa, personalidade firme, porém, cheia de amor. Está é Ranna, nossa querida filha que completa neste domingo sete aninhos de vida.

Que Deus em sua infinita bondade, reserve a Ranna muita saúde, paz e felicidade plena.


sábado, 23 de outubro de 2010

FESTANÇA EM ICÓ.

Para comemorar os 168 anos de emancipação política do município de Icó, a Prefeitura Municipal irá promover no Largo do Théberge, um grande evento festivo, iniciando a programação no dia 24 de outubro (domingo), com a banda Forró Cangaço, Toca do Vale e Forró Real, a partir das 21h.

Na segunda-feira (25 de outubro), data do aniversário-emancipação do Icó, a banda Cheiro de Menina e o cantor Vicente Nery, comandarão a animação.

Segundo o subsecretário de cultura, Valdir Batista, “tudo se encontra muito organizado, com segurança, palco, iluminação e show pirotécnico”.

O prefeito, Marcos Nunes, decretou feriado municipal na segunda-feira, dia 25 de outubro de 2010.

REFLEXÃO!!!


NÃO DEIXA DE LÊ A ISTOÉ DESSA SEMANA. TODO JOGO IMUNDO DO PSDB CONTRA DILMA.

A poucos dias da eleição, a campanha de José Serra se aproxima de grupos ultraconservadores e reforça a tática do ódio religioso. O oportunismo político divide a Igreja e vira caso de polícia.

CHUVA FORTE DEIXA CIDADE DE ICÓ ALAGADA.



Desde madrugada que chove forte em Icó. As principais ruas do centro da cidade encontram-se totalmente alagadas, principalmente as que dão acesso a Delegacia Regional de Polícia Civil, Posto Pedro Barreto e parte da Avenida Josefa Nogueira Monteiro. Continua chuvendo (09:30h).

DIA DO MUNICÍPIO DE ICÓ: 25 DE OUTUBRO.

Uma vila em crescimento que se tornou cidade nos idos de 1842. Assim começa a história de Emancipação Política de Icó, que completa nesta segunda (25) seus 168 anos de emancipação.

Neste mesmo dia, curiosamente, a cidade de Aracati também completa os mesmos anos de emancipação.

Mesmo antes da emancipação, Icó já tinha muita história para contar. Saiba mais da história icoense resumido em texto informativo. Uma boa leitura!

ETIMOLOGIA - A palavra "Icó" advém da língua tapuia, onde "i" ("água") + "kó" ("roça"), tornando "água ou rio da roça". Este nome também deriva de uma das tribos que habitavam as margens do rio Salgado, denominada "Ikó", desde o Salgado até o Rio do peixe (hoje Sousa-PB). Outra possibilidade para esta utilização vem de uma planta que poderia ter existido na região, o Icozeiro, uma planta da família das caparidáceas (Capparis yco), cujo fruto é o Icó.

HISTÓRIA - A colonização de Icó data do final do século XVII e início do século XVIII. Os primeiros colonizadores da cidade eram conhecidos como "os homens do (Rio) São Francisco", que faziam parte de uma das frentes de ocupação do território cearense, a do Sertão-de-dentro, dominada pelos baianos, que serviu para tentar ocupar todo o interior cearense.

No início do século XVIII, as tribos indígenas que habitavam a região se opuseram tenazmente ao elemento colonizador. Entre as serras do Pereiro e os vastos sertões do Cedro, Bartolomeu Nabo de Correia e mais 40 homens que faziam parte da entrada chegaram em 1683 e deram início à povoação conhecida como Arraial Novo dos Icós, a sua primeira fase.

Esta povoação foi erguida através de ordem do o capitão-mor do Siará (Ceará), Gabriel da Silva Lago. Logo após, a mesma povoação foi elevada a vila em 1738, a terceira do Ceará, logo após Aquiraz e Fortaleza. Em 1842 obteve a categoria de cidade.

LUTAS - Após lutas sangrentas entre sesmeiros, colonizadores e indígenas, dentre as quais vale destacar a Guerra dos Bárbaros, o Padre João de Matos Serra, prefeito das Missões, obteve pacificação.
O povoamento e o desenvolvimento da região muito ficaram devendo às famílias Monte e Feitosa, que desfrutavam então de grande prestígio e dominavam vastas áreas do território. A capela de Nossa Senhora do Ó, padroeira do povoado, foi erguida por Francisco Monte, em meados do século XVIII.
Icó apresentou-se durante a época áurea um dos três centros comerciais e de serviços do Ceará, juntamente com Sobral e Aracati, possuindo uma localização estratégica na rota das boiadas e comércio da carne salgada, do centro-sul do estado, inclusive da Paraíba.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Icó é destaque nacional, possuindo um sítio histórico de destaque oriundo das charqueadura que fizeram desta cidade entreposto entre a capital e o interior do NordesteTeatro da Ribeira dos Icós: Dentre o seu acervo arquitetônico de destaque possui o mais antigo teatro do estado do Ceará, o Teatro da Ribeira dos Icós, datado de 1860, construído sessenta anos antes do afamado teatro José de Alencar pelo arquiteto Henrique Théberge, filho do médico e historiador que financiou esta obra neoclássica, Pedro Thebérge, contendo dois pavimentos, onde o interior térreo compõe-se de três galerias, além de camarotes superiores no primeiro andar.

Casa de Câmara e Cadeia: A cidade contava com uma das mais seguras cadeias de sua época, hoje desativada, a Casa de Câmara e Cadeia, onde segundo contam que o então governador João de Tefé, propôs a El-Rei que fossem cobrados impostos de meio tostão por cada cabeça de gado que fosse abatido para Bahia e Rio de Janeiro, para com esses impostos serem construídos a Cadeia e Casa da Câmara em três vilas, inclusive a de Icó.

Em 20 de abril de 1882, foi baixado um decreto criando a capela no interior da penitenciária, que guarda em seu interior a imagem de São Domingos (protetor dos presidiários). O prédio possui dois pavimentos, um com andar superior e outro o térreo, onde funciona a Cadeia Pública.
A espessura é de um metro e meio.
Os portões são verdadeiras fortalezas, possuem chave única de aproximadamente meio quilo. As celas possuem um dos mais perfeitos esquemas de segurança do estado. Atualmente está inativa e passará pelas últimas reformas de restauração.

Igreja de Nossa Senhora da Expectação (Do Ó): Destaque para um dos componentes da formação do povoado e da disputa interna entre os Monte e os Feitosa; essa bela igreja histórica destaca-se pelos belos efeitos decorativos, donde se têm uma visão panorâmica da cidade pelo adro, cujo estilo quase com certeza é português. .

(Texto de Washington Luiz Peixoto Vieira).

DIRETO DO BLOG ICÓ CULTURAL.

(Foto: Pedro Alex: camisa vermelha).
Pedro Alex, Experiência e Talento.

O músico, cantor e agora compositor icoense Pedro Alex, está na etapa final do FESTIVAL NACIONAL CARIRI DA CANÇÃO.

Pedro Alex, mais conhecido no meio artístico como P.A, compôs uma grande canção e se inscreveu para o Festival. Dos 189 inscritos, ele está lutando entre as 20 melhores músicas, para ganhar o festival que acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de novembro próximo, na Cidade do Crato-Ce.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

JORNAL FOLHA DO SALGADO CIRCULA NESTE SÁBADO \ DIA 23 DE OUTUBRO.

Jornalista Honório Barbosa é o responsável pela edição do noticioso icoense.

PARA OS PAPUDINHOS!!!!

Enfim, uma notícia boa para os amigos papudinhos do Icó: Leandro está de volta.

Pois é, o nosso querido amigo Leandro, que foi gerente muitos anos do bar e restaurante Casarão, aqui no centro histórico icoense, voltou a nossa urbe. É gerente novamente do Casarão.

Além da cerveja mais gelada, Leandro é considerado o maior churrasqueiro da região, inclusive, disputado por grandes empreendimentos e restaurantes de Fortaleza.

Como a água aqui é de excelente qualidade, ele voltou, teve sede de saudades. Na verdade, quem acabou ganhando o presente fomos nós, os amantes da “geladinha” e do verdadeiro "churrasco", em final de expediente, com o retorno do melhor churrasqueiro.

Seja bem vindo!!! No caminho de volta, ninguém se perde.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DEU NO ICÓ É NOTÍCIA.


Criado oficialmente pela Lei de nº 341, de 18 de outubro de 1995, por meio do projeto nº 010/1995, do então vereador Fabrício Moreira, o Hino Municipal de Icó completou, na última segunda (18), 15 anos.

Uma música de Francinete da Silva Ferreira e letra de Maria da Conceição Ferreira Alves. Esta é a maior prova de que a mulher icoense, inteligente e de fibra, fez e faz história em nosso município, desde os tempos da libertação da escravidão, que tornou Icó exemplo no Brasil.
Trazemos abaixo mais informações deste símbolo (o hino) que, junto à bandeira, o brasão e os monumentos históricos, fazem de Icó um município diferente dos demais. À nossa cultura de séculos, a devida lembranças e homenagem. Com informações do blog Icó Cultural.
HINO MUNICIPAL DE ICÓ.

Letra: Maria da Conceição Ferreira Alves
Música: Francinete da Silva Ferreira

I -
Numa planície arenosa
Velado pela estrela
Icó nasceu tão formosa
Do sertão linda princesa.
De uma capela esculturada
marco de uma pátria florescida
Icó, cidade centenária altar de Deus na terra erguida.
Refrão.

As margens do Salgado
Rio deste Ceará Icó, és sempre afamada
A glória te exaltará.
Sempre terás a vitória
Deste mistério sem fim
Contigo morar que glória
Quis o Senhor do Bonfim.
II -

Teus sobrados e casarões
São o passado heranças
Sangrando nos corações
Um futuro de esperanças.
Teu passado glorioso
Te fez um dia capital
Deste Estado portentoso
Tornando tua história imortal
____________________________________________
Segundo integrantes da Banda Municipal a cópia da Partitura que existe anexada a Lei é do Maestro Genival Antônio.
____________________________________________
A Única Gravação em Áudio do Hino que tenho conhecimento foi feita pelo extinto Coral Miguel Porfírio de Lima (existiu de março de 2005 à dezembro de 2007) gravado no M.A Estúdio, o Piano é executado pelo Músico Icoense Pedro Alex, os Arranjos a 4 vozes e a Regência é de Autoria do Músico e Compositor Bruno Kaoss.
___________________________________________
Projeto de Lei nº: 10/1995
Autor: Vereador Fabrício Moreira da Costa
___________________________________________
ESTADO DO CEARÁ.
CÂMARA MUNICIPAL DE ICÓ.
LEI Nº 341 DE 18 DE OUTUBRO DE 1995.

Cria o Hino Oficial do Municípiode Icó, e dá outras providências.
Art. 1º - Fica criado o Hino Oficial do Município de Icó.
Parágrafo 1º - A Prefeitura obrigar-se-à a remeter cópias para todas as instituições públicas do Município de Icó.
Parágrafo 2º - A Execução do Hino Municipal de Icó, obedecerá à partitura constante no anexo II desta Lei.
Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.Art. 3º -
Revogam-se as disposições em contrário.
PAÇO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ICÓ, em 18 de outubro, de 1995.
CÂMARA MUNICIPAL DE ICÓ.
Hermano Francisco de Queiroz Limeira
- PRESIDENTE -

DR. VICENTE AQUINO.

O festejado advogado Vicente Aquino foi quem patrocinou a defesa do deputado Neto Nunes junto aos tribunais eleitorais.

Competente, de extrema elegância, solidariza-se com seu cliente em todos os momentos. Destemido e vencedor, Dr. Vicente Aquino tem se notabilizado no Ceará e fora dele, como grande operador do direito.

Costumo relatar aos amigos pessoais, aos colegas advogados, que a pessoa que tem Dr. Vicente Aquino como aliado, tem quase tudo. Explico o quase tudo. Nós, advogados, não podemos muitas vezes pacificar o coração daqueles que nos buscam, porque apenas postulamos por seus direitos, mas na verdade, o magistrado é quem decide o resultado final.

Porém, que tem Dr. Vicente Aquino como advogado e amigo, a coisa já muda: TEM TUDO! TEM TUDO!

Dr. Vicente Aquino é cara!!! No bom sentido da palavra.

PARLAMENTAR ESCAPA DA “FICHA LIMPA” E GANHA RECEPÇÃO NO AEROPORTO.

O deputado estadual Neto Nunes (PMDB) ganhou festa, nesta tarde de quinta-feira, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. O parlamentar chegou de Brasília, onde conseguiu, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o deferimento do seu registro, o que lhe garante agora assumir cadeira na Assembléia Legislativa.

Neto Nunes havia sido alcançado pela “Lei da Ficha Limpa” por problemas de contas de gestão apontados em relatório do Tribunal de Contas dos Municípios. O seu registro havia sido indeferido no TRE, mas o parlamentar obteve vitória – 7 X 0 em Brasília.

No aeroporto, um grupo de amigos e familiares como o seu irmão, o prefeito de Icó, Marcos Nunes, o recebeu com abraços, faixas e apitaço. Neto se disse aliviado “de tanta pressão” e prometeu continuar “trabalhando pelo povo que me confiou seu voto”.

(Foto – Paulo Moska).

(DO BLOG DO ELIOMAR).

PATRULHAMENTO IDEOLÓGICO.


Com a assunção e confirmação de Neto Nunes (PMDB), ontem, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, considerando válidos seus 46 mil votos, garantindo-lhe novamente uma vaga na listagem dos eleitos para a Assembléia Legislativa do Ceará, espera-se que, enfim, a campanha política partidária se encerre em Icó e, a vida cotidiana, retorne a sua normalidade plena, após as comemorações de praxe.

Embora, registre-se, que foi a campanha mais tranqüila vivenciada em nossa urbe nas últimas três décadas. As estatísticas processuais confirmam isto.

Porém, são comuns as opções diversas, as intrigas temporárias, as paixões tolas e sem conteúdo ideológico, num processo eleitoral.

Basta lê as mensagens postadas nos blogs icoenses (mural de recados), apesar de a maioria ser falsa, pois, o verdadeiro autor não é pessoa do povo, mas cabo eleitoral amolecado travestido de cidadão, para averiguar como ainda está longe o aperfeiçoamento democrático em Icó.

Ademais, protocolei ação no desiderato de buscar um IP debochante, ameaçador, agressivo, para em breve divulgar o seu verdadeiro autor. Além de criminoso, é um industrial do patrulhamento ideológico, como se eu fosse obrigado a segui-lo cegamente, como boi mascarado, nas eleições findas.

Parece que as pessoas são obrigadas a votar naquilo que “fulano” acha o politicamente correto; quando, na verdade, alguns que se passam por paladinos da moral e dos bons costumes, são embustes partidários, mas apaixonados por dinheiro e pelo poder, do que centenas que estão há séculos na vida pública.

Pela primeira vez, em vinte e dois anos de militância em campanha, não fiquei ativamente na disputa eleitoral em Icó. Imagine, tivesse participado como seria o incomodo de alguns. Prefiro ser mais importante para Deus, do que para estas tolas figuras.

As decepções recentes, somadas a tantas outras, fez com que me reservasse um pouco, fui trabalhar em Iguatu como advogado, mesmo com minhas opções abertas e firmes. Deixei os amigos, correligionários e familiares, buscarem seus próprios desejos, destinos, sem interferência.

Não militei na procura do voto, como sempre o fiz, com muita força. Mesmo assim, fiz o que pude por Cid Gomes e Domingos Neto, mais precisamente.

Para deputado estadual tive vários amigos e parentes que votaram em Jaime Júnior, Adahil Barreto, Luhanna e Neto Nunes. Repito, não interferi, não os magoei, não critiquei, não postei adesivo e fotos; não fui a comícios, não fiz patrulhamento ideológico a quem seja. O voto é livre. As paixões também, como dizia o filósofo Aristóteles.

Igualmente, senti falta dos palanques, do calor humano do povo, daquela peleja cansativa, mas empolgante; do aperto de mão seguro, do abraço apertado, do cafezinho quente, dum dedinho de prosa com as pessoas simples do Icó, em cada casa, sítio, distrito e lugarejo; do discurso vibrante.

É a vida! Cheia de mistérios, de surpresas, alegrias e decepções. Na política partidária, tudo pode acontecer do amor ao ódio, da esperança a escuridão.

Ninguém é santo. Ninguém é demônio. Ninguém é melhor ou pior. Até porque, os eleitores, não sabem o que ocorre fora dos palanques. Assistem apenas ao show, esquecem os dramas.

Tenho sido perseguido por minhas opções partidárias. Talvez deixei de prestar, por não servir mais para os interesses pessoais de alguém. Em nosso modesto blog, no mural, recebo dezenas de mensagens agressivas. Não me intimidam. Sei defender os outros e a minha própria pessoa. Recebo também, mensagens pesadíssimas contra Rubens Brasil, de ordem pessoal; diferente dele, aqui, em nosso canto de página, elas vão direto para o lixo.

Serei um dia julgado plenamente. Sem modestia, assumo os meus defeitos e sei das minhas qualidades. Não sou fraco. Não sou medroso. Não sou vaidoso e egoista. Não gosto de traição. Conheço a história do Icó e dá política daqui até a medula. Então, não venha “santo do pau oco” com papo furado. Parafraseando Adauto Bezerra: “eu te conheço Ceará”.

Aviso aos navegantes, que o meu voto, repito, me pertence. Se amanhã for o destino trabalhar novamente com os “Nunes”, a quem fui companheiro de décadas e iniciei na vida pública, como parceiro fiel, o farei de cara limpa. Não aceito patrulhamento.

Por enquanto, vou cuidando da minha advocacia, dos meus filhos, da minha vida simples, invocando sempre Deus como meu guiador de sonhos.

Despeço-me, agradecendo a maioria que me respeita e me quer bem.

Há ia esquecendo: PARABÉNS NETO NUNES PELA VITÓRIA. A HUMILHAÇÃO E SUA HUMILDADE, OBSERVADOS NA SUA CAMPANHA, VENCEU O PATRULHAMENTO IDEOLÓGICO.

Fui...








EITA TUCANAGEM...

O jornalista Amaury Ribeiro Jr confirmou à Polícia Federal o que esta coluna revelou em 3 de setembro: a violação do sigilo fiscal de tucanos ilustres foi produto da guerra entre Aécio Neves e José Serra pela candidatura do PSDB ao Planalto.

Ele disse que passou a investigar a vida fiscal de tucanos após ser informado que o deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ligado a Serra, produzia um dossiê contra Aécio.

(DO BLOG DO CLAÚDIO HUMBERTO).

AS PESQUISAS E O SERRA.

(DO ELIOMAR DE LIMA).

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PESQUISA IBOPE MOSTRA DILMA ROUSSEF COM 51% E JOSÉ SERRA 40% DOS VOTOS TOTAIS.

POR: LUCIANO AUGUSTO.

A PESQUISA IBOPE DIVULGADA NESTA QUARTA-FEIRA (20) MOSTRA QUE A CANDIDATA DO PT À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, DILMA ROUSSEFF (PT), LIDERA A CORRIDA PRESIDENCIAL COM 51% DOS VOTOS TOTAIS (INCLUINDO BRANCOS E NULOS), ENQUANTO JOSÉ SERRA (PSDB), TEM 40%.

CONSIDERANDO SOMENTE OS VOTOS VÁLIDOS (SEM CONSIDERAR BRANCOS E NULOS), DILMA TEM 56%, E SERRA, 44%. A MARGEM DE ERRO DA PESQUISA É DE DOIS PONTOS PARA CIMA OU PARA BAIXO.

DE ACORDO COM O IBOPE, AS INTENÇÕES DE VOTO EM BRANCO E NULOS SOMAM 5%. OS INDECISOS SÃO 4%.

A PESQUISA ENCOMENDADA PELA TV GLOBO E "O ESTADO DE S. PAULO", OUVIU 3.010 ELEITORES, DE 18 A 20 DE OUTUBRO, E ESTÁ REGISTRADA NO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE) COM O NÚMERO DE PROTOCOLO 36476/2010.

Eleições 2010: Deputado Neto Nunes tem candidatura deferida pelo TSE e é reeleito. Placar: 6x0.

Em decisão tomada pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta quarta-feira (20), foi deferida a candidatura do deputado estadual Neto Nunes (PMDB) para as Eleições gerais de 2010. A confirmação de Nunes o coloca dentro da Assembleia Legislativa do Ceará e altera a composição de eleitos da AL-CE.

A reeleição do ex-prefeito de Icó foi garantida com os 45.843 votos dos seus eleitores, dos quais 15.833 de Icó, alcançando a 3ª vaga do PMDB na Assembleia cearense, sendo Nunes o segundo mais votado do partido, atrás do Lucilvio Girão, que obteve 46.877. Em 2006, quando eleito da 1ª vez como deputado estadual, Neto Nunes alcançara 41.055 votos.

A mudança nas cadeiras da AL aumenta também o quadro representativo do Centro-Sul e Vale do Salgado, que terá também Miriam Sobreira, de Iguatu, otendo 45.739 sufrágios no último dia 3 de outubro.


O FIM DO PROCESSO - Desde o dia 20 de setembro, o processo (NO Rcand Nº 4343-19.2010.6.06.0000) havia sido enviado pelo TRE-CE e cujo julgamento passou por diversos trâmites desde julho deste ano. O TRE-CE havia registrado a impugnação da candidatura de Neto Nunes (PMDB) no dia 6 de agosto, negando o registro.

Logo após, no dia 30 de agosto, foi feito pelo advogado do deputado o pedido de provimento, o qual foi negado por unanimidade, não foram aceitos naquele momento os motivos que o apelante alegava.

O processo seguiu seu percurso até o TSE e desde o dia 20 de setembro aguardava a decisão. Antes da decisão, o registro encontrava-se como de 'Apto - indeferido com recurso', ou melhor, 'candidato julgado não regular, por não terem sido atendidas todas as condições necessárias para obtenção do registro da candidatura. Interposto recurso, este se encontra ainda pendente de julgamento pela Instância Superior'.

E nesta quarta-feira (20), foi decidido positivamente e validando, em definitivo, os votos dados no dia 3 de outubro. Uma vitória política para os Nunes em Icó e região, que mantém a força no município por deter a Prefeitura e, agora, uma cadeira na AL do Ceará.


MODIFICAÇÃO NA ASSEMBLEIA - A entrada de Nunes provocará alterações a serem confirmadas pelo TRE-CE. Mesmo com mais um peemedebista, o partida saiu de 5 para 3 cadeiras na nova legislatura.

Já com relação à mudança dos eleitos, após a saída de Daniel Oliveira (PMDB), por conta da entrada de Dedé Teixeira (PT), o próximo que sairá da lista de deputados e fica como suplente é o Professor Pinheiro (PT), para a entrada de Neto Nunes (PMDB).

ARTISTA FUTEBOL CLUBE.

SERRA BEIJA A PRÓPRIA MÃO, NÃO A ELEITORA.

UMA FOTO DIVULGADA NO BLOG DA DILMA MOSTRA O CANDIDATO A PRESIDENTE JOSÉ SERRA BEIJANDO A MÃO DE UMA SENHORA, MAS SUA AMPLIAÇÃO REVELA QUE O TUCANO NA VERDADE ESTÁ BEIJANDO A PRÓPRIA MÃO, E NÃO A DA ELEITORA. A FOTO FOI FEITA NO PARANÁ.

(DO BLOG DO CLAÚDIO HUMBERTO).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vox Populi: Dilma aumenta vantagem sobre Serra.

“Pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira, 19, mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com vantagem de 12 pontos percentuais sobre o adversário do PSDB, José Serra. O levantamento aponta a petista com 51% das intenções de voto, contra 39% do tucano.

Os votos brancos e nulos somam 6%, e os indecisos, 4%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem 57% das intenções de voto, e Serra, 43%.

Na última pesquisa divulgada pelo instituto, realizado em 10 e 11 de outubro, a vantagem de Dilma em relação ao tucano era de oito pontos. Enquanto a petista aparecia com 48%, Serra tinha 40% das intenções de votos.

Na pesquisa divulgada nesta terça, o Vox Populi ouviu 3.000 eleitores entre 15 e 17 de outubro. A pesquisa, encomendada pelo portal iG, está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 36193/2010.”

(O POVO Online)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

RECOMENDO O LIVRO: A LEI DA ATRAÇÃO.

Um livro interativo que lhe servirá como um guia para o seu dia a dia.

Nele você poderá descrever todos os seus sonhos e desejos mais profundos: dinheiro, saúde, prosperidade, relacionamentos e muito mais. Seus pensamentos se transformarão em realizações concretas e seus sonhos se tornarão realidade como em um passe de mágica.

Será realmente uma experiência fantástica, no entanto muito simples.

Fazemos todos parte de um Universo abundante e vibrante que nos fornece tudo o que precisamos o tempo todo. Tudo está à nossa disposição. Só precisamos atrair o que realmente queremos de melhor para nossas vidas.

Acredite não existe nada que não possa ser ou ter, basta querer. Mas tem que vir do fundo do seu coração.

Com páginas específicas e detalhadas poderá evidenciar seus desejos e fazer com que sua mente trabalhe em função deles, transformando-os em breve realidade. Perceberá que além de ser uma pessoa essencial perante o Universo é também um ser provido de um dom extraordinário.

Com este livro A Lei da Atração, você desvendará um segredo escondido a milhares de anos. Um segredo que poucos conhecem até hoje e continuam guardando para si, por ser muito valioso.

Ao longo da história da humanidade notamos que sempre existiram pessoas de destaque, que possuíam algo mais, pessoas que em determinado momento da história tornaram-se líderes, possuidores de um dom divino, capaz de transformar e mudar pessoas, povos, civilizações, continentes e até o mundo.

CID GOMES SE REÚNE COM PREFEITOS DO ESTADO A PARTIR DAS 18H.

POR: LUCIANO AUGUSTO.

O GOVERNADOR REELEITO CID GOMES (PSB), SE REÚNE NESTA SEGUNDA-FEIRA (18), NO HOTEL PRAIA CENTRO, EM FORTALEZA, COM PREFEITOS E LIDERANÇAS DE TODO O CEARÁ.

DURANTE O ENCONTRO QUE ESTÁ MARCADO PARA INICIAR AS 18:00 HORAS, SERÁ DISCUTIDA A CONTINUIDADE DA MOBILIZAÇÃO PELA CAMPANHA DE DILMA ROUSSEFF (PT) À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

O EVENTO TAMBÉM SERVIRÁ PARA QUE OS PARTICIPANTES APRESENTEM IDEIAS DE MOBILIZAÇÕES EM TODOS OS MUNICÍPIOS. TODOS OS 184 PREFEITOS FORAM CONVIDADOS A PARTICIPAR.

domingo, 17 de outubro de 2010

PRÁ RELAXAR!

ADVOGADO SOLANO MOTA. PREPARANDO O ALMOÇO.

PREFEITO BOM! EQUIPE BOA!

(foto: Manoel Jorge e Demir Amorim).


Quem trabalha no Iguatu, quem mora na terra da telha, sabe do sucesso que é a gestão do prefeito Agenor Neto (PMDB), como referência praticamente em todas as áreas.

Porém, o próprio prefeito deixa claro em seus pronunciamentos públicos, que além de responsabilidade, juízo, competência e compromisso, a equipe que o segue deve manter a mesma disposição para o trabalho.

Feito estes comentários iniciais, fico impressionado com o resultado das ações implantadas em Iguatu (CE). Tudo funciona. Tudo dá certo.

Pois bem, lendo os blogs do Iguatu, deparei-me com estas duas figuras queridas: Manoel Jorge e Demir Amorim. Dignos servidores públicos que se esforçam com toda boa vontade possível, para alavancar ainda mais o progresso da capital do Centro-Sul do Estado do Ceará.

No quesito evento culturais, há pouco teve a Cidade da Criança, agora os preparativos para o Iguatu de Luz.

Demir Amorim e Manoel Jorge, segundo notícias da imprensa do Iguatu, estão na cidade de Joinvile, em Santa Catarina, para observarem os melhores produtos natalinos que deverão compor toda a ornamentação do evento no município.

DR. FRANCISCO ROSSINI JÁ É ADVOGADO PADRÃO.

Foi bastante prestigiada e concorrida, em Iguatu, na última sexta-feira, a solenidade festiva que outorgou ao advogado icoense FRANCISCO ROSSINI FARIAS CAMELO, o título de “advogado padrão”.

Emocionado, nosso querido Dr. Rossini, fez um discurso de improviso e descreveu sua história de vida e da advocacia do Estado do Ceará.

O presidente Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB\CE, Dr. Valdetário Monteiro, presente ao evento, fez a entrega da comenda.

Advogados, juízes, promotores, estudantes de direito, inclusive, o Conselheiro Nacional de Justiça, Jorge Hélio Chaves, proferiu palestra sobre a importância e a atuação do CNJ no cenário nacional e estadual.

De parabéns todos os colegas da OAB\Iguatu, e de forma especial, cumprimento o nosso presidente local, Dr. Romualdo José de Lima, pela sensibilidade de promover uma situação tão convergente, de conteúdo histórico e de valor inestimável.

(Amanhã fotos do evento).

FÉ INVERSA.

(FOTO: JOCÉLIO VIANA DO IGUATU - LÚCIO ALCÂNTARA - JOSÉ SERRA - TASSO).

Ontem (sábado), em Canindé (CE), durante as festividades religiosas de São Francisco, novamente a fé do nosso povo foi discutida como oportunismo político partidário.

De um lado centenas de militantes do Partido dos Trabalhadores – PT cercavam as calçadas da linda basílica de Canindé; do outro, pessoas e políticos ligados ao PSDB local e nacional, distribuíam panfletos agressivos e sem conteúdo lógico, em desfavor de Dilma, candidata a Presidência da República do Brasil.

Não é de hoje que um número considerável de lideranças políticas utiliza-se da fé cristã para proveito eleitoral. A foto em referência, por naturalidade, mostra toda a vulgaridade da situação.

O padre, responsável pela santa missa, de logo notou a esperteza selvagem daqueles que se apresentavam como candidato e cabos eleitorais, repito, na busca do voto. Somente!

Mesmo sendo leigo, no assunto religiosidade, é fácil notar a cena; políticos que em nome de Deus, pedem votos, distribuem panfletos, fazem fotografias, dão autógrafos, riem, sentam na primeira fila da Igreja, etc. Aliás, todos os lances dentro da própria Igreja e, pasme, na hora da própria missa.

Assim não dá mesmo.

Pegou mal o episódio, repercutiu nacionalmente a intenção de “fé”(?) do candidato José Serra no Ceará.

Engana-se, profundamente, que subestima a capacidade do povo.

Então, fica a reflexão, pois, dia 31 de outubro a responsabilidade está em nossas mãos.

E viva o padre Francisco, de Canindé, homem de coragem e de fé.






sábado, 16 de outubro de 2010

VISTA AEREA DO ICÓ.




POR DR. KILDARE COLARES.

SOBERBA E POLÍTICA.

Na lira dos meus vinte anos, me meti em campanha política. Certa vez, como missionário político, cheguei numa comunidade rural e arrogantemente falava, tentando convencer à força os meus interlocutores. Falava mal do adversário político daquele que propagandeava e não dava a oportunidades de fala ao público, que já tinha escolhido o seu candidato, e que àquelas horas da reunião, já queriam esganar-me e jogar-me aos cachorros...

Nessa época, como geralmente acontece com todos os jovens, não tinha a menor noção do que é a humildade e a soberba me dominava. Pensava que tudo sabia e todas as bobagens que externalizava eram coisas sábias. Pobre de mim! Era um néscio.

Entrei pelo cano nesse negócio de política, me lasquei e nunca mais quis saber de política parditária. Mas aprendi uma coisa:

A humildade é base na política.

O político profissional é aquele cidadão que se propõe a ser o representante de uma parcela de povo, ele é um servidor, um empregado da coletividade. O povo é seu patrão, e não ao contrário.

Todavia o que vemos à granel é a humildade do falso político. Esta lembra aquele pedinte de rua, que quanto nos encontra, entorta a cabeça, estende-nos a mão num gesto de extrema submissão e diz com a voz suave: “Uma esmolinha, por amor de Deus”. E assim vai levando, freguês a freguês, e quando chega lá, bem longe, manda o condoído esmoler às favas.

A premissa básica do honesto candidato a cargos públicos é a sinceridade e a coerência de opiniões, é necessário que o eleitor votante veja a transparência de seu representante. Isso vale do simples síndico de prédio, vereador ou presidente da república. A assertividade do homem ou da mulher pública é virtude básica.

Quando o eleitor descobre que ali está apenas um demagogo, um ator, cai fora. Em princípio ele duvida do que ouve e vê, não acredita que aquele ou aquela em quem depositou a sua confiança não era digno desta confiança.

Ás vezes apaixonadamente o eleitor deixa que as coisas aconteçam diante de seu nariz e não quer acreditar, ou finge que não acreditou nas falsas palavras, mas no fundo sabe muito bem da profunda decepção que sofreu e como tal iludido, ainda insiste naquilo que já está perdido, Pobre teimoso, merece sofrer.

Na atualidade a política profissional é um negócio como outro qualquer. Revestida da beleza democrática, desta nada tem, é uma complexa manipulação das massas e como tal move-se pela propaganda, segue o ritmo das pesquisas de opinião, o candidato fala aquilo que os profissionais do marketing mandam falar, veste o figurino produzido para formar a personalidade, o caráter é construído nos escritórios de propaganda, a biografia tecnicamente forjada, enfim tudo é uma grande encenação, ao gosto dos ventos e do populacho iludido. Há muito dinheiro investido, uma derrota eleitoral é um grande prejuízo econômico, muitos jogaram seus dólares naquela "jogada", não se pode perder. É uma espécie de corrida de cavalos.

Os Partidos políticos funcionam como grandes empresas, com metas a serem cumpridas, o ator de frente é treinado e retreinado com os artifícios da oratória e do convencimento, técnicas de comunicação moderna. Sabe-se muito pouco daquele ou daquela pessoa. Os meios de comunicação modernos os tornam íntimos de nossa casa, freqüentam as nossas salas, quartos e ruas, até parecem que são membros da nossa família. Os chamamos pelo nome simples de família, até que um dia se tornam “sua excelência” longe de nós.

Por isso, lembrei-me de um homem simples, que me repreendeu numa daquelas reuniões que citei ao iniciar esse texto:

“Meu filho, quando se quer pegar a galinha, não se diz xô. Lança-lhe o milho”.

Opinion\Washington Luiz Peixoto Vieira).