sábado, 15 de dezembro de 2012

DO ICÓ É NOTÍCIA.


CNPq seleciona projeto sobre o patrimônio rural de Icó.


Uma notícia positiva para o Icó no âmbito do mundo acadêmico.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq] confirmou a aprovação do projeto "Patrimonio Rural: Espaço e Simbolismo nos Sertões de Icó-CE".

De acordo com o coordenador do projeto, professor doutor da Universidade Estadual do Ceará [Uece] Otávio José Lemos Costa, a proposta é analisar o patrimônio rural no município de Icó.

O PROJETO.

"Trata-se do município de Icó, localizada no sertão Centro-Sul, distante 370 quilômetros de Fortaleza, cuja sede já é tombada desde 1998 pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN, e arquitetura urbana enuncia ser um autêntico representante do ciclo da pecuária, apresentando um interessante traçado urbano, reflexo dos cuidados daqueles que elevaram aquele núcleo estradeiro à condição de vila em 1738.

O patrimônio rural a ser identificado, elenca um conjunto de geosímbolos, corresponde a uma estrutura simbólica de um meio, de um espaço e que será ser identificado não apenas como aquele institucionalizado, reconhecido por sua importância histórica ou valor arquitetônico, mas também como patrimônio que representa a memória do lugar, ou seja, aquele que contém o vernáculo da paisagem, enunciando não apenas a história oficial ou as paisagens tradicionais.

Portanto, buscaremos analisar as paisagens vernaculares, identificadas, por exemplo, através de construções como capelas e oratórios, casas de fazenda, entre outras, e que também nos permita identificar um sujeito oculto da paisagem, ou seja, o modo de produção que impregna as práticas sociais e faz surgir ou organizam territórios", aponta o professor, que é também cordenador do Laboratório de Pesquisa em Espaço, Cultura e Educação [Laceped].

METODOLOGIA DA PESQUISA.

"Para conhecermos o nosso objeto de investigação, preliminarmente, buscaremos o levantamento da literatura pertinente e também as fontes secundárias ao tema, etapas que contribuíram de forma significativa no sentido de elucidar a planificação do trabalho e orientar indagações.

O auxílio de uma pesquisa documental em instituições públicas e privadas será extremamente salutar ao provimento de dados que incluíram fotografias, regulamentações, material cartográfico entre outros. Do ponto vista de uma substantivação, a análise do real será complementada através da pesquisa de campo, na qual algumas técnicas específicas serão delineadas com o objetivo de recolher e registrar, de maneira ordenada os dados sobe o tema em tela.

Privilegiaremos ainda a pesquisa qualitativa, pois, na tentativa de entender a representação sócio-espacial de um espaço simbólico, objetivamos também compreender e decodificar os seus significados, traduzindo e expressando o sentido dos fenômenos que regem as manifestações culturais presentes em paisagem cultural sertaneja".

Participam do projeto, além do professor Otávio José Lemos Costa, a professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza e mestranda em Geografia na UECE Fernanda Claudia Lacerda Rocha; e a aluna o Curso de Mestrado do Programa de Pós graduação em Geografia da UECE, Nayana Paula Lucas dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.