O médico Juraci Magalhães nasceu nos sertões ressequidos de Senador Pompeu, torrão do meu querido amigo e prefeito Mauríção Pinheiro, onde ainda bem jovem veio estudar e fincar domicílio na capital de José de Alencar e de Iracema dos lábios de mel; Fortaleza.
Filiado ao PMDB de Paes de Andrade, Iranildo Pereira, Mauro Benevides, Castelo de Castro e de tantos outros homens públicos notáveis e democratas, restou indicado pela agremiação para ser o candidato a vice-prefeito de Fortaleza na chapa encabeçada, à época, por Ciro Gomes.
Como jovem militante do PDT, naquele período de 1986/92, já acompanhava a peleja política dos sertões à capital dos bancos do Colégio Santo Inácio defronte a Praça da Imprensa e, mais adiante, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Com os contemporâneos José Nunes Rodrigues, Antônio de Pádua da Graça, Fábio Nogueira, dentre outros, nos intervalos do curso de direito não faltavam os debates acalorados sobre as efervescentes campanhas eleitorais e acerca das gestões municipais, cada um com sua análise e ponto de vista, que era por todos respeitado.
Doutor Juraci, com a renúncia do mandato do Ciro Gomes para disputar o Governo do Estado, se efetivou como prefeito. E diga-se: foi um grande gestor guardado no coração do povo fortalezense até os dias atuais.
Engoliu um câncer; conseguiu se manter distante das travessuras do enrolado genro Serjão e seguiu com o seu jeito simples e vibrante do cotidiano de nossa capital.
Em 1994, tendo em vista sua imensa popularidade que se espalhava em todo o estado e também no país, Doutor Juraci Magalhães se lança candidato ao Governo do Ceará.
No Largo do Théberge, em Icó, onde demora o nosso mais importante Patrimônio Histórico que é referência da humanidade, fizemos um grande evento de pré-campanha com direito a Trio Elétrico e ao embalo do famoso cantor Ricardo Chaves. Um comício, na verdade, que fiz o discurso de abertura por designação de Paes de Andrade!
Percorremos vilas, sítios e lugarejos do Icó e do Jaguaribe naquele período. Sempre com excelente acolhimento, vez que o "véi" era simples, carismático e bebia de forma compartilhada com outros umas boas doses de uísques.
Passado tanto tempo, o homem que foi um grande tocador de obras, ações e projetos, se coloca como candidato a Deputado Federal. Nossa capital, com votos suficientes pra eleger quem seja em apenas um bairro, derrotou o prefeito das grandes massas, Dr. Juraci Magalhães, em seu desejo de ir para Brasília.
Aliás, com votação pífia, enquanto consagrou nas urnas políticos sem qualquer compromisso, serviço prestado e história para com o nosso Ceará e Fortaleza!
Resta-nos, tão-somente, as lembranças e as reflexões do fatos que entraram eternamente pra história.
(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado, contista e ex vice-prefeito de Icó).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.