sexta-feira, 30 de novembro de 2012

DO PORTAL CEARÁ AGORA.


Eunício defende ações permanentes de combate à seca.

Senador cearense fez pronunciamento em Brasília e cobrou mais atenção do Governo Federal com a situação crítica nos municípios castigados pela prolongada estiagem
Por: Redação Web

O senador Eunício Oliveira (PMDB) defendeu, em pronunciamento no Senado, mais atenção do Governo Federal com a área atingida pela prolongada estiagem e cobrou uma solução estrutural e permanente para a seca no Nordeste, o que permitiria a convivência com o semiárido.
A transposição das águas do Rio São Francisco, segundo Eunício Oliveira, é um dos caminhos para a população das áreas mais secas conviver com o fenômeo da falta de chuvas.
''A vitória de países como Israel, que enfrenta uma secura pior que a nossa, mostra que ninguém está fadado a morrer de fome e de sede porque chove quase nada durante todo tempo'', destacou Eunício, ao conclamar as bancadas parlamentares do Nordeste a se unirem na busca de soluções conjuntas para o combate aos efeitos da estiagem,
Durante o pronunciamento, Eunício registrou que quase todos os municípios do Ceará encontram-se hoje em estado de emergência. ''O estado atravessa a pior seca das últimas décadas e 174 dos seus 184 municípios estão em situação especial devido à estiagem, o que garantirá a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, em âmbito local'', observou.
Dados apresentados pelo senador cearense aponta que 49 açudes no estado encontram-se abaixo da sua capacidade, dada a evaporação mais rápida em razão das temperaturas superiores a 40 graus, o que compromete o abastecimento e provoca a morte dos rebanhos. 
''A triste imagem voltou a ser vista. Quem ainda conseguiu comprador para o gado para sobreviver, desfaz-se dos animais, reúne os pertences, a família, abandona o sítio, os parentes, rumo a futuro de insegurança nas cidades'', lamentou Eunício, ao retratar o sentimento da população das áreas afetadas pela estiagem.
Outros pontos do pronunciamento Eunício Oliveira estarão no Jornal Alerta Geral, edição desta segunda-feira, que começa às 7 horas da manhã, sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira. O Alerta é gerado pela FM Canaã 104.3 - Grande Fortaleza, e transmitido para as emissoras integrantes das Redes Cearasat e Somzoom Sat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.