terça-feira, 21 de setembro de 2021

Cavalos Paraguaios



Há 6 anos, levado pelos ventos fortes do Aracati que, precisamente lambem as pesadas telhas dos nossos Sobradões e Casarões da Ribeira do Salgado dos Icós todos os dias, às 21h, o meu amigo jornalista, repórter e editor de política e cotidiano, Macário Batista, esteve em Icó para cobrir um evento liderado pela jovem Laís Nunes, então deputada estadual eleita, à época, por quase 50 mil votos dos cearenses e com resultado que foi um recorde no torrão icoense até os dias atuais.

Era a 3° edição do Projeto o "Parlamento na Comunidade"; ele buscava ouvir as pessoas, debater ações e ideias, mas também dizer o que já tinha feito até ali.

Laís percorria comunidades e bairros. Com educação e respeito para com todos; nunca precisou gritar pra ser ouvida; insultar pra chamar a atenção; tripudiar pra mostrar poder e nem ter o rosto sisudo pra distanciar os seus e outros que estavam chegando.

A política se constrói com trabalho, debates, argumentos sólidos e possíveis, mas precisamente com vocação para a missão que se propõe.

Ninguém compra na bodega da esquina o carisma; a benquerença das pessoas, a disposição e os sonhos de quem somados ao bem comum procura realizá-los.

O sol nasce pra todos! Mas nem todos são os escolhidos. Eleições estaduais só ocorrem em outubro de 2022. Mas já tem gente que se lançou pré-candidato à prefeitura de Icó pra 2024 e 2028 e tem até quem, tal qual mãe Dinah, elegeu todo mundo em suas listagens de apostas.

Certa feita, afirmei para o meu amigo de infância, Luciano Santana, que a política, às eleições e poder público, não são feitos fáceis de se administrarem como muitos acham e que não é o céu nem o inferno que separa um dos outros nesses assuntos.

Porém, para ir pro céu tem que morrer antes, é bíblico!

Portanto, como estamos todos vivos, em que pesem o Covid-19 e a seca que se agrava, deixem o pleito chegar ao seu tempo, hora e ano, pra não ser chamado de Cavalo Paraguaio em tempos de calmaria.

Boa noite a todos; vou agora assistir o querido amigo de infância e ativista político, Bebel do Icó que, direto da Calçada Federal, manda avisar que se prepara também pra ser Deputado Federal, Estadual, Prefeito e se brincar, substitui o mito à Presidência da República.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.