segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Se estiver errado me corrija




Acho que foi o Governo Cid Gomes que arrumou um bocado de campo de aviação no Ceará, transformando-os em aeroportos. Os que arrumou, botou luz, que chamam de balizamento pro pessoal pousar e decolar de noite.


Crateús, Sobral, São Benedito, Tauá, são cidades-polo, que abrigam indústrias e centralizam comércio regional, como Iguatu, há muito tempo servida pelo sistema e que teve até linha aérea.

Há outras cidades que ganharam novas pistas. Outras perderam, como Jaguaribe e Senador Pompeu, ou ainda Mombaça e Orós. A pista do Castanhão serve só a Jaguaribara e Jaguaretama, em sérias emergências.

Pois bem; eu queria mesmo era fazer uma defesa daquilo que interessa não só ao povo, às administrações públicas e ao comércio.

Defendo a ideia de que sem uma pista decente, um aeroporto decente, como o que está sendo construído em Sobral, e já o foram em Camocim e Jeriquaquara, não haverá desenvolvimento o que nos leva ao emprego, ao salário, e ao progresso.

Hoje, uma única cidade sede, ou polo, como queira, não tem um aeroporto. Tempos atrás teve um arremedo para aviões pequeninos, de época, quando o DNOCS fazia açudes para irrigação como o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos.

O abandono destroçou a pistinha que foi trocado por um Conjunto Habitacional nunca entregue oficialmente pelo Banco do Brasil à municipalidade. Agora, Icó clama por um aeroporto que possa chamar de aeroporto.

A meio caminho entre Fortaleza e o Cariri, a cidade tem tudo pra crescer, seja no turismo religioso e patrimonial, no emprego, na renda, na cultura rica de cidade com mais de 300 anos de histórias.

No seu entorno há pelo menos vinte municípios que seriam beneficiados com um aeródromo de nível, inclusive os vizinhos Rio Grande do Norte e a Paraíba. Gerar trabalho.

Nenhum empresário vai levar sua indústria/empresa para um lugar que não tenha um aeroporto. Isso Icó não tem.

A região precisa. Ou o Governo não sabe disso?

(Macário Batista, jornalista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.