sábado, 2 de outubro de 2010

DATAFOLHA/POVO: EUNÍCIO, 46%,TASSO, 43%; E PIMENTEL, 41%. CID GANHARIA NO 1º TURNO.

SE A ELEIÇÃO PARA O GOVERNO DO ESTADO TERMINA SEM GRANDES EMOÇÕES, COM PERSPECTIVA DE REELEIÇÃO DE CID GOMES (PSB), SEGUNDO O DATAFOLHA, JÁ NO PRIMEIRO TURNO, A BRIGA PELO SENADO CHEGA AO DIA DECISIVO COM TRÊS CANDIDATOS TECNICAMENTE EMPATADOS NA DISPUTA POR DUAS VAGAS.
OCORRE O TRIPLO EMPATE TÉCNICO QUANDO SE CONSIDERA OS VOTOS VÁLIDOS, O QUE EXCLUI BRANCOS, NULOS E INDECISOS. ESSE É O CRITÉRIO USADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL PARA DIVULGAR O RESULTADO DA ELEIÇÃO. OS NÚMEROS SÃO DA PESQUISA O POVO/DATAFOLHA.

EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB) ALCANÇA 33% DOS VOTOS VÁLIDOS E APARECE PELA PRIMEIRA VEZ NUMERICAMENTE À FRENTE DE TASSO JEREISSATI (PSDB), EMBORA A SITUAÇÃO SEJA DE EMPATE TÉCNICO.
O SENADOR DO PSDB TEM 31% DAS INTENÇÕES DE VOTO. CONSIDERANDO O LIMITE MÁXIMO DA MARGEM DE ERRO, QUE É DE DOIS PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS, EUNÍCIO E TASSO ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS TAMBÉM COM JOSÉ PIMENTEL (PT), QUE APARECE COM 29% DAS INTENÇÕES DE VOTOS VÁLIDOS.

“NÃO É POSSÍVEL AFIRMAR QUEM VENCERÁ A DISPUTA PELO SENADO”, DIZ O RELATÓRIO DO DATAFOLHA.
A PESQUISA OUVIU 1.513 ELEITORES EM 46 MUNICÍPIOS DO CEARÁ, NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA E SÁBADO, 1º E 2 DE OUTUBRO.DESDE A PESQUISA ANTERIOR, REALIZADA EM 23 E 24 DE SETEMBRO, OS TRÊS OSCILARAM DENTRO DA MARGEM DE ERRO.
TASSO MOVIMENTOU-SE PARA BAIXO, DE 33% PARA 31%. EUNÍCIO FEZ CAMINHO INVERSO: DE 31% PARA 33%. PIMENTEL PASSOU DE 27% PARA 29%.

QUANDO SE CONSIDERA O TOTAL DE VOTOS – INCLUINDO-SE BRANCOS, NULOS E INDECISOS – EUNÍCIO TEM 46% DAS INTENÇÕES DE VOTO.
TASSO APARECE COM 43% E PIMENTEL, 41%. NESSE CASO, MANTÉM-SE O CENÁRIO DE EMPATE TÉCNICO ENTRE EUNÍCIO E TASSO.
O TUCANO ESTÁ TAMBÉM TECNICAMENTE EMPATADO COM PIMENTEL. CONTUDO, NO CASO DOS VOTOS TOTAIS, NÃO HÁ EMPATE TÉCNICO ENTRE EUNÍCIO E PIMENTEL.

MESMO NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO, AINDA É SIGNIFICATIVO O NÚMERO DE INDECISOS: 29% DOS ELEITORES NÃO SABEM EM QUEM VOTAR EM UMA DAS VAGAS DE SENADOR.
E HÁ AINDA 16% DE INDECISOS QUANTO AOS DOIS VOTOS. A DECISÃO QUE ESSES ELEITORES VIEREM A TOMAR PODE DEFINIR OS RUMOS DA ELEIÇÃO.
OUTRO FATOR CAPAZ DE DEFINIR UMA ELEIÇÃO TÃO APERTADA É O DESCONHECIMENTO DO ELEITOR QUANTO AO NÚMERO DOS CANDIDATOS.
QUASE NO MOMENTO DO VOTO, AINDA HÁ 68% DE ELEITORES QUE ERRARAM O NÚMERO DE SEUS CANDIDATOS.
O NÚMERO MAIS CONHECIDO É O DE TASSO: 31% DOS QUE DECLARARAM INTENÇÃO DE VOTAR NO TUCANO JÁ SABEM O QUE PRECISAM DIGITAR NA URNA ELETRÔNICA. ENTRE OS ELEITORES DE EUNÍCIO, SÃO 26% OS QUE CONHECEM A SEQUÊNCIA DE ALGARISMOS PARA ESCOLHER O PEEMEDEBISTA.
JÁ O NÚMERO MENOS CONHECIDO É O DE PIMENTEL: SÓ 19% DOS QUE SE DECLARARAM SEUS ELEITORES DEMONSTRARAM SABER COMO VOTAR NELE.

GOVERNO

PARA O GOVERNO DO ESTADO, CID GOMES (PSB) RECUPEROU-SE APÓS A QUEDA REGISTRADA NA PESQUISA ANTERIOR E PASSOU DE 62% PARA 65% DOS VOTOS VÁLIDOS. PARA SER REELEITO NO PRIMEIRO TURNO, ELE PRECISA DE MAIS DE 50% DOS VOTOS VÁLIDOS.
LÚCIO ALCÂNTARA (PR), QUE HAVIA CRESCIDO NA PESQUISA ANTERIOR, VOLTOU A CAIR E TEM AGORA 19% – ELE TINHA 24% UMA SEMANA ANTES.JÁ MARCOS CALS (PSDB) ALCANÇOU SEU MAIOR PERCENTUAL NA SÉRIE DE PESQUISAS O POVO/DATAFOLHA: 14% DOS VOTOS VÁLIDOS. NA ÚLTIMA PESQUISA, ELE TINHA 12%.

A PESQUISA ESTÁ REGISTRADA NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL COM O NÚMERO – 60311/2010 E NO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL COM O NÚMERO 33491/2010.”

(O POVO DESTE DOMINGO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.