quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SOBRADÕES DO ICÓ (RUA GRANDE).

FOTOGRAFIA DO FACEBOOK.

TCM REVER PROCESSO DE EVANDRO JUVINO.

O Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, com sede em Fortaleza (CE), através de recurso interposto pelo advogado Fernando da Escóssia, representando os direitos do ex-prefeito de Icó e vereador reeleito, Francisco Evandro de Araújo – o Evandro Juvino (PSD), em decisão do pleno por unanimidade, resolveu em recurso de reconsideração, aprovar as suas contas por considerar “sanadas todas as irregularidades possivelmente apontadas”.

Com a decisão de mérito do TCM, Evandro Juvino, doravante, não constará mais com qualquer ressalva judicial e administrativa.

“Sou ficha limpa. Sempre procurei me defender, mas, não era ouvido dentro do contraditório adequado. Estou tranqüilo e o futuro me aguarda com mais certeza de vitória”, disse Juvino, hoje, na câmara de vereadores de Icó.

Pelo visto, o avião de Evandro Juvino, além de não cair, agora deve voar mais alto ainda.   


AQUI E ACOLÁ.


A TV Diário, sediada em Fortaleza, ao meio dia de hoje, levou ao ar matéria acerca do fechamento do hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Icó, feito que virou polêmica e muitos comentários, discussões, etc, nas ruas da urbe e ganhou páginas de jornais.

O diretor do HNSL, Charles Peixoto, informou que as condições financeiras, precárias, levaram ao fechamento de 42 anos de serviços prestados a municipalidade.

No ínterim, observou os dois meses de repasses de recursos ao hospital, não creditados pelo governo Marcos Nunes e, também, a falta de boa vontade política do governo atual, Jaime Júnior, em recontratar os serviços, após janeiro de 2013.

Do outro lado, a secretária de saúde do município, Dra. Lúcia Barreto, informou à imprensa que não existe prestação de contas dos serviços ali realizados, naquela unidade de saúde, inclusive, certidões dos órgãos públicos que possam atestar o repasse legal de recursos públicos a hospitais privados.

Foi mais ou menos por aí!

Escrevi direitinho, Carlos Henrique Rodrigues? Ou você deseja explicar melhor, quando chamado nas ações de queixa-crime, por mim protocoladas, juntamente com o inútil do marketing.(?)

Vida de estudante.

Feliz da vida, Raísa Moreira, nossa caçula, está toda prosa, pois, dia 4 de fevereiro será a nova aluna da escolinha bem-me-quer, da madrinha Odineide.

Mãe afetuosa, Aurineide já preparou tudo: da farda aos cadernos.

A aluna, só promete uma única coisa: ser comportada.
Quanto a estudar...tenho minhas dúvidas.

Sentimento!

Estive na última quarta-feira, em longa conversa, com o líder e ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto, que recentemente concluiu seu mandato com praticamente 90 por cento de aprovação popular.

Instado quanto ao seu sentimento atual, pessoal e político, ei-lo: "O do dever cumprido".

Resposta simples, curta, e responsavelmente verdadeira.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A CARNE NOSSA DE CADA DIA!


Sempre reconheci que Jaime Júnior é um grande administrador. Por isso votei nele em 2008.

Porém, tivemos divergências políticas e, daí, cada um seguiu seu caminho. Este é um fato!

Agora, independente das tintas partidárias, o Icó, é onde vivemos e de tudo devemos zelar.

A foto é um flagrante de ontem; nada mais que a distribuição do setor público de carnes para o consumo humano.

Isto mesmo! Em cima duma saveiro, envolto a uma lona plástica, para ser entregues ao consumo humano e comercial.

Por muito menos, vi centenas de comentários nas redes sociais, blogs, rádios, etc, num período que ainda não se pode perder vista, com agressões até mesmo pessoais de toda monta.

Então, prefeito vamos tomar as providencias, pois, NINGUÉM DESEJA O PASSADO DE ALGUNS EQUÍVOCOS SE REPETINDO NO PRESENTE.





terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Orós em ação: “o futuro é agora”.


O prefeito municipal de Orós (CE), Simão Pedro (PSB), juntamente com a primeira-dama Roberta Pequeno, estão em Brasília (DF), onde na sede do Ministério da Saúde, foram recebidos pelo Dr. Odorico Monteiro, secretário adjunto do MS.

Na oportunidade, o prefeito Simão Pedro expôs a situação da saúde pública na municipalidade, postulando dentre outros projetos, a reforma do hospital municipal de Orós.

“Entregamos o projeto do hospital e, agora, esperamos dá uma melhor qualidade de saúde aos nossos munícipes que necessitam de saúde pública para todos e de forma mais adequada”, disse Simão Pedro.

Em Brasília (DF), o prefeito e a primeira-dama do Orós, ainda visitaram várias instituições e ministérios, bem como, procuraram os parlamentares e senadores que foram votados naquele município.

“Assim como eu, quem foi votado em Orós, tem o dever de trabalhar diuturnamente por nossa gente”, explicou Simão Pedro.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ELE É O CARA!


Deusivan Macêdo é o “cara” do esporte icoense.

Comanda durante muitos anos a juventude desportista com um carisma extraordinário, igualmente, de bem com a vida, o seu programa na rádio Papagaio-FM é líder absoluto de audiência.

A interação com os ouvintes, de todas as classes sociais, fez dele muito querido em todo o município.

Agora, ele resolveu inovar de vez o seu programa, levando ao “ar” pessoas especiais que estão em tratamento no CAPS, fazendo com que a auto-estima destas e, também suas utilidades, os ajudem em seus tratamentos psicológicos.


Edmar Pereira, convidado de Deusivan Macedo, estreou o “momento CAPS”, e já criou o jargão já conhecido do público: “miau, miau, miau”.

Na foto, com o artilheiro Otacílio Neto.
   

TV DIÁRIO EM ICÓ.


Quem esteve hoje, em Icó (CE), foi a TV Diário.

Gravou grande reportagem sobre o fechamento do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, feito ocorrido recentemente.

Ouviu o diretor do HNSL, pessoas do povo e a administração pública municipal.

A reportagem vai ao ar, hoje, as 22h na TV Diário, com reprise pela manhã, nesta terça-feira.

PELAS LENTES DO LACY.

LIMA-CAMPOS (ICÓ\CE).

ANÁLISE POLÍTICO!!!



Não levo a menor vocação para cientista político, mas, me arrisco a expor um pouco do que penso a respeito.

Vamos lá: O Deputado Neto Nunes, dos citados é o candidato mais provável em 2014, ou o grupo será carta fora do baralho, digo da política.

As dificuldades serão desalentosas tanto com relação as pendências jurídicas quanto a falta de apoio político local, em especial quando se considera que os princípios ideológicos que orientaram a manobra política denominada de "união" teve suas bases reprovadas nas últimas eleições.

"Unir para desenvolver" não rimou com "Unir para vencer a eleição".

A segunda experiência laboratorial eleitoral aponta para essa afirmativa. Sem considerar que em 2008, no meu humilde ponto de vista, não foi à união que venceu, mas sim, Jaime Júnior que não soube como ganhar a eleição, centralizando forças apenas na via judiciária.

A experiência da primeira derrota rendeu frutos. Derrotou a união como um todo na segunda, uma declaração clara de que afirmação anterior é verdadeira.

O grupo Nunes só com uma mega campanha conseguirá superar a marca de 15.000 (quinze mil) votos, o que implica dizer que mais de 50% dos votos necessário deverão ser pleiteados fora do município.

E lá fora os votos não serão tão facilmente conquistados como da última vez, o que vai exigir maior investimento na campanha, em especial, onde o ilustre não tem serviços prestados.

Já o Walfridinho Monteiro, mesmo com o histórico político da família, e um cidadão que merece nosso respeito, é hoje um transeunte para o povão icoense. Não é reconhecido pelos feitos políticos.

Quanto ao Dr. Fabrício Moreira, vejo como um homem zeloso e dedicado a tudo que faz. Talvez tenha sido isto o motivo de não ter assumido o Palácio da Alforria nos 8 anos que foi vice. Poderia ofuscar o fazer administrativo do seu par.

Por outro lado, a sua vivência política é reflexo de suas escolhas. Talvez já teria sido prefeito de Icó se tivesse feito frente aos grupos Nunes e Peixotos ou abdicado da parceria que manteve por dois mandatos como vice-prefeito.

Para se eleger deputado estadual precisaria da dedicação e retribuição em 100% de seu parceiro dos tempos do lema "Do Sertão à Cidade".

Os tempos e os trabalhos em prol teriam que ser perfeitos demais, como foram um dia. Como se o passado se repetisse, só que com algumas alterações, mas sem perder aquelas características.

Do grupo de Jaime Júnior ainda não despontou nenhum nome, suficientemente forte, para fazer jus ao apoio que receberá. Sem contar que deverá, como todos os outros candidatos, pleitear votos em outros municípios.

A estrutura política organizacional e de sustentação eleitoreira que existia foi ferida de morte. 

Desejo sorte a todos até o momento em que o desenvolvimento de Icó seja a força motriz para os mesmos.


Por Ednaldo Figueirêdo (presidente do sindicato dos professores do município de Icó\Ceará).

domingo, 27 de janeiro de 2013

Vicente das Lavras. Membro da rádio Pião do Icó.


(Estúdio) Na Papagaio-FM prestigiando o amigo do rei - VALDIR BATISTA.


Maninho Mota (PSB) agradece, na Papagaio-FM, por sua eleição à câmara municipal de Icó.


IRMÃOS MOREIRA!


FICA PROIBIDO! (?).

Recebi, com imensa surpresa, e-mail com cópia de ofício circular, assinado pelo blogueiro Voltaire Xavier, que assina como chefe da assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Icó, com a seguinte tarja: 

“FICA PROÍBIDO QUALQUER SECRETÁRIO, SECRETARIA, DIVULGAR OU PRESTAR INFORMAÇÕES PARA RÁDIOS, FACEBOKS, BLOGS, ETC, SEM ANTES PASSAR POR ESTA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO” (sic).

É lamentável!

Pelo visto, o estudante Voltaire Xavier, perdeu de vista o verbo que significa “LIBERDADE DE EXPRESSÃO”, ou quem sabe, desconhece a máxima popular: “QUEM DISSO CUIDA, DISSO USA”.

Prefeito Jaime Júnior espero de Vossa Excelência, URGENTE, uma resposta a altura de sua vocação LIBERTÁRIA!!!

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE ICÓ.


Caro Dr. Fabrício,

Cumprimentando-o cordialmente, venho aqui esclarecer uma questão em relação ao texto "Nomenclaturas", escrito em seu Blog pelo ilustre advogado e blogueiro.

Na realidade, o cargo "superintendente distrital" já existe. 

Hoje, chamamos de "supervisor distrital". Agora, com a chegada da professora Jacqueline Costa na Secretaria Municipal de Educação, a função passa a ser chamada de "superintendente distrital", que é a mesma coisa.

Portanto, só muda o nome, a nomenclatura no organograma da Seduc/Icó.

Como já disse, o cargo já existe.

Feito este esclarecimento em respeito aos leitores de seu Blog,
agradecemos a atenção dispensada, desejando-lhe votos de sucesso e felicidades.

Grato,

Voltaire Farias Xavier
Assessor de Comunicação e Imprensa - Ascom
Prefeitura Municipal de Icó

REGISTRO!


Falando sobre segurança pública, representando a OAB\Iguatu, no encontro da ACEJI – Associação dos Jornalistas do Interior do Ceará, no município de Cariús (CE).


A convite do querido e atuante amigo jornalista Amaury Alencar.

O AMIGO DO REI!


Somente lembrando, que neste domingo, das 09h30min às 11:30h, na rádio icoense Papagaio-FM (97,5), tem a irreverência e a gaiatice do amigo do Rei, Valdir Batista – o DIDI, levando ao ar em todos os quadrantes do mundo (local e internet), o melhor de Roberto Carlos, encantando e emocionando nossos corações.

Dá-lhe Valdir Batista!

INDÚSTRIA DA DROGA.


O presidente da câmara municipal de Icó, vereador Gilberto Barbosa (PSDB), marcou junto à secretaria de segurança pública do Estado do Ceará, audiência com o secretário Coronel Francisco Bezerra, onde juntamente com demais vereadores, irão entregar pessoalmente um relatório de homicídios que estão ocorrendo quase todos os finais de semana em Icó (CE), principalmente, na zona periférica da cidade.

O objetivo é sensibilizar a segurança pública, quando dos índices apontados, que até o momento assustam os moradores e as pessoas de bem.

A polícia judiciária local informa que todos os esforços estão sendo feitos, tanto para reprimir a violência, como para chegar aos autores intelectuais das mortes. 

O problema, é que o número de policiais é pequeno para um 
município cercado por duas rodovias – estadual e federal, além de um percurso de 2 (dois) mil quilômetros quadrados de área territorial e 66 (sessenta e seis) mil habitantes; igualmente, cinco distritos longínquos da sede comercial.

Os crimes de homicídios, pequenos roubos e furtos, são todos ligados as drogas que estão invadindo todos os municípios do Ceará, garante a polícia civil icoense.
 

Nomenclaturas!


Vereador, com poucas exceções, adora criar empregos (apenas para empregar, desculpe a redundância), nas prefeituras, para seus apaniguados eleitores.

Em Icó, certa feita no passado não muito longe, criou-se a figura do “professor substituto”, que mesmo sem trabalhar cotidianamente, recebia os seus em casa, tal qual o antigo juiz de direito zonal, que fazia de conta, também, que trabalhava em algumas comarcas do Ceará; este aparecia uma vez por outra, às 10h e saia às 12h para despachar alguns processos. Só óleo de peroba, visto a tremenda falta de compromisso.

Agora, li nas redes sociais, que estão criando em Icó o “professor superintendente da educação”, salvo melhor juízo, para atuar junto as escolas municipais, máxime na zona rural.

Acho desnecessária a criação de novos cargos, quando o desenho sugerido pelos principais governantes da nação, é enxugar a máquina pública, com menos secretarias; cargos em confiança, prestação de assessorias e serviços, etc.

Em 2004, em nosso plano de governo rumo ao Palácio da Alforria, fiz alguns compromissos solenes e formais, um deles, já definia a meta principal: “fazer funcionar a já tão pesada estrutura municipal em Icó”. 

Somente isto e já seria muito!

Tenham um bom domingo.

sábado, 26 de janeiro de 2013

IGUATU!


FOTO DA SEMANA!


Os vereadores icoenses, da oposição e situação, mostraram grandeza pública ao visitarem, após a grande polêmica da semana, quando do anúncio do fechamento oficial do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes por problemas financeiros, após 42 anos de prestação de serviços, as instalações hospitales em referência, bem como, o Hospital Regional.

Entendo, que o diálogo é o melhor caminho, é o Nossa Senhora de Lourdes encontrou e pessoa certa para tal missão: Edmir Peixoto (Piolho).

Humilde, pastor evangélico, e bem relacionado com todas as pessoas do Icó (CE), Edmir Peixoto deverá ser o caminho junto à administração municipal, no desejo de encontrar soluções para as divergências possivelmente encontradas.
(FOTO: VER. VICTOR LUIZ).

ALEGRIA NO AR!



JÁ ESTÁ NO AR, NESTE SÁBADO, O PROGRAMA TOCA TUDO COM NACÉLIO CAVALCANTE, NA EMISSORA PAPAGAIO – FM (97.5), DA RIBEIRA DOS ICÓS, COM ALEGRIA, INTERAÇÃO, E MÚSICA DE QUALIDADE.

CAVALCANTE É SEM DÚVIDA UM DOS MELHORES COMUNICADORES DO CEARÁ, ALÉM, CLARO, DE EXCELENTE FIGURA HUMANA E BOM CARÁTER.

A PROGRAMAÇÃO SEGUE ATÉ AS 11H.
 

Boa Gestão.


Prefeito de Solonópole (CE), Webston Pinheiro (PRB), pretende aplicar um grande "choque de gestão", já nos primeiros meses de governo, para tentar reorganizar a municipalidade, visto as grandes dificuldades encontradas.

Empresário e engenheiro de sucesso, seu sonho é conseguir na vida pública, viabilizar melhores dias e desenvolvimento célere para a Terra do Riacho do Sangue e, assim, recuperar a auto-estima de seu povo.
 
 
É por aí...

MARDUK E BANDEIRA JÚNIOR TAMBÉM ESTÃO JUNTOS NA UVC.



O vereador e presidente da câmara municipal de Iguatu, Bandeira Júnior (PMDB), informa ao blog que seu nome foi posto pelos vereadores da região centro-sul do estado do Ceará, como pré-canditato a vice-presidente da União dos Vereadores do Ceará - UVC, nas eleições de março próximo, tendo como postulante a sucessão, o vereador e também presidente da câmara municipal de Limoeiro do Norte, Marduk Duarte (DEM).

“Duarte tem a experiência de vários mandatos legislativos e conta com o nosso apoio para trabalhar em todo o estado. Estamos fortes e com bons propósitos para vencer os desafios, com dignidade, na UVC”, diz Bandeira Júnior.

DEPUTADOS ESTADUAIS POR ICÓ.



Embora ainda esteja longe do pleito estadual de 2014, onde haverá eleições majoritárias e proporcionais, tais como, governador; vice-governador; deputado(s) estadual e federal; e uma vaga ao senado da república, em Icó (CE), já têm lideranças se articulando nos bastidores e junto aos seus amigos pessoais, para colocar o seu nome como candidato a Deputado Estadual na Ribeira do Salgado.

Um dos nomes já cogitados é o do advogado Walfrido Monteiro (Walfridinho), atualmente exercendo importante cargo público estadual, liderança que faz parte do grupo do Deputado Estadual Mauro Filho (PSB), que pretende ser candidato a uma missão majoritária em 2014, abrindo vaga de seu próprio espaço no legislativo estadual.

Walfrido Monteiro é filho do ex-prefeito de Icó e também ex-deputado estadual por duas legislaturas, José Walfrido, falecido em acidente de trânsito em Fortaleza, na década de 80.

O atual prefeito Jaime Júnior (DEM), em sua página pessoal nas redes sociais facebook, “nas entrelinhas”, praticamente deixou claro que irá apoiar o Deputado Sérgio Aguiar (PSB), atual secretário-geral da assembléia legislativa, no pleito vindouro.

Jaime Júnior deixou o recado e a pista: “Aí está o Deputado Estadual que vai nos ajudar a trazer grandes benefícios para a nossa cidade!” (sic).

Enquanto isso, o atual parlamentar Neto Nunes (PMDB), em seu segundo mandato consecutivo, eleito e reeleito com expressiva votação, anunciou que em fevereiro próximo irá convocar os amigos e correligionários para uma grande reunião, onde firmará suas intenções político-partidárias, inclusive, seu desejo de continuar representando o Icó no palácio Adauto Bezerra.

Carismático e vocacionado para a vida pública, Neto Nunes (PMDB), diz que se sente forte com o apoio que vem recebendo de todos os recantos do Ceará e, especialmente, dos icoenses.

“Tenho apoio do povo. Anote aí, serei novamente o mais votado do Icó porque o povo é que diz”, esclarece Nunes.

 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

TERMÔMETRO.


QUEM ESTEVE NA ELEIÇÃO DA APRECE - ASSOCIAÇÃO DOS PREFEITOS DO ESTADO DO CEARÁ, RECENTEMENTE, OBSERVOU FACILMENTE QUE ESTÁ LONGE A DEFINIÇÃO DO ESCOLHIDO DO GOVERNADOR A SUA SUCESSÃO EM 2014.

DOMINGOS FILHO, O SEU SEGUNDINHO, ESTÁ EM POSIÇÃO DE GRANDE REFERÊNCIA DE CID GOMES E, ESPERA TRANQUILAMENTE, O ANDAR DA CARRUAGEM.

DO PORTAL CEARÁ AGORA: CHUVAS NO CEARÁ.


25/01/2013 - 10:47
Aumentar o texto Diminuir o texto

Funceme divulga primeiro prognóstico e prevê chuvas irregulares

Por: Marcela de Freitas
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, na manhã desta sexta-feira (25), a primeira projeção para quadra chuvosa no período de fevereiro a abril no Ceará.
De acordo com o prognóstico oficial da Funceme, há 45% de probabilidade de chuvas abaixo da categoria normal; 35% de probabilidade para chuvas na categoria normal; e 20% de probabilidade para chuvas acima da categorias normal.
Ainda nesta manhã, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, dará mais detalhes sobre as projeções.

AUDIC MOTA PODE SER PRESIDENTE DA UVC.


O vereador tauense e talentoso advogado, Audic Mota (PMDB), colocou o seu nome como pré-candidato a presidente da União dos Vereadores do Ceará – UVC, com eleições previstas para março vindouro.


Mota foi presidente da câmara municipal de Tauá (CE), tem vasta experiência política e administrativa, além de pertencer a tradicional quadros da vida pública cearense.

Habilidoso, discreto e aberto ao diálogo, Audic Mota pretende interagir com todos os colegas edis do Estado, com o objetivo de fortalecer a classe no âmbito estadual e federal.


160 anos: Iguatu festeja e pede paz no trânsito.


160 ANOS DE EMANCIPAÇÃO.

Iguatu festeja e pede paz no trânsito.

O município de Iguatu é polo na região centro-sul do Estado. Veículos destruídos em acidentes são expostos na via pública para alertar moradores e motoristas sobre os cuidados no trânsito FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Iguatu Hoje esta cidade polo da região Centro-Sul, comemora 160 anos de emancipação política. É, portanto, feriado municipal. Bancos, repartições públicas, indústrias e a maioria das lojas comerciais não funcionam. A Prefeitura elegeu a segurança no trânsito como tema principal da programação de aniversário de fundação do município. Há, também, inaugurações de obras, assinatura de ordem de serviço e palestras.

Dezenas de carros e motos destruídos por acidentes foram colocados em pontos estratégicos da cidade, nas praças e esquinas de maior movimentação de veículos e pessoas. O objetivo é chamar a atenção dos moradores para os riscos do transporte irregular. Ao lado, faixas com mensagens educativas tentam sensibilizar os condutores de veículos a respeitar a legislação de trânsito vigente

A ideia deu certo. Nos últimos dias, os problemas relacionados com o trânsito transformaram-se no principal tema de conversa entre as pessoas e nos meios de comunicação. "A gente sente um choque quando passa em uma esquina e vê um carro todo destruído", disse a comerciária Lourdes Silva. "É um alerta para os motoristas e motociclistas".

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, disse que a campanha de educação no trânsito será permanente. "Vamos tratar desse assunto durante os quatro anos da nossa gestão", disse. "Ao final da nossa administração queremos ter reduzido os índices de acidentes". O projeto inclui palestras, debates, visitas às escolas e uma ampla mobilização da comunidade local.

Alcântara mostra-se preocupado com o crescimento de número de acidentes de trânsito. "Jovens e pais de família perdem vida ou sofrem traumas", disse. "Os condutores precisam ter prudência, respeitar as leis de trânsito". O prefeito fez referência à entrada de pessoas acidentadas na emergência do Hospital Regional de Iguatu e ao número crescente de multas em decorrência da desobediência ao Código de Trânsito.

As obras de infraestrutura, de engenharia de trânsito e a implantação de sinalização também entraram no debate.

Na noite de ontem, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) houve palestras e discussão com representantes de entidades de classe, clubes de serviço, sindicato, associações comunitárias e igrejas no seminário de Integração das Políticas Públicas de Trânsito de Iguatu. Um comitê permanente tratará da questão e de ações propositivas

Durante esta semana, aconteceram solenidades de inauguração de oito unidades do Programa Saúde da Família (PSF) nas localidades de Suassurana, Barro Alto, Santa Rosa, Cajazeiras, Gadelha e nos bairros Santo Antonio, Vila Centenário e Vila Neuma, além da entrega de casas populares no distrito de José de Alencar e de uma área de lazer no bairro Veneza.

Missa

Ontem à noite, para festejar o aniversário de emancipação política de Iguatu houve show musical com o sanfoneiro Waldonys e Banda Skema ao lado da estação ferroviária. Hoje, às 17 horas, será celebrada uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana pelos 160 anos do município. À noite, a partir das 20 horas, haverá desfile para a escolha da Miss Iguatu.

Em seus 160 anos de história, Iguatu assumiu o papel regional de liderança econômica e de prestação de serviço, atraindo consumidores de pelo menos 12 municípios. No passado, a cidade cresceu impulsionada pela ferrovia e pela cultura do algodão.

Água em abundância, terras planas e férteis e vocação comercial fizeram do município um importante núcleo urbano do Ceará. Hoje, a região Centro-Sul, que tem como polo a cidade de Iguatu ocupa a quarta posição em arrecadação de ICMS no Interior do Ceará. Fortalecer a economia é uma das metas da atual administração municipal

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MATÉRIA DO DIÁRIO ON LINE.


Hospital encerra atividades após 42 anos em Icó.

O hospital e maternidade particular Sociedade Beneficente Nossa Senhora de Lourdes, um dos mais antigos do município de Icó, localizado a 358 Km de Fortaleza, fechou as portas nesta quinta-feira, (24), após mais de quatro décadas de atividades.

Quem foi à procura de atendimento logo cedo pela manhã foi surpreendido por uma faixa na entrada do Hospital do Dr. Quilon, como é mais conhecido o equipamento de saúde. 

“Sem condições de funcionar! Após 42 anos servindo ao povo icoense, este hospital fecha suas portas. Pacientes, procurem o Hospital Regional”, dizia o cartaz. (Foto: Richard Lopes).

De acordo com ofício encaminhado pela atual diretora do Nossa Senhora de Lourdes, Maria de Lourdes Maciel de Melo Peixoto, à Secretaria de Saúde de Icó, o motivo do fechamento é o atraso no repasse dos recursos públicos por prestação de serviços referentes aos meses de novembro e dezembro do ano passado. O documento faz referência a repasses do Sistema único de Saúde (SUS) como o da Autorização de Internação Hospitalar (AIH). 
Segundo a direção do hospital, esses repasses representam 95% do dinheiro utilizado para pagar  compromisso  com fornecedores e funcionários. Ainda conforme o ofício, os médicos, que contavam com os seus pagamentos com recursos municipais para os plantões, não foram remunerados pelos meses de novembro e dezembro do ano passado, sendo impraticável organizar uma escala para atendimento dos mesmos.  Com o atraso, também estão vencidos  encargos e impostos diversos. A conseqüência foi a paralisação da prestação de serviço e atendimento.
Não renovação do convênio piorou a situação.
Outro fator determinante é que a unidade contava com a parceria da administração municipal até 31 de dezembro do ano de 2012,e, por conta disto, o município arcava com os plantões médicos na área de obstetrícia. Só que desde primeiro de janeiro de 2013, o hospital deixou de contar com tal suporte, e até agora, segundo a direção não foi mantido qualquer contato com a nova administração municipal sobre o assunto, representando incerteza na continuidade da parceria.
A titular da Secretaria de Saúde de Icó, Lúcia Barreto, informou que existe a intenção de renovar o convênio, porém o órgão cobra o detalhamento de como estavam sendo gastos os R$ 95 mil repassados mensalmente para o Nossa Senhora de Lourdes. 

“A gente precisa que o hospital apresente os requisitos, escala de plantão, e os demais detalhes. O pagamento de dezembro e a renovação do contrato estão atrelados a essa prestação de contas”, contou, acrescentando que o mês de novembro é de responsabilidade da gestão anterior. “O vice-prefeito passado era diretor desse hospital”, comentou Lúcia. 
A secretária não soube informar a quantidade de pessoas que estavam internadas no Nossa Senhora de Lourdes, e  qual o destino delas. 
“A gente ainda não tem essas informações. Estamos, nesse momento, trabalhando para adequar o Hospital Regional para receber a população que está sendo prejudicada”, explicou, acrescentando que o convênio que a Prefeitura tinha com o Hospital do Dr. Quilon  era direcionado na área de obstetrícia. 
"Paralelamente a resolução rápida deste problema, estamos organizando melhor o serviço de atenção básica, com alocação de médicos”, disse.
Hospital Regional  se adequa para receber nova demanda.
O Hospital Regional de Icó, que atende clínica geral, traumatologia e cirurgia,  informou que está providenciando a estrutura também para passar a atender às gestantes e realizar partos. "De uma forma responsável, com muita tranquilidade, estamos apoiando as gestantes que aqui estão chegando,  e providenciando os equipamentos e recursos humanos para atender a essa demanda", ratificou a diretora do Hospital Regional, Geânia Landim.
Segundo ela, por enquanto, o aumento no atendimento foi pequeno, de apenas quatro mulheres grávidas. Contudo, mesmo assim, o hospital está sendo adaptado para mais esse tipo de demanda. "Esse serviço não era feito por nós. Era encaminhado para o Nossa Senhora de Lourdes. Já abrimos a contratação de mais médicos. Na equipe, já temos dois obstetras, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem qualificados. Com certeza, deveremos estar acolhendo essas pessoas sem nenhum agravo para gestante nem para o bebê. É nosso compromisso", contou a diretora.
O Hospital Regional de Icó atende 169 mil habitantes de sete municípios.Hospital encerra atividades após 42 anos em Icó.


PAUTA: PROJETOS E ELEIÇÕES EM ICÓ.

 Fabrício Moreira, advogado; Neto Nunes, Deputado; dr. Daniel Peixoto, chefe de gabinete; Evandro Juvino, ex-prefeito de Icó e vereador.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bom início!


Iniciou bem, o vereador Victor Luiz (PR), o perfil de seu mandato no legislativo-mirim icoense.

Nomeou o jornalista Yuri Guedes como seu principal assessor parlamentar.

Guedes é editor do portal Icó é Notícia, tem boa formação moral, ética, com noção absoluta de sua posição e responsabilidade.

Assim, deve ir longe.

Parabéns!

A FACE DO NORDESTE. FOTOS BELAS DO ANGELIM DO ICÓ - ATOR, POETA E TEATRÓLOGO.


Rei morto, rei posto?



Em Icó (CE) a política e as eleições de 2012 continuam em plena efervescência.

Nas festividades de São Sebastião, em Lima-Campos/Icó, no último domingo, o Deputado Neto Nunes (PMDB), que saiu vencido do pleito com uma candidatura de um irmão ao Palácio da Alforria, foi o político mais “abraçado e cumprimentado”, na procissão em referência.

Pelo visto, após diligenciar sobre o Lima-Campos de Bastião e Deusimar de Oliveira, "Neto Nunes NEM ESTÁ MORTO NEM POSTO".

Facebook gerou emprego.


O pessoal que dizia amar Icó sobre todas as coisas e queria apenas mudanças e nada mais, no período eleitoral que se findou, ficou muito bem obrigado.

Quase todos ganharam uma “vaguinha” na velha e conhecida viúva oficial icoense - "a prefeitura".

E viva o facebook! 

Grande gerador de empregos.