Perímetro em Icó abandonado há 12 anos
Categorias: infraestrutura
Dois terços do Perímetro de Irrigação Icó-Lima Campos do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) estão abandonados por falta de água nos canais. O sistema de bombeamento está danificado há 12 anos. Sem condições de trabalho muitos agricultores desistiram da lavoura.
O Dnocs já solicitou a elaboração de um projeto de transposição de águas do Açude Lima Campos para parte do Perímetro por gravidade. A ideia é evitar despesas elevadas de energia elétrica com o sistema antigo de bombeamento.
Os produtores rurais do Perímetro aguardam com expectativa a implantação do projeto.
O Dnocs pretende começar a obra em 2012, após aporte de recurso no orçamento anual do órgão. Entretanto, os agricultores e lideranças do setor agrícola mantêm desconfiança e descrença sobre a recuperação dos canais e a construção da obras de transferência de água.
“Vamos fazer uma promessa para que isso aconteça”, disse o secretário de Agricultura do município, Mailton Bezerra. “A reivindicação para a melhoria do Perímetro é antiga, estamos cansados e os agricultores massacrados”.
Para Bezerra, o Dnocs abandou mesmo o Perímetro. “Ficaram de liberar recursos para essas obras de infraestrutura e nós estamos sempre cobrando, mas até agora nada de concreto ocorreu”, frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.