Estima-se que, no Brasil, o trabalho infantil doméstico atinja cerca de 400 mil crianças, impedindo-as de ter uma infância completa, com direitos básicos como educação e lazer. No Ceará, onde o número de famílias em situação de pobreza extrema é maior, essa situação é mais grave. A fim de debater o tema, a Prefeitura de Orós, por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setase), realiza hoje (27) uma palestra com o tema “Trabalho infantil doméstico, história sem desculpa”.
O evento, realizado em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e com o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), ocorrerá na sede da Setase, a partir das 8h30. A palestra será proferida pela assistente social Simone Araújo, buscando conscientizar pais, responsáveis e a sociedade em geral sobre o trabalho infantil doméstico.
A palestra é realizada na data em que se comemora o Dia da Trabalhadora Doméstica, lembrando, dentre outras coisas, as consequências sofridas pelas crianças que trabalham em tarefas domésticas, uma vez que estas acabam sendo privadas da educação, transformando-se em trabalhadores com baixa escolaridade e poucas oportunidades no mercado de trabalho.
(Dháfine Mazza).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.