segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

LALAI PARAIBANO: CIDADÃ ICOENSE!

Por Iniciativa dos vereadores Gilberto Barbosa e Maria do Cal, a Senhora Maura Santana Silva, nossa querida Lalai, teve seu nome aprovado por unanimidade, na Câmara de Vereadores do Icó, para receber o título de cidadania icoense.

Simples, Lalai Paraibano (SRA. MAURA SANTANA), como a chamamos, construiu vasto currículo e história em Icó, quando ao lado de seu saudoso esposo, José Paraibano, consolidou-se como uma das maiores comerciantes do município, além de ter gerado durante muitos anos, até os dias atuais, uma verdadeira geração de empregos.

A maioria de seus filhos, após o casal se instalar na terrinha, já nasceu em Icó.

Parabéns! O título na verdade, é apenas a confirmação do carinho do povo icoense, já que o trabalho responsável e diário, é que na verdade, marcou a história dos Paraibanos em Icó.

História de Vida:

Maura Santana Silva.
Naturalidade: Ribeira do Pombal (Bahia).

Nascida em 1941, na cidade de Ribeira do Pombal município do estado da Bahia, onde posteriormente mudou-se com seus pais e irmãos para a cidade de Tucano (circunvizinha). Filha de comerciante de tecidos e fazendeiro que possuía a loja A sertaneja no centro da cidade de Tucano, a qual existe até os dias de hoje.

Estudou no Colégio Seminarista São José onde concluiu seus estudos. Com o passar dos anos, conheceu o seu esposo José Jerônimo Sobrinho (Zé Paraibano), e casou-se aos dezoito anos, no dia 22 de setembro de 1959 e simultaneamente iniciara sua carreira comercial ao lado de seu cônjuge no comércio da cidade com o Armazém Estivas e Cereais.

E ainda neste município nasceram os primeiros filhos: Maria José Jerônimo Santana (Engenheira Química Profª. da Universidade Federal do Paraná), Maria de Fátima Jerônimo Santana (Geóloga - Funcionária pública da rede estadual da Bahia - EMBASA), Yara Jane Jerônimo Santana (Empresária (no ramo de combustíveis) na cidade de Icó, Rita Suzana Santana da Silva (Estudante do curso de Serviço Social).

Com a ampliação dos negócios começa a comercializar feijão para Fortaleza no estado do Ceará, tendo parada obrigatória o Icó. No qual observou a necessidade de um Armazém que abastecesse o Icó e aquela região.

E no ano de 1968 o casal (Maura Santana da Silva e José Jerônimo Sobrinho) chega ao Icó, abrindo o Armazém Zé Paraibano, situado na Avenida Nogueira Acioly, 1125, trazendo mercadoria do Sul e Sudeste para toda região e levando o nome dessa cidade para todo o Brasil, e aí se vão 40 anos de trabalho e determinação, enfrentando as dificuldades do comércio, porém, com muita garra superando todos os obstáculos.

Ainda em meados dos anos 70 nascem os seus últimos filhos: Adriana Santana da Silva (Odontóloga), Luciano Santana da Silva (Empresário no ramo de cereais) e Marcos Paulo Santana da Silva (Empresário no ramo de Cereais).

Presentes nos fatos mais marcantes do município de Icó teve grande importância nos meios políticos empresariais, sempre dando sua contribuição para o crescimento da cidade.

Aonde em meio o convívio familiar, veio o momento difícil da doença e morte no ano de 2003 de seu esposo e companheiro de trabalho Zé Paraibano. No entanto, não se deixou abater, reuniu a família e juntamente com os filhos toca os negócios, e mostra seu talento como comerciante e chefe de família.

E desse modo, junto com os filhos Marcos e Luciano, além da distribuição de cereais pro Icó e toda região, esta abre mais um leque de negócios, começa a comercializar também derivados de combustível. Gerando emprego e renda para este município. Com a prestação de serviço de qualidade e eficiência.

Contudo, esta síntese não tem a pretensão de descrever a vida dessa cidadã, que chega aos setenta anos de idade ainda em pleno vigor físico, e contribuindo com seu trabalho para o engrandecimento do município de Icó, e que agora recebe o Título de Cidadã Icoense. Já que descrevera história de vida dessa mulher de fibra na integra, é uma tarefa árdua, pois caberia em um livro.

Fonte: Câmara Municipal de Icó.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.