segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Arthur estar de volta!!!



O mestre na arte da luz (fotografia), querido amigo Arthur Andrade, voltou ao Ceará, já que tinha deixado a Terra dos Icós há meses.

Da terra de Ariano Suassuna, o fotógrafo-gênio ou o gênio-fotógrafo, marcou residência agora na terra da telha (Iguatu).

Gente muito boa e que tive a alegria como amante da “luz” (fotos), de ser fotografado por Arthur diversas vezes, bem como, ganhar de presente um grande filme de nossa querida Chácara Nova Itabira, onde, até o nosso irmão, o Papagaio Peteleco, que habita em liberdade conosco naquele local sagrado, há 35 (trinta e cinco) anos, foi clicado por suas lentes.

Seja bem-vindo!

Já dizia Jesus Cristo, o Nazareno, “no caminho de volta ninguém se perde”.

Aquele abraço...


...com extensão a Genildo Angelim, poeta que faz arte com amor; a Dr. Marcos Barreto, grande entusiasta do Icó; a Marconiza Brasil, se preparando para mais um show de viola com o amigo Moacir; a Florinda Peixoto, pela fé; a Rubens Araújo (Rubinho), conterrâneo de passagem por Icó; ao Coronel Sidney Moraes, por acreditar no Fortaleza, tais quais os estimados colegas Paulo Sérgio e Osmar Baquit; a Edna Pires, pelo verbo acreditar; a Ubiratan, Irapuan e Otávio Costa, primos amados e dignos; a Fernanda Siqueira, pela alegria contagiante; aos meus compadres Wellington e Odineide, gente decente e de primeira; ao líder Paulo Quezado, advogado, que sou admirador desde muito tempo; a Heitor Borborema, inteligência e sensibilidade; a Willame Aquino, de mudança pra vida nova, com saúde e paz; a Tatiana Peixoto, exemplo de união e amor ao próximo; a Diana Araújo, líder sindical que não perde a ternura; a Raruna Costa, pelo trabalho; a Dra. Virlena Rios, exemplo de competência no social, do Icó, Orós e Brasil; a Agenor Neto, melhor prefeito do nordeste; a Mikaela Almeida, pela superação; a Patrícia Aguiar, líder humanitária que trata a todos de igual maneira; a Farley Monte, Dr. Carlos Prado e Rui Barbosa, que assim como Fabrício - "eu”, completam mais um ano de vida, em 05 de novembro de 2011.

A Deus, “por todos nós”.     

Mediação Comunitária em Icó.


A Procuradora Geral de Justiça do Estado do Ceará, Dra. Socorro França, quando da inauguração da sede própria do Ministério Público com assento na Comarca de Icó (CE), anunciou que a partir de poucos dias, também, será implantado em Icó o Núcleo de Mediação Comunitária.  

O núcleo funcionará no Fórum da Comarca de Icó (CE), onde, até esta segunda-feira (31\10), funcionava o Ministério Público local.

Veja, segundo o site do MP - Estadual o que é o núcleo de mediação e seu instrumento de trabalho.

O que é Núcleo de Mediação? 

É o instrumento de mediação de conflitos implantado pelo Ministério Público do Estado do Ceará, visando promover a pacificação social, o fortalecimento das bases comunitárias e a prevenção e solução de conflitos. 

O que é Mediação Comunitária 

É uma técnica de administração de conflitos de caráter informal, não adversarial, no qual um terceiro, chamado mediador, que não tem poder sobre as partes (não decide, nem sugere), facilita a comunicação entre estas e ajuda a criar opções, para chegar a um acordo consensual e mutuamente satisfatório. A mediação comunitária promove uma maior responsabilidade e participação da comunidade na solução dos seus conflitos, abrindo novos caminhos para uma positiva transformação sócio-cultural. 


Quem pode ser atendido no Núcleo de Mediação Comunitária? 


Qualquer pessoa física ou jurídica. 

Quais os tipos de conflitos podem ser solucionados no Núcleo de Mediação Comunitária? 
  • Conflito Familiar
  • Conflito Vizinhança
  • Pensão Alimentícia
  • Reconhecimento Paternidade
  • Separação Consensual
  • Dissolução de União estável
  • Conflito de Imóvel
  • Conflito de Locação
  • Conflito Trabalhista
  • Cobrança de Dívida
  • Conflito do Consumidor
  • Conflito Societário
  • Conflito escolar
  • Difamação
  • Injúria
  • Calúnia
  • Lesão Corporal Leve
  • Ameaça
  • Apropriação Indébita.
O que é o Mediador Comunitário? 

Mediador Comunitário é uma pessoa da comunidade, escolhida pelas partes para facilitar e estimular o dialogo, atuando no sentido de ajudar na prevenção e solução do conflito, sem indicar a solução, para que essas sejam capazes de, por si próprias, chegarem a um acordo que proteja os seus reais interesses. O mediador comunitário desenvolve trabalho voluntário, com base da Lei do Voluntariado ( Lei n. 9.608, de 18.12.1998), ajudando as partes a:
  • Identificar as suas necessidades, interesses e desejos;
  • Compreender as necessidades, interesses e desejos do outro;
  • Identificar os pontos fundamentais do conflito;
  • Incentivar a cooperação entre eles para resolver o problema;
  • Explorar várias vias de solução;
  • Analisar de forma realista as possibilidades de concretizar as opções por elas pensadas. 
Contribuições diretas da mediação para a comunidade.
  • Reforça a cultura de paz, através do estímulo ao diálogo e da solução pacífica dos casos em disputa;
  • Reforça a democracia direta, através da participação cidadã em temas que envolvam interesses coletivos e o monitoramento do poder público;
  • Aproxima o discurso do direito à realidade da comunidade, respeitando as diferenças e fazendo destas um potencial de crescimento;
  • Estimula o surgimento de novos paradigmas no tratamento de diferenças, produzindo transformações culturais em âmbito coletivo e individual;
  • Atua de maneira interdisciplinar e autônoma;
  • Desenvolve uma ação preventiva de conflitos;
  • Incentiva o trabalho voluntário, como atividade não remunerada, prestada por pessoa física,cuja missão é contribuir para ajudar aos cidadãos a resolverem problemas pessoais ou sociais e a melhorar a qualidade de vida da comunidade;
  • Celeridade e privacidade no processo, que não há custos. 


NOVO MP EM ICÓ.


Encerrou-se agora a inauguração da nova sede do Ministério Público do Estado do Ceará (31 de outubro\às 17h), que congregará os seus Promotores de Justiça, com assento na Comarca de Icó, localizado na Avenida Josefa Nogueira Monteiro, 1724, no centro da urbe.



A Procuradora - Geral de Justiça, Dra. Socorro França, como sempre, com muito carisma, fé, e carinho para com as pessoas, veio pessoalmente entregar o espaço a comunidade icoense.

O evento foi marcado por muita representatividade, autoridades judiciais, políticas, religiosas, policiais, da advocacia, e várias entidades civis, se fizeram presentes.

De Parabéns Dr. Luciano Tonet e toda sua equipe de ciosos servidores do Ministério Público local (ICÓ). 

NOTA: Este missiva estava por lá, representando os nossos colegas advogadas e advogados, por designação do nosso Presidente da OAB\Iguatu, Dr. Romualdo José de Lima. 

(Foto: Socorro França).


CONVITE!!!



- CONVITE –

A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SUBSECÇÃO DE IGUATU (CE), POR SUA DIRETORIA, INFORMA A TODOS OS COLEGAS ADVOGADAS E ADVOGADOS, NOVAMENTE, QUE RECEBEU CONVITE EM NOME DA CLASSE, DA PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, PARA INAUGURAÇÃO, HOJE, ÀS 15H, NO MUNICÍPIO DE ICÓ (CE), DA SEDE-PRÓPRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO, COM ASSENTO NAQUELA COMARCA ICOENSE.

HORA: 15H.
LOCAL: ICÓ – CEARÁ.
ENDEREÇO: AV. JOSEFA NOGUEIRA MONTEIRO.

ATENCIOSAMENTE,
IGUATU – CE, 31 DE OUTUBRO DE 2011.

A DIRETORIA. 

domingo, 30 de outubro de 2011

PMDB REALIZA CONVENÇÃO EM TAUÁ. PATRÍCIA AGUIAR DEVE SER CANDIDATA A PREFEITURA LOCAL.




O Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, do Município de Tauá (CE), realizou neste domingo (30\10), sua convenção municipal, onde, na oportunidade, empossou a ex-prefeita daquele município, por duas oportunidades, Patrícia Aguiar (PMDB), em sua presidência.

Patrícia Aguiar, que é atualmente secretaria de Turismo de Fortaleza (CE), deve ser candidata à prefeitura de Tauá em 2012.

Coube ao atual prefeito, Odilon Aguiar, o próprio anúncio da candidatura de Patrícia Aguiar durante o evento da convenção, com público lotado e a presença de várias autoridades estaduais, como o vice-governador do estado do Ceará, Domingos Filho (PMDB), senador Eunício Oliveira; Domingos Neto, Deputado Federal, vereadores, além de muitos prefeitos cearenses, que foram prestigiar a solenidade partidária. 

Muito querida pela comunidade, com índices altíssimos de aprovação quando de sua passagem pela gestão tauaense, Patrícia Aguiar foi muito aplaudida quando do chamamento de seu nome para falar aos presentes.

ARTIGO DO JORNALISTA VOLTAIRE XAVIER.


Artigo do Editor!
Por Voltaire Xavier
Jornalista

A polêmica em torno do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos não vem de hoje. E muito menos vem da primeira administração do ex-prefeito Neto Nunes (PMDB). É um problema antigo. O que não pode é transformar este caso num palanque político-partidário visando as eleições municipais de 2012.

Que o problema é sério, todos nós já sabemos. Inclusive foi pauta de importante reportagem no Jornal Nacional, o maior telejornal do Brasil, transmitido diariamente pela Rede Globo em seu horário nobre.

A repercussão foi tamanha em todo o município de Icó. A imprensa local deu um grande destaque. Mas, daí transformar num palanque como alguns estão tentando fazer e culpar A ou B é discursar para a plateia, muitas vezes sem argumentos convincentes.

O Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos necessita urgentemente de solução. Os órgãos públicos, a frente a Prefeitura Municipal e o DNOCS, precisam se articular mais e correr atrás dos prejuízos perante as autoridades estaduais e federais. O competente secretário de Agricultura Mailton Bezerra (PMDB) bem que poderia coordenar esta frente técnica.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e as Associações Comunitárias do entorno precisam deixar de ser órgãos meramente "políticos" e passar a ser entidades representativas da maioria da população dessa área, especialmente, dos colonos e agricultores.

O Icó é maior do que toda e qualquer picuinha política. Existe o problema. Isso nós sabemos. Agora, é hora de trabalho para tirar o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos do ostracismo em que ele se encontra atualmente. E que remonta a várias administrações municipais desta terra. Éramos criança quando já ouvíamos falar sobre esta problemática. E até hoje este assunto é o mesmo.

Falta investimento por parte do governo federal. Para este tipo de projeto não existe recurso suficiente. Então, é partir para a coletividade. População, políticos e profissionais são os protagonistas principais desse imblóglio em que se encontra o nosso perímetro.

O Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos pede clemência. Salvemos!

DEU NO BLOG DO JORNALISTA VOLTAIRE.


# Blog é agraciado

O Blog do Voltaire Xavier foi um dos veículos agraciados com um diploma de reconhecimento durante o VII Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, ocorrido no dia 22 de outubro, no CSU da cidade de Icó (CE). A deferência foi comandada pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), promotora do evento. Aqui, desde já, agradecemos o apoio de todos, no momento em que o nosso espaço se aproxima de seus dois anos de existência, a completar no próximo dia 23 de novembro. Todo este reconhecimento é fruto de nossa dedicação e de nossos parceiros. Na foto, este blogueiro com o prefeito icoense, Marcos Nunes (PMDB), a quem coube entregar o diploma a nós. No mais, só nos resta agradecer e nos colocar sempre a disposição de todos. Em tempo: dentre os veículos icoenses, somente quatro foram agraciados (Blog do Voltaire Xavier, Blog do Fabrício Moreira, Site Icó é Notícia e Rádio Papagaio FM). Da imprensa cearense aparecem nomes como, Paulo Oliveira (TV Diário), Eliomar de Lima (O Povo), Macário Batista (O Estado), Laura Raquel (O Estado), Kézya Diniz (TV Jangadeiro) e Maisa Vasconcelos (TV Diário). (Crédito da Foto: Professor Edilson Fernandes - Site Zueira Night). 

DEU NO BLOG DO ELIOMAR.


Poeta Ariano Suassuna visita Icó

(FOTO: PROFESSORA MÁRCIA ORIANA E O POETA)
O poeta e escritor Ariano Suassuna encontra-se em Icó (Vale do Salgado). Simpático e muito solícito, visitou o Largo do Theberge, conversou com moradores, ouviu histórias da cidade e caminhou no meio do povo.
Neste domingo, ao meio-dia, vai conversar com o povo no Teatro da Ribeira dos Icós.
(Com Blog do Fabrício Moreira)


NOTA DE ATUALIZAÇÃO: A MATÉRIA VEICULADA NO BLOG DO ELIOMAR DE LIMA, FOI ENVIADA POR ESTE BLOGUEIRO VIA E-MAIL, APONTANDO COMO POSTADOR YURI GUEDES E CRÉDITOS DA FOTO DA BEATRIZ, CONFORME SE VÊ EM POSTAGEM PRÓPRIA BEM ABAIXO NESTE BLOG. OFUSCOU-SE, APENAS POR EQUÍVOCO, QUE A CÓPIA DA FOTO FOI, TAMBÉM, DO ICÓ É NOTÍCIA. EMBORA, A FOTO APONTADA NA MATÉRIA DO ELIOMAR FOI COPIADA DO FACEBOOK DA PROFESSORA MÁRCIA ORIANA, FATO PÚBLICO E NOTÓRIO, BASTA CONFERIR NA INERNET, JÁ QUE O TEXTO EU MESMO ESCREVI. FICA O REGISTRO. INCLUSIVE, ELIOMAR JÁ CORRIGIU, APONTANDO O REGISTRO DA FOTO. 

ARIANO SUASSUNA EM ICÓ!






* Imagens deste sábado [29], do dramaturgo paraibano Ariano Suassuna no Largo do Théberge, marco zero de Icó [Créditos: Beatryz Felix].


O poeta, escritor e gênio Ariano Suassuna encontra-se em Icó desde sábado a tarde.

Simpático e muito solícito, visitou o Largo do Theberge, conversou com moradores, ouviu histórias do Icó de outrora, caminhou no meio do povo.

Hoje, domingo, ao meio-dia, vai conversar com muitos que querem lhe abraçar e conhecê-lo de perto; para tanto, o nosso lindo Teatro da Ribeira dos Icós, vai se enfeitar todo para receber Ariano Suassuna, afinal, o Icó é uma porta aberta para quem ama a cultura, a arte, a história.   


(FOTOS COPIADAS DO ICÓ É NOTÍCIA, CONFORME POSTAGEM E CRÉDITOS REFERIDOS).

sábado, 29 de outubro de 2011

DEU NO DIÁRIO DO NORDESTE DE HOJE.


Ministro irá debater os perímetros irrigados.

Publicado em 29 de outubro de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
Deputado neto Nunes irá apresentar a Fernando Bezerra as dificuldades dos produtores do Interior do Ceará
FOTO: ALEX COSTA
Deputado afirma que famílias do Estado estão sofrendo dificuldades, há anos, e não conseguem plantar porque falta água
O deputado estadual Neto Nunes (PMDB) disse, na última quinta-feira, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, que nas próximas duas semanas terá uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. A pauta principal do encontro, conforme revelou o peemedebista, é a crise vivida pelos perímetros irrigados pela falta de investimentos públicos. Alguns deles ainda não foram concluídos e outros aguardam providência governamental para realmente atenderem às determinações do projeto original anunciado.

O parlamentar citou o exemplo do perímetro localizado em Icó-Lima Campos, onde cada irrigante possui uma área de cinco hectares e uma casa. Conforme o deputado, o perímetro foi instalado há 37 anos e até hoje não foi concluído, funcionando através de estações de bombeamento provisórias com custos elevados para os produtores.

Neto Nunes assegura que as bombas nunca foram substituídas, o que acarreta outro problema: o encarecimento da operação para os trabalhadores, inviabilizando a produção devido os custos elevados sobretudo com os gastos de energia, elevando muito o custo da produção de cada um dos irrigantes.

Gasto
O deputado aponta que o Governo tem gasto até R$ 50 milhões para implantar um perímetro irrigado, mas apesar do valor investido não conclui as obras. "O Governo está querendo vender lotes aos trabalhadores. Há dinheiro para doar terra, construir casas, mas não é possível entregar lotes de irrigação. Isso precisa mudar", criticou.

Conforme detalhou o parlamentar, há irrigantes que não têm condições nem de produzir. Neto Nunes aponta que alguns estão sem plantar há 10 anos porque não tem água no lote. Além disso, com uma área de 5 hectares não tem como criar animais, por isso eles vivem apenas da agricultura. "Não tem sequer condições de colocar alimentos na mesa", lamentou.

Outro problema enfrentado pelos irrigantes, aponta, é o endividamento. Neto Nunes explica que apesar dos juros bancários terem sido reduzidos, muitos estão endividados, sem acesso ao crédito e, consequentemente, sem condições de realizar investimentos na produção agrícola. O deputado sugere que o Ministério da Integração conclua as obras e depois conceda a posse aos atuais irrigantes.

Renovação
Ele reclamou da falta de iniciativa por parte do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). No seu entendimento, apesar de ser um órgão importante, ao longo de vários governos tem ficado ao relento, sem renovação de profissionais e sem aporte de recursos. O resultado disso, atestou, é a situação de abandono em que se encontram as áreas irrigadas.

"Eles (perímetros) geram emprego e renda para os municípios do Interior, ampliando os postos de trabalho a partir da utilização da matéria prima gerada pela terra como frutas, legumes, leite e cereais. Por isso, precisamos de uma ação efetiva do Governo", defendeu.

O vice-líder do governo na Casa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), ressaltou a necessidade de incrementar a produção, entendendo que os colonos precisam receber a propriedade privada, que é garantida pela Constituição. Já o deputado Leonardo Pinheiro (PSD) disse que essas são limitações históricas e a irrigação deveria ser a redenção dos agricultores.

DEU NO DIÁRIO DO NORDESTE DE HOJE.


Perímetro em Icó abandonado há 12 anos

Publicado em 27/10/2011 - 18:13 por Honorio Barbosa | Comentar
Categoriasinfraestrutura

 
Dois terços do Perímetro de Irrigação Icó-Lima Campos do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) estão abandonados por falta de água nos canais. O sistema de bombeamento está danificado há 12 anos. Sem condições de trabalho muitos agricultores desistiram da lavoura.

 O Dnocs já solicitou a elaboração de um projeto de transposição de águas do Açude Lima Campos para parte do Perímetro por gravidade. A ideia é evitar despesas elevadas de energia elétrica com o sistema antigo de bombeamento.
 Os produtores rurais do Perímetro aguardam com expectativa a implantação do projeto.
 O Dnocs pretende começar a obra em 2012, após aporte de recurso no orçamento anual do órgão. Entretanto, os agricultores e lideranças do setor agrícola mantêm desconfiança e descrença sobre a recuperação dos canais e a construção da obras de transferência de água.
 “Vamos fazer uma promessa para que isso aconteça”, disse o secretário de Agricultura do município, Mailton Bezerra. “A reivindicação para a melhoria do Perímetro é antiga, estamos cansados e os agricultores massacrados”.
 Para Bezerra, o Dnocs abandou mesmo o Perímetro. “Ficaram de liberar recursos para essas obras de infraestrutura e nós estamos sempre cobrando, mas até agora nada de concreto ocorreu”, frisou.
Canal principal no Perímetro em Icó coberto pelo mato e sem água para irrigação há mais de uma década. Foto: Honório Barbosa

DEU NO ICÓ É NOTÍCIA!


Icó é ponto de parada para Suassuna, Ariano

Um final de semana regado pela representatividade da Cultura nordestina. A oportunidade tem data e hora marcada.

Neste domingo [30], o paraibano Ariano Suassuna estará na "Cidade dos Casarões" em razão de gravações de uma película sobre o romancista de responsabilidade do Departamento Nacional do SESC. No sábado [29], há ainda a possibilidade do dramaturgo estar no Icó, mas não é confirmado.

LOCAL ESPECIAL E SIGILO - A informação da vinda de Suassuna é pouco divulgada pela mídia em razão do sigilo da produção, segundo informações repassadas para o Icó é Notícia. As gravações serão abertas ao público, a partir das 9h30 no Teatro da Ribeira dos Icós.

Outro fato que chama a atenção e ao IN repassado foi da escolha do autor do "Auto da Compadecida" pelo Icó. O projeto foi de passar por quatro municípios, sendo que o Icó teria sido pedido por Ariano.

O carinho pelo Icó foi trazido neste canto de página, há tempos, quando o poeta foi entrevistado pela repórter Maria Betânia Monteiro, do jornal potiguar "Tribuna do Norte". Indagado sobre "Se tivesse que se despedir do Nordeste, que imagens gostaria de levar com você?", ele não demorou: "Do Ceará, eu gostaria de levar Icó e aquela região do Araripe".

ARMORIAL - Uma oportunidade única de discutir e debater sobre o Nordeste e sua rica Cultura, exemplifiaca no Movimento Armorial, idealizado por Suassuna, com o objetivo de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. O Movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.

TEXTO DE WASHINGTON PEIXOTO.


O ROSÁRIO DO ICÓ

Odô-fe-iaba! Odô iá! Odô (rio); fe (amada); iyàagba (senhora) - Amada Senhora do Rio (das águas) !
Caminhando pela Rua do Meio, onde moravam os pobres, serviçais e escravos, aos poucos avistamos a fachada do "Rosáro". Certamente a fachada mais bela e harmoniosa das igrejas do Icó, voltada para o coração da cidade, no mesmo costume colonial, onde todas as igrejas voltam-se para a sua Igreja Matriz, onde está o Santíssimo Sacramento, in casu, a Igreja da Expectação.


Era por ali que os negros cativos peregrinavam em busca de sua "Mãe do Rosário" e por lá, certamente, evocavam os seus orixás, os seus eguns e praticavam seus candomblés em suas lovações a Yemanjá.


Os brancos sem entender a louvação em Nagô, rezavam: Sancta María, ora pro nobis. Sancta Dei Génitrix, Sancta Virgo vírginum, Mater Christi, Mater divínæ grátiæ, Mater puríssima, Mater castíssima... Kyrie, eléison.Christe, eléison. Kyrie, eléison, mas o rio Salgado cortava, com suas águas de inverno, escutava os louvores e Yemanjá ali habitava.


Não exclusiva dos negros era a estes destinada, todavia os brancos a frequentavam e tinham devoção a N. Srª do Rosário, e muitos nela casaram-se e batizaram-se, como constam registrados nos livros ecleaiais da freguesia.A Igreja do Rosário do Icó permanece em pé por mais de dois séculos, todavia suas manifestações culturais desapareceram ao longo do tempo. Porém nessa igreja reuniam-se as confrarias de negros.


Era forma de auto afirmação e minutos de liberdade numa sociedade escravocrata e perversa. O essencial dessas confrarias ou irmandades era a sua íntima conexão com as cerimônias de coroação dos reis negros e momentos de encontrarem-se com os seus pares, coma comunhão que somente a religião católica, naquele momento histórico poderia propiciar. Esses cerimoniais, de acordo com a tradição africana, iniciaram-se com a figura de Chico Rei, ou Ganga Zumba Galanga, rei Congo dos Quicuios, que foi trazido como escravo para o Brasil, juntamente com sua corte, no princípio do século XVIII..


Quando me entendi de gente, no final dos anos 60 e início dos 70, ao derredor da Igreja pastavam vacas e bodes, com seu pequeno cemitério secular abandonado, cheio de ossos ressequidos.


Os únicos freqüentadores dessa igreja eram os fiés morcegos. A imagem do Rosário para não ser roubada ficava guardada na casa de particulares. Anualmente, após a procissão, rezava-se uma agoniada missa no meio do calorzão de matar...


Era o mês de outubro.


Lembro-me claramente de Eutímia Moreira (Timinha), cantando com sua forte voz a ladaínha de Nossa Senhora do Rosário, em latim, e a procissão que saia às quatro e meia da tarde, em pleno sol-quente, agoniada, tangida pelo repicar dos pequenos sinos coloniais, estridentes, como quem quer acabar logo.


Alguns dias depois , "a subida" da imagem, tudo com o explodir das "bombas", que só o Icó sabe fazer daquela forma, como dizia minha amiga Zilma Almeida: "No Icó, até pra rezar é na base da bala".


Hoje os tempos mudaram e o Rosário, antes suburbano e negligenciado, virou paróquia. Sua festa objetiva metas pastorais. E as velhas procissões avexadas, ficaram no passado esquecido, a voz das antigas cantoras não mais se escutam, já se encontram noutra esfera de existência e o foco atual são as melosas canções da renovação carismática, em som amplificado, acompanhados pelas guitarras e sintetizadores elétricos e pelos “gritos de guerra”: “Levantando os braços” ou “cantando bem alto”... numa espécie de micareta santa. Não sei se versão religiosa/gospel (?) de axé music ou Mudança de Hábito, sucesso holiudiano de Whoopi Goldberg.

De velho somente o sino, com seu som de bronze rachado, estridente e insistente, como a mostrar que mesmo negligenciada a história existe. E mesmo a velha santa que por mais de duzentos anos arruou, já tem uma substituta em gesso, qual moça nova percorre a cidade a contemplar empolgada as reformas dos casarios do que deveriam ser protegidos como bens culturais e patrimônio histórico.

E antiga Maria, mulher simples dos Evangelhos, protetora dos negros e sofridos, hoje é aquela que “que avança como aurora, Temível como um exército em ordem de batalha, Brilhante como o sol e como a lua”.

Mas assim é a vida, um eterno e perpétuo recriar, tanto em ações pessoais, como na substituição ou sucessão das gerações, que sempre farão a releitura ao sabor de seu tempo e de seu lugar social. E isso constitui a beleza da vida: Sua transformação.


Texto reeditado por ocasião da Festa do Rosário do Icó.Criação de Washington Luiz Peixoto Vieira (imagem e texto). Imagem: Montagem multimidia, fotos e desenho de Debret