O PDT completa hoje 42 anos! Iniciei minha militância política ainda bem jovem na década de 1980 e que sempre se misturou com a história da agremiação.
No início, um sonhador dos bancos escolares, mais adiante, na Associação Universitária Icoense (AUI), após na UNIFOR (Universidade de Fortaleza) e em seus centros acadêmicos, sempre na cumplicidade dos professores e colegas Nunes (in memorian), Fábio e Pádua (in memorian), meus contemporâneos que mais maduros, à época, nos ensinavam a palmilhar adversidades e tantos outros cidadãos exemplares que marcaram uma grande geração que exercia a teoria na prática tudo aquilo que se discutia de verdade.
Lembro Araújo de Castro; Dr. Mariano de Freitas, Papito de Oliveira, Dr. Paulo Quezado, professor Pedro Albuquerque, citando alguns e tantos outros líderes que nos convocavam a recepcionar o estadista e presidenciável Leonel Brizola, no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza.
O entusiasmo, a flâmula vermelha envolta ao pescoço, o ideário, a vocação política com valores ideológicos aperfeiçoados, o amor ao Brasil com sinceridade e sem facismo!
Acompanhávamos Brizola em sua estada na capital do sol, em suas entrevistas à imprensa, em suas participações no "debate" da rádio AM O Povo, com Dorian Sampaio, Professora Adísia, Temístocles de Castro e Silva, enfim, a história está aí pra contar.
Se, à época, tivéssemos essa altiva rede social de hoje, eu teria um almanaque de registros históricos e fotográficos pra colecionar.
Mas, alguns dos citados em referência, continuam vivos e com muita dignidade pra lembrar os fatos referidos.
Em Icó, também mantivemos boa trincheira do PDT por anos a fio, com Dr. Hermano, Dr. Marcos Barreto, poeta e advogado Getúlio Oliveira, Dr. Woltaire Xavier, Dr. Gildivan Oliveira, Bel Filho, Wilame Sarmento, muitos líderes sertanejos da Serra do Camará, como Mariano, Gerson Valentim e demais companheiros.
Parabenizo o meu partido, o PDT, por quatro décadas de lutas democráticas, libertárias e, que em breve, a agremiação possa eleger o futuro presidente do Brasil, Ciro Gomes, para voltarmos a ser referência mundial e não o deboche do presente.
(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado, contista, ex vice-prefeito de Icó e tesoureiro do PDT).
- Foto: Luiz Antônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.