sexta-feira, 30 de novembro de 2012

OAB EM AÇÃO.



Colegas advogados (as) estão sendo acionados, em todo o Ceará, para participar(em) de evento que ocorrerá, no próximo dia 05 de dezembro de 2012, às 8h, defronte a Secretaria de Segurança Pública, em Fortaleza, em protesto e desagravo, acerca da ameaça sofrida pelo advogado Eduardo Gomes, numa delegacia de polícia metropolitana da capital.

Estarei presente!

DO PORTAL CEARÁ AGORA.


Eunício defende ações permanentes de combate à seca.

Senador cearense fez pronunciamento em Brasília e cobrou mais atenção do Governo Federal com a situação crítica nos municípios castigados pela prolongada estiagem
Por: Redação Web

O senador Eunício Oliveira (PMDB) defendeu, em pronunciamento no Senado, mais atenção do Governo Federal com a área atingida pela prolongada estiagem e cobrou uma solução estrutural e permanente para a seca no Nordeste, o que permitiria a convivência com o semiárido.
A transposição das águas do Rio São Francisco, segundo Eunício Oliveira, é um dos caminhos para a população das áreas mais secas conviver com o fenômeo da falta de chuvas.
''A vitória de países como Israel, que enfrenta uma secura pior que a nossa, mostra que ninguém está fadado a morrer de fome e de sede porque chove quase nada durante todo tempo'', destacou Eunício, ao conclamar as bancadas parlamentares do Nordeste a se unirem na busca de soluções conjuntas para o combate aos efeitos da estiagem,
Durante o pronunciamento, Eunício registrou que quase todos os municípios do Ceará encontram-se hoje em estado de emergência. ''O estado atravessa a pior seca das últimas décadas e 174 dos seus 184 municípios estão em situação especial devido à estiagem, o que garantirá a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, em âmbito local'', observou.
Dados apresentados pelo senador cearense aponta que 49 açudes no estado encontram-se abaixo da sua capacidade, dada a evaporação mais rápida em razão das temperaturas superiores a 40 graus, o que compromete o abastecimento e provoca a morte dos rebanhos. 
''A triste imagem voltou a ser vista. Quem ainda conseguiu comprador para o gado para sobreviver, desfaz-se dos animais, reúne os pertences, a família, abandona o sítio, os parentes, rumo a futuro de insegurança nas cidades'', lamentou Eunício, ao retratar o sentimento da população das áreas afetadas pela estiagem.
Outros pontos do pronunciamento Eunício Oliveira estarão no Jornal Alerta Geral, edição desta segunda-feira, que começa às 7 horas da manhã, sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira. O Alerta é gerado pela FM Canaã 104.3 - Grande Fortaleza, e transmitido para as emissoras integrantes das Redes Cearasat e Somzoom Sat.

NOVO E-MAIL

fabriciomoreiraadv@gmail.com

Em Icó...surge a esperança dos céus!


DO BLOG DO ELIOMAR.


Vice-governador quer disputar Governo, mas avisa: seguirá o que Cid decidir sobre sucessão

O vice-governador Domingos Filho garante: já está como pré-candidato a governador pelo PMDB. Ele considera legítimo que o presidente regional do seu partido, senador Eunício Oliveira, também esteja querendo postular em 2014. Eunício considera que sua postulação ao Governo seria uma decisão natural.
Domingos Filho diz respeitar o desejo do companheiro de PMDB, mas faz uma ressalva:  acompanhará o governador Cid Gomes (PSB), lider maior de sua sucessão, no que ele decidir sobre o pleito governamental.

DO ICÓ É NOTÍCIA.


Governo Assina Odem De Implantação De 2,5 Mil Cisternas De Placa Em Icó.

Às 15h desta quinta-feira [29], o Governo do Estado, através do secretário do Desenvolvimento Agrário [SDA], Nelson Martins, assina, na Câmara Municipal de Icó, a ordem de implantação de 2.575 cisternas de placa no município icoense.

A solenidade contará com a presença dos vereadores, representantes da Prefeitura Municipal, além de entidades ligadas ao meio rural, diversas autoridades e entidades e a população local. 

Para a construção dos equipamentos, serão investidos mais de R$ 4,4 milhões, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome [MDS] e Fundo Estadual de Combate a Pobreza [Fecop]. 

De acordo com a coordenadora do Programa de Cisternas da SDA, Neyara Araújo, as cisternas fazem parte do convênio de 33.400 cisternas entre a SDA e o MDS. “O objetivo é universalizar as cisternas de placa nesses municípios”, destacou. A SDA já executou até agora 60.820 cisternas de placa, em convênio com o MDS. 

AÇÕES EM 2012.

Este ano, já foram assinadas ordens de serviço para a construção de mais 5.292 nos municípios de Pereiro, Alto Santo, Jaguaribara, Iracema, Jaguaribe e Ererê. Ao todo, o investimento para a universalização das cisternas de placa é de R$ 62 milhões, sendo cerca de 60% do valor do MDS e outros 40% de contrapartida do Estado do Ceará. 

Segundo o secretário Nelson Martins, o Programa de Universalização das Cisternas do Ceará tem apresentado bons resultados. “O Ceará é o estado que mais tem investido na construção de cisternas de placa no Nordeste, e um dos que mais construiu o equipamento”. 

O Secretário destacou também a importância social das cisternas de placa para garantir abastecimento d'água para as famílias do semiárido. Até o final de 2014, a meta é a universalização do abastecimento d'água no Ceará.

Postado porYuri Guedes ás 22:49. Tags .

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ESPAÇO!


Domingo, dia 02 de dezembro de 2012, estarei na rádio Papagaio-FM, ao vivo, em Icó (CE), para prestar algumas informações aos amigos e discutir um pouco sobre o cotidiano.

Até breve!

Para pensar o desenvolvimento econômico e crescimento sustentável de Icó (CE)


Empresário icoense e acadêmico de Administração, Luciano Santana, e a jornalista Renata Capucci, da Rede Globo, durante evento em Salvador (BA)
 
Logo no início do próximo governo municipal de Icó, o prefeito eleito Jaime Júnior (DEM) enviará para a Câmara Municipal, a reforma administrativa do Palácio da Alforria. O intuito é enxugar a máquina administrativa, extinguindo órgãos desnecessários, fundindo outros e criando algumas secretarias de conformidade com o governo estadual.
 
Todo mundo sabe que o setor de desenvolvimento econômico é vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, órgão criado na administração do ex-prefeito e atual deputado estadual Neto Nunes (PMDB).
 
Por sua vez, a área de desenvolvimento econômico nunca teve o prestígio por parte dos gestores que já passaram por esta função. Em Icó, neste cargo, cultura é sempre prioridade número 1, turismo vem em segundo plano e desenvolvimento econômico sequer tem políticas públicas voltadas para este setor, que é de fundamental importância para as cidades que desejam crescer e se desenvolver.
 
Por este motivo e por sugestão que parte de alguns segmentos empresariais de Icó, a frente o empresário e acadêmico de Administração, Luciano Santana (foto), é importante que esta reforma administrativa contemple a criação da Secretaria de Indústria e Comércio, que terá como objetivo promover o desenvolvimento econômico sustentável e a inovação tecnológica no município, com políticas públicas voltadas à geração de empregos e ao aumento da competitividade do setor produtivo.
 
Com foco na formação de investimentos, a Secretaria buscaria atuar em parceria com o setor privado na criação de condições favoráveis ao aprimoramento da competitividade e na solução de gargalos para favorecer a economia, gerando emprego, riqueza e conhecimento.
 
A Secretaria de Indústria e Comércio será responsável pela criação de novos instrumentos de fomento necessários à efetiva promoção do desenvolvimento econômico sustentável de Icó. Para isso, também articulará suas ações com outras secretarias, empresas e instituições dos governos federal, estadual e municipal, chamando as melhores "cabeças" para pensar o desenvolvimento desta terra, como Faculdade Vale do Salgado (FVS), bancos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e o futuro Banco do Nordeste), Escola Profissionalizante Deputado José Walfrido Monteiro, Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, empresários locais, regionais e nacionais, além de técnicos do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará, que tem a frente o grande empresário Ivan Bezerra, irmão do ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, ele que hoje preside o Banco BIC.
 
O órgão também será responsável pelo Polo Industrial de Icó, proposta e compromisso que já foi tema de discurso do prefeito eleito Jaime Júnior. Algumas conversas em torno de políticas voltadas para o setor de indústria e comércio de Icó já estão sendo feitas em Fortaleza, via Conselho de Desenvolvimento Econômico e Adece - Agência de Desenvolvimento do Ceará, que tem como presidente, o ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith.

# Em tempo: Acadêmicos do curso de Administração, da Faculdade Vale do Salgado (FVS), estão organizando a entrega de uma comenda a um empresário de destaque de Icó. Contatos com o senador José Pimentel (PT), que foi o relator da Lei das Micro e Pequenas Empresas no Congresso Nacional, e com o ex-governador e ex-senador Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB), empresário de sucesso, já estão sendo realizados. Maiores informações em breve. Vale mencionar aqui que o empresário Décio Júnior vem ministrar "Um Caso de Sucesso", na sede da faculdade icoense, ele que quer muito contribuir com a industrialização de Icó. Parabéns pela iniciativa!  

(DO BLOG DO VOLTAIRE).

DO BLOG ALAGOINHA IPAUMIRIM.


Tempos de transição! 

Há coisas e situações que parecem permanecer invariavelmente iguais. Quer um exemplo? Transição de gestão de prefeituras. O discurso de quem sai facilita o de quem entra. E fica tudo igual. A grande maioria que vai sair deixa a cidade exatamente como achou. Desorganizada, suja, desgovernada. Com esta postura abre espaço para facilitar o discurso e as práticas dos  que entram. É aquela conversa do crédito de 100 dias que acabam durando praticamente 70% da temporada dos quatro anos de gestão.

Os primeiros meses de gestão são sempre dedicados à queixas sobre o estado das prefeituras seguidos do argumento “arrumar a casa”. Aliás, diga-se de passagem, estas casas nunca se arrumam porque ninguém consegue arrumá-las com a qualidade de seus ocupantes niveladas pelo mesmo critério. Muito arranjo político e pouca competência técnica para fazer algo diferente.

Há também que compreender que o clientelismo não é coisa fácil de administrar.  Além da quantidade exagerada de funcionários efetivos que constam nos quadros  publicados pelo Transparência Brasil ainda restam os apaniguados para agradar. E eles não são poucos. Uns exigem, outros aguardam, outros insinuam mas estão sempre ungidos pelo mesmo princípio “ é dando que se recebe”.

Tomando como exemplo a relação de funcionários da prefeitura de IP registrados na lista do Transparência Brasil é possível entender porque tem gente que não trabalha: tanta gente não cabe nas dependências da prefeitura considerando, naturalmente, o prédio sede e os demais espaços que dispõe. A não ser que, de repente, seja revogado o enunciado da famosa Lei de Newton:  "Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo".

Imagino as dificuldades de um leigo em gestão pública ao administrar esse cataclismo no setor de recursos humanos. Adicionemos aos efetivos, os clientes de cada gestão e estamos diante de um dilúvio. E se considerarmos a pretensa autonomia das  pequenas autoridades  nomeadas com base em critérios eleitoreiros, aí já é o apocalipse.

O intervalo entre a saída de um prefeito e a entrada do outro caracteriza um calvário municipal onde todas as estações têm seu funcionamento comprometido.

Para o prefeito que sai e o que entra,  este período representa um purgatório por diferentes razões que eles conhecem de perto. Quem sai geralmente carrega um estado emocional desfavorável, um percurso de traições políticas, erros que poderiam ter sido evitados, desvarios de última hora, orgulho ferido  e o julgamento público do seu trabalho. Não é fácil atravessá-lo. Quem entra, mesmo embalado pela vitória,  enfrenta um outro purgatório habitado pelos morcegos chupadores ansiosos por cargos, favorecimentos e toda sorte de demandas carinhosamente cultivadas no caldo das promessas eleitorais. Desse grupo, saem  os novos opositores que juntam-se ao grupo dos perdedores e recomeçam a novela que invariavelmente assistimos a cada quatro anos.

Acredito que uma prefeitura deve valer a pena. E como! Se assim não fosse, a encenação já teria acabado há muito tempo e os indivíduos, quem sabe,  aprenderiam  como é bom ser livre.

Postado por Maria Luiza.

TUDO COMEÇOU COM ELE...


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MÁXIMA...


...ADORO ADVOGAR PARA OS OUTROS E, EM CAUSA PRÓPRIA, ACHO MELHOR AINDA!  

FUTEBOL!


No passado, não muito longe, fui desportista.

Cheguei, inclusive, a criar com os amigos de infância, o “Tamarindo Esporte Clube”, nosso time com brasão bordado e tudo mais.

O nome recebeu batizo em homenagem aos seculares tamarindeiros que demoram na Rua Desembargador José Bastos, próximo ao Largo do Theberge.

À época, era dum entusiasmo só. Pode crer, Icó foi terra de grandes jogadores, com destaque aos primos Gildivan e Clairton Oliveira, hoje, médico e advogado, respectivamente.

Tínhamos duas equipes de ouro do futebol de campo, Lourão e Verdão, que todos os anos formavam os melhores de cada um e, se destacavam, no campeonato denominado de INTERMUNICIPAL, com a camisa “seleção de Icó”.

Soube, hoje, que Eduardo Freitas Júnior, foi convidado para assumir em janeiro de 2013, a secretaria de esportes da municipalidade.

O estádio “Peixotão” encontra-se em fase de conclusão e reformas. Daí, seria um bom começo, em janeiro para colocar o “Icó do Futebol” de novo no mapa estadual, tal qual Iguatu que sábado sagrou-se campeão da 2a. divisão.

E anote aí: com a força de Agenor Neto, das lideranças empresariais, dos desportistas, em breve, Iguatu estará no campeonato cearense, jogando com o Ceará, Fortaleza, Ferrim, Icasa, etc.

E, nós, devemos seguir o mesmo caminho e exemplo.

Fica a dica!    

 foto: Francisco BARBOSA - referência no esporte em Icó.

DO SITE NACIONAL G1.


       Ônibus escolar é incendiado neste domingo em Icó.
Um ônibus escolar foi incendiado na madrugada deste domingo (25) na cidade de Icó, interior do Ceará. O veículo pertence a um vereador eleito da cidade e é alugado pela Secretaria de Educação do município. No momento do ato de vandalismo, não havia ninguém no veículo e ninguém ficou ferido.

A Polícia Civil de Icó diz ter identificado os suspeitos do crime. 
Segundo policiais, o serviço de transporte de alunos do Sítio Extrema, na Zona Rural de Icó, estava suspenso por falta de pagamento e os suspeitos incendiaram o veículo “como represália”.
O fogo foi controlado por moradores na manhã deste domingo. O proprietário do veículo, Maninho Mota, acompanhado do advogado Fabrício Moreira e do motorista do ônibus, Valdir Pereira, denunciaram o caso na Delegacia Regional de Icó, nesta manhã.
O veículo passou por perícia e foi constatada a perda total. A Secretaria de Educação de Icó diz que vai providenciar um veículo substituto de forma emergencial até o fim do ano letivo.
G1.

A ELEIÇÃO NA ASSEMBLÉIA PODE SER NULA?


DA COLUNA DO MACÁRIO BATISTA\JORNAL O ESTADO.
Segundos fora.
No boxe, existe uma figura conhecida como segundo. O segundo é aquele carinha que fica no ringue, ao lado do lutador, passando vaselina no rosto, no supercílio, limpando as luvas, passando as últimas instruções que o treinador, que não pode estar lá em cima, mandou.

Quando a luta vai começar, o juiz grita pra todos ouvirem: Segundos fora. E aí eles saem de cena. Na política, existe a figura do segundo, que mal comparando, seria o suplente, que também foi votado, mas nem por isso tem a legitimidade total do posto.

Ao suplente, muita coisa é restrita. Por exemplo: o regimento interno, conhecido formalmente por Guia Parlamentar-Instrumentos de Normatização e Conduta, da Assembleia do Estado do Ceará, é claríssimo quando põe à mesa as normas para a composição da Mesa que dirigirá a Casa.

Enquanto as coisas fervem, cada qual disputando um lugarzinho ao sol, um suplente tenta quebrar a regra e ser eleito pro tal grupo de 10, sete titulares e 3 suplentes.

No capítulo III, que fala da composição do quadro diretivo, artigo 13, diz sobre datas: ...as Sessões Preparatórias, destinadas à eleição do Presidente e demais membros da Mesa Diretora, a partir de 1º. de dezembro da Sessão Legislativa antecedente, ou no primeiro dia subsequente, se for sábado, domingo ou feriado, para a eleição que se realizará até o dia 15 deste mês. 

Muito bem; no parágrafo 4º. do capítulo II, que trata da convocação do suplente está escrito: O suplente de deputado, quando convocado em caráter, de substituição, não poderá ser escolhido para os cargos da Mesa Diretora, nem para presidência ou vice-presidência de Comissão.

É o caso do suplente de deputado Daniel Oliveira que insiste em querer um posto na Mesa contra o que manda a carta que rege a Assembleia do Ceará. Assim, como é suplente, segundos fora.

NOTA DO BLOGUEIRO:

A matéria em discussão, posta pelo jornalista Macário Batista, do jornal “O Estado”, na verdade chama-nos para uma análise jurídica, ou seja, a possível presença do Deputado Estadual, Danniel Oliveira (PMDB), com assento na futura Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

Explico!

Danniel Oliveira, até dezembro findo continua exercendo o mandato na condição de “suplente em exercício”. As eleições à Mesa Diretora da AL, ocorrem nos primeiros dias de dezembro de 2012 e, como tal, Oliveira ainda não está efetivado como titular do mandato que postulou em 2010, onde restou, repita-se, suplente.

Sabe-se, que como um dos primeiros da fila de suplente de deputado estadual, com a renúncia de Roberto Cláudio, para assumir a chefia maior do executivo de Fortaleza, este será definitivamente efetivado na titularidade em referência. Porém, somente após 1º. de janeiro de 2013.

Igualmente, sabe-se também, que suplente de deputado estadual, de vereador, senador, etc, não podem fazer parte, respectivamente, como eleitos a “titular”, a mesas diretores dos legislativos dos poderes (legislativos) da federação, visto que apenas podem “votar, mas nunca, ser(em) votados. Receber votos”.  Por consequência  encontram-se também o eleitor de 16 (dezesseis) anos; o analfabeto, etc e tal, com visão mais ampla do feito aludido. Votam, mas nunca podem sem votados e, assim, eleitos.

Tal problemática, como foi um ano marcado pela peleja jurídica, caso aconteça  a eleição neste sentido, como se fala nos bastidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, “poderá alguém suscitar pela anulação da eleição”.  

Ademais, se criaria um constrangimento desnecessário. 

Daí retorna-se ao texto do Macário Batista: “será um segundos fora” (sic), com nova eleição ou no mínimo uma eleição dum pleito em dúvida (?).

Com a palavra, os "caríssimos" Deputados Estaduais!      

domingo, 25 de novembro de 2012

O HUMOR QUE VEM DO ICÓ.


NEM VIGIA NEM PROFESSOR.

A política sempre foi palco, também, para todo tipo de anedotas. Debaixo ou atrás dos palanques, em comícios, quem tiver boa memória, saber escrever alguns riscados, deve anotar um livro inteiro somente de passagens pitorescas.

Em Icó, particularmente, já escrevi dezenas de “causos”, todos verdadeiros, porém, um enfeite aqui e acolá, para animar o fato. O matutino “Tribuna do Ceará”, criou por nossa sugestão juntamente com outros colegas jornalistas que militavam na Assembleia Legislativa do Estado, um espaço especial para todos os “causos” do Ceará.

Era um sucesso!

Pois bem!

Em 1998, o agropecuarista Neto Nunes era prefeito de Icó, hoje Deputado Estadual. Com carisma fácil e respostas bem ao estilo de nosso camponês dos sois cotidianos do Icó, nunca deixava uma pergunta sem resposta. Respondia na “bucha”, com diz o jargão popular.

E daí surgiu muitos fatos.

Certo dia, no ano referido, estava havendo um problema com “professores” da escola do ensino fundamental do conjunto BETA, perímetro irrigado Icó Lima-Campos; dessarte, com a transferência para outros setores de alguns mestres.

José Santana, irrigante, poeta e líder sindical, chamou alguns militantes políticos e, com bandeiras do MST e do PT, resolveram protestar fechando a escola e assentando alguns poucos naquele local.

Os diretores da escola insistiram para por fim ao movimento. Os líderes não aceitavam e mantinham o protesto.

Após muitos queixumes, de um lado e de outro, resolveram chamar o chefe do 
Palácio da Alforria, ou seja, o prefeito Neto Nunes.

Instalado o debate par por fim ao problema, Neto Nunes tem a palavra: “José Santana, o senhor é professor? O senhor é vigia?”.  A resposta do líder sindical, lógico, foi afirmar "que não era uma coisa nem outra".

“Então, saia da escola junto com esses outros aí, que não são vigias nem professores, e deixe o povo estudar”, disse Nunes.

Sem entendimento ideológico, as lideranças do MST e PT, resolveram então, encerrar o evento e protesto.

Após explicar ao alcaide qual o sentido da movimentação, este cedeu ao apelo e retornou os professores aos seus locais de trabalho de origem.

E, daí, venceu aqueles insistentes rebeldes, mesmo "sem ser(em) professores e vigias".

(Coisas da política icoense).     
  

Posto Agrícola, Icó.


Conforme informações do DNOCS, para o alojamento dos "Doutores", este solar foi edificado no mesmo período no qual ocorreu a construção do Açude de Lima Campos, em 1936. 

(Fonte: Luan Ribeiro).

Incitação ao crime!


De tanto incitar a população contra Maninho Mota, ontem pela madrugada, criminosamente, incendiaram um ônibus de sua propriedade.

A justiça e a polícia serão acionadas para as providências devidas.

(foto copiada do blog icó na Rede).

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FÁBRICA DE IDEIAS. PROJETO DE TAUÁ GANHA PRÊMIO.


Tauá.

Este município conquistou o primeiro lugar na área de Tecnologia da Informação (TI) Verde do Prêmio Cidadania Eletrônica, promovido anualmente pelo Governo do Estado, com o Projeto Fábrica de Ideias. Este cria salas de convivência com material reciclado. A primeira sala criada possui uma biblioteca (todas as estantes são feitas com carcaças de computador); sala de leitura (com cadeiras feitas de CPU) e mini start-up (modelo de empresa jovem), onde estão sendo desenvolvidos projetos de empreendedorismo digital. É desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

Estantes, porta revistas são alguns dos novos materiais reaproveitados na biblioteca em Tauá, a partir de equipamentos de informática em desuso

É a segunda vez que Tauá leva o Prêmio na área da sustentabilidade. Em 2010, ganhou com o Projeto Metareciclagem, também desenvolvido por jovens da cidade, incentivados pela Secretaria Municipal. Nas dependências da Secretaria funciona um Centro de Experimentos e é neste local que ocorrem as capacitações e a criação de produtos a partir de equipamentos de informática em desuso.

"De fato é uma verdadeira fábrica de ideias mesmo, pois aqui os jovens experimentam e criam a partir da grande demanda de equipamentos em desuso trazidos pela própria comunidade. O curso de Metareciclagem não estava dando conta de atender à grande demanda, então tivemos a ideia de criar espaços para reciclar esse lixo eletrônico que chegam à Secretaria", explica o secretário Elvis Gonçalves, comemorando a conquista.

Criatividade

Ele explica que nessa sala estão sendo feitos softwares para empresas de Fortaleza, além de receber estagiários da escola profissional, onde os produtos criados com materiais em desuso servem de inspiração para os jovens que ali estão e sempre contribuem com novas ideias.

Além disso, outros espaços no município já receberam produtos reciclados, como os quiosques digitais, com computadores recondicionados instalados no Centro de Negócios. No Mercado Público, as lixeiras criadas a partir de monitores de computadores e no Centro de Capacitação Municipal com a criação de uma mini biblioteca, onde as estantes e cadeiras são feitas com gabinetes. Na Fábrica, há também bijuterias e outros acessórios criados a partir de placas mãe e teclados.

Parcerias

O bom desempenho do município na área digital tem trazido bons frutos. De acordo com o secretário, grandes parcerias foram firmadas, inclusive com a Microsoft, gigante do segmento.

"Tauá é um município que aposta na inteligência da sua juventude como uma das formas de convivência com o semiárido e investe muito em cursos de programação, o que já nos traz bons resultados na área. Hoje grande parte dos softwares produzidos em Fortaleza são desenvolvidos aqui, fato esse que nos proporcionou parcerias como com a Pirambu Digital e a Microsoft", relata Gonçalves.

O Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O objetivo da premiação é divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos, bem como os benefícios oriundos da aplicação da Tecnologia da Informação (TI) na Administração Pública.

Entrega

A solenidade de divulgação ocorreu no último dia 20, no auditório da Seplag, e contou com a presença do secretário Eduardo Diogo, bem como de dirigentes de órgãos e entidades da Administração Publica Estadual. Foi a sétima edição do Prêmio.

Ao todo foram inscritos 39 projetos, sendo 32 selecionados para participar da 2ª fase e 20 para a 3ª fase do prêmio nas categorias: TI Verde, Inclusão Digital, Inovação e Governança de TI. Conforme resultado apresentado pela Comissão Julgadora, os três finalistas por categoria foram os projetos que obtiveram as maiores notas.

A Comissão Organizadora do Premio é coordenada pela Coordenadoria de Estratégias de TIC da Seplag e a Comissão Julgadora é constituída por representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Universidade Federal do Estado do Ceará (UFC), Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL), Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Instituto Atlântico.

Mais Informações:

Prefeitura do Município de Tauá
Região Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88) 3437.2068

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER DO DIÁRIO DO NORDESTE (MATÉRIA DO C.REGIONAL).

DO BLOG DO VOLTAIRE.


Festival do Sushi hoje. É em Icó (CE).














Uma programação bem diferente em Icó acontece na noite desta sexta-feira (23), principalmente, para os amantes do sushi e suas guloseimas.
 
O Supermercado Super Queiroz, localizado entre o bairro Novo Centro e Centro Gerencial, realiza a partir das 18 horas, na Praça de Alimentação, o Festival do Sushi.
 
A principal atração da noite é o cantor icoense Luiz Landim (foto), de apenas 15 anos, jovem de talento e que nos encantou com tão sábias palavras durante a entrevista ping-pong publicada neste Blog recentemente, com record de visualizações.
 
Não deixe de comparecer! Assim, você desfruta de boas culinárias. E enquanto degusta do variado cardápio, ainda escuta uma música de qualidade, com quem entende do assunto, ele que tem uma presença de palco formidável e um repertório bem selecionado.
 
Eu vou! Bora também? Não fique de fora dessa! 

IMAGEM DA SEMANA DO BLOG.

COM O PREFEITO ELEITO DE IGUATU: ADERILO FILHO.

DEPUTADO DOMINGOS NETO.

Concedendo entrevista à Tv O Povo sobre Sustentabilidade Ambiental e negócios no Seminário Empreender.

POR QUE A SECRETARIA DE FINANÇAS?



Para mostrar poder, historicamente, o grande líder permanece no palácio do governo, ante qualquer ameaça de quebra da democracia, revolta da sociedade civil, golpe militar e\ou outros acontecimentos.

Lá, é formada a trincheira da “resistência”.

Em meados de 2007-2008, no entra e sai de prefeitos no Palácio da Alforria de Icó, onde, o presidente da câmara de vereadores, Alcides Costa (o Costinha) bateu todos os recordes: deu posse a cinco prefeitos. Exatamente, foram 5 (cinco) posses por ordem judicial.

Porém, o mais intrigante já não era mais os litígios judiciais, quem entrava no início da semana e, doravante, que retornaria no final dela; mas, o corre-corre de secretários, prefeito, vereadores, etc, para a secretaria de finanças.

Naquele local, situado de improviso na Avenida Josefa Nogueira Monteiro, concentrava-se as trincheiras dos políticos de Icó, à época.

Feito este, que daria uma bela reportagem para as grandes revistas nacionais. E, diga-se, que todos os grupos existentes em Icó passaram por esta experiência que se parece pitoresca, se não fosse coisa séria e verdadeira.

Então, o título em epígrafe, merece uma resposta: “por que a secretaria de finanças do município?”.

Com a palavra o eleitor icoense!