sexta-feira, 29 de março de 2019

Vereador Eliseu Amâncio rebate críticas da oposição na última quinta-feira na Câmara de Vereadores

Crise hídrica é a maior do Vale do Salgado dos últimos anos

Giovani de Oliveira lança em Iguatu ‘O Direito de Rir VIII’


Foi realizada na noite da última quarta-feira, 27, o lançamento do livro ‘O Direito de Rir VIII’, de Giovani de Oliveira. O evento cultural ocorreu no Rotary Club de Iguatu e contou com a participação de associados e convidados.

O livro reúne frases, anedotas, cordéis e dá continuidade a uma série de sucesso de publicações anteriores. Giovani Oliveira faz uma coleção de humor que agrada aos eleitores a partir de suas observações do cotidiano da cidade de Iguatu.

“Temos as tiradas clássicas de personagens locais e frases antológicas”, pontuou o autor do livro.

Antes do lançamento, houve apresentação do artista Neo Pi Neo. O público adorou a apresentação e deu muitas gargalhadas com algumas das histórias/piadas contadas por Giovani de Oliveira.

Escola 

Giovani Oliveira anunciou a manutenção da parceria entre a Fecomércio e o Rotary Club de Iguatu para a construção da Escola Educar Sesc e sugeriu na ocasião a denominação de Monsenhor Afonso Queiroga. 

A obra deve começar ainda neste ano.

(DO BLOG CENTRO SUL).

PREFEITA LAÍS NUNES LANÇA "PROJETO EDUCAÇÃO DE PONTA" EM ICÓ

Br-116 necessita de reparos urgentes



A imagem pode conter: nuvem, céu, estrada, atividades ao ar livre e natureza
A principal rodovia federal que cruza o estado do Ceará, a BR-116, está muito danificada no trecho que interliga o município de Chorozinho ao Icó.

Vários automóveis são vistos estacionados para troca de pneus estourados, além de graves avarias, haja vista as enormes crateras em diversos pontos da Br-116.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020 JÁ AGITAM BASTIDORES DO PODER POLÍTICO


A imagem pode conter: Marconiêr Chagas Mota, sorrindo, close-up

O vereador da bancada da oposição a prefeita Laís Nunes, Gilberto Barbosa, anunciou na última quinta-feira(28) que o vereador Marconiêr Mota estaria de volta aos quadros do Grupo dos Nunes em Icó e, agora, faria parte do bloco da situação.

A notícia repercutiu muito nos bastidores da política icoense, vez que o professor e vereador Marconiêr Mota, já está no terceiro mandato consecutivo na Câmara de Vereadores de Icó, é um líder político influente, formador de opinião e muito respeitado na cidade.

Mota é cunhado do ex-prefeito e líder político Neto Nunes. Divergiu do grupo dos Nunes nas últimas eleições estaduais e fez opção por votar em candidatos diferentes da orientação da bancada da prefeita Laís Nunes.

Durante esse período de afastamento, chegou a ser candidato à presidência da Câmara Municipal, em disputa com seu cunhado Fernando Nunes, mas não obteve êxito.

Educado e sempre cauteloso com as palavras, o vereador Marconiêr Mota se ausentou dos grandes debates nos últimos meses, deixando em compasso de espera, a expectativa se estaria retornando ao bloco da situação ou se seguiria carreira solo.

Após cobranças de opositores ao Palácio da Alforria, Marconiêr Mota rompeu o silêncio e publicou uma nota na quinta-feira a noite. Economizou nas palavras, mas de forma inteligente, demonstrou facilmente que falta coerência a oposição para lhe cobrar sua posição do que seja.

No texto publicado, a pista foi exposta do caminho que o parlamentar deverá seguir: 

- "Vamos aguardar os acontecimentos e nenhuma possibilidade está descartada, desde que seja em favor do povo, como tenho feito".

LEIAM A NOTA DO VEREADOR: 

Lamentavelmente os plantonistas da política local se antecipam sem ouvir antes.

Não autorizei NINGUÉM a falar em meu nome.

Não devo satisfação a Jaime Júnior e a seus seguidores.

Não se ganha aliados e eleição com esse tipo de comportamento, distante 1 ano e meio para as eleições municipais.

Enquanto muitos estavam longe dos problemas do povo, EU tive a coragem de:

1. Ficar a favor dos professores;

2. Ser candidato a presidente da Câmara pela oposição, mesmo sem apoio de alguns;

3. Votar e trabalhar para candidatos a deputados que não fossem da política local.

Vamos aguardar os acontecimentos e nenhuma possibilidade está descartada, desde que seja em favor do povo, como tenho feito.

Querem ganhar a eleição de 2020 no grito, começaram errado. Refaçam os caminhos.

Quem afirma o que não sabe, tem que provar!

Marconiêr Chagas Mota
Vereador

domingo, 24 de março de 2019

A ORIGEM DA PALAVRA ICÓ

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

A palavra Icó é de origem indígena e significa "Água ou Rio da Roça" (Yg = Rio ou Água + Có = Roça). Este foi o nome dado a uma tribo Tapuia da Nação Cariri - Os índios Icós, radicada as margens do Rio Salgado (CE) e do Rio do Peixe (PB).

A tribo foi dizimada pelo homem branco, pois seus membros não aceitavam ser escravizados pelos desbravadores das suas terras.

Icó também refere-se a uma árvore da família das Caparidáceas, cientificamente chamada de Capparis Yco, conhecida como Icozeiro, cujo fruto chama-se ICÓ.

Hoje esta árvore está extinta em nossa região devido ao avanço da pecuária da época, pois em sua variedade de espécies, o Icozeiro fazia mal aos animais.

Mas, o que poucos sabem é que antes de ser assim chamada, esta terra teve muitos outros nomes, a saber:

Ribeira dos Icós, Arraial Velho, Arraial Novo, Arraial de Nossa Senhora do Ó, Sítio de Nossa Senhora do Ó dos Icós, Povoação do Salgado, Icó dos Fonsecas, Icó dos Montes e, finalmente, o ICÓ.

Apesar da resistência da população e dos motivos que, em épocas passadas, tenham gerado tal denominação, não se pode negar que Icó é também conhecida como "Terra do Louro", mas isso, é história para uma outra postagem.

Texto: Daniel Bruno Batista Martins
Fotos: IBGE e Arquivo Pessoal.

sábado, 23 de março de 2019

Sertões de Icó com chuva tem outra paisagem! Foto: Assentamento Chico Mendes.


Prefeitura de Icó investe em construção de creche moderna para atender diversas comunidades da região

A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza

Até o segundo semestre deste ano, o município de Icó vai receber uma creche pró-infância, de aproximadamente 2.500 metros quadrados, com tudo o que há de mais moderno em termos de estrutura, além de salas, playground, banheiros e área de convivência.

De iniciativa e investimento da prefeita Laís Nunes, a creche terá capacidade para contemplar quase 150 crianças e será locada no Alto dos Bastos para atender a essa e demais comunidades próximas, como o Alto da Cooperativa, Alto da Joaninha Sobral, Alto Inácio Amâncio, Alto Manoel Mariano, Conjunto Mutirão, bairros Nova Vida e Cidade Nova e o Centro Gerencial.

De acordo com o arquiteto/urbanista e ex-secretário de Infraestrutura do município Edjalma Moreira, popularmente conhecido como Ed, as máquinas já estão instaladas no local, realizando a regularização do terreno.

"A Prefeitura já instalou máquinas e já começamos a fazer a preparação do terreno para receber a obra, já que se trata de um ponto alto da cidade", explica.

sexta-feira, 22 de março de 2019

CARTÃO MAIS INFÂNCIA

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé
LAÍS NUNES
A Prefeita Laís Nunes começou a sexta-feira (22.03) no Palácio do Governo, em Fortaleza. A convite do governador Camilo Santana está na solenidade de lançamento do Programa Mais Infância Ceará.


O Mais Infância agora é Lei. Foi aprovado no dia 28 de fevereiro pela Assembleia Legislativa, autorizando o Governo do Ceará a instituir o programa voltado para o desenvolvimento infantil. Quinhentas mil famílias carentes de todo o Estado receberão um complemento de renda no valor de R$: 85,00 por mês para ajudar na alimentação de crianças em situação de vulnerabilidade.

Casa de Câmara e Cadeia e Sobrado do Canela Preta passam por reformas


A antiga Casa de Câmera e Cadeia, em Icó, passa por serviço de restauro. A obra começou em dezembro de 2018 e inclui melhoria de reboco, aberturas, separação de auditório da Capela de São Domingos e instalação de um elevador. Para evitar infiltrações, foi instalada também uma manta sobre o telhado.

Os recursos são do Ministério das Cidades e liberados pela Caixa Econômica Federal. A obra deve ser concluída até o fim de abril próximo.

A antiga Casa de Câmara e Cadeia é denominada oficialmente de Centro de Arte e Cultura prefeito Aldo Marcozzi Monteiro e vai abrigar um ‘Café Cultural’. 

O Sobrado do Canela Preta já foi reformado. O imóvel abriga a Escola de Artes e Música de Icó em seu piso superior e no térreo a lojinha de artesanato. Após restauro, o imóvel foi reaberto na última segunda-feira, 18.

Todos os imóveis estão no Largo do Théberge, no centro histórico de Icó.

Icó foi um dos municípios beneficiados no Brasil com recursos do projeto Monumenta, do Ministério da Cultura e tem o tombamento de área no Centro Histórico, pelo Iphan, em 1997.

O Teatro da Ribeira dos Icó, um dos mais antigos do Brasil, também passará por obra de conservação. Os serviços estão previstos para começar na próxima semana, dia 26.

Os recursos para as obras de restauro do Canela Preta e do Teatro de Icó são oriundos do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico de Icó (Funpatri).

“São imóveis que têm importância cultural para a nossa história”, pontuou o coordenador de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cláudio Pereira. “A classe artística, os moradores e a sociedade têm co-responsabilidade na manutenção desses imóveis históricos”.

(DO BLOG CENTRO SUL\HONÓRIO BARBOSA).

Prefeita Laís Nunes acompanha perfuração de poço na comunidade do Canto dos Correias

A imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre

Na manhã da última quinta-feira (21), a prefeita Laís Nunes, na presença de outras autoridades políticas e lideranças comunitárias, como o vereador Evandro Juvino e o suplente Tobias Pires, o secretário de Agricultura Geraldo Sabino e o presidente de associação Francisco Neto, acompanhou a perfuração de mais um poço, desta vez, na localidade do Canto dos Correias, distrito de Lima Campos, que estava sem água há cerca de 45 dias.

“Vamos torcer para que essa água seja boa e que sirva a todas essas 73 famílias que estão necessitando muito desse líquido tão precioso que é a água”, afirmou Laís Nunes.

Com a previsão de fechamento em breve da adutora que liga Lima Campos ao Cascudo, Laís se empenhou quanto ao pedido de perfuração de poços à Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e ao Governo do Estado, na região do Icó.

“Hoje estamos aqui acompanhando esse trabalho incrível que é o de saciar a sede do povo da nossa região. Só temos que agradecer a prefeita pela batalha pesada que ela tem enfrentado em prol do nosso povo”, parabenizou Geraldo Sabino.

O presidente da Associação de Trabalhadores do Canto Francisco Neto, conhecido como Francinildo, falou das dificuldades da comunidade e ficou esperançoso quanto ao trabalho que vem sendo realizado pelo Prefeitura de Icó.

“As pessoas estão contando com a água da chuva para matar a sede; lavar roupa, por exemplo, só se for em comunidades vizinhas. Por hoje, agradeço pelo atendimento da prefeita, pela retratação do problema e ao resto da equipe que está aqui hoje nos dando assistência. Esperamos que, daqui pra frente, as coisas melhorem”.

Mais perfuração de poços

De acordo com o Geraldo Sabino, a equipe da Sohidra já perfurou três poços nas regiões do Posto Agrícola, Alfa e, agora, no Canto. “Estão autorizados a perfuração de 21 poços, até o final de abril, mas esse número pode aumentar para 40, de acordo com a demanda de cada região”, explicou.

quarta-feira, 20 de março de 2019

Reciprocidade zero!



A imagem pode conter: 1 pessoa, terno
Uma vez, sem nem bem quando, numa dessas viagens de trabalho que jornalista faz para coberturas internacionais, cruzei, numa roda de jornalistas, com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Não me perguntem agora qual dele que juro pelo tempo, que esqueci.

Mas um dia escrevi sobre isso e dei nome aos bois. Estava no auge a queda do visto obrigatório entre Brasil e Estados Unidos. Numa brecha perguntei ao embaixador se havia possibilidades da queda do visto, assim como havia ocorrido recentemente com a Argentina.

Com ar de sábio, vaidoso, orgulhoso e até de gozação, ouvi:

- Nós não costumamos cometer o mesmo erro.

Guardei minha viola no saco e a resposta para nunca esquecer o tratamento. Ontem, seu Jair foi a Washington e lá, estar com o "mentira fresca", conforme contam os que dizem que o louro mente 11 vezes por dia. Na pauta do leriado entre eles, estaria, outra vez a história da queda do visto. Só que desta vez, o visto cai só do lado de cá. O sr.Jair assinando protocolo que elimina de vez a obrigatoriedade do visto para americano entrar no Brasil, sem qualquer reciprocidade.

Ora, ora, ora. É amor demais. Isso provocará que bandidos americanos se acheguem aqui, como outros bandidos espanhóis, italianos e de outras nações européis que impestam, por exemplo, praias nordestinas como "empreendedores".

E vou encerrar essa conversa afiada com uma história. Um dia, estava no Consulado do Brasil em NY, exatamente no setor de aprovação ou não de vistos de gringos querendo vir pra cá. Lá assisti ao diplomata encarregado comentar:

- Tem que negar esse visto. O cara é bandido aqui. Vai ser bandido lá e a brasileira que está por trás não é flor que se cheire. Nunca contei isso pra ninguém. Não havia motivo pra contar. Agora tem!

(Por Macário Batista, jornalista de O Estado).

Reinauguração do Sobrado do Canela Preta é marcada por aula inaugural e presença efetiva da população

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, céu e atividades ao ar livre
LAÍS NUNES
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão
Com aula inaugural promovida pelos alunos da Escola de Artes, o Sobrado do Canela Preta, localizado no Largo do Théberge, sítio histórico icoense, foi reinaugurado nessa segunda-feira (18) em evento que contou com centenas de pessoas.

Antes das autoridades se pronunciarem, apresentaram-se ao público os estudantes Laís Torres, 15 anos, cantora e violonista; Kauê do Acordeon, 8 anos, sanfoneiro; Iranildo Caboclo, 11 anos, baterista; e um grupo do núcleo de flautas.

O evento contou com muitas representações da política local, bem como, de lideranças das instituições públicas e privadas.

Líderes presentes

Estiveram presentes a prefeita Laís Nunes, o vice-prefeito Dr. Quilon Peixoto; Frei Juracy Barbosa, da Igreja Católica; o delegado da 5°. Região da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Gladstone Chaves; o sargento Lucas (comandante da 2°. Cia do 10°. da Polícia Militar); Mazinha Batista da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Além de Neto Nunes, ex-deputado estadual; Altino Afonso, historiador; secretários municipais; os vereadores Didi Cilon, Eliseu Amâncio e Daniel do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); o ex-prefeito Marcos Nunes; Vivalda Barbosa, da Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó (Aproarti), os alunos da Escola de Artes e seus pais; comerciantes; servidores públicos, dentre outros.

Discursos importantes

O professor Cláudio Pereira, presidente do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico-Nacional (Funpatri), fez um resumo da importância do local e dos professores para a regularidade e movimentação da Escola de Artes.

A Secretária de Cultura Sarah Raquel, lembrou das parcerias institucionais para alavancar o turismo e a cultura no município icoense.

Laís Nunes agradeceu aos professores do Sobrado do Canela Preta, ressaltando que está reformando os prédios históricos e tentando dar mais vida ao Largo do Théberge.

Bênção

A abenção ao Núcleo de Música do Canela Preta ficou por conta do Frei Juracy Barbosa, que afirmou que "arte é uma maneira inteligente, sensivel, decente, de preencher as vidas de crianças e adultos com amor e cultura de paz".

O Frei elogiou a postura da prefeita Laís Nunes de sempre procurar as instituições, inclusive religiosas, para a formatação de parcerias para desenvolver o Icó.

Os professores da Escola de Artes do Sobrado do Canela Preta, encerraram o evento, tocando e cantando para os presentes.

Fotos: Perpétua Sousa.

ESTRADAS CARROÇÁVEIS NA ZONA RURAL DE ICÓ AVANÇAM


A imagem pode conter: céu, árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza

Por designação da prefeita Laís Nunes, os serviços de empiçarramentos e reformas em estradas carroçáveis em todo município de Icó, continuam avançando com a urgência devida.

O secretário de infraestrutura e urbanismo, Gustavo Nogueira, tem acompanhado pessoalmente os trabalhos para que a qualidade exigida pela prefeita e pelos munícipes icoenses, sejam postos em prática.

O atuante vereador Júnior Dantas, liderança do Distrito de Icozinho, também tem ido pessoalmente olhar os serviços e, fez questão, de enviar essas fotos da comunidade rural da Catingueira.

A simpática Uruburetama, em um lindo cenário de boas chuvas, pelas lentes de Kairo Mendes.

A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza

terça-feira, 19 de março de 2019

Icó recebe novo Centro Paroquial destinado à realização de eventos

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna

Até dezembro deste ano, a população de Icó vai receber um novo espaço destinado à realização de eventos, festas de casamento, aniversários, formaturas e até congressos, o Centro Paroquial Nossa Senhora do Rosário.

Localizado na rua Josefa Nogueira Monteiro, equina com José Paraibano, as obras já estão em andamento e deve contar com mais de 2 mil metros quadrados, espaço para acomodar 400 pessoas sentadas, além de cozinha e ornamentação completa.

"Já estamos com mais de 50% das obras concluídas e no local já está funcionando cursos para formação de casais e catequese. A ideia do Centro é de oferecer um lugar autossustentável e confortável para a população usufruir de forma pessoal, com realização de festas de batizados e aniversários, por exemplo ou de maneira profissional, com reuniões e congressos", explica o frei Paulo Fernando.

Em reunião com o frei e membros do Conselho Paroquial da igreja, a prefeita Laís Nunes garante visitar as obras em breve e que a igreja vai contar com o apoio da Prefeitura. "Vamos realizar a pavimentação no entorno, a fim de valorizar o local e viabilizar a mobilidade urbana", afirma a gestora.

segunda-feira, 18 de março de 2019

A simpática Gerismar, do Restaurante Cacique, popular e querida dos cearenses

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

PRA REFLETIR!

A imagem pode conter: Fabrício Moreira da Costa, sorrindo, texto

Asfaltamento e operação tapa buracos do Bairro DNER é autorizado pela prefeita Laís Nunes

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A prefeita de Icó Laís Nunes, juntamente com a chefe de Gabinete Rosana Figueiredo e o secretário de Infraestrutura e Urbanismo Gustavo Nogueira se reuniram nesta sexta-feira (15) com o engenheiro José Edvan, gerente do 9° Distrito Operacional do Departamento Estadual de Rodovias (DER) de Iguatu.

Na pauta ficou acertado a parceria da Prefeitura de Icó e o DER para aplicação de asfalto e operação tapa buracos em todo o bairro do DNER.

"Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, conseguimos mais asfalto de todo o Bairro do DNER. O asfaltamento e a operação tapa buracos iniciará desde o acesso do balão da rodoviária até o contorno giratório na BR-116. Com essa etapa, estaremos concluindo em toda sua totalidade o projeto que teve início em 2018", esclareceu a prefeita Laís Nunes.

Adeus, Orelhão!


A imagem pode conter: 1 pessoa

Orelhão, oficialmente Telefone de Uso Público, é o nome dado ao protetor para telefones projetado pela arquiteta e designer brasileira, nascida na China, Chu Ming Silveira. Lançado em meados de 4 de abril de 1972, inicialmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Estão instalados por todo o Brasil, aliás, estavam!

A operadora, responsável por nossos simpáticos "Orelhões", está retirando-os de ruas e avenidas de todo o Brasil.

Agora serão vistos apenas em locais de uso comum do povo, como rodoviárias, aeroportos, hospitais, por exemplo.

Este da fotografia, estava há anos em funcionamento, na rua Desembargador José Bastos em Icó.

Ele se foi...

Sobrado do Canela Preta é reaberto nesta segunda-feira (18) com aula inaugural

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Prefeitura de Icó, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação convidam a todos para participar da reabertura do Sobrado do Canela Preta, no Largo do Théberge, nesta segunda-feira (18), a partir das 17h.

Após um mês de reforma viabilizada pelo Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico de Icó (Funpatri), o local, que abriga a Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó (Aproarti) e a Escola de Arte e Música, vai reabrir as portas com as presenças ilustres da prefeita Laís Nunes, o vice-prefeito Dr. Quilon Peixoto e demais autoridades estaduais, além do comparecimento de pais e alunos inscritos nos cursos de arte.

Durante o evento, a população vai contar com uma aula inaugural, na qual professores e outros profissionais da Escola de Arte farão uma linda apresentação.

“O Sobrado do Canela Preta tem uma historicidade gigantesca não apenas para o Icó, como também ao Ceará e o Brasil. Além de abrigar a Escola de Arte e Música do nosso município, ele também abriga a Associação de Produtores de Artesanato (Aproarti), conhecida nacional e internacionalmente, estando entre as 26 melhores do País. Sua reabertura serve para valorizar ainda mais e propagar nosso município para o mundo todo”, afirma Cláudio Pereira, coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo.

Serviço
Reabertura do Sobrado Canela Preta 
Local: Largo do Thérbege, no Centro da cidade de Icó, no Ceará 
Quando: dia 18 de março
Horário: a partir das 17h

Poços Profundos são perfurados em Icó


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza

Desde que assumiu a prefeitura de Icó em 2017, a prefeita Laís Nunes tem firmado parcerias com o Governo Federal e Estadual, para a perfuração de poços profundos em diversas comunidades rurais do município.
No Conjunto Alfa, Perímetro Irrigado Icó Lima Campos, os trabalhos estão bem avançados.
"A prefeita demonstra compromisso em levar às comunidades que estão em quase colapso em seu abastecimento d'água, para o consumo humano, esses poços profundos. Estamos vivenciando a maior crise hídrica das últimas décadas", registrou o servidor público e morador da comunidade, Edilberto Amâncio.

Casa da Câmara e Cadeia de Icó e a Confederação do Equador

A imagem pode conter: árvore, céu, casa e atividades ao ar livre

No local, além da cadeia, funcionou o Governo do Ceará e o Judiciário(foto).

A Casa da Câmara e Cadeia Pública de Icó começou a ser construída no fim do século XVIII – e entrou na história de uma das revoltas anti-Império mais importantes do Brasil: a Confederação do Equador.

O prédio serviu de sede para o governo legalista e lá foram julgados, presos e fuzilados alguns dos revolucionários republicanos.

Bárbara de Alencar e Tristão Gonçalves [seu filho e líder da revolta] ficaram presos a ferros, por três dias, antes de serem enviados a Fortaleza.

Outros cinco, tiveram destino mais cruel: foram fuzilados no pátio da cadeia.

As paredes do prédio, construído com pedras, tem 1,5 metro de largura; para levantar as grades das celas é necessário a força de seis homens; as chaves pesam meio quilo cada uma.

Tristão Gonçalves viria a morrer em combate, em Quixeramobim. Seu corpo ficou exposto como exemplo do que acontecia aos que se revoltavam contra o Império.

Sua mulher passou a usar luto fechado, até a morte, o que lhe valeu o apelido de Ana Triste.

A Confederação do Equador no Ceará aconteceu durante o ano de 1824 e foi esmagada pelo Império em poucos meses.

(Por Plínio Bortolotti).

#Confederação do Equador:

A Confederação do Equador foi um movimento político, revolucionário e emancipacionista que ocorreu no Nordeste do Brasil durante o período imperial, em 1824. Ficou conhecido por esse nome, Confederação do Equador, devido à proximidade da região do conflito com a linha do equador.

quarta-feira, 13 de março de 2019

PREFEITURA DE ICÓ FORMALIZA PARCERIA COM CURSOS PROFISSIONALIZANTES

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

A Prefeitura de Icó formalizou parceria para realizar Cursos de Qualificação Profissional para execução na Zona Rural do Município.

A parceria coordenada pelo Gabinete da Prefeita Laís Nunes, no Palácio da Alforria, contará com o apoio Institucional do Instituto Semestres, do Governo do Estado do Ceará, Federação das Associações Comunitárias de Icó e da Secretaria Municipal de Agricultura.

Na foto, secretário Geraldo Sabino, Eliane Mota, Gildomar Gonçalves e João Parnaíba.

PREFEITA LAÍS NUNES NOMEIA NOVOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A prefeita Laís Nunes, após reunião nesta tarde de terça-feira(12), nomeou para a Direção Geral do Hospital Regional de Icó(HRI) a Dra. Luma Cavalcante, que é graduada em Administração de Empresas e Pós Graduada em Gestão Hospitalar.

Luma Cavalcante trabalhou no Centro de Especialidades Médicas José de Alencar, em Fortaleza, e esteve como Diretora por nove anos na Unidade Administrativa Financeira - DAF.

A advogada Rosana Figueiredo que esteve na Direção do Hospital Regional nos últimos meses, retorna à Chefia de Gabinete da Prefeitura de Icó.

"Agradeço o extraordinário trabalho desenvolvido por Rosana Figueiredo a frente do nosso hospital e, novamente, ela dará enorme contribuição na chefia de gabinete. Luma Cavalcante, com sua experiência, assume o hospital com todo o nosso apoio, para que os nossos profissionais de saúde e os enfermos tenham a certeza que os serviços de qualidades ali prestados terão sequência", disse Laís Nunes.

Na foto, Luma Cavalcante, Laís Nunes, Oriana Nunes e Rosana Figueiredo.

Como bem diria o jornalista Macário Batista: o que falta é oportunidade! O brasileiro é trabalhador e criativo.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

ICÓ, SIMPLESMENTE!

A imagem pode conter: pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

terça-feira, 12 de março de 2019

Eleições Municipais: fim das coligações proporcionais entra em vigor em 2020.


O sistema de coligações para as candidaturas proporcionais, como vereador e deputados estadual e federal, deixará de existir nas eleições municipais de 2020. É o que explica o advogado eleitoralista Maurício Castilho. 
- “O sistema proporcional vai vigorar, com a diferença de que não terá coligações. As coligações vão ser possíveis somente para os cargos majoritários, ou seja, a disputa para prefeito nas próximas eleições. Com o fim das coligações vão se eleger os candidatos mais votados dentro dos seus partidos, desde que o partido consiga atingir o quociente eleitoral”, disse.
De acordo com o advogado de Rondonópolis, esta mudança foi a partir da última reforma política no Brasil. “A vontade do legislador foi evitar que partidos sem ideologias semelhantes se coliguem somente para o fim de conseguir atingir o quociente eleitoral, o que chamamos do ‘efeito Tiririca’. Outro fato que levou a aprovação desta alteração se deu em razão de exigir dos partidos que se estruturem, vez que terão que estar mais preparados e contar com filiados e candidatos que realmente acreditem nos dogmas da agremiação”, avaliou.
Além desta regra que passará a vigorar a partir de 2020, já existe desde 2016 uma disposição que exige para eleição dos candidatos desempenho mínimo nas urnas, isto é, para se eleger, o candidato deverá atingir 10% dos votos do quociente eleitoral exigido para a referida eleição. 
- “Um exemplo: Se temos dez cadeiras e 100 mil votos válidos, logo o quociente partidário será de 10 mil. Isso quer dizer que a cada 10 mil votos o partido tem direito a uma cadeira. Entretanto só poderão ser eleitos os candidatos que atingirem 10% do quociente eleitoral, que neste exemplo é de no mínimo 1 mil votos para ser eleito”, explica o profissional.
(Via Tribuna do Mato Grosso).

25 reais que salvam uma vida...



A imagem pode conter: nuvem, céu e atividades ao ar livre

A Rodovia CE 282, que interliga Icó ao Iguatu, pasme, registra um índice altíssimo de acidentes de trânsito com óbito há décadas, principalmente, no trecho Lima Campos e o Centro Urbano icoense.

Levantes, protestos, já foram realizados por cidadãos lúcidos naquela rodovia; tudo em vão, pois nem o Governo do Estado alargou a estrada e não a duplicou, como era o pleito; idem, nem os motociclistas e motoristas de automóveis fazem qualquer ação concreta para diminuir os acidentes.

Que em nossa municipalidade ninguém usa capacete, nem utiliza a rua e/ou a avenida correta a seguir, e, nem respeita as leis de trânsito, já não é fato novo pra quem seja, o que é de todo lamentável.

Há pouco, nesta segunda-feira(11), passei pelo trecho em referência, e observei outra situação pior ainda:

- "Motocicletas com as lâmpadas traseiras queimadas. Perigo total e iminente de acidentes".

Pesquisando no google, uma lâmpada dessas motocicletas, a maioria delas CG 125 e 150, custa em média r$ 25 (vinte e cinco) reais.

Mas, pelo visto, esse irrisório valor vale mais do que a própria vida de um cidadão que, infelizmente, prefere pilotar com o perigo certo de que em caso de acidentes nesses moldes, restará apenas um destino: O ÓBITO.

Mais Poços Profundo para o Município de Icó

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, atendeu solicitação da Prefeita Laís Nunes, com demanda de Perfuração de Poços para as Comunidades em situação crítica de abastecimento de Água Potável para o consumo humano.
O Secretário Municipal de Agricultura, Geraldo Sabino, e o Coordenador da Defesa Cívil Francisco Hélio e o Presidente da Federação das Associações, João Parnaíba, receberam na manhã desta segunda-feira (11), o Coordenador de Perfuração de Poços do Estado, o técnico Reinaldo Freire.
Ficou definido um plano operacional para atender em caráter de urgência as comunidades que mais sofrem com a falta D'água para o consumo humano.

BOM DIA. #PRAREFLETIR

A imagem pode conter: Fabrício Moreira da Costa, sorrindo, texto

Reginaldo Manzotti

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Há dois anos, a prefeita Laís Nunes trouxe ao Icó o Padre Reginaldo Manzotti, onde cerca de 100 mil pessoas compareceram à missa no Largo do Théberge.

domingo, 10 de março de 2019

É POR AÍ...

A imagem pode conter: Fabrício Moreira da Costa, sorrindo, texto

PRATO DO DIA! #SugestãoDoChef

A imagem pode conter: comida

Hoje vamos de ossos carnudos aquecidos com os líquidos extraídos dos legumes oriundos das hortas ribeirinhas:

- cebola, alho, pimentão e os pigmentos árduos das riquíssimas especiarias vinda da África. Tudo isso acompanhada de fagulhas amanteigadas derivadas da mandioca.

Por Marcus Antônio, filósofo e chef.

BOM DIA!



"Do Salgado ao Castanhão não só as lágrimas molhem meu chão".

Há um ano, o nosso correto cidadão Amarante Carlos - nascido em Umari mas com alma icoense, acordou as 5:15mm da matina e foi observar de perto a nossa Ponte Piquet Carneiro, admirando, pois, as águas que desciam do valente Rio Salgado que corta nossa Ribeira dos Icós no rumo do Açude Castanhão, cantado em prosa e verso nos discursos do grande cearense Paes de Andrade.

Como ter fé é sempre um grande conteúdo permanente de esperança, que o nosso festejado Rio possa em 2019, novamente, encher de ponta a ponta para a alegria do nosso sertanejo "que é antes de tudo um forte".

(Por Fabrício Moreira da Costa, Advogado e Contista).