terça-feira, 7 de setembro de 2021

BOM DIA!



Como de costume acordei bem cedo!

Fiz o café da madrugada e fui refrescar as ideias lendo de tudo um pouco - jornais, blogs e artigos acerca da nação chamada Brasil, abençoada por Deus e bonita por natureza que hoje ao invés de comemorar sua importante data cívica torna-se vergonha para o mundo com as maluquices dos malucos, vejam que pleonasmo.

Iniciei pela coluna do Macário Batista, bebendo de sua inteligência e irreverência de quem conhece o Brasil e o mundo com a palma da mão que, após ser chamado de comunista pelo advogado Freitas Júnior em prosa e verso, no auge de seus setenta e poucos anos e com a audácia de ter nascido na Praça João Pessoa em made in Sobral, manda avisá-lo "que apenas fez o primário bem feito" com direito as aulas de datilografia, matemática, história, OSPB, moral e cívica, tabuada, e que se errasse a palmatória estava ao lado pra refrescar a memória.

Mais adiante visito o Eliomar de Lima com seu crédito e serenidade que, neste horário, já fez uns três flashs à radio AM O Povo de Fortaleza. Leio o Roberto Moreira e fico sabendo notícias dos bastidores do poder. Escuto o Luzenor de Oliveira e o Beto Almeida; dupla mais que perfeita para falar sobre o Ceará de ponta a ponta.

Depois passo pelo Donizete Arruda que, pensando ser ainda do PC do B do Patinhas continua como Nero, desta feita incendiando o Ceará com notícias mais quentes do que as queimadas dos últimos meses de final de ano.

Ligo pro Robertinho de Seu Altamir, em Iguatu, que já visitando os amigos no Mercado popular da Terra da Telha, afirma que no Concurso dos Doidos do Ceará News o seu conterrâneo Murilo Braga vence fácil a disputa e, que soube notícias há pouco, que ele montado em seu cavalo preto já chegou à Brasília para prender os peles vermelhas.

Wilton Meneses, da rádio Papagaio-FM de Icó, já mandou o meu alô e disse que por conta das queimadas a cidade está amanhecendo mais quente do que dantes.

A Fanfarra do Lalado passou às 5h da matina, com direito a fogos de artifícios, mesmo com o protesto de Marconiza Brasil, nossa guerreira protetora dos pequenos animais; Xaxado, João Peitaço e Socorro - a viúva oficial -, bem na frente e o restante da turma toda uniformizada em homenagem ao seu fundador Geraldo Costa, o Porca Pelada.

Os tradicionais irmãos Babião e Manoel Bonfim de porta estandartes e do outro lado da rua, me avistam e ensinam, "Fabrício continência é com a mão direita", com a esquerda é fake news tal qual o governo do bolsonaro.

E seguiram pelas ruas e avenidas da cidade; passaram agora em frente a calçada federal, onde Bebel do Icó que era do PT radical e por décadas debatia com os seus pares Max e Cuba, hoje promove uma carreata no final tarde em apoio ao seu mito e, por conseqüência, o aumento constante da gasolina, do gás de cozinha, da energia elétrica, da inflação, do desemprego, das mortes para o Covid, da anarquia, e etc e tal.

E cantando Raul Seixas, ela manda dizer que "o mundo parou".

- "Ora, bolas! Se Paim Costa, primo do Fabrício, foi de ônibus à Brasília apoiar o mito, também posso fazer manifestação em minha calçada federal do Icó". Tá certo ele, já dizia Ariano Suassuna, "eu adoro os doidos, pois são sinceros e acreditam em suas próprias loucuras".

Quanto aos nossos matutinos impressos, apenas releio o que já sabia há uma semana!

Mas, como o Icó é o centro do universo, acabei por finalizar a leitura pelas redes sociais dos eventos que movimentarão a Ribeira do Salgado já nesta terça-feira; daí é que chego com a certeza que acordei de verdade! Que o saboroso café, enfim, fez efeito!

Pois bem,

O poeta, advogado e escritor refinado Getúlio Oliveira com sua humildade cotidiana e com a bela caneta que possui, foi convidado certa feita para escrever os fatos recentes da história icoense, quiçá política, mas, ele resolveu esquivar-se e explicou sua motivação:

- “Guardião do Largo, nem o historiador Gustavo Barroso, se vivo fosse, conseguiria contar ou recontar a história do Icó”.

Assiste razão o poeta!

Assim como o Teatro da Ribeira dos Icós que passou décadas pra ser inaugurado, restando ao então Ministro Gilberto Gil no passado não muito longe fazê-lo, pelo menos do ponto de vista formal a nossa história também nunca teve um exarar final.

Ela se reconta sozinha...e segue infinita...

E viva o Icó!
E viva o 7 de Setembro, onde JBS - o José Bernardo da Silva -, soldado do Tiro de Guerra icoense disse em voz alta ao Coronel do Exército em plena festividade cívica "QUE FOI ELE QUEM DESCOBRIU O BRASIL". E acabou preso, mesmo sendo inocente!

E vou finalizar por aqui, antes que digam por aí, que o Contista da Ribeira dos Icós e Guardião do Largo do Théberge amalucou-se de vez...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.