Em umas das eleições presidências pretéritas, os candidatos se fizeram presentes ao debate em uma das emissoras de TV mais concorrida do Brasil em audiência; a Globo. 
Ciro Gomes, então candidato, após calorosa discussão com outro postulante, o Cabo Daciolo, soltou o jargão que se popularizou: 
- “A democracia é bela!”
A beleza do debate sempre será festejada e as discussões plurais, idem. Porém, na democracia os debates mesmo que de ideias, às vezes, ocorrem excessos de toda ordem. 
Excessos também quando acham que a liberdade de expressão pode ser conduzida pra escullhambação, pra emporcalhar a honra de quem seja. Sem patrulhamento ideológico, os textos da candidata do PSOL, a Adelita Monteiro, podem ser considerados de liberdade de expressão com o nível que é posto contra os adversários, bem como, em desfavor do presidente da República que é o seu principal alvo? 
Suas abordagens, à época, em aeroportos em desfavor dos políticos cearenses, é fruto da democracia bela? 
A desmoralização dentro de um avião, que viralizou em todo o país, tendo como vítima o Deputado Federal José Guimarães, pode ser chamada de liberdade de expressão ou por ser político e homem público deve ter sua honra ultrajada e isso pode considerado regra da normalidade? 
O Deputado Aníbal Gomes, após cirurgia grave na coluna, chega ao aeroporto Pinto Martins em Fortaleza. Um grupo de ativistas o cercou. Enfermo, um amigo cuidou de sua proteção. Entre sopapos e pontapés em sua defesa, militante de esquerda leva um tapa seguro e certeiro. 
Foi liberdade de expressão ou agressão física? 
Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza e pré-candidato ao Governo do Estado, percorre o Ceará com palestras e diálogo aberto com a população. 
Insultado, agredido moralmente por um munícipe, cuidou apenas de cumprimentá-lo. RC é um passifista. Um amigo afastou o agressor e interrompeu a desqualificada ação. 
Foi contra a liberdade de expressão? 
Ciro Gomes, nascido em São Paulo mas com alma nordestina, ao lado da esposa e correligionários, teve também sua honra emporcalhada em um evento do agronegócio e, bem ao seu estilo impussivo e corajoso, respondeu com todas as suas forças. 
E a liberdade de expressão? 
Eunício Oliveira, então senador, junto com seus pares de volta ao Brasil, foi importunado por um bossal de telefone e câmera às mãos, aos gritos com os piores adjetivos. O Senador Humberto Costa reagiu ao insulto também com força. E aí? 
A democracia é bela? 
Às vezes, nem tanto! 
(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista para o Portal Opinião).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.