segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Chuva em Icó - Moradores de Icozinho e Vale do Capim Pubo ficam isolados.
As chuvas que causaram o transbordamento do riacho impede a passagem dos moradores em carros e motos.
* Com informações do blog Icó Agora Notícias e Icó é Notícia.
Chuvas atingem o GH2.
Linha aérea vai beneficiar regiões Norte, Centro Sul e Cariri do Ceará.
Iguatu a principal cidade da região Centro Sul do Ceará já contou com esse serviço. Na época a TAF fazia a linha Iguatu/Fortaleza.
Para o prefeito Agenor Neto (PMDB) o retorno desse transporte vai contribuir muito com o desenvolvimento da região.
Uma das propostas do prefeito iguatuense é construir um novo aeroporto com mais estrutura possibilitando pousos e decolagens de grandes aeronaves.
NOVOS PADRES EM ICÓ!
TÊM MUITOS ANOS QUE OS ICOENSES PLEITEAVAM A DIOCESE UMA SITUAÇÃO MELHOR E DEFINTIVA PARA COMANDAR NOSSO REBANHO RELIGISOSO EM ICÓ.
MARCELINO FILHO, NOSSO VIBRANTE COMUNICADOR, BEM COMO A ICÓ-FM, ESTÃO DE PARABÉNS PELA COBERTURA DO SHOW DE FÉ.
PELO QUE OUVI, PELAS MENSAGENS DE NOSSOS NOVOS PADRES, ESTAREI COM MINHA FAMÍLIA RETORNANDO A IGREJA DEPOIS DE MUITO TEMPO AFASTADO, POIS, NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS, AQUI EM ICÓ, AS MISSAS NA IGREJA CATÓLICA TINHAM SE TRANSFORMADAS EM COMÍCIOS PARTIDÁRIOS.
QUE OS NOVOS PADRES POSSAM RECONSTITAR O TEMPO PERDIDO.
NÓS, ICOENSES, TEMOS O DEVER DE APOIAR E RECEBER ESTES FILHOS E INTÉRPRETES DE DEUS, COM MUITO CARINHO, RESPEITO E AMOR.
VIVA JESUS CRISTO!
domingo, 27 de fevereiro de 2011
RÁDIO BRASIL PROMOVE REUNIÃO E ATO TERMINA SOMENTE EM POLÍTICA PARTIDÁRIA.
A emissora é educativa e presta relevantes serviços a comunidade; porém, o programa de meio dia, de grande audiência, é dedicado somente a política partidária e a críticas, diariamente, a prefeitura local e de forma especifica a família Nunes, detentora do poder político executivo icoense.
Naquele ambiente, também, foram lançadas várias candidaturas a vereador, para o pleito vindouro municipal.
Victor Luiz, diretor da rádio Brasil-FM, sujeito decente, também é candidato a vereador.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
TRIBUNAL DE JUSTIÇA INDEFERE PLEITO DO VEREADOR ÍTALO DA PAZ.
Júnior Dantas, após muitas discussões políticas e judiciais, acabou sendo eleito para o biênio 2011\2012, por dois terços dos vereadores que compõe o legislativo icoense, ou seja, sete vereadores do número de 10 (dez) do pleno, para presidente daquela Augusta Casa Legislativa.
Com essa decisão do TJ-Ceará, Júnior Dantas (PRB), deve permanecer como presidente da câmara municipal de Icó (CE).
Mais notícias nessa sexta-feira.
CHATEAÇÃO!
Os estudantes de direito, inclusive este escriba, lotavam sua sala e o plenário do Tribunal Popular do Júri, em Fortaleza, sob sua presidência.
Recebia a todos com carinho, atenção, além do sorriso e brincadeira, que contagiava o ambiente.
Dr. Celso Girão já não permanece em nosso meio. Foi-se ao encontro do mestre Jesus de Nazaré. Ao seu lado, lembro bem, o promotor Benjamin Pacheco, outra figura literária que fez história entre os operadores do direito.
Feito esta preliminar, peço vênia, ao advogado e amigo Neto Barbosa, em sua manifestação no mural do blog, para registrar um momento.
Em Icó, lamentavelmente, alguns poucos não são capazes de escrever um ditado. Não falo dos que não tiveram a oportunidade de estudar, mas dos bobos, que travestidos de nomes falsos, interesses escusos, aproveita-se do expediente para atormentar, ao invés de sugerir.
Os textos, não preenchem espaço algum. Apenas água mole, ou seja, “miolo de pote”. Regozijam-se como se fossem profetas do apocalipse do sentimento alheio e, depois, apresentam-se imbuídos de puros e iluminados. Ademais, apenas no texto. Outros tantos é vontade de ficar no lugar do outro, antes preenchido.
Faço esta consideração, mesmo sem preocupação, porque nosso querido juiz Celso Girão, ganhou espaço à época, no matutino Tribuna do Ceará, para escrever textos.
Escrevia sobre tudo, menos sobre justiça, direito, leis, etc. Instado a esclarecer, busco a memória a resposta para este momento: “Deus me livre escrever sobre direito. O texto sai num dia, no outro aparece um besta para me agredir, ridicularizar, por aquilo que escrevi”, dizia Dr. Celso.
Ele, no entanto, falava e escrevia só amenidades.
Parece, estimado Dr. Neto Barbosa, que vou seguir o ensinamento do sábio magistrado: “escrever nesse espaço só historinhas infantis. Ou quem sabe, a cada pergunta, incorporar-me de Roberto Carlos: é muita emoções e nada mais, como resposta final”
É lamentável!
RÁDIO PIÃO DO ICÓ.
Em Icó, particularmente, existem três importantes meios de comunicação oficiais: Papagaio – FM, Brasil – FM e Icó – FM, concessões públicas do governo federal.
São bem ouvidas, espalham as boas notícias e interagem com a população, dentro das normas estabelecidas.
Porém, em cada rincão da federação, existe também sua rádio-pião e seus líderes. São pessoas do povo, populares, com inteligência livre e raciocínio rápido, que a todo instante tem uma história pra contar e uma polêmica, ao seu bel prazer, para espalhar. Sua concessão para divulgar não é institucional, igualmente, é sem formas e padrões solenes.
O chefe da rádio-pião tem seu partido político, sua paixão eleitoral, mas, por sua simpatia ele transita bem em todas as cores partidárias.
Uma graça aqui a acolá; uma pequena malquerença com o vizinho; uma estória solta; outra ocultada; algumas inventadas; tantas outras corretas e uma meia-dúzia de confusão.
Pois bem, disse a pouco que toda cidade tem o chefe da rádio-pião. Em Limoeiro do Norte, nossa próspera cidade do Vale, tem o nosso simpático Mauro Costa, liderança política, bom amigo, que preenche a todos com sua chegada. Naquelas bandas, ele não tem concorrente para ganhar de sua pessoa, a titularidade da “rádio-pião” é permanente.
Voltando a Icó, o cidadão Luiz Façanha de Sousa, de alcunha “Luiz de Beta”, há vários anos tem sido eleito e reeleito, seguidamente, como chefe-mor da “Rádio Pião” icoense. Segundo o veterano Roberto Correia Lima, pessoa benquista em nossa urbe, “Luiz é bacana e sempre está feliz. Mente muito e exagera também, mas não maltrata ninguém. Sempre voto nele pra chefe da rádio-pião”.
Assim é Luiz Façanha, ex de Beta, que inclusive fez proibição pública para o “apelido”.
Como ele é diferente, já que está legalmente impedido de ser chamado de Luiz de Beta, daqui pra frente, segundo explica deve ser conhecido apenas por “LUIZ PALITÓ, CHEFE MAIOR DA RÁDIO PIÃO DO ICÓ”.
TEM MEU VOTO!
BOM DIA!!!
A Deus por todos nós!
Problema de saúde pública - O abandono do "Mercado Novo".
O prédio, localizado entre a Rua Francisco Maciel e a Travessa Dona Aldery Mota, ao lado do CEJA Ana Vieira Pinheiro, foi construído na gestão do então prefeito Aldo Monteiro (1983-1988), e de lá para cá não recebeu a devida manutenção.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
ESTATÍSTICA DO BLOG DE HOJE.
Brasil: 2.073 PESSOAS LERAM AS POSTAGENS.
Estados Unidos: 120 PESSOAS;
Holanda: 52 PESSOAS;
Rússia: 11 PESSOAS;
Portugal: 9 PESSOAS;
Bolívia: 7 PESSOAS;
Japão: 5 PESSOAS;
Ucrânia: 5 PESSOAS;
Reino Unido: 4 PESSOAS;
Alemanha: 2 PESSOAS.
A LEI DO PAREDÃO E O DEVER DO EXECUTIVO.
Por Roberto Maciel (jornalista).
A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou ontem – e por unanimidade, diga-se em favor da importância do projeto – a Lei do Paredão, proposta pelo vereador Guilherme Sampaio (PT).
Estabeleceu-se no Parlamento um valioso meio de preservação do direito fundamental que temos eu, você e todos ao sossego. Ressalte-se também que foi cumprido o rito legislativo passo a passo, inclusive com a chancela às pressas, ontem mesmo, da Comissão de Meio Ambiente.
Mas não é tudo, por isso não é hora de se dar à questão como favas contadas.
Além da sanção que o Poder Executivo precisa dar à matéria, é necessária a instituição de mecanismos eficientes de fiscalização do cumprimento da lei. De outra forma, terá se jogando trabalho fora.
E todo o esforço de Guilherme Sampaio e dos demais vereadores, além do entusiasmo de quem acha que respeito ao outro é valor básico da convivência urbana, terá sido transformado, literalmente, em muito barulho por nada.
JUSTIÇA FEDERAL INAUGURA SEDES EM QUIXADÁ E IGUATU (CE).
XEXÉU: O NOSSO PASSARINHO!
Xexéu foi criado nas terras dos icós, porém, nasceu na vizinha Iguatu.
Lembro-me, a algum tempo de seu início musical, que seus treinamentos se davam às vezes, dentro do tanque de leite da Cooperativa Coicó, cantando a toa, mas, já numa qualidade de voz especial.
Este fato isolado, quem nos conta é minha mãe, Neyle Moreira, que é fã é amiga de Xexéu.
Explico melhor!
Xexéu mesmo sendo artista popular, sempre foi um trabalhador dos sóis cotidianos icoenses. Todos os dias pela manhã, percorria muito do sertão icoense, arrecadando o “leite” dos fazendeiros da região, para o centro de “resfriamento de leite” da Cooperativa Coicó, que de lá, seria enviado para a cidade de Maranguape (empacotamento, etc).
Xexéu, mesmo com seu jeito discreto, é um talento já demonstrado facilmente nos palcos do Brasil.
Para animar ainda mais nosso artista, no reconhecimento de seu trabalho, que tal a Câmara de Vereadores do Icó lhe outorgar um título de cidadania icoense?
A artista popular, Socorro Gaitada, chama-o de PASSARINHO DA MÚSICA BRASILEIRA, confirmando as ações do grande músico adotado por Icó.
“BECO DO URSO EM ICÓ”.
Ele, com sua inteligência literária, esclarece que na verdade o “URSO” é uma antiga expressão metafórica de “amantes”.
Portanto, pelo estreito beco os "namorados" escondiam-se nas escuras noites para os possíveis colóquios amorosos.
O Beco do Urso era um dos pontos de referência de nossa secular Icó, causando naquele período enormes comentários, quando da derrubada do sobradão que lhe cedia o nome em discussão.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
REGISTRO DO PASSADO E DO PRESENTE!
Ela, nossa querida vereadora Maria do Cal, iniciante na política, porém, muito decente, honesta e cheia de entusiasmo.
Ele, nosso estimado Mourinha, primeiro vereador eleito pelo então MDB, nos tempos idos.
Ambos representam duas gerações diferentes, mas que contam a nossa história, como se o tempo não tivesse pressa.
DEPUTADO PROTOCOLA AÇÃO CONTRA ORKUT DIFAMATÓRIO.
O DEPUTADO ESTADUAL NETO NUNES (PMDB), PROTOCOLOU NA JUSTIÇA, AÇÃO JUDICIAL EM DESFAVOR DO ORKUT DENOMINADO ACORDA ICÓ, QUE SEGUNDO ELE, NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS, TEM AGREDIDO MORALMENTE SUA PESSOA, FAMILIARES E AMIGOS.
A AÇÃO, SEGUNDO O ADVOGADO DO PARLAMENTAR, VICENTE AQUINO, “BUSCA RETIRAR INCONTINENTI DO AR A PÁGINA DO ORKUT NA INTERNET, LIBERAR O SEU IP, E-MAILS E NOME DO AUTOR DAS AGRESSÕS MORAIS”.
O GOOGLE DIVULGA, POR RECOMENDAÇÃO JUDICIAL, TODOS OS DADOS ACESSADOS, INCLUSIVE, A SUA LOCALIZAÇÃO VIA GPS-SATÉLITE, DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS.
QUEM SE UTILIZOU DE TAL EXPEDIENTE, DAQUI PRÁ FRENTE, COMECE A REZAR.
Protesto de servidores municipais marca a segunda-feira em Icó.
______________
Com informações do Diário do Nordeste.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
VERDADEIROS FILHOS DO ICÓ!
Porém, a situação dela – Icó, só restabelecerá para o passado de glória, revertendo-se para o presente e futuro, se todos juntos possam contribuir, com seu talento, sua profissão, sua boa vontade, dentro do equilíbrio de qualidade que se busca.
Não se concebe mais que os mesmos discursos e críticas sejam, também, os repetidos de outrora. Eternamente os mesmos. Chutar o “pau da barraca” e “virar a mesa”, como se utiliza nos jargões populares, não significa apenas divergir de uns em detrimento ao apoio a tantos outros.
Não buscamos salvadores da pátria, nem cresceremos um dia na medida do que queremos apenas a espera do poder público, como se o privado fosse à reprodução de um palavrão.
Em Fortaleza, recentemente, no antigo restaurante Caravelle, encontrei um conterrâneo do Icó; “um” chamado de filho ilustre do Icó que enriqueceu e foi-se da terrinha. Deitou agressão à cidade e seus costumes; iniciando pelo povo e concluindo na classe política.
Então, perguntei qual foi a contribuição que “ele”, no singular da palavra, deu à Icó nos últimos anos para reverter, ou tentar, a situação de penúria que alegava existir (?). Virou o “novo” rico e sumiu.
Dane-se! Talvez seja o seu verbo para com o povo icoense que, apesar das dificuldades, é feliz, regozija-se com seu torrão e, ainda espera, muitas coisas boas.
Fiz este preâmbulo, mesmo tocado pelo bairrismo infantil, porque “filho da terra, na minha concepção, é aquele que luta e trabalha por ela”.
Gostaria, apenas para exemplificar, os nomes de alguns verdadeiros filhos de Icó, que através de suas capacidades cresceram e nunca deram as costas para o seu povo, ajudando-o até hoje.
Lembro Alcimário Costa, agrônomo, que foi do Icó para o Estado do Pará, e que até hoje, leva consigo centenas de icoenses para trabalhar e colher produções agrícolas, dentro de toda dignidade admissível.
Cito Miguel Sancley, empresário da construção civil, que ganhou São Paulo, Rio de Janeiro, e outras capitais do Brasil, levando também tantos e tantos icoenses para produzir, numa geração de satisfação e de auto-estima daqueles que antes não tinham esperança.
Exemplifico Juracir Carvalho e seus irmãos, empresários, que em Brasília (DF), talvez sejam os maiores geradores de empregos do povo antes sofrido da terra dos icós. Hoje candangos e icoenses irmanados no amor, trabalho e renda.
Estes sim, filhos do Icó legítimos e vontadosos que vão e que voltam, criando alternativas e sentimentos, repito, de dignidade para os nossos conterrâneos.
Volto ao assunto, com novos nomes que de igual maneira, proporcionam o que a gente de fato deseja: um mundo melhor para todos!
VIDA LONGA!
Vida longa com muita dignidade. Com lembranças de quem viveu na prática os tempos, entre secas e chuvas, tempestades e bonanças.
O seu genitor, meu bisavô, Sifrônio Costa, também custou a se encontrar pessoalmente com o pai celestial. Só partiu da vida terrena com 101 anos.
Oxalá meu pai que eu possa viver tanto assim; e que entre defeitos e virtudes, um dia apareça alguém para contar que “passei por aqui”.
Que Deus a proteja sempre!
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Em cartaz: "Sedição de Juazeiro".
DEBATE SOBRE REFORMA POLÍTICA E JUVENTUDE.
PAPAGAIO – FM DE CARA NOVA.
O blog encontra-se, ainda, em fase de construção. Nojosa promete que, ao final, a Papagaio terá um mecanismo leve, ousado, de interação com o mundo inteiro, através das redes sociais de comunicação.
“Em recente pesquisa de opinião realizada no município, os dados mostram claramente, que hoje somos a rádio mais simpática da cidade; quase todos programas aqui veiculados estão facilmente em primeiro lugar”, declara o diretor Waldir Batista.
MEMÓRIA DAS ELEIÇÕES EM ICÓ (1966).
MUITOS SÃO CONHECIDOS DO PÚBLICO ICOENSE. ESTAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS FORAM REPASSADAS POR EMAIL PELO AMIGO, CONTERRÂNEO E LEITOR DESSE CANTO PÁGINA, OSANIR SOUSA.
FORAM OBTIDAS ATRAVÉS DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE) POR MEIO DA SECRETARIA DE INFORMÁTICA DO ÓRGÃO, QUE TEM ARQUIVADO TODO ESTE REGISTRO.
# VEREADORES:
ELEITO ALDO DE FRANÇA LANDIM 407;
ELEITO ALDO MARCOZZI MONTEIRO 364;
ELEITO RAIMUNDO EDUARDO DE FREITAS 238;
ELEITO JOÃO RAIMUNDO MOTA 209;
ELEITO JOSÉ BARBOSA SOBRINHO 187;
ELEITO AMADEU FERREIRA DE OLIVEIRA 151;
SUPLENTE DÉCIO ALVES BARRETO 140;
SUPLENTE FRANCISCO FERNANDO CORDEIRO 129;
SUPLENTE JOÃO CÂNDIDO DA CUNHA 72;
TOTAL DA SUB-LEGENDA -1902.
ELEITO EXPEDITO MATIAS DE CARVALHO 321;
ELEITO AFONSO ARAÚJO E SILVA 266;
SUPLENTE TEOBALDO MUNIZ DOS SANTOS 122;
SUPLENTE PEDRO PEREZ MACIEL 82;
SUPLENTE FRANCISCO ALVES DA SILVA 64.
TOTAL DA SUBLEGENDA 856.
TOTAL DO PARTIDO 2758.
ELEITO LEÔNIDAS GABRIEL DE OLIVEIRA 328;
ELEITO TARCÍSIO ACIOLY DA SILVA 279;
ELEITO JOSÉ AUGUSTO SOBRINHO 122;
SUPLENTE EMILIANO DE FREITAS SARAIVA 103;
SUPLENTE NELSON VIEIRA LINS 87;
SUPLENTE NILTON ALVES PEREIRA 63.
VOTOS EM BRANCONULOS - VOTOS VÁLIDOS 4.090.
(POSTADO POR VOLTAIRE FARIAS XAVIER, JORNALISTA EM AÇÃO).
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
O TEMPO NÃO PASSA...
AGENOR NETO: ANIVERSÁRIO NO MEIO DO POVO!
Como já não é surpresa, as felicitações foram recebidas ao ar livre, defronte a Prefeitura local, no meio dos servidores, das pessoas simples do povo, amigos, familiares, e por lideranças políticas e religiosas.
Que Deus lhe dê forças para enfrentar todos os desafios cotidianos, seja nas disputas políticas, profissionais e pessoais.
Um abraço. Seja Feliz!
DE AVIÃO!
O cliente contratante, mandou-me passagens da empresa área WEBJET, para realização do trajeto.
Até aí tudo bem!
Ocorre, que passado quase duas décadas de viagens por este Brasil, “abençoado por Deus e bonito por natureza”, nunca tinha visto coisa igual.
Explico! Logo na entrada, deparei-me com um avião bonito, todo mundo vestido de verde, aeromoças simpáticas, avião novinho em folha. Porém, recebi um cardápio bem variado, com preços altíssimos para o consumo, da água ao sanduíche.
Em passo seguinte, aparece a aeromoça-garçonete oferecendo os produtos e, pasme, recebendo a vista a dinheirama. Nunca tinha visto nada igual! Empresa área vendendo água, sanduíche, biscoito, bebida alcoólica, etc.
Parecia, em alguns momentos, que eu estava na lanchonete do Galego, em Icó, quando a simpática Liduína percorre o salão oferecendo seus produtos.
Mas na lanchonete do Galego, a conta fica pra depois, fica no vale.
Na WEBJET, que nega até água aos seus passageiros, o dinheiro é na hora; e tem exigência: “tem que ser redondo, pois, não existe troco”.
Que coisa!
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
DEPUTADO NETO NUNES (PMDB) QUER IMPLANTAR BATALHÃO DE DIVISAS EM ICÓ (CE).
“O Icó acaba sendo por sua localização e divisas com dois Estados, além de muitas estradas carroçáveis, porta de entrada para o crime nessa região do Ceará. Com o batalhão de divisas, em Icó, a bandidagem deve procurar outro espaço para se instalar. Aqui não”, disse Neto Nunes.
É hora de união e de trabalho!
Não é segredo para ninguém de que dr. Gildivan Oliveira era o preferido do então prefeito Cardoso Mota para naquela sua difícil gestão assumir a Secretaria de Saúde de Icó, fato que só não foi concretizado porque no apagar das luzes da formação de seu secretariado, o nome do novo diretor do HRI foi vetado.
Em seu lugar, na ocasião, assumiu o médico José Gerardo Vale Matos. Este veto aconteceu e todos nós sabemos de onde partiu e de quem foi o mentor.
Mas, contudo, este fato não é motivo para desunir um grupo que se juntou em 2008 e estão no poder até hoje. O que importa, nesse momento, é trabalhar por Icó e solevar a saúde do município, que já está tão desgastada e precisa de ajuda urgente.
Com a ida de dr. Gildivan para o nosso Regional já é um alento para a maioria da população icoense.
Vamos deixar as "picuinhas políticas" de lado e trabalhar em benefício do povo e de todo o nosso município.
Dr. Gildivan e dr. Cardoso são homens comprometidos com a saúde da população e com suas profissões. Estudaram Medicina juntos e agora é hora de unir forças.
(Texto do Jornalista Voltaite Xavier).
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
EXECUTIVO FEZ POUCAS MUDANÇAS.
No lugar de Fernando Nunes, na Ação Social, assume o executivo da Coca-Cola, Rodrigo Sousa, natural do Cariri.
Na direção geral do hospital regional, o médico Gildivan Oliveira, assume com carta branca, segundo informaram para o blog.
Espera-se, com a assunção do Dr. Gildivan (foto), um salto de qualidade para o HRI, tendo em vista que este foi o maior sonho do povo do Icó: “um hospital público e de qualidade”.
Coragem e compromisso não faltam nesse profissional de saúde.
JUIZ DE DIREITO ASSUME COMARCA DE ICÓ.
Dr. David Ribeiro permanecerá somente de dois a três dias da semana em Icó, para despachar processos considerados de urgência, haja vista que o magistrado também está cobrindo juridicamente algumas lacunas em várias comarcas da região.