quinta-feira, 21 de abril de 2011

GENILDO ANGELIM E O PROJETO AGNUS DEI.











No então governo Jaime Júnior (PSDC), cujo secretário de cultura era o genial Genildo Angelim, foi organizado no período da “semana santa”, a primeira encenação, em praça pública, “DA VIDA E MORTE DE JESUS DE NAZARÉ”.

Com o talento do teatrólogo Acácio de Monte, natural de Icó, mas que há muito habitava outras terras da federação, requisitou na própria comunidade de Icó (CE), vários valores da terra para o trabalho artístico-religioso, no período de março de 2008.

Cavalos; o jumento do Nazareno; figurantes; adereços da época e tudo dentro da espiritualidade que emocionou as centenas de milhares de pessoas, que aplaudiram de pé a encenação, no centro histórico icoense.

Nunca Icó assistiu uma apresentação religiosa tão organizada, tão embasada nos escritos bíblicos, como a vivenciada naqueles felizes momentos.

Citamos alguns nomes de icoenses e seus personagens, que ativamente, participaram daquele fantástico projeto cultural, que jamais sairá da memória dos icoenses:

Genildo Angelim (Judas); Getúlio Oliveira (Pilatos); Joab (Jesus Cristo); Bené Tavares (João Batista); Erivan Anastácio (Apóstolo); Dr. Gildivan (Apóstolo); Márcio Greik (Apóstolo); Edjalma Moreira (Apóstolo); França do Picolé (Apóstolo); Zé Santana (Pedro); Lailê Cidrão (Maria); Grupo da Terceira Idade do Icó (As piedosas de Pilatos); Ivina Peixoto, que hoje reside em DUBAI (dançarina); Socorro Gaitada (Piedosa); Alzeneide Cândido (cantou ao - vivo AVE MARIA) e centenas de figurantes, que citaremos em momento oportuno (150 pessoas participaram do projeto).

Sugiro ao prefeito Marcos Nunes (PMDB), em nome da cultura e do incentivo aos valores da terra, colocar em prática o projeto AGNUS DEI, no ano vindouro.

A arte agradece. A história se regozija.

Quanto aos artistas da terra, todos estão prontos para o trabalho.

Deus seja louvado!.

(fotos ARTUR ANDRADE).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.