Cine dos Icós leva o amor à tela do cinema.
"O amor na tela". Esté será o tema central do mês de maio no Cine dos Icós, que realizará exibições de filmes gratuitamente à comunidade icoense, no Teatro da Ribeira dos Icós, todas as quintas-feiras, a partir das 19hs.
Nesta quinta (05), o brasileiro "Filme de Amor" (Júlio Bressane, RJ, 2003 - 90 minutos) será mostrado ao público presente. A ideia central, seja quando fala da História, de personagens notáveis ou do desejo — como é o caso deste filme —, é criar uma relação entre a palavra falada e a imagem, sem lançar mão de uma retórica reiterativa. Na película, Bressane busca referências no mito das Três Graças (o amor, a beleza e o prazer) e na filosofia árabe para estabelecer esse laço.
Além desta exibição, haverá nas próximas semanas as seguintes:
12_maio - "Houve uma vez dois verões" e "O diário aberto de R."
19_maio - "Um céu de estrelas".
Além desta exibição, haverá nas próximas semanas as seguintes:
12_maio - "Houve uma vez dois verões" e "O diário aberto de R."
19_maio - "Um céu de estrelas".
26_maio - Encontros e desencontros de amor - curtas = "Castelos de Vento, Km 0, A Vida ao Lado, A Mulher do Atirador de Facas, Trópico das Cabras Interlúdio, Amor!"
O PROJETO DO CINE - O Cine clube implantado em Icó faz parte de um projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC), cujo objetivo é implantar salas de exibição digital em 28 cidades históricas brasileiras, das quais fazem parte o Icó, Aracati e Sobral.
A parceria foi assinada em dezembro de 2009 e procura promover a cultura cinematográfica levando a experiência do cinema até em locais que ainda não existem salas de exibição. A instalação da sala acontece em espaços geridos pelo Iphan ou pelas prefeituras, secretarias de cultura locais ou sociedade civil, em parceria com o Iphan.
O acompanhamento do projeto será feito pela Secretaria do Audiovisual que forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um representativo catálogo do cinema nacional. Logo após a exibição dos filmes estão previstos debates e outras atividades, para estimular a reflexão e um convite à participação da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.