Tudo indica que as eleições estaduais que se apresentam desde já, mas tão-somente ocorrerá de fato em outubro próximo, no adágio popular já se transformou em um verdadeiro samba do criolo doido.
O PDT tem a hegemonia partidária que passeia também pela titularidade do Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura da Capital e soma com o maior número de alcaides e vereadores para o somatório final positivo que se espera nas urnas em breve.
No mais, destaca-se pelas lideranças locais e nacionais dos irmãos Cid e Ciro Gomes.
A cúpula inchou de tal forma de caciques do alto clero que cada liderança defende o seu quinhão no bloco do poder, ao ponto de diversas interferências extra-agremiação surgirem com o que há de mais arcaico na política:
- O VETO a nomes para posições e cargos por interesses contrariados, diante do que deseja a maioria e o povo em suas pesquisas de opinião pública.
Ora, o PT local diz em quem deseja votar no PDT e de quem não se aceita sentar democraticamente sequer pra dialogar. O MDB que apeou do poder o PT, Dilma e por consequência Lula não vota sequer em seu partido a nível nacional, mas veta Roberto Cláudio por um olhar de retrovisor que já se passou quatro anos em outra disputa.
Peleja antiga que deveria seguir a prescrição, pois como afirmam alguns:
- "Quem faz política com o estômago, morre de dores eternamente".
Zezinho Albuquerque, líder de parte dos votos do Norte e de outros rincões do Ceará, se colocou como pré-candidato no café da manhã recentemente, trocou de legenda sem dar adeus ao demais pares, voltou ao cenário e disse no chá da tarde que agora é Izolda Cela desde criancinha.
Camilo Santana, notável homem público do PT, mas escolhido pelo PDT há praticamente oito anos pra governar o Estado, e o fez com todas as honras, manda os seus recados ao grande público via imprensa e em sua página pessoal no Facebook, que é do PT, mas prefere a professora também do PDT que sofreu consigo em união as adversidades da sua gestão.
Enquanto isso, o líder político Domingos Filho, que coordena o grupo em maior ascensão do Ceará no momento, o PSD, olha pra frente, descarta qualquer veto a quem seja, e em prosa e verso se define no pleito como aquele "que deseja tão-somente paz e amor".
E vou parar por aqui, senão irão espalhar por aí que o Guardião e Contista do Largo do Théberge pirou de vez!
(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista para o Portal Opinião).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.