sexta-feira, 31 de outubro de 2014
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Ministério Público investiga fraude em pedido de licença de servidores para disputar eleições.
Funcionários públicos que se candidatem a cargos eletivos têm direito a licença remunerada de três meses. É sabido que muitos registram suas candidaturas sem qualquer objetivo eleitoral, querem apenas três meses de folga e com dinheiro no bolso.
Para averiguar essa distorção o Ministério Público Federal em Minas abriu investigação em face de 1.463 servidores que se licenciaram para disputar eleições em 2002 para vereador.
São alvo da investigação os que declararam despesas inferiores a R$ 1.000,00 reais e tiveram menos de 10 votos (que seriam incompatíveis com quem fez campanha). Serão analisados ainda se o candidato participou de algum ato de campanha.
Essa iniciativa do MP em Minas deve ser seguida por outros MPs e os responsáveis pela fraude responsabilizados por improbidade administrativa, podendo vir a perder o cargo; a questão é como provar a fraude, já que é direito de quem preenche os requisitos legais postular cargo eletivo.
Somente os parâmetros acima mencionados me parecem insuficientes, mas, de toda forma, servidor público que se afastou para concorrer a cargo eletivo, apresentou gastos irrisórios de campanha e tirou menos de 10 votos é bom ficar em alerta, pode ter problemas com a Justiça.
(Por Dr. Ítalo Moreira Martins, Promotor de Justiça da Comarca de Mossoró\RN).
Deu no Jornal Diário do Nordeste: Justiça de Icó anula sessão da Câmara de Vereadores que definiu eleição de presidente.
JUIZ DE DIREITO RICARDO ALEXANDRE |
O Juiz de Direito da Comarca
de Icó, Ricardo Alexandre,
decidiu anular a sessão da Câmara Municipal de Icó (CE), realizada em 7 de
agosto passado, em que o atual presidente, Gilberto Barboza, tomou uma decisão
inesperada: proclamou-se presidente reeleito do legislativo municipal.
Na
época, Barboza sem fundamentação legal considerou que o registro da chapa de
oposição à Mesa Diretora foi feito antes do período eleitoral ter sido aberto.
Em seguida, anulou a inscrição dos opositores e considerou-se reeleito para o
biênio 2015/2016.
Mediante a decisão do
presidente Gilberto Barboza a
bancada de oposição composta por oito vereadores (a situação tem sete
parlamentares) ingressou na justiça por meio dos advogados Fabrício Moreira e
Tácido Cavalcante.
O vereador Roney Olinda e outros ingressaram
com Mandado de Segurança.
O juiz Ricardo Alexandre, nesta quarta-feira, 29, concedeu o mandado de
Segurança, determinou a anulação da sessão de agosto, da eleição por aclamação
na época realizada, concedeu prazo de 24 horas para a realização de uma sessão
específica para definir a eleição da Mesa Diretora em um prazo não superior a
15 dias. O magistrado entendeu que a eleição de Barboza foi irregular.
“Foi a vitória da Justiça e da democracia”, disse
o advogado Fabrício Moreira.
“O presidente não pode tomar decisões
absolutas contra a Constituição e o Regimento Interno da Casa”.
Os vereadores da bancada de oposição comemoram a
decisão judicial e aguardam a data da nova eleição. O grupo permanece unido.
(Por Jornalista Honório Barbosa\Diário do
Nordeste).
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
FESTA DA VITÓRIA DE LAÍS NUNES E DOMINGOS NETO EM ICÓ (CE).
DATA: 30 DE OUTUBRO DE 2014. HORA: 19H. LOCAL: LARGO DO THÉBERGE. (PRAÇA DO FORRICÓ). CONCENTRAÇÃO SAINDO DO BALÃO DO DNER E SEGUIRÁ EM CARREATA ATÉ A FESTANÇA. BANDAS: VICENTE NERY - CHEIRO DE MENINA - LUIZINHO DE IRAUÇUBA. |
JUSTIÇA ESTADUAL ANULA ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ICÓ (CE).
DR. RICARDO ALEXANDRE |
A Justiça
Estadual da Comarca de Icó, através do Juiz de Direito, Dr. Ricardo Alexandre, concedeu
segurança ao Mandado de Segurança, protocolado pelo vereador Roney
Olinda e outros, "anulando eleição" da Câmara Municipal de Vereadores, realizada
em 07 de agosto de 2014.
Na
decisão publicada nesta quarta-feira, 29, magistrado concede prazo de 15 dias
para o atual presidente
convocar novas eleições.
QUE
DEUS SEJA LOUVADO! JUSTIÇA FEITA!
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Parte do telhado do antigo Mercado Público de Icó desaba na madrugada de hoje.
Parte da cobertura do antigo Mercado Público desta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, desabou na madrugada de hoje.Linhas, caibros e telhas cederam e quando os comerciantes chegaram para trabalhar pela manhã cedo ficaram assustados. No momento, não havia ninguém no imóvel e somente houve danos materiais. O Centro Histórico de Icó é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1997.
A secretaria de Obras do município interditou, na manhã de hoje a área e fez primeira inspeção técnica para dimensionar o prejuízo e identificar a causa do desabamento. “Vamos encaminhar relatório técnico e laudo para a superintendência do Iphan no Ceará”, explicou o chefe de Gabinete da Prefeitura de Icó, Manoel Guedes. “O imóvel é tombado e precisa de aprovação do Iphan para realização de obras de reconstrução e restauro”.
Levantamento inicial aponta que o madeiramento (linhas e caibros) está deteriorado pelo tempo e ataque de cupins. A falta de manutenção contribuiu para que parte do telhado da área interna desabasse. Pela manhã o movimento é intenso de feirantes e consumidores. “Quando cheguei para trabalhar tomei um susto. Vi o telhado destruído”, disse o comerciante, Valmar Oliveira. “Poderia ter ocorrido uma tragédia se esse teto tivesse caído em horário de grande movimento”.
O ex-chefe do Escritório Técnico do Iphan, em Icó, Erick Rolim, disse que o imóvel corre risco e que falta de avisou não faltou.
A Prefeitura de Icó já foi notificada desde 2009 e dois Termos de Ajuste de Conduta (TAC) foram firmados entre o Iphan e o Município. O prazo para cumprimento do último TAC termina em novembro próximo. O município alegou falta de recursos próprios suficientes para realizar a obra de reforma geral do mercado. Manoel Guedes esclareceu que o município tenta obter recursos junto ao governo federal.
RISCO DESABAMENTO.
O comerciante Neilton dos Santos que há mais de dez anos trabalha no antigo mercado lamentou o ocorrido. “Fui um susto para todos nós, mas há tempo que essa madeira está estragada e pode desabar outra parte”, observou. Os feirantes e locatários esperam que a Prefeitura realize obras de restauração no imóvel que vem apresentando ao longo do tempo deterioração do teto e paredes.
Desde 2009 que o escritório local do Iphan vem tentando junto ao município a realização de obras de recuperação do teto, reboco e de outras instalações. Naquele ano a administração foi notificada. Há cerca de três anos foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Iphan e a Prefeitura. Sem o cumprimento do acordo, o Iphan oficiou o município na atual gestão e novo TAC foi estabelecido, cujo prazo termina em novembro próximo.
O ex-chefe do Escritório Técnico do Iphan, em Icó, Erick Mendes Rolim, confirmou que o órgão firmou TAC com o município, mas que ainda não foi cumprido. “O imóvel é do município e a responsabilidade por obras de recuperação é da Prefeitura”, esclareceu. “O mercado está em situação de risco e não houve falta de aviso, de notificações”. Ele lembra que o acordo firmado com a Prefeitura evitou a cobrança de multa e lamentou que nenhuma obra tivesse sido realizada até o momento.
O Diário do Nordeste tentou entrar em contato hoje com a superintendência do Iphan no Ceará, mas devido o feriado dedicado ao funcionalismo público federal a repartição estava fechada. O chefe de Gabinete da Prefeitura de Icó, Manoel Guedes, esclareceu que a Prefeitura não dispõe de recursos próprios suficientes para a recuperação total do imóvel. “Temos projeto e estamos tentando obter recursos com o governo federal”, esclareceu.
Guedes informou que será feita em caráter de urgência uma obra para recuperação do telhado da área externa do imóvel, que é conhecido como Mercado da Coluna da Hora. Ele frisou ainda que a Casa de Cultura Mariinha Graça, no Centro Histórico, está passando por ampla reforma, após o município obter recursos federais.
O secretário de Cultura de Icó, Márcio Greyk Gonçalves Silvestre, disse que hoje irá informar ao à superintendência do Iphan no Ceará sobre o desabamento. “Vamos encaminhar o laudo feito por engenheiro da secretaria de Obras”, informou. Nesse caso, o Iphan deve enviar um técnico para a vistoria do imóvel, avaliar danos e notificar a Prefeitura, como responsável pelo mercado público.
(DIÁRIO DO NORDESTE\HONÓRIO BARBOSA).
Advogado Fabrício Moreira envia nota ao blog esclarecendo agressões sofridas pelo prefeito de Solonópole, Webston Pinheiro, no último domingo, dia 26 de outubro de 2014.
WEBSTON PINHEIRO |
Estimado Roberto Moreira,
Ao cumprimentá-lo, gostaria de esclarecer acerca de nota veiculada nesse festejado blog, na última segunda-feira, 27, que o prefeito Webston Pinheiro, de Solonópole (CE), votou em Eunício Oliveira, no primeiro e segundo turno, inclusive, sendo o candidato do PMDB ao governo, bem como, os seus candidatos proporcionais – estadual (Agenor Neto) e federal (Danilo Forte) -, os mais votados no pleito findo naquela municipalidade.
Quanto às agressões físicas, no último domingo, nas proximidades de sua residência, as medidas cíveis e criminais já estão sendo adotadas, pois, além das lesões contra sua pessoa e esposa, outros amigos foram covardemente espancados; igualmente, atearam fogo em compartimento de sua residência, com atos seguintes de vandalismo e selvageria, registrados, infelizmente naquele fatídico dia, que serviria para comemorar o aperfeiçoamento democrático em todo Brasil, máxime no sertão ressequido do Solonópole, que guarda boa memória de nossa história e, que pasme, não deixará impune àqueles que ferem a lei e a civilidade.
Solonópole (CE), em 27 de outubro de 2014.
Fabrício Moreira da Costa
Advogado do prefeito Webston Pinheiro.
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
O TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS APRESENTA: ESPERANDO COMADRE DAIANA!
Extra! Extra!!!
Que a vida não pode parar, muito menos o ESPETÁCULO!!!
ATENÇÃO ATORES e ATRIZES de Icó!!
Neste dia 28 de outubro, o Teatro da Ribeira dos Icós, em parceria com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, orgulhosamente, recebem, a Cia. Livremente de Teatro para uma oficina no período das 13:00 as 17:00h, com o Professor, ator e diretor Jean Nogueira e as 18:30H apresentação do grandioso espetáculo.
ESPERANDO COMADRE DAIANA!
Uma comédia imperdível!
GENIALIDADE!
"O bom caminho, na verdade, é aquele que você faz e pode retornar por ele".
(Getúlio Oliveira, advogado e poeta).
NADA MAIS MEDIEVAL!
Quando um líder político
brasileiro usa de seu poder para realizar suas vinganças pessoais, dividindo a
sociedade em benefício próprio, além de atitude medieval, do tempo dos índios nus,
mostra toda sua incapacidade de ser considerado estadista.
O bom caminho, na verdade,
é aquele que você faz e pode retornar por ele.
DISCURSO DE ESTADISTA!
Em seu primeiro pronunciamento
público a nação, a presidenta reeleita, Dilma Rousseff (PT), como estadista, cuidou de chamar
todos os brasileiros à união, chamando (juntos) para encerrar as falas pessoais e
divergências ideológicas.
“O
discurso pessoal está encerrado. Vamos unir o Brasil”,
disse Dilma.
No baixo clero, os nossos
políticos, faz o inverso. Geram os desatinos de ordem pessoal e instigam a
desordem moral e intrigas.
UM COVEIRO DE PLANTÃO NO CEMITÉRIO DE ICÓ.
FOTO CLICADA COM INTELIGÊNCIA PELA ALEXIA.
Foto: Alexia Yamanaka |
Festa da vitória em Icó.
O Deputado Neto Nunes, que coordenou com sucesso a campanha de Dilma-Camilo em Icó, promoveu grande carreata e caminhada da vitória nas ruas da cidade.
Junto com a Deputada Estadual eleita Laís Nunes, discursou aos icoenses no Largo do Théberge, dizendo que o resultado das eleições é a confirmação da democracia livre.
"Quem votou em Dilma e Camilo, hoje, comemora nas ruas a vitória. O prefeito que ficou em cima do muro o tempo todo, a essa altura, já foi embora pra Fortaleza", disse.
2016 já entra na contagem eleitoral próxima.
domingo, 26 de outubro de 2014
SESC APRESENTA “ESPERANDO COMADRE DAIANA” EM ICÓ.
Por Honório
Barbosa.
Na próxima terça-feira
(28), a programação cultural do Sesc chega à cidade de Icó com a apresentação
do espetáculo “Esperando Comadre
Daiana”, da Cia Livremente de Teatro, de Juazeiro do Norte. A comédia pode
ser conferida de forma gratuita,
às 18h, no Teatro da Ribeira dos
Icós.
Inspirada em um folheto de cordel, a
montagem passeia pelas crenças e costumes do povo nordestino, suas relações com
a cultura e os ídolos estrangeiros. No enredo, as duas irmãs Esmeralda e Venância elegem a falecida princesa Lady
Diana para ser a madrinha da garota Perpétua, mais conhecida como “Perpa”,
acreditando que a ação trará reconhecimento, fama e fortuna.
Com texto do dramaturgo Emmanuel Nogueira e direção de Renato Dantas, a comédia traz ao palco a linguagem popular do cearense – o
‘cearês’. No enredo, são utilizadas expressões bem populares que refletem a
cultura do Estado e da sua gente.
SERVIÇO.
Espetáculo
“Esperando Comadre Daiana” – Cia Livremente de Teatro (Juazeiro do Norte).
Local: Teatro da Ribeira dos Icós (Rua
7 de setembro – Icó).
Data:
28/10
Horário:
18h
Informações: (88) 3581.1130
sábado, 25 de outubro de 2014
ICÓ E O CÉU EM FESTA.
Reinaldo Costa, nascido no sitio Malhada Funda, fazenda às margens do Rio Salgado, há 89 anos (25/10/1925), no sertão ressequido do Icó, semiárido nordestino, se estivesse na vida terrena, hoje, estaria completando mais um ano de vida.
Entre nós, foi comerciante respeitado, um homem de grande elegância moral, honesto, sempre respeitado pela família e por todos os icoenses.
Na vida pública, como brisolista, participou do grupo dos 11, chegando inclusive a ser perseguido pela ditadura militar.
Como cidadão de referência, se movimentou em sociedade como o que de melhor o Icó possuía, além de esposo e pai de família exemplar.
Por coincidência do destino, aniversaria no mesmo dia do nosso torrão pátrio Icó, cidade que ele fez culto de amor infinito.
Que Deus seja louvado!
Último evento de campanha em Icó.
Hoje, dia de outubro, às 19h, a Deputada Estadual eleita, Laís Nunes, fará o último evento de campanha em Icó.
Convocou lideranças políticas e comunitárias, para juntamente com o povo, onde às 19h, vão sair em "carreata" em defesa de Dilma - presidenta, e, Camilo - governador, pelas ruas da cidade.
É O AMOR!
A minha relação com Icó é dum amor extraordinário. Ranna, minha filha, nasceu na véspera de aniversário de nosso torrão. E, eu, há 17 anos casei com essa bela jovem Aurineide Sousa Moreira da Costa, na Igreja da Matriz, no dia 25 de outubro, enquanto os fogos de artifícios anunciavam a sua emancipação política.
*A JUVENTUDE DEU SEU RECADO.
Encerrado o
processo eleitoral no que concerne à escolha para o parlamento, meu sentimento
é de profunda gratidão ao povo cearense que me confiou um segundo mandato. Em
especial à juventude que se engajou em nossa campanha, propagou nosso trabalho
e ressoou nossas propostas, seja nas redes sociais ou fisicamente. Sozinho, não
teria jamais alcançado a dimensão de conquistar votos e aceitação em 185
municípios.
Quando fui eleito em 2010, meu grande desafio era
provar que juventude não é defeito. Ao contrário, nossa garra, impulsividade e
idealismo nos fazem gestantes de um compromisso sólido com a felicidade. A
felicidade de um país justo socialmente, múltiplo no respeito a todos e a
todas, diverso nas oportunidades de crescimento pessoal e coletivo. Na Câmara
Federal, minha primeira conquista foi presidir a Frente Parlamentar da
Juventude, instrumento que nos possibilitou desengavetar o Estatuto da
Juventude, construindo consensos que viabilizaram sua aprovação e hoje é a Lei
12.852/2013.
Trabalhamos também na construção de políticas
públicas de enfrentamento às drogas, que comprometem a saúde dos jovens e a
estabilidade das famílias; na redução dos danos provocados pela seca nos
municípios, através de recursos para obras de abastecimento de água. Na Comissão
de Desenvolvimento Urbano, por nós presidida em 2012, tivemos a
responsabilidade de discutir o PAC da Mobilidade Urbana e a formatação do
Programa Minha Casa, Minha Vida.
É gratificante voltar aos municípios que visitei em
2010, olhar no olho dos companheiros que se somaram a nossa jornada e dizer:
julguem o meu trabalho e se eu for merecedor me conduza novamente ao Congresso
Nacional. Voltarei a cada um deles agora para agradecer a confiança renovada e
reafirmar meu compromisso. Como disse a todos que me ouviram, nas pequenas
reuniões ou nos comícios, estou mais experiente e com disposição em dobro para
trabalhar pelo Ceará.
Fui a todo o Brasil o deputado federal mais votado
do meu partido. Isso aumenta a minha responsabilidade, mas é também um combustível
para me manter na luta. Há muito a ser feito. Quero consolidar as conquistas do
Estatuto da Juventude, discutir o pacto federativo, alicerçar políticas de
qualidade para a educação, saúde e segurança e contribuir com o melhor de mim
para que o Ceará continue trilhando o caminho do desenvolvimento.
*Domingos
Neto.
Deputado Federal
(Pros/CE).
“CHICO DE MANDUCA E A CAIXA D’ÁGUA”.
Ele
nasceu Francisco Bezerra de Lima, porém, tornou-se conhecido somente por Chico
de Manduca, liderança política valorosa e fazendeiro festejado.
Durante
vários mandatos o povo o fez o mais votado. Os vereadores o fizeram presidente
do legislativo icoense por duas vezes.
Mas,
quem conheceu e ainda conhece o ilustre cidadão (hoje afastado da vida pública
por problemas de saúde), a quem aprendi a ouvir e respeitar, já que sempre foi
um excelente amigo, simples e de bom coração, Manduca foi mais além.
Foi
muito mais que um simples vereador da terra dos Icós. Quem conviveu com ele,
sabe do que estou falando.
Pois
bem, o ano era 1996, Chico de Manduca prepara-se, novamente,
para ir às urnas do pleito em desenvolvimento.
Chega
ele, então, a primeira residência.
-
“Comadre Maria, tudo bem, e aqueles 12 votos lindos que sempre me acompanharam,
ainda posso contar com eles?” –
Pode
não. Respondeu raivosa a eleitora.
Manduca
não contou conversa: “Caiu num pranto de choro”.
Comadre
Maria com dó cuidou logo em desfazer a situação: “Calma compadre
Chico de Manduca, não precisa se homilhar tanto assim. Já que sempre foram
seus, será novamente nessas eleições”.
E
assim Chico de Manduca fez em dezenas de casas. Todos os gestos, diga-se, com
resultados positivos.
Porém,
ao chegar à casa de seu Antonio, houve um problema na estratégia.
Com a
negativa dos votos para sua pessoa, Chico de Manduca fez força pra chorar mais
as lágrimas não desceram. Perdeu aqueles 8 (oito) votos lindos.
O que
houve amigo Chico de Manduca na casa de seu Antonio?
Perguntou
os ouvintes do “Causo”.
- “Não
houve nada. O problema é que a caixa d’água dos olhos, naquele dia, já tinha
secado quando eu cheguei à casa de compadre Antonio” -.
Nosso
querido e amado Chico de Manduca, também naquele pleito, foi o mais votado dos
inúmeros candidatos.
(DO
LIVRO DE CAUSOS DE FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA).
*ICÓ, A SAUDADE MATA A GENTE.
FOTO: ARTHUR LUIZ. |
“Eu daria tudo que eu
tivesse
Pra voltar aos dias de
criança
Eu não sei pra quê que a
gente cresce
Se não sai da gente essa
lembrança”.
Quando o mestre da música popular brasileira, Ataulfo Alves, compôs letra e
música de “Meus Tempos de Criança”, obra que entrou para a
galeria da eternidade, a intenção foi homenagear a pequena Miraí, cidade que
lhe viu nascer. Todavia, talvez não levasse em conta, que estivesse falando das
lembranças que toda criança carrega da infância alegre e feliz, vivida em seu
torrão natal, onde a cidade da gente se transforma na pátria da gente.
Este é um hino que,
quando ouvido com o coração, deixa a mente liberar as imagens que nos fizeram
apaixonar definitivamente por este torrão.
“Aos domingos missa na
matriz....Que saudade da professorinha, que me ensinou o be-a-bá...”; e
por aí vai o cancioneiro popular ferindo na carne as lembranças de um tempo que
não volta mais.
Este preâmbulo nos faz
lembrar nossa pequenina Icó. Princesa do nosso coração, onde jogamos bola com
os pês descalços na amplidão da Várzea do Colégio e nas sombras seculares dos
Tamarindeiros. Tomamos banho na fria água que escorria das bocas de jacaré da
Igreja Matriz, quando a chuva vinha derramar sua alegria no famoso Largo
do Théberge, testemunho vivo da história que fez esta cidade sair do ventre
materno da Ribeira do Salgado, onde os índios Icós descansavam no areal imenso
e dormiam sob a proteção generosa de Oiticicas, Juazeiros e Tamarindeiros.
Um tempo depois, a
vaqueirama em expedições rotineiras, tangia vacas e bois, que atravessavam as
plagas do Maranhão e Piauí, concretizando o chamado Caminho das Boiadas. No
Icó, cruzavam o Rio Salgado em Zé Barreto e desfilavam pela planície do Largo
do Théberge, para o estabelecimento do maior comércio a céu aberto do nordeste
brasileiro que o botânico e pesquisador Freire Alemão, um dia, chamou de “maior
empório comercial do sertão”.
Os ciclos do charque e
do couro trouxeram riquezas e prosperidade, igualmente, marinheiros de
Portugal, da Espanha e da França. Construíram os casarões, os sobrados em
estilo barroco autêntico, inclusive, o Teatro da Ribeira dos Icós e com ele a
arte clássica representada por um piano de calda colocado como principal
mobiliário das salas da aristocracia exposta pela riqueza que se expandia pelos
rincões do Icó.
Também vieram a
importância geográfica, e, política, consagradas pela pungente economia que
nascia generosamente pelas veias abertas da mãe natureza e pela capacidade
empreendedora dos Icoenses de então. Mas a vida corre como fio de água pelos
dedos das mãos. E sentimos saudade dos tempos bons que se foram.
Dos 500 anos do Brasil,
mais de 300 foram vividos por esta nossa terra dos Icós e por nossa gente, 277
documentados, lacuna não suprida até hoje por um legislativo inoperante para a
proteção da história. De lá para cá, tanta coisa mudou.
O município, que nas
regras atuais aniversaria em 25 de outubro, e completa 172
anos em 2014, já viveu grandes datas.
Toureiro e boi foram
trazidos da Espanha para a reprodução da famosa “Tourada de Madri”, bandas
marciais desfilaram por suas ruas bem traçadas chamando a população para os
eventos de um mês inteiro de comemorações, a SEMIC (Semana do Município), à
época, se estabeleceu trazendo atrações nacionais de bom nível e revelando
talentos locais na arte, na literatura e na comida tipicamente sertaneja. As
festas estrondaram fazendo tremer o famoso largo com forró e bebedeira em
noites incansáveis.
Tudo se foi...
Agora a cidade comemora
uma data incerta, em um dia incerto e com programação inexistente. Aniversário
pífio para uma cidade grandiosa que guarda nos paredões da história a memória
de um passado rico e glamoroso, hoje decaído por dias de incertezas tantas.
No final da tarde, com o
sol batendo melancolicamente na torre da Igreja da Matriz de Nossa Senhora da
Expectação, resta lembrar o trecho da eterna melodia composta por Antônio
Almeida e Braguinha: “A saudade mata a gente, morena. A saudade é dor
pungente, morena.”
(*Por
Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista,
nascido em 05 de novembro de 1969, no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de
Lourdes, na Ribeira do Salgado dos Icós).
EXPEDIENTE:
DIA 25 DE OUTUBRO DE 2014 - DATA QUE SE COMEMORA
172 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA ADMINISTRATIVA DO MUNICÍPIO DE ICÓ - ESTADO DO
CEARÁ.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Juiz e promotor esperam eleições calmas e rápidas em Iguatu.
Na cidade de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, concentra-se o maior colégio eleitoral da região. São 70.796 eleitores aptos a votar em 317 seções. De acordo com o promotor eleitoral, Fernando Miranda, não houve nenhum incidente na votação do primeiro turno.
“Tudo transcorreu dentro da normalidade, sem incidentes importantes”, frisou o representante do Ministério Público Eleitoral.
“Todas as urnas funcionaram regularmente, mesários, secretários e presidentes compareceram e a votação ocorreu dentro do horário previsto, sem atraso”.
Ainda de acordo com o promotor eleitoral, Fernando Miranda, o clima é de tranquilidade até o momento. “A nossa expectativa é de que teremos as eleições mais calmas desde 1996”, frisou. O município de Iguatu já registrou eleições tensas e os problemas mais graves geralmente ocorrem em pleitos municipais, como em 2008 que registrou a eleição mais violenta do Ceará, segundo avaliação na época da Polícia Federal.
Neste sábado, começa o trabalho de distribuição das urnas eleitorais a partir das 8 horas, no Fórum Eleitoral de Iguatu. O serviço deve ser concluído até as 15 horas. O juiz eleitoral de Iguatu, Eduardo Girão Mota, também disse acreditar que o segundo turno de votação será tranqüilo e rápido. “São apenas dois candidatos e haverá mais facilidade para votação”, observou.
(DN-ON LINE\HONÓRIO BARBOSA).
Assinar:
Postagens (Atom)