Ao ver as mãos trêmulas da velha senhora, indago ao silencio de minha alma: quantas criaturas passaram por estas mãos?
E ela, cansada, porém lúcida, lê a profundidade dos meus pensamentos e responde em voz altiva e forte: foram muitas as criaturas que vi renascerem por estas mãos.
Que sabedoria era aquela que respondia indagações do coração? Que sapiência e sensibilidade poderiam dizer aquilo que o ouvido não ouviu?
E ela continua. Vi homens e mulheres saírem da escuridão da noite da ignorância para o sol claro e ardente do dia. Vi pessoas assumindo cargos e coisas, construindo casas e edifícios, salvando vidas. Vi inteligências brilhantes defendendo teses, praticando o direito e magistrados hábeis e justos estabelecendo as regras imparciais da justiça.
Vi empreendedores negociando, dirigindo bancos e empresas de grande, médio e pequeno porte. Vi mulheres saindo da sombra da sociedade arcaica, para se tornarem mentoras e condutoras de um novo tempo. Vi o mundo novo se formar por influência de inteligências brilhantes. Todos, saindo da sala de aula que dirigi, do pó de giz que respirei, do pouco salário que ganhei, das noites em claro que sacrifiquei planejando a aula do dia seguinte, da pouca valorização que sempre recebi.
Não devia ser assim, contudo, estou feliz. Sou professora e sem minha atuação, a vida de muita gente seria outra, a história seria outra, o mundo seria outro.
Sou professora e por estas mãos passaram muitas almas sábias, que hoje conduzem muitos para a construção do bem.
Sou professora e me orgulho de ter escolhido este belo modo de viver, pois, sem os professores, o conhecimento ficaria na amplidão e ainda estaríamos na escuridão da caverna, aspirando por um raio que caísse do céu trazendo o fogo que garantisse a sobrevivência em meio ao gelo glacial.
Silenciou, pediu licença e continuou em estado de meditação.
Depois da lição recebida, só posso dizer:
A todos os professores, por seu dia, meus parabéns. Que a cada ano esta data possa ser comemorada com mais reconhecimento, mais conquistas, menos sofrimento e maior satisfação.
(Por Getúlio Oliveira, advogado e ex-secretário de educação do município de Icó\Ce).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.