segunda-feira, 3 de outubro de 2011

DEU NO ICÓ É NOTÍCIA!


Icó em Debate - Quem é o Icoense? [Parte I]


A pergunta simples trás consigo uma complexa e difícil resposta. Após um tempo parado, o Icó é Notícia retoma o projeto Icó em Debate, que busca mostrar aos cidadãos-eleitores um Raio X atual do município. Como encontram-se a Saúde, Educação, Economia, Cultura, Emprego e Renda? É o que buscaremos mostrar a um Município que precisa debater seu futuro.

Trazemos, com EXCLUSIVIDADE, uma análise dos números mais detalhados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. Os últimos dados foram apresentados recentemente e apontam de que forma se organiza a sociedade icoense.

Esta é a primeira parte para nos debruçarmos a respeito de definir o icoense das mais diversas formas. Qual a idade? Mora só ou acompanhado? Quem mora com ele [se morar]? Como se ordena o grupo familiar? Qual a cor? Estas informações proporcionam tornar o complexo modo de viver humano na forma objetiva dos números, que trazermos até você.

O ICOENSE E SEU PERFIL - Dos 65.431 habitantes de Icó, a sua maioria, correspondente a 18.261, vive só [Gráfico I, abaixo]. O fato segue a tendência estadual e nacional e aponta uma nova forma de viver, sozinho. Contudo, o maior grupo de pessoas que moram em domícios particulares diz respeito aos filhos (as) ou enteados (as), no total 26.808.

Os cônjuges [casais] somam, em território icoense, 13.172 pessoas, das quais quatro do mesmo sexo, novo fato incluído no último Censo do IBGE. Ainda fazem parte dos residentes, os netos (as) ou bisnetos (as) - 3.468 - e outros parentes [3.232]. Os sem parentesco são 490.


SOZINHOS E IDOSOS - As residências que detém de apenas uma pessoa responsável em Icó apresenta algarismos curiosos [Gráfico II, abaixo]. A maior parte de habitantes que moram dessa forma são as pessoas com 70 anos ou mais [2.399], seguido das faixas etárias de 45 a 49 anos [1.943] e 40 a 44 anos [1.906].

A diferença aparece aí. Os dados confirmam que os sozinhos de Icó são, em sua maioria, os mais velhos. No Ceará, a tendência segue caminho inverso, com a população adulta na dianteira, neste caso na faixa de 40 a 44 anos [265.794] e, logo após, os de 30 a 34 anos [263.980].


A COR DO ICÓ - A maior parte da população de Icó reside na Zona Rural [34.993]. Os outros 30.463 residem na Zona Urbana. Isso influencia no quesito cor, cujas respostas dos entrevistados definiram a composição étnica dos moradores da "Princesa dos Sertões" [Gráfico III, abaixo].

A maioria declarada, no município, é parda [40.847], dividida entre 17.911 do perímetro urbano e 34.993 que residem fora da Sede. O segundo maior grupo é o branco [21.900], com maior composição na cidade [11.042]. Os negros correpondem a 2.328 pessoas que residem no município, sendo a minoria no campo [1.037]. O Icó ainda registra, no total, 372 amarelos e nove indígenas.


AGENDA DE DISCUSSÃO - O nosso papel é colaborar para que, nas próximas eleições e administrações, além de colocar nas mãos da população meios de saber informações para avaliar o Icó, além de sugerir e de analisar propostas dos administradores atuais e futuros da Prefeitura Municipal de Icó [PMI].

Por fim, esperamos que a visão a qual desejamos passar reforce o papel da PMI como Instituição Pública a serviço de seu povo, este que paga desde o prefeito e vice-prefeito, secretários e demais servidores municipais, através de seus impostos, e que deseja o devido retorno em serviços, obras e melhoria no seu modo de viver e de sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.