quinta-feira, 30 de setembro de 2021
Laís Nunes mantém diálogo aberto e permanente com lideranças sindicais e classes de servidores públicos
SEGURANÇA PÚBLICA
Segurança Pública sempre foi um tema complexo e exige uma discussão ampla, cautelosa, por ser também muito perigosa uma análise profunda. O crime mora a sua frente, ao seu lado direito e esquerdo e, muitas vezes senta em sua mesa e no seu convívio. Com os olhos impassíveis, nós pessoas simples do povo, pouco temos a fazer. O que mais choca, dentre outros fatos, é a expulsão de famílias de seus sagrados lares em bairros e comunidades, por exigência do tráfico e facções. Urge uma providência enérgica; pra ontem!
CAMIONEIRO FAKE
Será que já está relampejando em seu caminhão fake? Ao embalo da canção de Roberto Carlos, dando três pulinhos e afirmando agora que Olavo não tem mais razão e, doravante, já se apercebeu que como diz Bastiana do Icó "tomou na sete greta?". Pi bi pi, pi bi pi...
CENÁRIO DE HORROR
Em um cenário de horror, no pomposo tapete azul do Senado da República, ontem teve espetáculo sim senhor. Desde o paletó verde e amarelo para por analogia apresentar-se como patriota de mentirinha que se derrete com as Estátuas da Liberdade em frente às lojas desse véi ridículo e inescrupuloso.
Porém, mesmo fazendo apologia às fake news, a morte e ao desprezo para com as instituições, o Brasil parou para ouvi-lo. Por conteúdo dele, logicamente que não foi, mas sobrou gargalhadas, patifarias, e outras coisas mais. Viva o Brasil de Zé Carioca, Mãe e Pai João.
quarta-feira, 29 de setembro de 2021
O ENTARDECER EM LIMA CAMPOS, DISTRITO DE ICÓ, É BELO ASSIM...!
"Cada um rema sozinho uma canoa que navega um rio diferente, mesmo parecendo que esta pertinho".
(Guimarães Rosa)
terça-feira, 28 de setembro de 2021
BRUMADINHO
Toda foto tem uma história
O jornalista Macário Batista resolveu, enfim, escrever suas crônicas dos fatos que ele vivenciou pelo Brasil e o mundo afora.
segunda-feira, 27 de setembro de 2021
MÍDIA NEFASTA?
A comunicação é tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar, enfim, um diálogo permanente entre pessoas e sempre foi referência à manutenção de todas as democracias do mundo.
Em qualquer tempo que
governantes autoritários, corruptos e ilegítimos se achem de alguma forma
importunados, o primeiro ato sempre é o de cercear os meios de comunicação e a liberdade
de expressão da coletividade.
É bem verdade que o
surgimento mais amplo da comunicação, como o das mídias sociais, teve um avanço
significativo e deu mais pluralidade ao debate.
Por outra banda, trouxe
também graves consequências, como por exemplo, a instalação das chamadas fakes news
(notícias falsas).
As fakes News são capazes,
através de suas forças, em desequilibrar qualquer disputa: seja no âmbito público
ou privado. Em uma eleição a qualquer cargo e esfera de poder por esse viés e suas consequências são indeléveis à sociedade.
Nesse debate, muitas vezes
inconsequente, já levou pessoas à depressão; suicídio; ao fim de relações
conjugais, decepções e julgamentos precipitados.
Nas últimas eleições presidenciais,
essa indústria de fakes news foi tão poderosa que, associada ao anti-petismo,
elegeu Jair Bolsonaro à presidência da República. Inquéritos correm os
corredores da Polícia Federal e lotam as prateleiras virtuais do Poder
Judiciário.
As fakes news elegeram
deputados, vereadores, prefeitos e demais brasileiros por serem supostos
defensores virtuais de alguma causa. Igualmente, elegeu outros tantos que não tinham
causa alguma; apenas gritavam, falavam mal, agrediam, e insultavam às nossas
instituições pátrias.
Discursos sem qualquer
conteúdo lógico.
O Brasil sempre foi
pródigo na criação de heróis, salvadores da pátria e de santos sem fé.
No Estado de São Paulo,
por último, movido por esse mesmo esquema de mídias sociais surgiu o famoso “Delegado
da Cunha”; um policial valente, destemido, lutador de artes marciais e honesto
a toda prova, que, inclusive, criou uma página na chamada internet para publicitar
os seus vídeos, suas ações e prisões corajosas de marginais.
- Era mais um fake news travestido de agente público de segurança, ao vivo diariamente, para enganar a opinião
pública desavisada.
Restou descoberto, no
último final de semana, que o famoso Delegado da Cunha fazia uma verdadeira
encenação de suas prisões, apreensões e diligências, com o único objetivo:
ser candidato para algum cargo eletivo, em São Paulo, às eleições estaduais de
2022.
Tinha até mesmo um
cinegrafista profissional contratado para gravar operações e massificar o seu
nome como o homem que veio para por ordem na segurança pública e conduzir o retorno da paz
ao cidadão paulistano.
Era tudo mentira.
O Delegado da Cunha pariu um Pinóquio; e nada mais que isso!
(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).
A vaidade é uma areia movediça?
Estamos nas proximidades das eleições a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Formais, de paletó e gravatas, os candidatos percorrem os municípios, escritórios associados de advogados e bancas individuais.
Se estiver errado me corrija
Acho que foi o Governo Cid Gomes que arrumou um bocado de campo de aviação no Ceará, transformando-os em aeroportos. Os que arrumou, botou luz, que chamam de balizamento pro pessoal pousar e decolar de noite.
O RÁDIO
sexta-feira, 24 de setembro de 2021
As últimas notícias!
85 anos
O matutino cearense, Jornal O Estado, atravessa os tempos com a mesma coragem do seu desbravador. Vibrante, audacioso, informativo, e com opiniões diversas que chamam o cidadão à leitura. Jornal impresso é a história viva do nosso povo e chegar até aqui, em tempos de virtualidade, não deve ter sido nada fácil. Parabenizo o amigo Pompeu Macário Batista - colunista de política e cotidiano -, por nos alimentar de notícias do Iapoque ao Chuí. E ao Dr. Ricardo, Soraya Palhano e família por toda perseverança!
quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Deputado quer base do Corpo de Bombeiros em Icó
O Deputado Estadual Oriel Nunes Filho na última terça-feira (21) a tarde esteve na sede do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, em Fortaleza, juntamente com sua chefe de Gabinete, Jequélia Alcântara, onde foram recebidos pelo coronel comandante-geral, Ronaldo Roque de Araújo.
O DNOCS tá maus; o Icó, não.
Disso não há dúvida. O DNOCS, nosso querido e centenário produtor de desenvolvimento do Nordeste devagar foi sendo largado a um poço profundo, mas é tão grande, sua história e memória se confundem com cada passo que demos por aqui.
terça-feira, 21 de setembro de 2021
PEIXADA DO ZECA EM ICÓ
Outro dia passei por Lima Campos. Lima Campos é distrito de Icó e fica nas beiradas do açude Orós. Ali, faz bem meio século, o Zeca montou um restaurante a que deu o nome de Peixada do Zeca onde há um rodízio de tucunaré, um peixe fabuloso que vem das águas de ali.
Limpo, bem tratado, cuidadosamente servido, a gente come que cai de costas na Peixada do Zeca. Saudável, o peixe da Peixada do Zeca é cuidadosamente escolhido e servido de formas diversas, como costumamos atacar, meu amigo Fabrício Moreira, o amigo Neto Nunes, deputados e jornalistas que, quando voltam pra Fortaleza via Iguatu, de avião, trazem pra casa o jantar quentinho da Peixada do Zeca.
Cavalos Paraguaios
Há 6 anos, levado pelos ventos fortes do Aracati que, precisamente lambem as pesadas telhas dos nossos Sobradões e Casarões da Ribeira do Salgado dos Icós todos os dias, às 21h, o meu amigo jornalista, repórter e editor de política e cotidiano, Macário Batista, esteve em Icó para cobrir um evento liderado pela jovem Laís Nunes, então deputada estadual eleita, à época, por quase 50 mil votos dos cearenses e com resultado que foi um recorde no torrão icoense até os dias atuais.
Era a 3° edição do Projeto o "Parlamento na Comunidade"; ele buscava ouvir as pessoas, debater ações e ideias, mas também dizer o que já tinha feito até ali.
Laís percorria comunidades e bairros. Com educação e respeito para com todos; nunca precisou gritar pra ser ouvida; insultar pra chamar a atenção; tripudiar pra mostrar poder e nem ter o rosto sisudo pra distanciar os seus e outros que estavam chegando.
A política se constrói com trabalho, debates, argumentos sólidos e possíveis, mas precisamente com vocação para a missão que se propõe.
Ninguém compra na bodega da esquina o carisma; a benquerença das pessoas, a disposição e os sonhos de quem somados ao bem comum procura realizá-los.
O sol nasce pra todos! Mas nem todos são os escolhidos. Eleições estaduais só ocorrem em outubro de 2022. Mas já tem gente que se lançou pré-candidato à prefeitura de Icó pra 2024 e 2028 e tem até quem, tal qual mãe Dinah, elegeu todo mundo em suas listagens de apostas.
Certa feita, afirmei para o meu amigo de infância, Luciano Santana, que a política, às eleições e poder público, não são feitos fáceis de se administrarem como muitos acham e que não é o céu nem o inferno que separa um dos outros nesses assuntos.
Porém, para ir pro céu tem que morrer antes, é bíblico!
Portanto, como estamos todos vivos, em que pesem o Covid-19 e a seca que se agrava, deixem o pleito chegar ao seu tempo, hora e ano, pra não ser chamado de Cavalo Paraguaio em tempos de calmaria.
Boa noite a todos; vou agora assistir o querido amigo de infância e ativista político, Bebel do Icó que, direto da Calçada Federal, manda avisar que se prepara também pra ser Deputado Federal, Estadual, Prefeito e se brincar, substitui o mito à Presidência da República.
(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).
segunda-feira, 20 de setembro de 2021
Histórias de João Peitaço
João Peitaço - homem decente e de família de bem do Icó - no passado não muito longe, gostava muito de beber e fazia, à época, parte do ativismo e da moçada que rodava as noitadas icoenses.
MACARRÃO AMIGO
O que dizer sobre o amor e esperança, esses sentimentos que mexem com a gente e tornam nossas vidas mais belas?
Do Sertão à Cidade
A prefeita Laís Nunes, com serenidade, inteligência e perspicácia, montou uma equipe jovem - outros mais maduros um pouco - para ajudá-la na gestão municipal de Icó, sempre compartilhada com diálogo, senso de responsabilidade e espírito público.
OSTENTAÇÃO? NEM TANTO!
Soube que o Conselho da OAB Federal publicou um novo provimento que regulamenta a proibição de ostentação nas redes sociais de advogados.
Prefeita Laís Nunes assina Ordem de Serviço na Lagoa dos Milhomes
A prefeita Laís Nunes assinou na manhã deste domingo (19) Ordem de Serviço de Praça Pública na comunidade rural de Lagoa dos Milhomes no distrito de Pedrinhas.
O equipamento será localizado no centro da comunidade de Lagoa dos Milhomes e terá pavimentação em intertravado em todos os seus arredores e acessos.