A palavra Icó é de origem indígena e significa "Água ou Rio da Roça" (Yg = Rio ou Água + Có = Roça). Este foi o nome dado a uma tribo Tapuia da Nação Cariri - Os índios Icós, radicada as margens do Rio Salgado (CE) e do Rio do Peixe (PB).
A tribo foi dizimada pelo homem branco, pois seus membros não aceitavam ser escravizados pelos desbravadores das suas terras.
Icó também refere-se a uma árvore da família das Caparidáceas, cientificamente chamada de Capparis Yco, conhecida como Icozeiro, cujo fruto chama-se ICÓ.
Hoje esta árvore está extinta em nossa região devido ao avanço da pecuária da época, pois em sua variedade de espécies, o Icozeiro fazia mal aos animais.
Mas, o que poucos sabem é que antes de ser assim chamada, esta terra teve muitos outros nomes, a saber:
Ribeira dos Icós, Arraial Velho, Arraial Novo, Arraial de Nossa Senhora do Ó, Sítio de Nossa Senhora do Ó dos Icós, Povoação do Salgado, Icó dos Fonsecas, Icó dos Montes e, finalmente, o ICÓ.
Apesar da resistência da população e dos motivos que, em épocas passadas, tenham gerado tal denominação, não se pode negar que Icó é também conhecida como "Terra do Louro", mas isso, é história para uma outra postagem.
Texto: Daniel Bruno Batista Martins
Fotos: IBGE e Arquivo Pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.